Teoria para guitarristas, duvida

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# set/17


Olá, eu queria saber, porque a maioria dos guitarrista não entendem tanto da parte teorica quanto um pianista, por exemplo( um ótimo caso seria do genial jimi Hendrix que nem sabia ler partitura)
Isso acontece simplesmente pela de preguiça de nós guitarristas de estudarmos muito pouco sobre a teoria ou a guitarra é um instrumento limitado (já que o piano tem 8 ou 9 oitavas, e a guitarra só tem 6 oitavas, corrijam-me se eu estiver errado)
E será que se eu der uma arranhada no piano minha tecnica e conhecimento musical irão melhorar?

Buja
Veterano
# set/17
· votar


xmarhunterx
Isso acontece simplesmente pela de preguiça de nós guitarristas de estudarmos muito pouco sobre a teoria

Exatamente.

já que o piano tem 8 ou 9 oitavas, e a guitarra só tem 6 oitavas
Tem tecladinho de 5 oitavas por ai, de iniciante, e o cara ja comeca aprendendo teoria musical nele.

E será que se eu der uma arranhada no piano minha tecnica e conhecimento musical irão melhorar?
Vai sim, mas independente disso.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Trompete e saxofone tem cerca de duas oitavas e meia, e alguns harmônicos... Isso justifica eles não se interessarem pelo estudo?

A questão é a função da guitarra / violão na música popular brasileira... Se parar pra pensar, 90% do uso que demos a guitarra, é um simple strumming (não sei traduzir isso kkk), se comparar com o modo de tocar americano, é totalmente diferente... Isso é um pouco de coisa latina, o modo de tocar hispânico tem um tanto disso de usar o violão como acompanhamento percussivo para voz ou algum solista...
O brazilian jazz, aka bossa, samba etc tem um pouco disso, mas nem se compara com o que os americanos tem. Talvez sim, o piano seja um responsável disso, já que ele era figura principal nos saloons do velho oeste. O mandolim / bandolim e o banjo podem ter outra parte em responsabilidade...

Eu tenho origem nas teclas... Tudo que aprendi ao piano, não melhorou minha habilidade nas cordas, mas a teoria serviu de tudo... Por exemplo, eu já sabia empilhar tríades, tétrades, substituir alguns acordes etc etc etc
Ou seja, tua técnica não melhora, mas teu conhecimento musical sim.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


strumming

http://www.williamdeveloper.com.br/imgshare/strumming.PNG

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17
· votar


Tem tecladinho de 5 oitavas por ai, de iniciante, e o cara ja comeca aprendendo teoria musical nele.
Esse é o x da questão sempre quis aprender teclado e piano, mas nunca aprendi porquê tenho receio de aprender teclado e isso dificultar meu aprendizado no piano, oque acha?

Buja
Veterano
# set/17
· votar


xmarhunterx
tenho receio de aprender teclado e isso dificultar meu aprendizado no piano

Cara acho que nao.
Mas nao sou pianista nem tecladista.
Pergunta pra galera do forum de teclas que saberão.

Pleonasmo
Membro Novato
# set/17
· votar


xmarhunterx
Olá, eu queria saber, porque a maioria dos guitarrista não entendem tanto da parte teorica quanto um pianista, por exemplo( um ótimo caso seria do genial jimi Hendrix que nem sabia ler partitura)
Isso acontece simplesmente pela de preguiça de nós guitarristas de estudarmos muito pouco sobre a teoria ou a guitarra é um instrumento limitado (já que o piano tem 8 ou 9 oitavas, e a guitarra só tem 6 oitavas, corrijam-me se eu estiver errado)
E será que se eu der uma arranhada no piano minha tecnica e conhecimento musical irão melhorar?


O piano / teclado é muito mais didático para o aprendizado da teoria musical, as teclas estão todas lá de forma uniforme, organizadas e você sente uma facilidade em aprender, se alguém te pede para tocar um c#, você já vê todos os c# do piano. A guitarra já não tem essa facilidade, as notas estão todas espalhadas e não tem nada que as identifique de forma fácil.

Shapes, você começa a aprender teoria na guitarra e chega uma hora que você descobre os shapes, já consegue dar uma enganada no solo e pronto, nunca mais volta a estudar pra valer.

HotLicks
Membro Novato
# set/17
· votar


xmarhunterx
Olá, eu queria saber, porque a maioria dos guitarrista não entendem tanto da parte teorica quanto um pianista, por exemplo( um ótimo caso seria do genial jimi Hendrix que nem sabia ler partitura)

Porque não precisa. A maioria dos guitarristas, somente quando chega num estágio em que sente necessidade de evoluir e vê que o que sabe de teoria é insuficiente pra ir adiante, é que vai estudar. Mas, só até onde precisa... Até que a necessidade apareça novamente.

Por outro lado, se está contente em tocar alguns licks e escalas rápidos pra impressionar os amigos e aprender uns cover pelo Guitar Pro, pra quê estudar?

O conhecimento teórico depende da necessidade musical. O pianista, que quer ser concertista e tocar Chopin, Schubert, Brahms, etc, vai ter uma educação musical formal, onde, a prática, para alcançar níveis excelentes de técnica e execução, precisa estar alinhada ao bom conhecimento teórico musical.

já que o piano tem 8 ou 9 oitavas, e a guitarra só tem 6 oitavas, corrijam-me se eu estiver errado

O piano tem 7 oitavas e uma terça menor (88 teclas) mas, acho que existem pianos com menos teclas.

A guitarra, dependendo do número de trastos varia de: 21 trastos (3 oitavas + 6ª Maior) até - que eu conheço - 27 trastos (4 oitavas + 3ª menor)

HL

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


xmarhunterx
Esse é o x da questão sempre quis aprender teclado e piano, mas nunca aprendi porquê tenho receio de aprender teclado e isso dificultar meu aprendizado no piano, oque acha?

Tu está dizendo que vai comer uma maçã, lá fora tem um passarinho... São coisas desconexas... A diferença entre teclado e piano na execução quase não existe. O que varia é que o teclado faz som de qualquer coisa, e o piano tem som de piano apenas...

Andre 1991
Membro Novato
# set/17
· votar


Pleonasmo
Pleonasmo
Todos que já passaram pelo teclado fala dessa facilidade..
qualquer dia vou ver se arranjo um tecladinho de 3 oitavas.. nem sei se existe, mas deve valer a pena, mesmo...

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17
· votar


Tu está dizendo que vai comer uma maçã, lá fora tem um passarinho... São coisas desconexas... A diferença entre teclado e piano na execução quase não existe. O que varia é que o teclado faz som de qualquer coisa, e o piano tem som de piano apenas...
Oque eu estou querendo dizer, é que quem se acostuma com teclado( só tem 61 teclas, geralmente só e treinada a mão direita, tem as teclas mais leves, partituras diferentes das do piano que tem duas claves, etc) acaba tendo dificuldades em se adaptar ao piano, e em alguns casos tendo que começar os estudos praticamente do zero, pois muito dizem que teclado e piano são instrumentos extremamente diferentes e a única semelhança entre eles são as teclas.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


xmarhunterx
Imagino que nao seja tao mentira isso nao.

Nao entendo de teclado.
Mas usando a analogia violao/guitarra, nunca disse pra alguem aprender violao primeiro antes de guitarra.
Um instrumento nao tem nada a ver com o outro.
So sao semelhantes no numero de cordas e na afinacao.
De resto, é so botar um do lado do outro e ver que nao tem nada a ver.

Penso que teclado e piano tenha a mesma similaridade.
Um nao tem muito a ver com o outro, a nao ser as teclas mesmo.

No caso do piano digital, acho que ja sao bem mais parecidos, do que um synth ou workstation vs piano de calda.

NeoRamza
Veterano
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar


Pra mim não saber ler partitura não quer dizer que a pessoa não sabe teoria. Teoria é muito mais que isso a meu ver.

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


NeoRamza
Postei errado tb. Culpa sua.

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17
· votar


Pra mim não saber ler partitura não quer dizer que a pessoa não sabe teoria. Teoria é muito mais que isso a meu ver.
Sim, nisso você tem razão, mas eu realmente estou falando da teoria como um todo, pois a maioria dos guitarristas só entendem de fritaçao.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


pois a maioria dos guitarristas só entendem de fritaçao.
Nem isso eu sei...sou um bosta mesmo =/

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Pleonasmo
Sim, isso é verdade. Em contrapartida se te pedirem pra tocar uma música 1 tom acima no piano é um tormento, enquanto em guitarra é bem simples.

Buja
kkkk, não sei do que você tá falando.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


NeoRamza

Postei errado tb. Culpa sua.

kkkk, não sei do que você tá falando.

Ou a erva do chá da tarde ta fazendo efeito, ou voce editou esse treco de novo...
hmmmm...sei nao hein!

NeoRamza
Veterano
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar


xmarhunterx
Mas aí o próprio Hendrix que você citou foge à regra pois não era fritador. E muitos outros se encaixam nisso aí. Partitura é só uma linguagem pra você escrever e ler música. Ela não vai te embasar para criar música por exemplo. Então só porque o Hendrix não sabia ler partitura não quer dizer que o conhecimento teórico dele fosse pequeno. Ele provavelmente tinha um grande conhecimento de campo harmônico, notas de repouso, notas de tensão e etc...

Em contrapartida o Steve Vai saca muito de partitura e é fritador grande parte do tempo.

Buja
Brincadeira, editei sim, seu chá não tá mofado não.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


NeoRamza
Ele provavelmente tinha um grande conhecimento de campo harmônico, notas de repouso, notas de tensão e etc...

Duvido muito... Gênio não precisa dessas coisas mundanas de planilhamentos, definições acadêmicas, rótulos, etc... Tudo que ele sabia era 100% prática, um ouvido fantástico, uma ligação neural mãos-cérebro como poucos, um bom gosto do kct, coisas assim.

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Nossa gente essa música me da uma vontade de aprender a tocar sax, quem é more than words perto dela. Pessoal não consegui colocar o link do you tube dessa música (acho que meu google Chrome tá bugando) mas quem quer ouvi-la o nome da música e: Careless whisper do George Michael

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17 · Editado por: xmarhunterx
· votar


Duvido muito... Gênio não precisa dessas coisas mundanas de planilhamentos, definições acadêmicas, rótulos, etc... Tudo que ele sabia era 100% prática, um ouvido fantástico, uma ligação neural mãos-cérebro como poucos, um bom gosto do kct, coisas assim.
Nossa, esse discurso do JJJ me inspirou a treinar na guitarra agora hehe.
Mas brincadeiras a parte também tem isso, uma vez eu li em algum lugar que o Hendrix chegava a treinar 10 horas por dia, e acho que até nisso alguns de nós deixa a deseja, eu me lembro nos tempos de escola, que durante o ensino médio tinham um monte de caras(se e é que eles podem ser chamados de guitarristas) que não sabiam nem três acordes e levavam o violão pra escola todos os dias (nós não vemos um violinista, ou saxofonista fazendo este tipo de coisa, bom, pelo menos eu nunca vi).

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


Acho que guitarrista entendem muuuuito mais que pianista de teoria em média, pelo menos no Brasil.

Escola de bairro de música, ou mesmo conservatório faz o pianista ser um intérprete na maioria das vezes, raras as vezes que vi um pianista sabendo harmonia funcional de forma profunda, sempre sabe ciclo de quintas, ver as claves, ler bem e só.

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17
· votar


Acho que guitarrista entendem muuuuito mais que pianista de teoria em média, pelo menos no Brasil.

Escola de bairro de música, ou mesmo conservatório faz o pianista ser um intérprete na maioria das vezes, raras as vezes que vi um pianista sabendo harmonia funcional de forma profunda, sempre sabe ciclo de quintas, ver as claves, ler bem e só.

Nisso eu tenho que discordar de você, pois quem toca piano, além de se inspirarem em ídolos geniais como chopin, Mozart e Beethoven, tem que se dedicar bastante ao instrumento para que possam evoluir.

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


E será que se eu der uma arranhada no piano minha tecnica e conhecimento musical irão melhorar?

Qualquer estudo sobre música é valido para um conhecimento musical ser evoluído.

(Hendrix era conhecido como puto drogado)

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17
· votar


E então qual instrumento vocês indicariam para quem quer expandir seus horizontes musicais, e aprender um pouco mais sobre a teoria
Eu acho que os mais indicados para isso seriam violino e piano, vocês concordam.

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


Filippo14
Acho que guitarrista entendem muuuuito mais que pianista de teoria em média, pelo menos no Brasil.

Tem de tudo, mas dentro da minha experiência com guitarristas e pianistas (e ou tecladistas) é o oposto da sua impressão. Em relação ao pessoal com quem toquei, a média de conhecimento dos pianistas era maior que a dos guitarristas (mas repito, tem de tudo, e também já toquei com guitarristas monstruosos em conhecimento teórico).

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


xmarhunterx
queria saber, porque a maioria dos guitarrista não entendem tanto da parte teorica quanto um pianista, por exemplo

Você está certo deste dado? Tem certeza que pianistas têm um maior conhecimento teórico do que têm os guitarristas?

xmarhunterx
Membro Novato
# set/17
· votar


Você está certo deste dado? Tem certeza que pianistas têm um maior conhecimento teórico do que têm os guitarristas?
Bom, ao menos os que eu conheço, sim.
Mas estou falando isso, porque em geral os pianistas se dedicam mais ao seu instrumento que os guitarristas, mas e claro que existem exceções, e eu também não estou aqui para desmerecer ninguém (pois todo instrumento musical exige varias horas de treino e merece nosso respeito) eu só expus uma opinião minha em relação à nós guitarristas.

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


xmarhunterx

Acho tão difícil encontrar tecladistas. No entanto, guitarristas... E muitos deles com profundo conhecimento teórico. Sei lá... É mais um dado estatístico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria para guitarristas, duvida