Fazer um Upgrade em uma Tg-530, compensa?

Autor Mensagem
7lash
Membro Novato
# set/17


Irmãos,

Eu consegui em um negocio aqui, pegar uma Strato Tg-530, a woodstock da tagima, e uma guitarra de entrada e tal, mas eu gostei demais dela, além de ser bonita, o braço e muito confortável, e particularmente gostei das tarraxas dela, e a ponte + ou -, porém nada que decepcione.

Queria usar a experiência dos mais veteranos, e se compensa dar um Up nessa guita, tipo: Colocar um HH777 na ponte, um HearthBreaker SR no braço, colocar uma pote GOTOH, trocar o escudo colocar um HsH, essas coisas. Gastar em media ai uns 800 reais.
Acham que compensa fazer esse up nela pelo valor que paguei, e pelo que vou gastar em media??

Vlw desde já

guilhermefross
Veterano
# set/17
· votar


eu gostei demais dela

Vá em frente!

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Mano, upgrade é tipo assim...voce tem que saber o que vc sente falta e espera da guitarra.

É tipo carro: voce vai tunar um carro.
O que vai fazer nele?

Se quer preparar ele pra impressionar a muierada da periferia, voce vai abaixar ele até no chao.
Se vai preparar ele para rally, voce vai subir ele.

Entende?! Nao faça upgrade sem saber o que se espera, e ter certeza do que falta.

Entao botando seu exemplo. Vamos la:

Colocar um HH777 na ponte, um HearthBreaker SR no braço
O que ele tem que os caps da strato nao tem?
O que vai esperar deles? Mais medios, mais agudos? Acabar com o "hum"?


colocar uma pote GOTOH
Que ponte? A mais barata é 400 reais.
O que a ponte Gotoh tem que falta na sua strato?

---

Entende o raciocinio.
Bom digamos que voce vai preparar ela pra high gain.

Experimenta primeiro subir o captador da ponte mais. Vai ter mais ganho naturalmente.
Regula os pedais primeiro, poe o amp certo primeiro.
Bota cordas mais grossas (se for pra base dropada) por exemplo.
Bote jogo hibrido talvez, se gosta de bases pesadas e solos mais faceis.

Ponte: tente travar a ponte. Bote 5 molas.
Librifique com grafite o nut. Certifique que as cordas estão enroladas na tarracha certo.

E tente mandar o metal.
Ta muito agudo? Muito grave? Regule no amp, pedal, tone.
Ta faltando sustain? Abaixe um pouco o captador.
Ta sem peso? Aumenta a espessura das cordas.

Essas coisas vem primeiro.

Quando voce sente o que falta, saberá se precisará de um HH777 e o que esperar dele.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Porque eu disse isso?

Nao é pra criticar nem condenar nao.

Mas vejo cara comprando guitarra de 600 conto e botando mais 800 de upgrade.
E a guitarra nao chega perto de uma de 1400. Entende.

Eu mesmo comecei um burrice dessa por ai.
Mas acontece que eu to tentando transformar uma guitarra do zero em uma que vai ser A guita que eu quero. Ai nao vende na loja. E ainda vem o prazer de botar ela no meu naipe.

Mas ja sei que o valor que to gastando ja dava pra comprar uma strato das boas.

Mas eu nao quero A strato das boas. Quero a minha, e sei mais ou menos o que fazer pra fazer ela chegar la. E quando tiver la, é capaz de eu nao querer troca-la nem por uma fender.

Minha teleca já ta 90% disso. Hoje se me oferecerem uma fender 52 eu troco. Uma Squier ja nao troco.
E com mais 150 dolares, acho que so troco por uma nashville.
Com mais uns 400 dolares, ela nao sai da minha casa sem uma arma na minha cabeça. E capaz dela ir pro caixao comigo.

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Por isso curto esse fórum. Vlw irmão, falou o que eu precisava ouvir (ver no caso) Tmj!!!

Fábio Santiago
Veterano
# set/17
· votar


Pela configuração que vc quer por Hsh suponho que não curta single coil
a pergunta que sempre me faço é?

Porque raios o pessoal que curte humbucker compra Strato pra ter que transformar em super strato depois?

Tem tanta guitarra super Strato por aí, a menphis fabrica, a própria Tagima tem um modelo que lembra o PRS que já é nesses moldes

É proibido por humbucker em Strato? não, mas não tem muita logica comprar uma para transformar depois

Vamos supor que vc realmente se apegou a guitarra, e não quer vender e comprar outra ja em HSH.

Compensa por Malagoli? Sim compensa até por Seymour Duncan, tudo depende do gosto de cada um, se o captador custa mais do que a guitarra isso é irrelevante se vc curte o som que vai obter, mas e o valor comercial depois? e só retirar os captadores e voltar todas as peças originais e seu captador vc usa na sua próxima guitarra, faço isso na maioria das vezes.

Ponte Gotoh, que ponte? Ponte strato ou floyd rose?

Strato, quer por essa ponte so por causa do Big block? da mais sustain? Sim uns 20% ou um pouco mais, quase imperceptível para a maioria dos ouvidos, ao mesmo tempo que aumenta o sutain aumenta os agudos também, blocos finos de zamack que vem na maioria das ponte mais baratas, filtram algumas frequências agudas, se vc ja acostumou com o timbre desse, vai notar o aumento de agudos com o Big Block, se é isso que tu quer, vai em frente.

Tarraxas com trava trará mais benefícios do que troca de ponte, o primeiro e ter a guitarra afinada após alavancadas

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Fábio Santiago
Porque raios o pessoal que curte humbucker compra Strato pra ter que transformar em super strato depois?


As vezes porque achou uma bela duma pechincha, ou no caso dos mais jovens que nao tem renda propria (ganhou de presente).

Fábio Santiago
Veterano
# set/17
· votar


As vezes porque achou uma bela duma pechincha, ou no caso dos mais jovens que nao tem renda propria (ganhou de presente)

Por causa de preço não acho valido, pois hoje em dia tem guitarras Hsh por preços de Strato exceção da Menphis mg não existe mais barata do que ela, mas se não é dela que estamos falando isso não se aplica

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Bom o Buja já matou a charada. Mas "upgrade", é uma coisa que é muito pessoal, subjetiva e que nem sempre dá certo.

E outra coisa importante, custo de upgrade dificilmente se recupera em venda, claro que se comprar um dimarzio ou seymour duncan, dá para tirar e vender separado ou usar em outra guitarra, mas na hora de revender, o valor pago nas tarrachas sperzel fodonas ou na ponte gotoh from hell, tu não recupera.

enfim, upgrades hoje em dia, só após um tempo com a guitarra, e depois de passar por uma boa regulagem de luthier e ter tocado algumas gigs / gravações, para conhecer todos os problemas/pontos fortes da guita.

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


Fábio Santiago
No meu caso peguei ela por um valor em um rolo, por isso disse que peguei em negocio, gostei dela, e a simples pergunta e se vale a pena mexer nela, se fosse pra eu ir ate uma loja e COMPRAR uma guitarra, não compraria essa pra fazer tais modificações que mencionei. Mas blz vlw

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


JulianoF.
Entao, fiquei empolgado com ela, curte o timbre e o braço dela principalmente, mas vou ficar um tempo com ela, e ver se vira mesmo mexer nela. Talvez esteja me precipitando!

Buja
Veterano
# set/17
· votar


7lash
Cara, quer saber o que eu faço em strato que vale mais que peça nova?
É a regulagem dos deuses que funciona pra mim.

Pra mim o pulo do gato é deixar a ponte com 1 mola só e afrouxar os parafusos coisa de 1mm (se for de 6 parafusos).
Dai abaixo bem os carrinhos, regulo as oitavas de novo, e voilá: tenho uma ponte que alavanca pra frente e pra tras. Quase uma floyd!

Abaixa o cap da ponte a quase 1mm do escudo, sobe o cap do meio e do braço.
Pronto, fico tendo uma guita que tem sustain na ponte, e muito punch no braço. O cap do meio ajuda no punch. A posicao 4 fica uma delicia pra solar.

Faço outras coisas, como levantar ligeramente o saddle do Ezao, e boto uma corda so de calibre maior ali, do jogo 011 por exemplo. Fico com uma base metal legal.

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Vou experimentar!

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


Buja

Matou a pau, essas pequenas coisas que podem ser consideradas um upgrade temporário de fato matam muitos pontos. Fora que o raciocínio da mudança das peças é extremamente necessário.

Quanto a parte de 1 mola na ponte, você não acha que acaba desafinando demais? Tem uns malucos no youtube que fazem de varias formas diferentes isso que você comentou (3 molas, retas, inclinadas pra fora, pra dentro, soltam mais ou menos a ponte). De repente vale a pena não apenas para você, mas pro pessoal em sí dar uma olhada e ver a qforma que fica melhor no próprio instrumento. Digo isso não como crítica ao seu comentário, como complemento mesmo.



7lash

Lembra que essas mudanças todas custariam mais que 800 eu acredito, mas mesmo assim elas não são descartadas trocando a guitarra, ponte, tarraxa, captador você vai jogando pra outras guitarras (se fizer sentido, claro)

Abração

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Filippo14
Quanto a parte de 1 mola na ponte, você não acha que acaba desafinando demais? Tem uns malucos no youtube que fazem de varias formas diferentes isso que você comentou (3 molas, retas, inclinadas pra fora, pra dentro, soltam mais ou menos a ponte). De repente vale a pena não apenas para você, mas pro pessoal em sí dar uma olhada e ver a qforma que fica melhor no próprio instrumento.


Realmente quando fiz das primeiras vezes, desafinava geral.
Mas esqueci de mencionar: pimeiro o nut tem que ta lisinho. Senao ele 'garra' a corda nas idas e voltas. E o principal desafinador é o string retainer, que no meu caso botei uns rollers. Se nao tiver, é so passar parafina ali.
Nem tarracha com trava precisou. Nao desafina.
Claro que nao da efeito de floyd. É so pra nao ficar limitado a alanvacar so pra frente.
Minhas alavancadas são mais pra fazer efeito tremolo, do que pra fazer bend.

Mas vou mesmo tentar o que voce disse. Faz todo sentido, a afinacao deve ficar mais estavel.

Digo isso não como crítica ao seu comentário, como complemento mesmo.

Que isso mano. De boa. Valeu pelo comentario.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


Vale a pena até colocar EMG em Tonante.

A única pessoa que pode responder se vale a pena ou não no seu caso é você mesmo.

Eu tunei uma Dolphin. Gastei na reforma provavelmente mais do que paguei na guitarra quando a comprei.

Por que fiz isso? Porque eu simplesmente AMO essa guitarra. Por vários motivos, que vão desde apego sentimental até conforto, já que o braço dela é o braço mais confortável que já toquei em toda a minha vida. O conforto que ela me proporciona nenhuma Gibson proporcionou.

Então por que eu deveria encostar ela de lado e comprar uma guitarra mais "conceituada"? Porque alguém disse que eu tenho que fazer isso? Fuck off.

Não troco ela por guitarra nenhuma nesse mundo. Adquirir outras sim, mas trocar ela? Por absolutamente nenhuma guitarra nesse mundo. Sem exagero. É uma filha e filho não se descarta.

Se você gamou na Tagima aí, tá com a grana e com a vontade, vá em frente com força.

E btw, HH777 é um puta de um captador. Belíssima escolha.

ThigoSRR
Membro Novato
# set/17
· votar


Cara, qual o resto do seu equipo ?? Tem um amp e pedais legais ?

Sinceramente, se você não exige muito da ponto eu acho besteira pagar tão caro numa gotoh. Com relação ao h777 já vi várias guitarras diferentes com ele e gostei dos resultados.

Eu citei o amp (principalmente) e pedais, porque se você for ligar a guitarra num amp pequeno de estudos, não vai ter tanta diferença sabe... Compensa mais você pegar esses ~1400 e investir em um amp, vai notar uma considerável diferença no seu som.

Paulo Heineken
Veterano
# set/17
· votar


depende de tudo mano, vc tem que dizer o que tem em mente...se for pra gastar coisa de 1.000 reais na guita, nem vale..compensa mais investir em uma melhorzinha mesmo...

já vi cort g260 com captação seyour, tarraxa com trava e ponte wilkinson por 1400...e o corpo em swamp ash

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


ThigoSRR
Entao, tenho uns equip bom, mas creio que pelo que o Paulo Heineken mencionou faz todo sentido.

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


Wade
Entao, esse é o meu caso cara, curit mto a guita, mesmo nao sendo das "top".

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Basicamente queres transformar um Palio 1.0 em um carro de 10 segundos no quarto de milha... Possível é, custa caro, e vira um projeto único que só tem valor se vendido em peças...

Eu tenho um projeto desses, é minha primeira guitarra, e não vou me desfazer dela jamais.

Do outro lado da lagoa... Temos o fato que com mil reais, tu já compra uma guitarra com quase todos os atributos citados e mais um pouco, porque a empresa foi lá e comprou 100mil unidades de cada peça, não pagou tantos impostos, porque é uma transação entre pessoas jurídicas... O que jogou o preço dos componentes lá em baixo...

Vale a pena? Não se for pensar em investir, só se for pensar em melhorar ela, e fechar os olhos pro que isso vai custar...

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Teu método é parecido com o do Carl Verheyen.

7lash
Dá uma olhadas nestes videos:

https://www.youtube.com/results?search_query=carl+verheyen+tremolo+set up

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


já vi cort g260 com captação...

com mil reais, tu já compra uma guitarra com quase todos os atributos citados e mais um pouco

E nenhuma delas vai ser a Tagima que ele tanto gostou.

Pas.

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/17
· votar


Quando eu vejo esse tópicos e a galera responder que não vale a pena e que com 1.400 reais vc pega uma guitarra bem melhor eu me pegunto que guitarra é essa? nova ou usada? Porque a maioria das guitarra que vejo nessa faixa tem a mesma configuração da TG 530 ou muda muito pouco.

A maioria é de basswood, captadores genéricos e hardware chinês. o muda de uma TG 530 pra uma squier de 1.400 que justifique esse valor? só se for o acabamento... de resto acredito que o que o Buja disse é o mais sensato.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


JulianoF.
Teu método é parecido com o do Carl Verheyen.

Ah nao sabia...vou pesquisar mais desse cara. Mas esse metodo meu eu ouvi falar que é do....vixe perai esqueci...nao sei se é Jeff Beck ou Clapton, mas é um que usa uma strato branquinha signature tunadinha.


7lash
Entao, esse é o meu caso cara, curit mto a guita, mesmo nao sendo das "top".


Entao, ai é aquele negocio...se tu curte mesmo a guita, bem...ai todo o raciocinio de inteligencia financeira nao vale....melhor investir nela.

Mas ai já vou pro lado oposto. Se voce curte a guita mesmo, e vai ficar com ela....investe direito. Nao poe coisa ruim, ou gambiarreia ela nao.
Ai tanto faz se vai gastar o valor de uma gibson nela. Ela vai ser sua mesmo, e na sua concepcao, ela vai dar de 500 a zero numa gibson.
Ai sim, valeu demais.

Mas, é triste quando vc ve alguem comprando uma bullet de 600 conto, pensando de trocar captacao, tarracha, ponte, isso e aquilo, gastando mais, sei la, 1000 conto...e esperando ela ser uma top.
Ela nao fica assim. É tipo comprar um uno, e tunar esse todo, achando que vai virar um fusion. Nao vai. Ele vai ser um uno tunado. So isso.
E vai vender pior ainda. Nao vai conseguir valor de uno tunado. Vai conseguir valor de uno modificado usado...nunca vai conseguir valor de fusion, mesmo que tenha gasto isso.

Upgrade é pra quem quer mesmo manter o instrumento, ai tanto faz o valor....ou entao quando o instrumento é caro, mas voce ainda sente que falta um detalhe pra ele ficar top.

bruno_novatorj
A maioria é de basswood, captadores genéricos e hardware chinês. o muda de uma TG 530 pra uma squier de 1.400 que justifique esse valor?

Pior mesmo que é quase nada que muda, a nao ser o acabamento mesmo.
Hoje guitarrinhas de 500 conto nao estão vindo mais laminadas. Isso já ficou queimado no mercado. Os chinas botam nem que seja madeira de palito de fosforo, macico, mas nao poem mais farelo prensado rsrs...

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Pior mesmo que é quase nada que muda, a nao ser o acabamento mesmo.
Hoje guitarrinhas de 500 conto nao estão vindo mais laminadas. Isso já ficou queimado no mercado. Os chinas botam nem que seja madeira de palito de fosforo, macico, mas nao poem mais farelo prensado rsrs...


Então nesse caso nem mesmo a de 1400 vai ser boa e o cara vai pensar em upgrades... ai vão falar para ele pegar uma de 2.000 que é melhor o hardware mas precisa trocar captação. Eu particularmente acho que ta na moda trocar captador, ainda mais depois da malagoli fabricando bons captadores a preço justo. Eu sempre penso em upgrades na guitarra, mas ai lembro que nem toco direito e nem sei o que falta no timbre da minha guitarra, então desisto de gastar grana a toa e vou aprendendo um pouco mais. Estou com uma giannini stratosonic anos 90 parada em casa que paguei 200 reais nela esperando o dia que eu saiba tocar decente para receber uma reforma kkkkk

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


Então nesse caso nem mesmo a de 1400 vai ser boa e o cara vai pensar em upgrades... ai vão falar para ele pegar uma de 2.000 que é melhor o hardware mas precisa trocar captação. Eu particularmente acho que ta na moda trocar captador, ainda mais depois da malagoli fabricando bons captadores a preço justo. Eu sempre penso em upgrades na guitarra, mas ai lembro que nem toco direito e nem sei o que falta no timbre da minha guitarra, então desisto de gastar grana a toa e vou aprendendo um pouco mais. Estou com uma giannini stratosonic anos 90 parada em casa que paguei 200 reais nela esperando o dia que eu saiba tocar decente para receber uma reforma kkkkk

bruno_novatorj
kkkkkk cara, mto bom comentario. Faz todo sentido, também nao sou nenhum profissional, mas estou estudando muito. Na verdade abri esse topico pra ver o que os mais veteranos, ou ate mesmo os mais novatos iriam falar, pq alguem aj deve ter mexido em uma guita de 500, tipo investir o valor dela e mais um pouco nela, pra ver se fica boa. Mas foi mto bom o que o pessoal falou ai pra cima, mtas dicas e ideias divergentes porém lógicas.

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


JulianoF.
Voou ver

7lash
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Mas, é triste quando vc ve alguem comprando uma bullet de 600 conto, pensando de trocar captacao, tarracha, ponte, isso e aquilo, gastando mais, sei la, 1000 conto...e esperando ela ser uma top.
Ela nao fica assim. É tipo comprar um uno, e tunar esse todo, achando que vai virar um fusion. Nao vai. Ele vai ser um uno tunado. So isso.
E vai vender pior ainda. Nao vai conseguir valor de uno tunado. Vai conseguir valor de uno modificado usado...nunca vai conseguir valor de fusion, mesmo que tenha gasto isso.

Upgrade é pra quem quer mesmo manter o instrumento, ai tanto faz o valor....ou entao quando o instrumento é caro, mas voce ainda sente que falta um detalhe pra ele ficar top.

Entao, na verdade como peguei ela agora, e gostei dela de cara. Se eu investir o que penso em investir nela, vou ficar com ela por muito tempo, tipo meu filho vai tocar nela kk, nao iria investir isso pra vender, ate por que sairia perdendo, e muito.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


7lash
tipo meu filho vai tocar nela kk,

Entao vale a pena demais investir nela!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazer um Upgrade em uma Tg-530, compensa?