Madeira e formato vs Timbre - Experimento de Johan Segeborn! Magnífico.

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Iversonfr

Eu Não me referi aos vídeos, mas as explicações escritas sobre corpo ressoar anulando bla bla bla, ta tudo ai.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Eu tunei uma vez uma strato de cedro rosa, pesada pra danar, e nada fazia ela soar como strato. Soava bem fechado, som morto, igual de Les Paul.
Buja

Então foi o mesmo caso que o meu, o corpo de cedro ta aqui ainda, mas precisa de uma manutenção, ficaria bom em uma super strato

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man
Acho que cedro rosa fica bom num humbucker ativo de alta saida bem agudo, tipo algum EMG (se bem que tambem acho os EMG bem gravão)

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


E quem acredita que nao existe, tambem nao tem que provar?!

Não.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Buja

Nunca toquei com EMG, tenho muito essa curiosidade!
Entã, esse corpo de cedro rosa que eu tinha era mais fino que esse novo que eu estou de basswood (eu acho) se acredita? E mesmo assim ele era abafado kkkk

Tem outro caso também, toquei em uma Lp special 2 uma vez, e advinha? Compensado!! Fora que é uma LP bem feinha, mas eu gostei do som dela, tinha muito brilho, um agudo muito bonito, e hoje tenho certeza que aquele brilho é por causa do corpo de compensado! Mas não era o som que gosto pra LP, mas que era bonito era sim.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


Alex guitar man

"Os agurmentos que existem ao longo desse tópico não foram o suficiente?"

Não. Nem nesse, nem em outros.

"Agora se quer prova em papel assinado por um engenheiro pra te convercer esquece, não é meu nível."

Algo assim. Prova científica. Senão não passa de uma questão de fé.

"Fora que essa historia de madeira interferir no timbre é coisa antiga, de séculos e séculos AC."

Para instrumentos acústicos, não para elétricos e sólidos, no qual os captadores ficam isolados da madeira.

Buja

"E quem acredita que nao existe, tambem nao tem que provar?!"

Não. O ônus da prova incumbe àquele que alega a existência de algo, e não a inexistência. Não sou eu que digo, é a epistemologia, que no fundo deriva da lógica.

"Que eu saiba, quem acredita na evolucao tem que provar, e quem acredita na criação tambem. Como ninguem provou ainda de forma irrefutável nenhum dos lados, acredita-se pela convicção, evidencias e fé."

Embora fuja do tópico: A Teoria da Evolução Natural foi provada e verificada irrefutavelmente com base nos fatos, nos dados e na lógica. Possui buracos, tem desconhecimentos, contém falhas, como todas as teorias científicas (falhas estas as quais existem para serem preenchidas), mas ainda assim é provável e verificável em sua quase inteireza.

As teses criacionistas não. Quem alega que Deus existe (e criou o universo) tem de provar. Tal existência tem de ser verificável por outros, de maneira independente.

Isso é ciência. Que não se confunde com a fé.

Quem alega a existência de algo tem de provar. E não o contrário.

"No caso da madeira nao precisa ser assim. É so botar um corpo de alder e um de mongo dentro de um ambiente sem interferencia sonora externa, e dar uma martelada com a mesma força, no mesmo lugar.
Mudou alguma coisa no analisador de espectro? Então as madeiras conduzem o som de forma diferença, e isso "pode" influenciar no timbre."


Sim para instrumentos acústicos. Não para instrumentos elétricos cujos captadores ficam isolados do contato com a madeira do corpo.

Abçs

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man
Voce teve as mesmas impressoes que eu.

Toquei numa lp special tambem e achei o timbre mais brilhante. Mas ja acho que nao é por causa do compensado, e sim por causa da captacao.
O timbre compensado, penso eu, que influi mais no sustain do que no grave/agudo em si.

O cedro acho muito secão e abafado. Ja vi usar em baixo. Mesmo assim os baixos ficam bem woman tone. Pessimos pra slap, no meu gosto.

Agora sobre os caps EMG, bom, eu os tinha num corpo de mogno peça unica (eu acho). E tinham um sustain absurdo, porem, graves demais pro meu gosto. Tanto que usava mais minha cort x1 que era bem aguda, em vez dessa walczak draco de mogno com emgs 81/85. Nao curtia tanto o timbre dela nao, por ser gravão demais.

Alex guitar man
Veterano
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Felipe Stathopoulos
Não para instrumentos elétricos cujos captadores ficam isolados do contato com a madeira do corpo.

Prova pra mim essa afirmação, porque essa sim pra mim não faz sentido.

Pois o corpo ressoa as vibrações da corda e INTERFEREM nas vibrações da CORDA, e é ai que esta a mudança de timbre, não é que o capador capta a vibracao do corpo, mas sim a interferencia da madeira na vibração da corda.

O que Eu e o Buja sentimos ai, oq vc acha? Loucura?

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Não para instrumentos elétricos cujos captadores ficam isolados do contato com a madeira do corpo.

Ah entao eles flutuam? Gravidade zero? Vacuo?

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


Alex guitar man
imagina eu começar a chamar vcs de surdos e tapados por não verem (ou ouvirem) a diferença?

Bom, isso aí é importante...

Eu já não ouço nada acima de 13KHz. Se a diferença estiver nessa faixa de super agudos, ferrou mesmo. Não a sentirei de jeito nenhum.

Mas, ainda assim, existem analisadores de onda! (que não sofrem de velhice... rs)

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


JJJ

Que isso, cara! Já tá indo pro time da ala geriátrica? Rsrsrs....

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Já fez o teste da sua audição? Tem um tópico rolando por aí. É algo inevitável.

Ainda bem que se perdem os super-agudos! Já pensou se fossem os graves!?!?

Adeus, bumbos... Adeus baixos... Ia ser muito pior! kkkkkk

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


JJJ
Ainda bem que se perdem os super-agudos! Já pensou se fossem os graves!?!?

Adeus, bumbos... Adeus baixos... Ia ser muito pior! kkkkkk


Meu Deus, não da nem pra imaginar! Kkkkk

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


Alex guitar man
O que Eu e o Buja sentimos ai, oq vc acha? Loucura?

Placebão.

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


E confirmation bias. Vocês QUEREM que tenha diferença.

Ningen
Veterano
# set/17
· votar


Wade

Como quando você tá lá equalizando e achando ótimo e depois percebe que o plugin tava "bypass" ou era um outro knob nada a ver com aquele... quem nunca? huhahauhhaha

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Wade

E confirmation bias. Vocês QUEREM que tenha diferença.

Não conhecia essa experssão "confirmation bias". É tipo um viés cognitivo?

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


renatocaster
Não conhecia essa experssão "confirmation bias". É tipo um viés cognitivo?

Pode ser traduzido exatamente como viés de confirmação (que é um tipo de viés cognitivo).

Wade
Membro Novato
# set/17
· votar


renatocaster
makumbator

Isso. Não sabia como era em pt.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%A9s_de_confirma%C3%A7%C3%A3o

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Ningen

Acontece muito comigo. O cérebro é capaz de coisas esquisitissimas...

entamoeba
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah
E ele não mente! Toda vez que tivermos duas ondas, há interferências destrutivas e construtivas. Se elas colidem as interferências são de um tipo, se elas "convivem" (por exemplo numa corda" há distorção por efeito doppler... O troço fica cada vez maior e a soma de variáveis é praticamente infinita...

Ele não disse isso. Ele disse que o corpo não faria diferença porque a vibração do corpo se repetiria na corda ou que o captador vibraria junto com o corpo, anulando o efeito da vibração do corpo (não lembro qual dessas ele disse, mas já ouvi as duas coisas).

Eu, como você, sei que essas ondas se encontram em fases diferentes, causando interferências construtivas e destrutivas, de maneira complexa. O argumento dele só seria válido se a vibração da corda e do corpo fossem idênticas e sincronizadas.

Casper
Veterano
# set/17
· votar


Será que um corpo de vidro proporciona
um timbre mais "transparente" ?



Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man
Eu Não me referi aos vídeos, mas as explicações escritas

Se os vídeos já achei que não serviram pra muita coisa, o escrito que vi nesse tópico muito menos rsrs

entamoeba
Membro Novato
# set/17
· votar


Casper
Será que um corpo de vidro proporciona
um timbre mais "transparente" ?


Esperava um som mais cristalino...

Em compensação, ia ser lindo de quebrar isso no palco, no final de um show!

Casper
Veterano
# set/17
· votar


Caro entamoeba:

O que eu tenho certeza é que um corpo
de guitarra feito de lata de óleo proporciona
um timbre bem mais "fluído".



boblau
Veterano
# set/17 · Editado por: boblau
· votar


Felipe Stathopoulos

Se vc perguntar pra uma fabricante de cigarros se o produto dela faz mal ela vai dizer que não e que não tem nada provado cientificamente.

Fui fornecedor da Souza Cruz e Phillip Morris durante 4 anos. O que mais tinha lá eram palestras alertando sobre o malefício do consumo de cigarros. E todos, sem exceção, eram absolutamente esclarecidos sobre isso.

A manutenção do mito da madeira do corpo fazer diferença no timbre é de todo o interesse de luthiers,

Se vc soubesse 1% da dor de cabeça que dá comprar madeira legalizada para confecção de instrumentos sólidos e o tratamento que estas madeiras precisam para confeccionar um instrumento de qualidade, vc não diria isso dos luthiers sérios. Eles teriam muitas outras coisas mais simples e rápidas para agregar valor aos instrumentos, como detalhes escavados, inlays, incrustrações etc.

Achar que todo mundo é idiota e capitalista extremo e os clientes são uns otários esbanjadores é o menor caminho para simplificar a discussão e entender que quem acha que faz diferença precisa investir muita grana para provar que está correto.

Esta discussão não acaba porque eu acho que influencia e vc acha que não. E não tenho a intenção de provar cientificamente nada para ninguém. Porém, todos os argumentos utilizados aqui para dizer que não influencia, fogem da lógica, da física e do bom senso.

Aliás nenhum de vcs conseguiu responder a minha pergunta sobre as guitarras acústicas. Nem de perto...

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


boblau
Eles teriam muitas outras coisas mais simples e rápidas para agregar valor aos instrumentos, como detalhes escavados, inlays, incrustrações etc.

Eles só não fazem isso pois os clientes loucos não aceitam nada diferente da sagrada madeira.

boblau
Veterano
# set/17
· votar


makumbator

Eles só não fazem isso pois os clientes loucos não aceitam nada diferente da sagrada madeira.

Fazem sim, só aqui no fórum eu conheço 3...

Mas os luthiers (os bons) não abrem mão da madeira. E o trabalho artístico incorporado tem um valor bem superior ao da madeira.

makumbator
Moderador
# set/17 · Editado por: makumbator
· votar


boblau

Eles não abrem mão da madeira pois se apegam à mesma tradição dos clientes loucos. E as grandes fábricas não abraçam materiais alternativos em larga escala pelo mesmo motivo. Eles não são idiotas pra arriscarem tomar prejuízo.

E digo isso tendo sido amigo pessoal de um grande luthier (Caio Caravelli, morto há alguns anos). Aprendi bastante com ele visitando sua oficina e passando horas lá, só pra ver ele trabalhar.

Mas não me apego à tradição. Madeira boa deveria ser usada é em instrumentos acústicos, não nos elétricos sólidos.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


makumbator

Apesar de ser uma questão mais para o LeandroP responder, o que seria um material equivalente?

Polimetil-metacrilato (acrílico) é um usual, barato e fácil de trabalhar.
Fibra de carbono, não é tão barata, e nem fácil de trabalhar...

Alumínio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira e formato vs Timbre - Experimento de Johan Segeborn! Magnífico.