Madeira e formato vs Timbre - Experimento de Johan Segeborn! Magnífico.

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar


Alex guitar man
Madeira influencia no timbre : sim, mas acho irrelevante, um tapinha no Eq ja resolve o problema

O eq só vai conseguir enfatizar ou amenizar certas frequências escolhidas, mas um eq não vai criar frequências que não existem. Se a construção do instrumento está causando perda de frequências, perda de harmônicos, não vai ser um eq que vai solucionar, pois a frequência não vai estar ali pra ser equalizada.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Nós estamos cientes das diferenças entre timbres de guitarras parecidas de fabricantes diferentes, mas a grande questão é o quanto essa microscopica diferença de timbre vale em dinheiro.

Praticamente no mundo da guitarra elétrica, apartir de uma guitarra boa na faixa dos 2500, a cada 1000 reais a mais o timbre melhora 1%...

É claro, além do timbre, uma gibson tem ferragens e captadores muito melhores que uma Strinberg...
É por isso que fiquei com minha clp79 e investi no hardware dela (captação malagoli, elétrica refeita), ta com um timbre espetacular, e confesso, não me sentiria bem andando com uma gibson de 10k reais no carro pra toda região.

Fora isso tenho uma giannini antiga que gosto muito, toda original (inclusive detonada da antiga dona, mas prefiri deixar as marcas da vida nela e não pintei) o timbre dela é otimo, achei melhor que as "squier by fender" da vida.

As vezes penso em trocar de guitarra (minha Lp, pois ela é a principal de uso contínuo), mas não por timbre, apenas por estética, ai paro pra pensar "poxa isso é ostentação, não é necessário agora".
E pra ter uma guitarra com um timbre melhor que a minha, sai muito caro, pois como disse, a minha esta melhorada.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


Se a construção do instrumento está causando perda de frequências, perda de harmônicos, não vai ser um eq que vai solucionar, pois a frequência não vai estar ali pra ser equalizada.

Más creio que uma madeira não consiga cortar totalmente uma frequencia e nem criar.. Só destacar ou amenizar.

Posso estar errado.

Alex guitar man
Veterano
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Esses dias conversando com um rapaz em uma igreja bem grande, ele disse que o técnico de som estava explicando que quando ele ligar o Ar condicionado vai mudar o som e pra provar ele ligou som sem o Ar condicionado e depois ligou novamente o som com o Ar ligado e advinha... Muda e muito!! Em dia chuva, em dia quente....

Então são tantos fatores que quando levo meu equipo pra tocar eu penso "o meu timbre é de LP com ganho moderado (com drive estilo fuzztortion) com médios falando alto" e se tiver mais ou menos agudos, grave e até médios não ligo, porque o timbre mantem identidade..

Hoje sou mais feliz com isso, pois levo meu timbre pronto e em cada lugar que eu toco, a sonorização e o ambiente dão uma "personalizada nele"
Isso é gostoso, chegar em um lugar com sua guitarra x e seu pedal y e ligar no amp do lugar, ainda soa como X e Y mais um pouco diferente..
Melhor do que ser fanático pelo proprio timbre e ficar pertubado toda vez que sentir que ouve uma diminuição de 0.5db no agudo kkkk

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Bom a discursao foi embora e minha opiniao nao mudou em nada.

Minhas duas guitarras tem timbre diferente desplugadas.
Sao de madeiras diferentes. Madeira influencia. SIM.

Quanto? Sei la, to pouco lixando pra isso.
Se quero uma strato mais aberta, nao vou comprar ela de alder so por causa disso.
Compro da madeira que tiver mesmo e mexo uma pitada na EQ. Muito mais simples. Porque na pratica, aqui na terra, no mundo real, é assim que funciona.

moisesbodani
Membro Novato
# set/17
· votar


Alex guitar man
quando ele ligar o Ar condicionado vai mudar o som e pra provar ele ligou som sem o Ar condicionado e depois ligou novamente o som com o Ar ligado e advinha... Muda e muito!!

Interessante isso, não tinha ideia! Particularmente, eu só toco em igreja, com retorno in ear direto da pedaleira, então o som que ouço é sempre igual.
Só que já vieram me perguntar em determinados dias o que eu mudei na pedaleira, pois o som estava diferente, mas eu achei que era viagem do pessoal ou alguma coisa que o cara da mesa de som fez.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


The old treta is back...

Eu iria ver os vídeos, mas desencanei...

Ainda ontem tava conversando com um camarada, guitarrista (blueseiro) dos fodas, daqueles que tira som até de um machado com correntes no lugar das cordas.

Ele me falou, e eu concordo plenamente: o timbre está nos dedos. O resto é irrelevante.

entamoeba

"caipiras cheios de empáfia, no melhor estilo Donald Trump"

Caraca man, se vc acha que um ricaço nova-iorquino é um "caipira" fico pensando quem que não é caipira...

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/17 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


ele ligou som sem o Ar condicionado e depois ligou novamente o som com o Ar ligado e advinha... Muda e muito!!
além da guitarra ficar desafinada kkkk a densidade do ar muda devido a temperatura e ai modifica a propagação sonora
ai fica a duvida, sera que a densidade da madeira tambem modifica a propagação sonora do instrumento?

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


The Man Who Sold The World
sera que a densidade da madeira tambem modifica a propagação sonora do instrumento?

Mas esse é o tempero do frango! Pelo que sei, uma madeira mais densa por ser mais difícil ter o efeito "mola" ele faz com que as vibrações naturais da cordas sejam realçadas ou melhor.. Não abafa essas vibrações..

Em instrumentos acusticos como violões ou aquelas guitarras acustica o efeito mola é ainda maior, isso faz com que dependendo do tipo de madeira, algumas frequencias soe mais abafafas e outras destacadas.. Isso quem falou uma vez acho que foi o MMI.

E pra um instrumento acustico, a madeira faz diferença considerável, muito diferente da guitarra eletrica solida..
Mas a diferença não dita um ser melhor e outro pior..

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/17
· votar


Alex guitar man
sendo sincero (o povo vai me massacrar) mas não quero colocar isso como verdade universal nem nada do tipo
PRA MIM uma gibson les paul de corpo mais leve soa melhor que uma mais pesada, me julguem hahahahah

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


The Man Who Sold The World

So porque eu falei

Ele acabou de postar!!



JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Só eu que acho esse cara gravando no celular já meio que desacredita a parada toda??? Sem entrar no mérito de nada, mas a gente tá falando de firulas sonoras e o cara gravando com celular?!?!? Aí, complica...

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


entamoeba
Se me lembro bem, ele diz que a vibração do corpo se anula com a da corda ou alguma merda do gênero

E ele não mente! Toda vez que tivermos duas ondas, há interferências destrutivas e construtivas. Se elas colidem as interferências são de um tipo, se elas "convivem" (por exemplo numa corda" há distorção por efeito doppler... O troço fica cada vez maior e a soma de variáveis é praticamente infinita...

The Man Who Sold The World
o que diferencia uma guitarra boa de uma ruim?

Pequenos detalhes como os citados... Produzir guitarras é fácil, o difícil é produzir guitarras iguais.

Ainda além, durabilidade de uma one piece, de madeira de lei - madeira de lei designa, em sentido mais amplo, as madeiras que, por sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e umidade, duram mais que as outras - contra uma qualquer é gigantesca.

Já viste os móveis antigos de 500 anos para mais? Então existiam em quantia mais móveis de pessoas comuns, logo era esperado que existissem ao menos alguns exemplares destes... Mas só restam os nobres, porque estes resistiram aos fatores externos, muito melhor que os demais.

Lelo Mig
Madeira não e minério.
E nem minério é uniforme, há polarização, diferenças de densidade etc etc etc... entre vários deles.

Alex guitar man
Veterano
# set/17
· votar


gravando com celular?!?!? Aí, complica...


Esse video em especifico***

Mas alem disse ele fez uma comparação da gravacao com celular pra microfonacão também hehe

boblau
Veterano
# set/17
· votar


Ismah

E nem minério é uniforme, há polarização, diferenças de densidade etc etc etc... entre vários deles.


Desculpe?

renatocaster
Moderador
# set/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Quanto mais se tem apetite para discutir esse assunto, mais a indústria de instrumentos musicais se beneficia com o tal efeito placebo como o Wade mencionou. Incontáveis vídeos no Youtube forçando comparações entre madeira A e madeira B, discussões em fóruns, falácias de luthiers, etc...

Continuam vendendo a "ilusão" de que o mogno sagrado do Monte Orebe faz uma diferença do caralho no timbre. Os fabricantes sabem muito bem que guitarristas são apegados a esses sentimentaloides. E eles estão certos, se eu fosse um fabricante também iria mirar na mesma fraqueza dos meus consumidores.

Minha opinião: Buscam incessantemente uma fórmula para se provar empiricamente que a madeira tem uma influência considerável, mas se esquecem de que esse é um aspecto basicamente pautado pela subjetividade.

Vc pode até chegar a uma conclusão plausível de que ela influencia muito, pouco ou nada. Mas a grande maioria das pessoas não mudarão as suas perspectivas por causa disso. Alguns irão dizer: "ahn, mas meu ouvido detecta", "existem nuances", etc...

boblau
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Continuam vendendo a "ilusão" de que o mogno sagrado do Monte Orebe faz uma diferença do caralho no timbre. Os fabricantes sabem muito bem que guitarristas são apegados a esses sentimentaloides.

Isso aí é afirmação de um moderador de um fórum?

Depois, quer que o fórum esteja repleto de pessoas interessadas; fica provocando a discussão do porque o fórum passa por sua pior fase.

Se vc não sabe, a sua palavra como moderador é vista como mais importante do que qualquer outro ser da terra para um novo integrante, ou como vcs costumam chamar de "novato".

Para um velho como eu, quero que sua visão de guitarrista queime nas chamas do satanás, mas influenciar, pelo "poder" a vc conferido, erradamente, a educação de um "novato", com tamanha asneira, contrariando o que vc chama de "falácia" das pessoas que passam a vida toda construindo instrumentos para músicos de verdade, é no mínimo desonesto. Se não é desonesto é infantil. Até porque vc não consegue provar o que está afirmando.

Se tivesse mencionado "eu acho", "minha opinião", até passaria... mas fez isso em outro contexto falando de outra coisa.

makumbator
Moderador
# set/17 · Editado por: makumbator
· votar


boblau
Se vc não sabe, a sua palavra como moderador é vista como mais importante do que qualquer outro ser da terra para um novo integrante, ou como vcs costumam chamar de "novato".

O Renato não é e nem se porta como um arauto da verdade só por ser moderador. Um moderador é um usuário comum com poderes de controle e mediação do fórum, nada mais. Se tem novatos que concluem que só por ser moderador a palavra dele é lei a culpa não é dele.

Até porque vc não consegue provar o que está afirmando.

O lado dos "madeiristas" não provam categoricamente o que afirmam. Até hoje, os poucos estudos mais ou menos sérios sobre isso contradizem a visão tradicional de que a madeira tem influência fundamental no timbre de instrumentos sólidos elétricos.

Mas obviamente há outros fatores em jogo além do timbre: o preço, a facilidade para modelar, durabilidade, estética, peso, etc..

Alex guitar man
Veterano
# set/17 · Editado por: Alex guitar man
· votar


makumbator
Mas obviamente há outros fatores em jogo além do timbre: o preço, a facilidade para modelar, durabilidade, estética, peso, etc..

Nossa, boa observação.

renatocaster

O WADE comentou o mesmo que eu, que a diferença é RIDICULA.

Alguns irão dizer: "ahn, mas meu ouvido detecta", "existem nuances", etc...


Tem mais, se vc tem uma guitarra e gosta do som dela e descobre que é de peroba bosta, automaticamente vc começa achar o timbre ruim, e uma besteira psicológica que infelizmente temos...

Assim como chegar no posto de gasolina e ver escrito shell V-power nitro + atraí os olhos kk

boblau
Veterano
# set/17
· votar


makumbator

Se tem novatos que concluem que só por ser moderador a palavra dele é lei a culpa não é dele.

desculpe makumba, mas dessa vez vou discordar de vc. Vc pode até conhecer o Renato, achar isso dele. Mas quem não conhece, e é novo na música, vai se influenciar pelo rótulo.

O lado dos "madeiristas" não provam categoricamente o que afirmam

Não mesmo. Vc tem absoluta razão. Mas quem diz o contrário, também não provou categoricamente nada. Por isso é um assunto rico e não deveria ter este tipo de porta fechada por moderadores de fóruns.

Até hoje, os poucos estudos mais ou menos sérios sobre isso contradizem a visão tradicional de que a madeira tem influência fundamental no timbre de instrumentos sólidos elétricos.


Pois é, mais ou menos sérios não prova nada.

A palavra de mestres luthiers e músicos incríveis pelo mundo diz o contrário.

Por mim, vou na cola de quem não é mais ou menos.

O mundo anda tão desconexo, que tem gente querendo provar o geocentrismo...

Mas obviamente há outros fatores em jogo além do timbre: o preço, a facilidade para modelar, durabilidade, estética, peso, etc..


Ah sim, isso nem se discute que são fatores dominantes na construção.

makumbator
Moderador
# set/17
· votar


boblau
desculpe makumba, mas dessa vez vou discordar de vc.

Tudo bem! Não tem problema nenhum a gente discordar.

Pois é, mais ou menos sérios não prova nada.

A palavra de mestres luthiers e músicos incríveis pelo mundo diz o contrário.


Mas esse é o problema, a opinião de um luthier pode ser considerada tanto positivamente (por conta da experiência no trabalho) quanto enviesada (justamente pela experiência). Nesse tipo de dúvida só estudos cegos (ou até duplo cegos) pra testar com eficácia a questão.


O mundo anda tão desconexo, que tem gente querendo provar o geocentrismo...


Por isso que só um estudo criterioso pode responder essa questão sem influência de placebo, interesse comercial, apego à tradição, etc...



Ah sim, isso nem se discute que são fatores dominantes na construção.

Pois é. Mesmo quem acredita na pouca (ou até nenhuma) influência da madeira no timbre aceita (ou ao menos imagino que aceita) que os outros fatores podem justificar o uso de uma madeira X ou Y.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Alex guitar man

Tem mais, se vc tem uma guitarra e gosta do som dela e descobre que é de peroba bosta, automaticamente vc começa achar o timbre ruim, e uma besteira psicológica que infelizmente temos..

Exato, essa associação pode acabar pendendo para o bem ou para o mal. Vc sempre achou o som da guitarra boa, de repente vem alguém e diz que aquela madeira não é "boa". Pronto, é o suficiente para vc ficar com uma pulga atrás da orelha, rsrsrs.

MMI
Veterano
# set/17 · Editado por: MMI
· votar


boblau

Vivemos num mundo estranho hoje em dia, amigo... Eu entendo sua posição, assim como entendo e aceito (mas não concordo) com o Renato. E ambos tem meu maior respeito.

Em outro tópico se discutia a questão de veterano x novato como títulos daqui, aqui entra em questão até o título de moderador. Na verdade é uma grande bobagem, mas nesses tempos loucos passa a ser de fato um título, quando se procura cliques, sucesso é medido em contadores do Youtube, quando existem os PhD que tudo que sabem é buscar no Google. Longe de mim querer fazer um discurso do "politicamente correto", mas te dou razão quanto ao cuidado e preocupação ao postar aqui. Pode dar a impressão de ser um papo informal, de se poder falar a bobagem que for. Mas por mais devagar que esteja este fórum, ainda é referência e sempre um dos primeiros resultados no Google quando se procura informação sobre instrumentos. Somos formadores de opinião aqui, por mais vaga e pessoal que seja a opinião.

Comentei em outro tópico, vou até detalhar melhor. Em 2012 fiz um tópico sobre um violão Godin aqui. A última postagem neste tópico é de 2013. Só que a demo que gravei e postei no SoundCloud, nas estatísticas, aponta toda semana acesso e cliques. Dados de hoje desta gravação despretenciosa: nos últimos 5 dias, 3 usuários ouviram a gravação vindas deste tópico, num total de 1.199 acessos e 25 downloads. Analisando o tal "tópico despretensioso", que está enterrado nas profundezas disto, dá para ver que está na verdade ativo e acessado. A força do Google e do fórum faz o que escrevi uma referência para este instrumento a talvez esteja pesando na compra de algumas pessoas, fato que nem pensei na época. Então faz sentido pensar na responsabilidade de jogar palavras aqui.

Vale dizer... Minha impressão, empírica e que nunca vou provar, é que madeira faz diferença sim. Especialmente quando se fala em escala e braço. No corpo (sólido) menos... Muita gente aqui quando fala em diferença em madeiras já despreza, intui que se refere ao corpo toda a discussão (no vídeo sim). Para mim isto é uma discussão do que é "pouco" x "desprezível" x "nada" (para o corpo).

Obs.: Lembrei que há um tempo atrás um moderador fez uma enquete aqui que incluiu uma questão sobre instrumento vintage. Quase todos deram opiniões, sendo que a maioria nunca pegou um instrumento vintage... Tempos loucos...

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Se não tivesse o nome "moderador" ali no meu nick, vcs teriam se incomodado menos com o que eu disse? Porque eu posso fazer isso agora, sério mesmo. Eu não tenho um pingo de vaidade com essa condição de moderador do FCC. Eu aceitei gentilmente um convite que me foi feito, mas eu posso reverter isso a qualquer momento.

O que eu não quero é me sentir tolhido em emitir minha opinião, seja ela qual for, só pq tá escrito ali que eu sou moderador. Não espero que todos concordem comigo, mas espero no mínimo que respeitem, pq eu procuro respeitar a opinião de todos aqui.

Tenham cuidado também para não acabarem criando um monstro. Não tiro uma vírgula do que eu disse sobre o assunto. Mas se alguém se ofendeu, peço desculpas.

Abraços.

Casper
Veterano
# set/17
· votar


99% da guitarra é corda e captador.



NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Casper
99% da guitarra é corda e captador.
E mão também.

Mas aquele 1%...

boblau
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Se não tivesse o nome "moderador" ali no meu nick, vcs teriam se incomodado menos com o que eu disse?

No que me diz respeito, eu teria respeitado a sua opinião como participante ativo e importante. Como moderador não. Afinal tua condição aqui "julga" situações conforme as regras. Vc tem o "poder" da canetada. E como o MMi disse: " Na verdade é uma grande bobagem, mas nesses tempos loucos passa a ser de fato um título, quando se procura cliques, sucesso é medido em contadores do Youtube, quando existem os PhD que tudo que sabem é buscar no Google. "

O que eu não quero é me sentir tolhido em emitir minha opinião, seja ela qual for, só pq tá escrito ali que eu sou moderador.

Meu entendimento, e respeito se o seu for outro, é de que é isso mesmo. Tua condição diferencia mesmo. Ninguém precisa saber quem é o Renato, mas a informação tá ali.

Mas se nada for feito, vou entender perfeitamente. Daqui em diante vou saber que este fórum é diferente dos demais que frequento e que este tipo de posicionamento é permitido. Só acho errado.

Não me entenda mal, só estou expressando minha opinião.

boblau
Veterano
# set/17
· votar


Casper

99% da guitarra é corda e captador.

Partindo deste pressuposto, vou te perguntar uma coisa, se me permite:

Imagine um set de cordas D'Addario 0.011" e dois captadores Humbucker Gibson Classic 57.

Aí vamos instalar este set num corpo de uma Gibson Les Paul Custom Shop com ponte Tune-o-matic e depois numa Es335 Custom Shop (estou falando em Custom Shop só para tirar o efeito eventual da qualidade de construção).

É o mesmo timbre? 99%?

Não vem com argumento de que uma é acústica e outra não. De acordo com todas as teorias dos contra madeiristas, os captadores são incapazes de ressoar qualquer coisa que não seja a corda.

Tem um jeito de ter o mesmo timbre:

Passa num Fuzz, Higain, Distortion from Hell, Compressor do tipo rolo de asfalto, aí fica tudo igual mesmo.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Não me entenda mal, só estou expressando minha opinião.

Meu caro, é impossível não te entender mal. Vc simplesmente quer me limitar a opinar no fórum devido à minha condição de moderador. Isso não existe em nenhum lugar, não faz o menor sentido. A minha opinião é isenta, ela reflete os meus pensamentos, e não a minha condição de moderador.

Ninguém precisa saber quem é o Renato, mas a informação tá ali.

Realmente ninguém precisa saber quem eu sou, mas não é um robô que está postando. Aqui do outro lado tem uma pessoa que quer exprimir seus pensamentos e suas opiniões. O que escrevo aqui é o renatocaster USUÁRIO, como qualquer outro.

No que me diz respeito, eu teria respeitado a sua opinião como participante ativo e importante. Como moderador não. Afinal tua condição aqui "julga" situações conforme as regras. Vc tem o "poder" da canetada.

Assim, já deu para perceber que vc nutre algum tipo de ranço com a moderação deste fórum, sabe-se lá por qual motivo. É só perceber nos seus posts que vc, invariavelmente, aproveita um gancho para fazer o assunto girar em torno disso.

Mas enfim, existe uma opção pra vc não se aborrecer mais com isso. Simplesmente ignorar o que eu escrevo aqui, já que vc não tolera o fato de eu ser um moderador.

Um abraço e tudo de bom, fica na paz!

boblau
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Vc simplesmente quer me limitar a opinar no fórum devido à minha condição de moderador

Não entendeu 1.

O que escrevo aqui é o renatocaster USUÁRIO, como qualquer outro

Não é isso que está escrito.

Assim, já deu para perceber que vc nutre algum tipo de ranço com a moderação deste fórum, sabe-se lá por qual motivo.

Quem nutre isso é vc. Eu só observo e exprimo minha opinião, que aliás te incomoda. O que não deveria acontecer. Vc poderia entender as posições contrárias às suas.


já que vc não tolera o fato de eu ser um moderador.

Não entendeu 2

Um abraço e tudo de bom, fica na paz!

Opa! Obrigado! Pra vc tambem!

Não me entenda mal, só estou exprimindo minha opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira e formato vs Timbre - Experimento de Johan Segeborn! Magnífico.