A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster

Seu relato só corrobora o meu primeiro post. Muita gente encostou a guitarra e foi cuidar da vida. Normal, ainda mais no meio da maior crise que esse país já passou...

Mas ainda acho que, se o fórum se modernizasse, atrairia mais público.

Só que falar em "modernizar" é fácil, mas vai mexer... cada um quer uma coisa...

Velvete
Veterano
# set/17
· votar


As coisas estão caídas por aqui há alguns anos. É fato, infelizmente, que a renovação não aconteceu (talvez Ainda). Eu também acho que foi algo multifatorial. Assim, apontar culpados é importante como exercícios lógico, mas não tenho esperança que melhore.

Por fim, há muita informação valiosa por aqui e, certamente, isso ajudou muito gente.

Lelo Mig
Membro
# set/17
· votar


Minha opinião não serve muito de parametro.

Não porque ela seja pior do que a de alguém, mas me julgo menos apto. Não possuo face, não faço parte de nenhuma rede social. Minha experiência com outros fóruns foram ruins, pelo menos nos que tenho alguma condição de participar, os de lingua inglesa e espanhola, achei todos uma merda com o nivel igual o pior do que aqui... E a briga entre "tecnica vs feeling" ou "digital vs analogico" piores e mais infantis dos que as daqui.

Só participo do FCC no mundo virtual.... Por isso não me julgo muito apto a entender o que ocorre.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


Eu ainda gosto de estar aqui, considerando todos os prós e contras. E não tenho vergonha nenhuma de admitir que se um dia acabar, eu sentirei falta.
2

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


Eu acho que tá legal. Tem muito menos treta do que tinha antes, e o pessoal que participa, que está ativo no fórum, tem aproveitado bem essa ferramenta.

Sempre terá o novato que desconhece as regras (embora concorde com elas quando efetiva o cadastro) e acaba cometendo algum deslize, como desprezar os tópicos FIXOS e não usar a busca com critérios, tags adequadas, etc.

O número de participantes diminuiu consideravelmente depois que redes sociais como o Facebook tomou uma dimensão maior. No entanto, quando vou pesquisar assuntos relacionados à música e instrumentos, eu recorro ao fórum e nem busco no Facebook.

Del-Rei
Veterano
# set/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


renatocaster: Essa semana fui "surpreendido" com uma postagem dele no Facebook, anunciando que estava vendendo todos os seus equipamentos. Comunicou que estava desistindo da carreira musical, decidiu definitivamente parar de tocar.
JJJ: Seu relato só corrobora o meu primeiro post. Muita gente encostou a guitarra e foi cuidar da vida.

Que corrobora com minha ideia dos ciclos.... rs....

Acho que, desde sempre, muita gente larga a música e vai fazer alguma outra coisa da vida. Há uns anos atrás isso não seria problema, pois a geração seguinte estaria presente pra compor o fórum e compensar as saídas.

Mas eu acho que hoje a galera mais nova não tem perfil de acessar um fórum de discussão. Talvez até passem aqui em decorrência de uma consulta rápida no Google, mas só consultam, sequer se cadastram.

Essa galera nova não usa um fórum de discussão como plataforma principal de acessar conteúdos. Quando entrei no FCC não havia outra forma virtual pra tirar dúvidas ou conversar sobre equipamentos, música, etc. Hoje eu não conseguiria nem enumerar as diversas formas de obter as mesmas informações. E a tendência é essa. É uma reciclagem das formas de acessar informações.

Assim, aos poucos o fórum vai ficando cada vez menos movimentados, os vários Alan_Domingues vão seguindo a vida e não tem novato suficiente.

Tem um outro fórum que frequentei muito, de eletrônicos, de uns tempos pra cá está às moscas, MUITO pior que o FCC, pouquíssimas postagens diárias.


LeandroP
No entanto, quando vou pesquisar assuntos relacionados à música e instrumentos, eu recorro ao fórum e nem busco no Facebook.

Particularmente, eu jogo no Google minha dúvida (não só sobre música) e vou acessando os links que ele me retorna... E nisso são vários locais diferentes... Youtube, grupos de Face, fóruns, Twitter...

Um aceno de longe!!!

ogner
Veterano
# set/17
· votar


Dificil ter um dia q eu nao acesse o fcc!! Hahahaha!!

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


Del-Rei

Basicamente eu faço isso também. Acho que devido ao tempo que eu tenho no fórum, já sei que a minha dúvida foi debatida em algum tópico, e dependendo do caso eu vou direto no tópico.

O bacana é que agora temos muitas outras fontes, e antes não tínhamos. Hoje dá pra falar de um equipamento aqui e ilustrar com link de mídia de outras fontes.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Del-Rei
LeandroP
Lelo Mig
JJJ

Para mim, os principais motivos do esvaziamento do FCC são:

Galera "da antiga" - Uma boa parte migrou para as redes sociais e estão lá participando dos grupos sobre guitarras e afins. Enquanto que alguns outros simplesmente pararam de tocar e foram fazer outras coisas.

Galera "novata" - Poucos demonstram interesse em aprender a tocar algum instrumento. E a guitarra, especialmente, vem se "despopularizando" gradativamente com o passar dos anos, por isso a baixa procura.

Enquanto isso, muitos outros preferem ocupar o tempo com outras formas de entretenimento, que consiste basicamente em ficar praticamente o dia inteiro na Internet, seja postando em redes sociais, acompanhando o dia a dia de Youtubers, jogando LOL e afins, etc...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
Marc Snow sumiu também do canal no YT, eu acompanhava e fiquei chateado e surpreso.
Parar de vez ninguém para depois de anos tocando, se curtiu 10 anos de musica é porque gosta. Mas as vezes enfrentamos coisas difíceis como parente doente, divida, filho recém nascido...nestes casos não se tem vontade de entrar no fórum para discutir sobre noise gate, pentatômica em blues, etc. Fora os que decidem não viver de musica e migram para outras profissões com mais estabilidade.
E o publico de fato não se renovou, e este acho que é o motivo majoritário para a queda brusca como esta, não duvido que em outras plataformas não tenha queda também.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/17
· votar


sobre o facebook e os grupos de guitarra de lá.... só tem gente se promovendo, não é uma fonte boa como o fcc pra quem quer informação.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Muito triste esse lance de pessoas que param de tocar por desilusão ou algum tipo de dificuldade.

harlero rock
Membro Novato
# set/17
· votar


bom dia srs

agradeço ao fórum e a todos que participam, aprendi muita coisa e sempre abro várias páginas e leio por gostar do assunto e aprender mais, sempre filtrando pelas msg de quem testou ou tem o produto do assunto.
pergunto quando não tenho a resposta exata e satisfatória, procuro ser objetivo.
minha opinião sobre outras mídias: o youtube da uma ajuda, pra ter ideia do som, mas é som tratado, limitado. grupo de whats eu nunca fico, me atrapalha excesso de msgs.

xubaca
Membro Novato
# set/17
· votar


Olá,

Sou novato nesse fórum e na guitarra...mas sou velho de guerra em fóruns, então sou meio que das antigas.... e aí vão minhas opiniões:

► - Demorei um tempão para cadastrar....tinha algum bug que impedia meu cadastro, e nem sei como resolveu...um belo dia, depois de dezenas tentativas fui logar e deu...mas aí já tinha comprado guitarra e amp e não deu nem tempo de tirar algumas dúvidas. Resultado....comprei um meteoro

► - Se não fosse esse fórum, dificilmente eu iria querer começar a tocar. Apesar de meio parado, é excelente e tirou muitas dúvidas minhas, mesmo só consultando, sem participar. A informação que colocam aqui algum dia irá ser útil.

► - Essa galera de hoje, vcs acham mesmo que vão ficar procurando um tema em tópicos antigos, alguns de 2005 e outros que têm poucas informações? Não acho legal chegar e trancar o tópico de um cara que faz uma pergunta que já tem. Ele não vai pesquisar. Só vai ficar puto e largar o trem de lado. Podia fazer sentido antigamente, mas hoje acho muito agressivo e desestimulante. Como dito anteriormente, novato tem dúvida boba, simples e óbvia...

► - Tive dúvidas específicas já e achei melhor perguntar em pvt, pois sabia que aqui iria dar briga...pois era justamente amp x vs amp y....e pior .....handmade hahahaha

► - Não seria o caso de ter alguma espécie de classificados? Vejo que o face é bem movimentado por conta disso.

► - O youtube tira duvidas demais, temos excelentes canais que tiram quase todas as duvidas que algum iniciante viria aqui no fórum perguntar. E lá tem imagens e sons. A vantagem daqui é justamente guitarra x vs guitarra y, a opinião dos usuários, os reviews, as perguntas específicas e etc

►Embora tenha diminuído muito o interesse da galera por guitarra e coisas difíceis, o youtube é a prova que ainda existe interesse, pois tem muito conteúdo e muitos deles com atualizações semanais....essa diminuição do movimento em fórum é reflexo principalmente dos tempos atuais sem dúvida...não foi só aqui

►Ser um novato hoje é muito mais fácil no quesito adquirir informação. Porém as vezes me pego assistindo mais a vídeos do que treinando, porque é coisa demais. E depois de um dia fudido de trabalho, é difícil treinar com disciplina.

Filippo14
Veterano
# set/17
· votar


Puts, acho complicado colocar a culpa nas redes sociais, não tenho o costume de participar de grupos lá, mas os que eu entrei para dar uma olhada em geral nao tem discussões, o que eu via lá era simplesmente postagem de vídeos, venda de instrumentos e só. Acho que são totalmente diferentes daqui.

Ao mesmo tempo, justificar com desinteresse pela guitarra eu acho meio furada, antigamente menos pessoas tinham acesso a internet e o fórum bombava, hoje essa expansão atingiu a maior parte do país e o fórum diminuiu, mas olhando alguns canais do youtube, como o do próprio De Ros, vemos que ele possui mais de 100.000 inscritos. 0,5% disso já tornaria esse fórum movimentadíssimo. Não é o desinteresse pelo instrumento ou falta de acesso que tirou as pessoas daqui.

De fato, pesquisar coisas no google direcionam sempre para ca, muita coisa já foi debatida aqui, não sei se ainda há o apelo do momento que eu entrei. Tinha acabado de tocar e muitas coisas surgiam por novos tópicos, o que me forçava a querer acompanhar e descobrir coisas que nem saberia perguntae. Com o movimento em baixa, esse ponto parou de fazer sentido. Olhando outros fóruns, nunca vi nenhum, inclusive gringo que me atraisse, em geral os considero bem desorganizados, nao sei se acostumei com o o padrao desse aqui. Contudo, concordo que deveria ter uma renovação, layout mais bonito, de repente anrir uma área para DJs, dar uma afrouxada nessa questão dos tópicos olha do a situação atual, fazer um anúncio no próprio Cifra Club, mas é o que ja debateram, qual seriam os ganhos e os interesses do dono do fórum para isso, complicado, não consigo julga-lo, nao sou eu que coloco comida na casa dele.

Abração

sandroguiraldo
Veterano
# set/17
· votar


Não seria o caso de ter alguma espécie de classificados? Vejo que o face é bem movimentado por conta disso.


Tem os prós e os contras... seria bem legal se tivesse isso, mas tem gente que iria querer processar o Sam por causa de uma negociação má sucedida... acho que por isso que nunca fizeram nada parecido.

Delson
Veterano
# set/17 · Editado por: Delson
· votar


SUGESTÃO:

Para (tentar) atender o imediatismo que, creio eu, é o motivo principal do "abandono" dos usuários daqui seria:

Desenvolver um aplicativo exclusivo do FCC para smartphones (Windows phone, iOS e Android) que dê suporte a notificações de citação, resposta de tópicos monitorados pelo usuário (mesmo que o cara não tenha postado nada, mas queira acompanhar, ele vai receber notificações).

As denominações "membro novato", "membro" e "veterano" seriam automáticas, cruzando dados de tempo de fórum x quantidade de respostas.

Poderia ter um sistema de votação para o esquecido "Prêmio FCC".

Um sistema de participação de jams ao vivo.

Esse aplicativo poderia até ter umas propagandas, pra se tornar atrativo pro desenvolvedor e pro CifraClub.

Já que o problema é (ou seria) respostas mais rápidas, continuaríamos a ser a maior comunidade de músicos do país, porém dentro do seu bolso, acessível a qualquer hora e de forma prática.

Enfim, é só uma ideia que, se for pra frente, precisa ser amadurecida.

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


Delson

A ideia de um app pra celular é excelente. Até porque muitas pessoas não utilizam o pc ou notebook, e sim o celular. E navegar no fórum pelo navegador do celular é muito ruim.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Delson
Desenvolver um aplicativo exclusivo do FCC para smartphones (Windows phone, iOS e Android) que dê suporte a notificações de citação, resposta de tópicos monitorados pelo usuário (mesmo que o cara não tenha postado nada, mas queira acompanhar, ele vai receber notificações).

Ja tentei. Tio Sam nao aprova.

Poderia ter um sistema de votação para o esquecido "Prêmio FCC".
Claro, isso tambem, e tambem opcoes para tipos de topicos.
Em foruns gringos, por exemplo, voce tem a opcao de criar um topico com uma opcao de enquete em cima.
Um sistema de votacao para praticamente qualquer assunto que quiser, inclusive "strato ou les paul", "alder ou mogno", "guitarra x ou y", rsrs.

Um sistema de participação de jams ao vivo.
Interessantissimo. Algo como um hangouts live online.
Um topico onde o povo entra pra participar do hangouts e solta a jam online mermo.


LeandroP
A ideia de um app pra celular é excelente. Até porque muitas pessoas não utilizam o pc ou notebook, e sim o celular. E navegar no fórum pelo navegador do celular é muito ruim.

Excelentissima meu caro.
Inclusive eu fiz um, apresentei ao Tio Sam, e ele me explicou as questões porque o forum nao é o principal foco da empresa, tal, negocios, tudo mundo sabe ne...eu nem queria vender, nada disso. Foi so como ferramenta na entrevista para admissão, já que o principal motivo de eu ter ido nesse processo seletivo era para trabalhar diretamente na programação do forum.

Nao sei se voce tem acesso ao Tio Sam, mas poderia dar a ideia de novo.
Quem sabe ele nao mudou de ideia. Isso faz 2 anos.
O que mais tem na Studio Sol é desenvolvedor Mobile gabaritado.Tenho uns amigos la. Afff.....poderia rolar viu....

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Sobre COMPRA E VENDA:

Acho que uma seção de "classificados" (com toda a regulação necessária pra deixar bem claro que o fórum não tem nada a ver com a negociação) seria um impulso e tanto.

Já comprei e vendi em outros fóruns. Não vejo nada de tão complicado nisso.

É claro que, se o fórum quiser levar algum percentual, aí vai ter que arcar com algumas responsabilidades também e tem que burocratizar a coisa. Mas se deixar livre na mão dos usuários, se resguardando legalmente (não sou advogado, mas deve ter uma forma de fazer isso), acho que daria pra fazer, sim.

Sobre TAGS DE NOVATO, MEMBRO, VETERANO:

Ou deixa automático, como falou o Delson ou acaba com esse troço e coloca só "membro desde xxx" e/ou "xxx postagens" e pronto. Acho essa pecha de "novato" incômoda e desnecessária.

Sobre OUTRAS PLATAFORMAS:

Acho que podia ter versão do FCC pra tudo que é gadget, sistema, rede social e o escambau. Se o problema é esse... que se abram as portas para outras mídias e estilos. Poderia haver tópicos direto em vídeo com algum tipo de replicação dos comentários direto nos tópicos. Exemplo: o cara posta um vídeo no youtube com uma tag "FCC" e algum bot já pega aquele vídeo, cria o tópico aqui e replica os comentários.

Sobre esta DISCUSSÃO:

Não vai dar em nada, a despeito de qualquer boa ideia que possa surgir. O pessimismo é baseado na experiência de trocentos outros tópicos iguais a este, com algumas boas ideias que valeriam a pena testar, mas que nunca ninguém levou a sério. Não haveria porque ser diferente com este.

renatocaster
Moderador
# set/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Delson

Poderia ter um sistema de votação para o esquecido "Prêmio FCC".

Eu sou um entusiasta dos prêmios no FCC, especialmente os de música. Aquele prêmio do "Top User" foi uma iniciativa do MauricioBahia, e foi numa época que o fórum tava mais movimentado.

Hoje, infelizmente, eu não vejo viabilidade de organizar um outro prêmio, pois não temos quórum suficiente.

Delson
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP
Até porque muitas pessoas não utilizam o pc ou notebook, e sim o celular. E navegar no fórum pelo navegador do celular é muito ruim

Pensei nisso também. A página mobile do FCC não dá suporte pra Login na home. Se quiser, tem que exibir a versão pra desktop. E o FCC estaria lá, com você. E quem sabe um dia esse app seria tão acessado quanto um WhatsApp da vida? (só que sem as mensagens de "bom dia grupo" e "isso a globo não mostra"

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ou deixa automático, como falou o Delson ou acaba com esse troço e coloca só "membro desde xxx" e/ou "xxx postagens" e pronto. Acho essa pecha de "novato" incômoda e desnecessária.

Eu deixa como funciona em outros foruns.
Quando voce entra voce é um "Membro FCC".
Após certo tempo, ou xx postagens, voce habilita a opcao de alterar esse titulo.
Alguns colocam...Tele-Holic...Dr Telecaster, Postador Do Inferno, e por ai vai....

Acho que podia ter versão do FCC pra tudo que é gadget, sistema, rede social e o escambau. Se o problema é esse... que se abram as portas para outras mídias e estilos. Poderia haver tópicos direto em vídeo com algum tipo de replicação dos comentários direto nos tópicos. Exemplo: o cara posta um vídeo no youtube com uma tag "FCC" e algum bot já pega aquele vídeo, cria o tópico aqui e replica os comentários.


E o que é facil de fazer tambem. Mas gera zona facilmente.Não haveria porque ser diferente com este.


Eu sou louco pra mudar isso. Mas somos um ventinho contra o Irma. Ah é tenso. E a maioria de nós so discute tambem.
Sou da ideia de que deveriamos fazer algo por nos mesmos, com nosso poder de postagem, e nao esperar ferramentas do céu.

Mudando nossa forma de comportar no forum, vamos conseguir um de dois coisas. Ou o banimento total de todo mundo, ou uma mudança boa pra nós.

Delson
Veterano
# set/17
· votar


Buja
voce tem a opcao de criar um topico com uma opcao de enquete em cima.

Isso mesmo.

Algo como um hangouts live online.
Um topico onde o povo entra pra participar do hangouts e solta a jam online mermo.


Exatamente. E depois o vídeo/áudio seria disponibilizado com o consentimento prévio dos participantes.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


JJJ

Sobre esta DISCUSSÃO:

Não vai dar em nada, a despeito de qualquer boa ideia que possa surgir. O pessimismo é baseado na experiência de trocentos outros tópicos iguais a este, com algumas boas ideias que valeriam a pena testar, mas que nunca ninguém levou a sério. Não haveria porque ser diferente com este.


Mas eu nem criei esse tópico com o intuito de ficar sugerindo mudanças e melhorias. Mas já imaginava que isso iria pipocar por aqui, porque é normal a galera ter essa ânsia por mudanças (na qual eu me incluo), pq o fórum é desse mesmo jeito há anos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


Sinceramente eu sou incapaz de analisar se o FCC está ou não em "...sua pior fase...".
Na verdade, isso não me importa muito, exceto se o fórum fechar. Não sou ligado em tecnologia apesar de estar "logado" sempre aqui e em outros fóruns, pois trabalho em frente a um computador todos os dias e acessar estas mídias faz parte dessa rotina.
Tudo no mundo tem ciclos, inclusive as pessoas, seus interesses e suas interações com a vida e não há muito o que fazer sobre isso.
Acho que o modelo de fórum de internet está em refluxo pelas razões que muitos citaram aqui.
Creio também que a atuação dos moderadores é correta. Antigamente havia muita coisa chata e desagradável por aqui que eu não gostaria que se repetisse. Talvez por eu ser uma pessoas mais velha e prime pela seriedade...
Não tenho opinião formada sobre o que possa, ou não, ser feito; sou ignorante nesses assuntos. A única coisa que quero é continuar contribuindo e aprendendo aqui...

Pleonasmo
Membro Novato
# set/17
· votar


Delson
SUGESTÃO:

Para (tentar) atender o imediatismo que, creio eu, é o motivo principal do "abandono" dos usuários daqui seria:

Desenvolver um aplicativo exclusivo do FCC para smartphones (Windows phone, iOS e Android) que dê suporte a notificações de citação, resposta de tópicos monitorados pelo usuário (mesmo que o cara não tenha postado nada, mas queira acompanhar, ele vai receber notificações).

As denominações "membro novato", "membro" e "veterano" seriam automáticas, cruzando dados de tempo de fórum x quantidade de respostas.

Poderia ter um sistema de votação para o esquecido "Prêmio FCC".

Um sistema de participação de jams ao vivo.

Esse aplicativo poderia até ter umas propagandas, pra se tornar atrativo pro desenvolvedor e pro CifraClub.

Já que o problema é (ou seria) respostas mais rápidas, continuaríamos a ser a maior comunidade de músicos do país, porém dentro do seu bolso, acessível a qualquer hora e de forma prática.

Enfim, é só uma ideia que, se for pra frente, precisa ser amadurecida.


Ótimas ideias, não sei se ajudaria muita coisa, mas ainda sim é interessante.
Eles já possuem app, o melhor que poderia ser feito é incrementa-lo com essas ideias para ver no que da. Basicamente o fórum seria resumido em uma categoria do aplicativo e ainda poderia aproveitar o cadastro da playstore do cidadão para postar direto sem ter que fazer um cadastro chato.

O mundo profissional dos sites segue a cultura do fastfood, tudo tem que ser rápido o fcc teria que se enquadrar nisto.
Vou falar de ecommerce para ilustrar:
Quem possui site, pode estudar o comportamento das pessoas desde o primeiro clique e a gente percebe que coisas simples, minimamente burocráticas, já fazem com que desistam de continuar.

O checkout(processo de compra) precisa ser transparente e exigir o minimo possível do usuário na hora de preencher campos, só o fato do lead ter que preencher um cadastro em outro site ou campos demais, desiste da compra ou cadastro no fórum.
Até as propagandas em vídeo precisam ser super curtas, os posts em redes sociais precisam ser curtos, se o texto for grande e aparecer o botão "mais..." ou "clique para ver mais...", muitos abandonam.

Por esses exemplos a gente já percebe o tal do imediatismo que o Delson comentou.

Falando sobre os classificados, é uma excelente ideia. O fórum, em formato de aplicativo, poderia utilizar os classificados como carro chefe, algo como o "enjoei" onde você monta sua loja para vender diversas coisas e eles ficam com uma porcentagem da sua venda.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


O Marc Snow sumiu do youtube também. Uma pena, gostava dos vídeos dele.

Já passou da hora do FCC ter uma versão mobile.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/17
· votar


Classificados, app, modernização, reforma, etc,etc ,etc studio sol ja pensou em tudo isso certamente. Se não rolou é porque não houve intere$$e justificável eu acho. Somos a banda do Titanic se vacilar.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
Felipe Stathopoulos

Sobre o Marc Snow, até onde eu sei que ele não é 100% músico o tempo todo. Se não me engano, ele exerce uma outra atividade profissional. E também sei que ele era outro inconformado com o cenário musical brasileiro, especialmente guitarra.

Por essas e outras, talvez seja mais um a desanimar, infelizmente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra