A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra

Autor Mensagem
MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig
Bora tomar uma gelada!

Aí sim!
A primeira rodada virtual é por minha conta! rs

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Del-Rei

Não tenho dúvidas de que o crescimento do Youtube e outras redes sociais contribuem pra caída de acesso ao FCC.

Sim. Além da galera que já frequentou aqui e hoje só estão participando nessas outras mídias, tem a galera mais nova que acho que nem chegam a pisar aqui, partem direto para essas plataformas.

FCC hoje se resume em meia dúzia de saudosistas postando, hehehehe.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Lelo Mig
Ninguém aqui no fórum dá 1 real de lucro para o Cifra...

Praticamente escutei isso pessoalmente do Tio Sam.
Aproveitemos enquanto ainda é tempo.

O forum ainda existe porque tem muitos "acessos" de fora, relativamente pouco consumo de banco e resources, e a arquitetura ainda da suporte a rodar no versão que o forum foi criado.

O dia que tiver que trocar a arquiteitura (De PHP4 pra PHP7 ou superior) e nao der mais suporte ao forum, sinto muito, mas já era.

Mas nao é pra se alarmar. Existem foruns gringos ai com arquitetura beeeeem mais antiga, da epoca dos primordios mesmo, e ta rodando.
Qualquer maquininha quad core com uns 8 de memoria e uma placa gigabit (servidores dell antigos) roda o forum numa boa, sem lag.

Fazer backup de 7 milhoes de posts nao é nada.
Um banco com uma tabela desse tamanho ai é microempresa. Qualquer MySQLzinho segura a onda top top top.
E pra um banco desse nem precisaria de MySQL. Qualquer mongoDb nao relacional já serve pra forum, e ainda fica rapidao.

Esse forum nao usa nenhum recurso atual que exija muita migração. É basicamente html, css e javascript. Nada demais.

Entao por questão de manter ele rodando, apesar de nao gerar renda, tambem nao custa quase nada, e ainda gera uma boa media de cliques.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
FCC hoje se resume em meia dúzia de saudosistas postando, hehehehe.


Meia duzia nada.


120.162 usuários cadastrados
Online agora: 17 | 13 membros e 4 visitantes


Eita coisa boa!!!!

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/17
· votar


Ismah

Entendo que você não podia ajudar, mas ninguém nunca usou ou testou o conhecia alguém que tinha para dar um opinião? Não tenho problemas nenhum em comprar pela net tb, compro sempre e não me arrependi, inclusive o Crow que você citou e apesar de somente 2w de potencia era muito bom, melhor que muito de marca. E sim o youtube ajudou pq tinha um review muito bem feito.
Essa foi apenas 1 das algumas outras perguntas que fiz e não tive resposta, mas de boa. Só estou justificando o porque das pessoas diminuírem o acesso aos fóruns. Muita gente tb só se interessa em responder quando é equipamento top, tipo fender, gibson, mesa boogie, mas tem usuarios como eu que estão me busca de guitarras e amplis mais baratos.

Iversonfr
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
Pois é. Se a intenção é permitir criar um novo tópico sobre um tema já debatido, então não faria nem muito sentido ter uma ferramenta de busca

Mas isso é o que fórum é. Procure em qualquer fórum externo por exemplo "squier vs fender mim", vai aparecer uma lista gigante de tópicos, e é assim mesmo ué. Se não puder repetir assunto, fecha o fórum e cria um index com os assuntos para pesquisa como uma enciclopédia. Se uma pessoa perguntou algo há 6 meses atrás, qual o problema de outra perguntar novamente? Responde e ajuda quem quer, e pelo menos não espanta o usuário. Fórum que não incentiva a criação de tópicos novos simplesmente porque em algum dia do passado alguém já falou isso, chega a ser cômico. A proposta é realmente ser uma enciclopédia e não um fórum. Porém nem isso daria com uma busca que nem dá pra selecionar datas. Abs!

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Iversonfr
Essa regra HOJE ao meu ver poderia ser mudada. Os tempos mudaram.

Mas em tempos atras, voce nao conseguia ter um topico na primeira pagina de algum tema interessante, por que tinha nego criando topico sem parar de "guitarra x vs y", guitarras iguais!

Ficava assim...
1 - "o que acham da condor rx10?" - criado por User1
2 - "condor rx-10 vs menphis strato..qual?" - criado por User2
3 - "quero uma menphis by tagima...o que indicam?" - criado por User3
4 - "guitarra phelpa é boa? Ou condor?" - criado por User4
.
.
.
Segunda pagina, topico 10
"Bibliografia sobre a história da música"



Complicado. Tinha que travar mesmo.
Hoje em dia, com 10-20 users online na média, isso nao faz mais sentido.

Pleonasmo
Membro Novato
# set/17
· votar


Não existe muito o que fazer com o fórum.
A questão de deixar os novatos criarem novos tópicos repetidos ou até os veteranos agirem de forma mais amigável, não são relevantes.

Alguns fatores externos:
- As redes sociais levaram muita gente que hoje cria um grupo no facebook bem rápido.
- Tem grupo de guitarra no whatsapp onde nada da certo, só rola bom dia e boa noite, mas mesmo assim levaram muita gente.
- Tem a queda da popularidade dos instrumentos no geral.

Problemas internos:
- O fórum tem uns anúncios meia boca que deve dar uns 50 centavos de lucro no final do mês.
- O fórum parou no tempo. Você precisa criar um cadastro aqui, daí recebe email, tem que esperar alguém aprovar. Isso é algo muito velho e já perde uma parcela do público, um "entre com o facebook" já resolveria parte disso.
- A "versão" mobile é meio inexistente.
- Precisaria de uma atuação forte nas redes sociais e o próprio fórum deveria ter um formato amigável aos dias de hoje e integrado o máximo possível com facebook da vida.

renatocaster
Moderador
# set/17
· votar


Iversonfr

Mas isso é o que fórum é. Procure em qualquer fórum externo por exemplo "squier vs fender mim", vai aparecer uma lista gigante de tópicos, e é assim mesmo ué.

OK. Vamos imaginar que a partir de agora está liberado criar tópicos do mesmo assunto à esmo. Acabou, tiramos a regra de que vc precisa usar a busca antes de postar no fórum. Provavelmente teríamos 10 tópicos na primeira página falando da mesma coisa, uma poluição absurda.

Posso estar sendo meio teimoso ou cabeça dura, mas eu não consigo conceber a ideia de como isso possa ser bom.

Responde e ajuda quem quer, e pelo menos não espanta o usuário.

Aí ninguém responde o primeiro tópico do carinha. Aí ele vai e cria outro pq aquele ninguém respondeu. Ninguém responde de novo. E fica nesse loop infinito. Não dá gente, tem que ter o mínimo senso de organização. Fica inviável uma situação dessas.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Na verdade o fórum perdeu bastante espaço pra outros formatos sim, principalmente YouTube, quando trata-se, por exemplo, de review e comparação de equipamentos, dúvidas sobre técnicas e teoria musical, regulagem de instrumento, etc... porque nesses exemplos um vídeo é muito mais eficiente e didático que um texto.
A questão é que as vezes a pessoa não consegue tirar suas próprias conclusões e recorre ao fórum para pedir opinião de outras pessoas.

Mas tem certas coisas que acho que o fórum ainda é uma boa plataforma, principalmente quando o tema é mais propenso a debates e discussões. Também é uma ótima plataforma para as jams.

Del-Rei
Veterano
# set/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


renatocaster
Iversonfr
Posso estar enganado... Mas creio que a questão das regras tenha uma contribuição pequena pra caída do fórum. São outros "problemas".

Eu chutaria que tem alguma relação com a diminuição, em geral, do interesse massificado da galera por instrumentos... Que gerou consequência negativas inclusive nas vendas, vide situação atual da Guitar Center.

Mas de qualquer forma, ao mesmo tempo que eu acho que polui ter 30 tópicos exatamente iguais, também acho bizarro ter que entrar num tópico "generalizado" de compra de guitarras, com milhares de posts, pra tirar uma dúvida específica.

Na boa, obrigar qualquer pessoa que esteja com dúvidas entre 2 ou 3 guitarras pra comprar, a entrar nesse tópico aqui, é bizarro.

Eu mesmo, acho que nunca entrei ou postei nada nele... E nem pretendo entrar. Mas se alguém tiver em dúvida sobre algum instrumento que eu tenha, e criar um tópico específico, eu entro e respondo.

Fechar um tópico porque tem outro igual, eu até entendo. Mas fechar um porque tem outro parecido, não concordo.

Mas, novamente... Não vejo isso como um ponto forte na queda do fórum.

Um aceno de longe!!!

Ramsay
Veterano
# set/17
· votar


Eu sugiro que se o usuário for novo, mesmo que a dúvida dele já tenha sido debatida antes, que o tópico dele só seja fechado após 24 horas.
Pq senão ele vai se sentir desprestigiado e pouco propenso a voltar ao fórum.
E de quebra ainda vai comentar nas redes sociais que se cadastrou, criou um tópico e ele foi fechado pouco depois. Com isso, colegas dele que poderiam ser potenciais novos usuários do Cifra Club não vão se interessar pelo fórum, que assim, aos poucos, vai sendo esvaziado.

Fernando de almeida
Veterano
# set/17 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


renatocaster
A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra
Tenho um teoria ...
O excesso de "USE A BUSCA" ... "ESSE ASSUNTO JÁ FOI ABORDADO EM OUTRO TÓPICO" ... "MAIS DO MESMO" ... "TEM VÁRIOS VÍDEOS NO YOUTUBE EXPLICANDO ISSO, BUSQUE LÁ" e outras frases que de algum tipo de teor no sentido de EXPULSÃO ou pelo menos de NÃO INCLUSÃO de antigos e novos usuários (digo no sentido de sempre RECEBER BEM a PESSOA, TRATAR BEM a cada dúvida/tópico/comentário), pode ter levado a essa baixa ...

Se eu sou um usuário do FCC que não tivesse tido um estudo relativamente sólido em música (mesmo não sendo expert) e, ao abrir um tópico me deparasse com frases do tipo citado acima ou ainda algum usuário mais experiente viesse com algum tipo de "tiração" excessiva ou maldosa (já vi isso em alguns tópicos) pelo fato do tipo de dúvida que eu tivesse, com certeza nunca mais voltaria a usar o fórum ...

Se o assunto e repetido, redirecione a pessoa, poste o link de onde o assunto está sendo tratado ou já foi tratado ... tudo numa boa ...

MMI
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

FCC hoje se resume em meia dúzia de saudosistas postando, hehehehe.

Caro Renatão... Somos parte desses saudosistas.

Concordo que as regras estão aí, sempre foram estas e nem precisa mudar. Isso aqui foi legal uma dia, andava rápido, reunia (ainda tem e vai continuar tendo!) muita informação. Só que a coisa vai enfraquecendo a cada dia.

Minha opinião é que não adianta liberar tópicos repetidos. Se a busca do fórum não favorece, uma busca no google sempre vai dar o FCC nos primeiros resultados. Não é isso...

O que marcou os bons tempos daqui, na minha opinião foi conteúdo. Me refiro a gente com conteúdo. Gente que tocava pra caramba mostrando seus sons, gente aprendendo e evoluindo participando das jams, debates de boas ideias, conhecedores de assuntos variados discutindo opiniões e versões. Sinceramente acho que 10 tópicos por dia perguntando qual a guitarra mais barata, qual a corda mais barata etc. não é conteúdo nem vai gerar conteúdo. Acho que o que falta não são tópicos novos repetidos, faltam pessoas com conteúdo interessante, bons debates, informações. Se é saudosismo, se hoje ainda tem o Bertola, faz falta o tempo que tinha meia dúzia de caras como ele para cada assunto e para tocar e mostrar sons, quem sabe até explicar os sons que fizeram.

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


Del-Rei
Mas creio que a questão das regras tenha uma contribuição pequena pra caída do fórum. São outros "problemas".
Penso nesse fator também ... Tempos novos, usuários novos, tecnologias novas, assuntos novos e regras antigas??? Talvez fosse caso de uma revisão ...

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


MMI
Somos parte desses saudosistas.
Infelizmente ... não vejo isso como positivo ...

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


Pleonasmo
- O fórum parou no tempo.
Talvez não em todos os detalhes, mas em muitos deles sim ...

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster
A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra
Tanto que - exatamente nesse momento (11/09/2017 - 17:38 - horário comercial) :
Online agora: 13 | 9 membros e 4 visitantes

Del-Rei
Veterano
# set/17
· votar


Só pra complementar minha ideia de que as coisas têm ciclos... Participo de outros fóruns, inclusive gringos, e tenho a mesma percepção por lá.

Ou seja, acho que são causas externas, que de alguma forma atingiram as plataformas do tipo 'fórum' de forma generalizada, logo, não acho que seja problema de regras ou perfil dos brasileiros.

Imagino que hoje seja difícil ter uma boa movimentação de usuários em locais cujo único propósito é um fórum de discussão.

Um aceno de longe!!!

Fernando de almeida
Veterano
# set/17
· votar


Del-Rei
locais cujo único propósito
Sim ... pode ser o fato de se ter proposta única ...

bruno_novatorj
Membro Novato
# set/17
· votar


Acho que depende um pouco do que a pessoa procura. Quando quero saber sobre um modelo de guitarra ou alguma troca de peças ou duvida de luthieria procuro aqui primeiro, mas quando quero saber sobre captadores o grupo criado no face para malagoli atende melhor que aqui. Tem muitas variáveis que estão impactando nos fóruns de um modo geral.

Del-Rei
Veterano
# set/17
· votar


Fernando de almeida
Sim ... pode ser o fato de se ter proposta única ...

Pois é. Há muita evolução e um fórum de discussão acaba ficando pra trás.

Na verdade, eu não sei se a queda do FCC é algo que incomode aos chefões, afinal, o FCC é um dos segmentos do Cifra Club, que tem diversas outras coisas, cifras, video-aulas, notícias, forme sua banda..... Que, aliás, não acompanho.

Um aceno de longe!!!

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
· votar


Por um lado, antes o FCC tinha um monte de gente que quase não agregava em nada e um monte de gente muito bacana. Por outro lado, hoje tem menos gente, mas praticamente todo mundo agrega MUITO.

boblau
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Posso estar sendo meio teimoso ou cabeça dura

O que percebo é que as dicas e sugestões não são bem vindas. Precisa estar dentro da casinha, senão a idéia não é boa.

Se não arriscar, vai definhando aos poucos.

Eu participava de um forum de náutica, muito legal, cheio de conteúdo e pessoas de conhecimento profundo na área.. Acabou, sumiu, virou pó. Qual foi a razão? Colocaram uma regrinha simples: para afastar os famosos Trolls começaram a exigir CPF no cadastro. Acabou com o fórum.

A simplicidade parece ser a alma disso aqui. Muita burocracia afasta a molecada.

Te dou razão numa coisa: tá bem ruim do jeito que está.

thiago stteffen
Veterano
# set/17
· votar


acabaramosnicks
Por um lado, antes o FCC tinha um monte de gente que quase não agregava em nada e um monte de gente muito bacana. Por outro lado, hoje tem menos gente, mas praticamente todo mundo agrega MUITO.


Aí você falou uma verdade. Pelo menos quando rola legal um topico, é só gente foda falando, aprendo pacas.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/17 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


não estou sendo ironico, na minha opinião as regras tem que mudar e a moderação precisa let it be, e deixar a galera voltar a fazer tópico malmsteen vs slash, como eu tiro o timbre do eric johson com a minha memphis mg 32 e meu meteoro nitro, essas coisas que dão movimento e topicos de 30 paginas.

não vejo problema nenhum em todo dia ter um topico diferente com o mesmo assunto, melhor que o fórum morrer.

pra evitar que o cara faça flood com a mesma duvida, limita pra criação de um tópico a cada 48h até virar membro. pronto.

Iversonfr
Veterano
# set/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


renatocaster
Provavelmente teríamos 10 tópicos na primeira página falando da mesma coisa, uma poluição absurda.

Isso seria provável há uns 5 anos atrás no mínimo. Não vejo problema em aparecer um tópico pedindo ajuda sobre X e Y e semana que vem aparecer outro sobre o mesmo X e Y. Aqui isso é rechaçado até se o tópico tiver 10 anos. Sou a favor de tentar concentrar informações em um tópico, porém o FCC é extremista, e ainda é incoerente com uma busca tão inútil. É melhor utilizar o Google pra achar coisa no FCC do que a própria busca daqui.

Aí ninguém responde o primeiro tópico do carinha. Aí ele vai e cria outro pq aquele ninguém respondeu. Ninguém responde de novo. E fica nesse loop infinito.

É aí que entra o bom senso dos moderadores, se tivermos 5 tópicos iguais na página principal, peça para o user usar um dos que já estão correndo, porém não vejo cabimento sair fechando tudo quanto é tópico simplesmente porque já tem um tópico de "2005" falando sobre isso. Se uma vez por mês ou por semana aparece um tópico novo sobre madeira da guitarra, ou sobre squier vs fender ou pedal XvsY, que legal! Quer dizer que tem gente que acha o fórum útil onde pode achar informação boa, fácil e rapidamente. Essa neura de fechar tudo e querer fazer isso virar uma enciclopédia é descabido na minha opinião. Não dá pra brigar contra o imediatismo, se vc complica e burocratiza o acesso do jeito que é feito, o caminho é um só. Como comentaram acima, antigamente aqui era o ponto de encontro, até porque praticamente só tínhamos o FCC, não é mais a realidade de hoje.

Sinceramente acho que fatores externos podem até afetar um pouco, porém vai dar F5 em fóruns como TDPRI ou The gear page e Guitar Emporium, bomba como sempre. Acho interessante ficar querendo achar razões externas, porém na minha opinião o maior problema daqui é justamente o FCC, e digo isso na esperança de que algum dia melhore, pois é o forum em português que mais gosto.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


renatocaster

Eu refleti MUITO sobre o que dizer ou não, mas acho que é honesto...
O FCC se tornou motivo de piada, por causa de usuários principalmente jovens, que enxeram o fórum de pergunta besta lá no começo.

Outro fator, foi uma política inclusiva, equipo X é bom? Tem tópicos a rodo de gente dizendo que sim, que o que importa é isso e aquilo... Todos nós sabemos que isso é balela, como também sabemos que não é a marca no headstock, mas se puser pra tomar pau, um equipo de marca tende a aguentar mais. Mesmo sendo uma linha básica.
Eu tenho que concordar que é meio complicado dizer para um iniciante que a guitarrinha que ele comprou é ruim, mas acontece... Da mesma forma que o contrário acontece, com gente dizendo que só a nata é o que presta.
Aqui entrou também a questão do políticamente correto, das briguinhas de X vs Y...

Honestamente, eu tenho me arriscado em várias coisas, e tenho tropeçado bastante em conceitos básicos. Por algum motivo, os que entendiam (ou davam a entender, ao menos) no máximo se limitavam a dizer que estava errado, ou zombar. Sem falar nos 400 que vieram dar pitaco, com base no que ACHA, mesmo quando estava apontando artigos respeitados internacionalmente, provando por A+B. Se não tem como contribuir, não faça o desserviço de falar bobagem.
Reter é hábito de brasileiro, dar opinião sem fundamentar, é coisa de FCC.

Eu só consigo lembrar de APENAS 3 que fugiram a regra, que são o LeandroP, o Bertola e o Carlos Adolphs. Talvez hajam outros, mas falando da parte técnica.

Esses dois fatores, espantaram muita gente. O fórum ficou estigmatizado como coisa de iniciante.

Pessoalmente, parei de propor esses tópicos, e não pretendo nem terminar os que comecei aqui. Eu sei qu'estou quando estou dando a cara a tapa, não posso reclamar, mas de verdade? Rir que eu não sei, e estou tropeçando num assunto básico, não soma nem pra mim e nem para os demais.

Fui muitas vezes melhor recebido falando desses assuntos, mesmo sendo um novato que ainda tem dificuldade com muita coisa básica, " falando " um tanto enrolado, lá na gringa do que aqui.

Eu fiquei absurdamente surpreso, em ter um feedback de vários usuários num fórum estrangeiro, sobre o MESMO assunto que propus aqui.
Dos que postaram, uma grande porção não entendiam nada do assunto, mas LERAM o artigo, tentaram racionalizar, testaram e deram seu feedback. Os que sabiam, apontaram os erros e explicaram como fazer da forma certa.
Eu honestamente acho o cúmulo, ter tópicos do tipo "qual isso / aquilo comprar"... Cara pluga a p***a do negócio, toca, tira tuas conclusões.
"Não tem loja / equipo X aqui na cidade", cara compra o que tiver então!
"On-line é mais barato" Isso é tiro no pé!
Equipo básico, é básico, comprar on-line só quando tiver absoluta certeza do equipamento, isso não é para amadores (força de expressão) e nem iniciantes...
Nego que tá aprendendo, qualquer coisa serve. Depois tem que começar a melhorar. Mas o cara quer melhorar com base no que viu na internet, quando podia ter ido ao show de fulano de tal, e ouvir um amp ao vivo... Tem muito cara barbado que só vai pra um show, encher o cu de trago, tá mais louco que nunca... Esse não é o caminho, sendo músico, prestar a atenção 15min no show...

Lê uma penca de artigo, vê entrevista do artista grande... Mas encara a realidade, que o que tem pra hoje é isso, e timbra o que tem, não fica tentando imitar o equipo que não tem...

Lembra que um dia tu me perguntou porque eu não indicava produtos? Então! Eu tomei essa decisão quando indiquei um produto para um cidadão iniciante, e ele me contou meses depois, que parou de tocar porque não tinha condiçõe$ para trazer de sampa o equipo que eu indiquei...
É o ápice da ignorância, pensar que só existe uma vaca malhada, mas realmente para quem não compreende, o violão da loja de departamentos, é apenas um violão, e não faz sentido comprar um Taylor de 12mil reais, sendo que existe o que custa 200.

Nessas horas a gente percebe como o brasileiro é ignorante, e repetidas vezes, leva pro pessoal.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Iversonfr
Não dá pra brigar contra o imediatismo, se vc complica e burocratiza o acesso do jeito que é feito, o caminho é um só.

Quem vem a fórum, DEVERIA saber que imediatismo é algo que não existe... E isso é ridículo... Se a pessoa tem mais de 10 anos, isso deveria estar na mente...

Essa neura de fechar tudo e querer fazer isso virar uma enciclopédia é descabido na minha opinião.

Desculpe, mas esse é o conceito dos fóruns. Quem não quer isso, realmente tem de procurar outra plataforma. Yahoo Respostas talvez.

renatocaster
Moderador
# set/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Iversonfr

Acho interessante ficar querendo achar razões externas

Querendo achar não, elas existem de fato. É que vc tá colocando um peso maior na política de uso do fórum como um fator majoritário para o esvaziamento do fórum. Entendo a sua opinião, apenas não concordo com ela.

Pode parecer que eu estou sendo tendencioso querendo defender o fórum com unhas e dentes pq sou moderador tbm, mas não estou sendo. Eu nem sou a favor de todas as regras do fórum, inclusive por mim algumas delas nem precisariam existir.

Vou dar um exemplo triste aqui. Acho que a grande maioria (pelo menos os mais antigos) conhece o Alan_Domingues. Tive o prazer de conhecê-lo e inclusive fiz aulas com ele por um breve período. Saíamos para almoçar com um outro amigo nosso em comum. Essa semana fui "surpreendido" com uma postagem dele no Facebook, anunciando que estava vendendo todos os seus equipamentos. Comunicou que estava desistindo da carreira musical, decidiu definitivamente parar de tocar.

Aí eu te pergunto: Ele parou de frequentar o FCC por causa das regras? Cadê o De Ros? Cadê Tomcykman, Arimoxinga, Marc Snow, Curly, Marisco, Bigtransa, Tia Rute, Carlos Adolphs, Overlappingcircles, ALF is back, brunoepronto, e tantos outros? Te garanto que todos esses caras não pararam de frequentar o fórum por causa das regras.

Outra confissão, teve até moderadores pedindo o boné recentemente. Três moderadores pediram "desligamento". Motivos diversos, nenhuma motivação especial em relação ao fórum. Nenhum descontentamento, nada. Resolveram se afastar das atividades por razões pessoais.

Enfim, sempre haverá os dois lados da moeda. Quando o fórum não tinha regras era uma zona, agora que tem regras, ele é burocrático. Essa bipolaridade sempre vai existir, não tem como agradar a todos. Tenho certeza que se amanhã abrirem a porteira, quem vai querer cair fora são os que apoiam o fechamento de tópicos de assuntos mais repetidos.

Mas no geral foi bem proveitoso ter criado esse tópico. Está sendo bacana trocar essa ideia com vcs, pontos de discordâncias, isso tudo é normal...o objetivo era esse mesmo. Eu não criei o tópico com a ideia de tentar encontrar soluções para "melhorar" o fórum, até pq eu nem tenho alçada pra isso.

Eu ainda gosto de estar aqui, considerando todos os prós e contras. E não tenho vergonha nenhuma de admitir que se um dia acabar, eu sentirei falta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A pior fase de todos os tempos no fórum de guitarra