Guitarras headless são uma classe à parte?

    Autor Mensagem
    Numo
    Membro Novato
    # ago/17


    Eu sou fascinado por guitarras headless como a Vader da Kiesel ou as Strandberg. No caso dessas duas, podemos dizer que são strato headless ou elas ja fazem parte de uma classe diferente por causa do shape e tals?

    Lembrando que as duas são headless, mas tem shapes bem diferentes uma da outra :)

    Vlw o/

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Numo
    A única diferença delas para as outras é a disposição dos mecanismos de afinação e, em alguns casos, materiais de construção.
    Nada mais.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Acho que não entendi muito bem a pergunta... Quem "classifica" alguma coisa é o ser humano.

    Você pode criar uma classificação, digamos, por construção do corpo, sólido, acústico, semi-acústico, por exemplo. Nesse caso, Stratocasters e Les Pauls estariam na mesma "classe" (sólido, relevando eventuais "câmaras" nas Lespas).

    Já se você classificar por tipo de captação, Stratos (standard) estarão na classe dos single-coils e Lespas (também standard) estarão na classe de humbuckers.

    A mesma ideia vale para uma suposta classificação baseada em headstock... Com ou sem... Nesse caso (e só consigo achar este), as "headless" estariam em outra "classe".

    Agora, em todos os casos, é tudo guitarra...

    Ou você quis dizer uma outra coisa, que eu não entendi?

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Numo
    No caso dessas duas, podemos dizer que são strato headless

    NAOOOO...NUNCA.....JAMAISSSS....NOT


    .\ /.
    ----

    Strato é algo sublime, singular, com cortorno divinos, feitos de 3 singles, 2 tones, 1 volume, uma ponte tremolo com alavanca (nunca floyd), e uma headstock engenhosamente desenhado para a eternidade.

    Aquilo nem tem headstock....bahhhh....




    ps: bricandeira mano rsrs

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu acho lindo esse design aqui...

    http://www.johnanthonyguitars.com/minitour-lite-plan-feature.html

    HotLicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Numo
    "elas ja fazem parte de uma classe diferente por causa do shape e tals?"

    Não, não seria uma classe mas, sim, uma subespécie, tipo 2:

    Reino: Instrumentos Musicais
    Filo: Instrumentos de Cordas
    Classe: Guitarra, Contra-baixo, etc...
    Ordem: Elétrico ou Acúsitco
    Família: Sólido ou Semi-Acústica
    Gênero (quanto ao modelo): LP, ES-335, SG, etc
    Espécie (quanto ao nº de cordas): 6, 7, 8, 12
    Subespécie 1 (quanto à captação): HH, SSS, HSH, etc...
    Subespécie 2 (quanto ao headstock): 3x3, 6 in line, headless, etc.

    Só pra descontrair!!!

    HL

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Uma vez, lá no distante early 90´s, eu toquei numa Steinberger "caixinha de fósforos" dum camarada que tinha acabado de voltar dusistêiti. Corpo de carbono, ou sei lá o que era aquilo.

    Me lembro que achei do caralho a guita, na época.

    Sou louco pra comprar uma, hoje, e ver qualéquié. Pra mim seria uma ótima, por causa de espaço.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    "Me lembro que achei do caralho a guita, na época."

    Cara, estas Steinbergers dos anos 90, por conta do design Oitentista e "new wave", ficaram muito datadas, por isso, acabaram caindo no esquecimento.

    Mas elas são excelentes instrumentos, e na época, entre as guitarras de sua faixa de preço, elas eram bem acima da média.

    Uma ergonomia deliciosa, muito leves, tocabilidade ótima e um timbre bem bonito e muito vivo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Genesis que o diga!

    https://www.youtube.com/watch?v=3AtL_Ko2KNQ


    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    As Steibergers eram de fibra de carbono, corpo e braço.
    O grande Geddy Lee usou um baixo dessa marca na "Grace Under Pressure Tour". Paulo Ricardo do RPM também tinha um.
    Tinham captadores EMG ativos.
    Havia umas cópias da Hohner que eram de madeira (maple) e tinham captadores passivos.
    Toquei com ambos, mas me senti estranho... Acho que foi falta de costume...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Ismah

    Nessa época eles estavam muito interessados nas "novidades digitais" (olha os tambores do Phil Collins...). Tem um monte de batera eletrônica nos álbuns e tal. As músicas são boas, mas falta muito de "humano" nas de estúdio, pelos meus ouvidos de hoje (as versões ao vivo ficam bem melhores).

    -----------

    Essas guitarras e baixos eu acho meio esquisitos no corpo das pessoas... parecem "pequenos" demais. Acho que só se justifica quando queremos uma "travel guitar" ou algo assim, portátil. Fora isso, não vejo como substituir um shape clássico por essas "coisinhas"...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17
    · votar


    JJJ

    "eu acho meio esquisitos no corpo das pessoas..."

    Como já disse anteriormente, nessa época foi meu período mais ativo como músico, tocava de segunda à segunda e minha banda estava no mesmo circuíto que várias bandas que vieram a estourar...

    Fui avistado, neste período, várias vezes, com uma Steinberg, vermelhinha...kkkk. Ela era ótima, uma delícia, mas em termos estéticos sempre achei meio esquisitinha...rs.

    Quase a comprei, mas algumas coisas mudaram e eu não fiquei come ela... Me arrependo, aqui no meu quarto (sem ninguém prá olhar....kkkk) ela seria uma ótima companhia hoje!

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Lelo Mig

    É aquela coisa: como santo de casa num faz milagre, na época a gente num dá muito valor pra coisas que depois acabamos por concluir que eram boas pra caramba.

    Quando eu era adolescente meu pai tinha uma guitarra semi-acústica inglesa (não lembro a marca), que era a coisa mais linda que já vi: azul metálico, com ponte bigsby, etc. Uma ótima guitarra, com aquela sonoridade acústica 60´s (meu pai mandava Beatles, Stones, etc.).

    Na época eu e meu irmão estávamos começando a tocar, e tanto enchemos meu pai que ele (que estava parando de tocar) acabou vendendo a guitarra (que chamávamos de "velharia") para comprar uma porcaria duma Giannini Strato e um amplificador Oliver pro meu irmão tocar Iron Maiden.

    Pra piorar meu pai tinha um Tremendão que ele acabou "dando embora" pra alguém...

    Se arrependimento matasse...

    JJJ
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Lelo Mig
    aqui no meu quarto (sem ninguém prá olhar...

    Tá sem guitarra?!?!?!

    Felipe Stathopoulos
    para comprar uma porcaria duma Giannini Strato e um amplificador Oliver pro meu irmão tocar Iron Maiden.

    Que negoção, hein??? sqn... kkkkk

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17
    · votar


    JJJ

    Não...tô com a Fender Strato......mas ela não é ciumenta....aceitaria um menage com uma Steinberg numa nice! \o/

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    JJJ
    Mas ali é ao vivo! :/

    O Collins usa um set SDS 7, se meu cérebro de baterista está certo...

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    é da classe dos amputados...

    Muito estranho guitarra maneta.

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    entamoeba
    Muito estranho guitarra maneta.



    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...............................kkk

    -Saved
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: -Saved
    · votar


    Edit

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Há muito tempo atrás eu fui a um show do saxofonista Leo Gandelman e o guitarrista era o Torquato Mariano e ele utilizou uma Steinberg Headless e o som que ele tirou da guitarra foi simplesmente animal...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras headless são uma classe à parte?