Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Por que as guitarras estão mais caras hoje em dia?

      Autor Mensagem
      John Henrique
      Veterano
      # 19/ago/17 01:28


      Minha dúvida é essa, pois notei que de uns 8 anos pra cá, o preço das guitarras subiu muito!
      Tipo, em 2009 uma das guitarras que eu sonhava em ter não passava dos 800 reais, hoje a mesma guitarra não sai por menos de 1.300 reais.
      E também tinham as mais tops que eram 1.300, e hoje não saem por menos de 2.000.

      O que será que mudou? São os impostos brasileiros que subiram demais? O dólar que está muito alto?

      O que vocês acham?

      Ramsay
      Veterano
      # 19/ago/17 01:33
      · votar


      John Henrique
      Os impostos continuam os mesmos e o que subiu mesmo foi o dólar, e além disso, a ganância dos vendedores locais que não para de crescer e que fatalmente irá levá-los a falência.

      makumbator
      Veterano
      # 19/ago/17 03:47
      · votar


      Além da já citada cotação do dólar, tem também uma coisa chamada inflação.

      John Henrique
      Veterano
      # 19/ago/17 04:06
      · votar


      É mesmo, tem a inflação também.

      harlero rock
      Membro Novato
      # 19/ago/17 08:06
      · votar


      preço sobe quando há vendas! povo ta comprando e muito e negociando os usados sem depreciação e a inflação é o próprio mercado de músicos e de usados que ta causando. acho que o dólar é só lenha na fogueira. o mercado apenas se auto regulou.

      produtos novos à venda, logo farão parte do mercado de usados, há o ciclo, compra novo, testa, vende ou troca, negocia como semi-novo pelo mesmo preço ou mais caro, porque ja vem aí o lançamento seguinte.

      Filippo14
      Veterano
      # 19/ago/17 08:33
      · votar


      O IPCA, um dos índicadores da inflação, acumulado de 2009 até hoje é de 67,40%, ou seja, se algo custava 800 reais no dia 31/12/2008, em média ele custará esse percentual a mais hoje. Essa conta resultará em 1339,17 reais pelo mesmo produto, portanto não tem ganância nem nada, a guitarra está puramente seguindo o crescimento da inflação, e nesse caso o lojista ainda aumentou menos do que deveria.

      Um dos maiores "culpados" pela inflação são os aumentos de salários, que elevam os custos e acabam refletindo no preço dos produtos, então de certa forma você não perdeu poder de compra se seu salário cresceu nos mesmos patamares desde aquela época, não importando o valor nominal do produto, e sim quantas coisas você consegue comprar.

      Ismah
      Veterano
      # 19/ago/17 10:12
      · votar


      Sei lá pessoas, mas tenho a impressão de que ela está mais barata, proporcionalmente a época...

      Se for considerar os preços da década de 50, onde um ingresso para show do Elvis, custava 2USD uma guitarra Stratocaster saía por 170 Libras... Não sei se é confiável a cotação, mas parece ser 3:1... 205 vezes o preço de um ingresso de artista famoso, por uma guitarra bicho!

      http://www.miketodd.net/encyc/dollhist-graph.htm

      diogosabh
      Membro Novato
      # 19/ago/17 10:38
      · votar


      Povo resumiu bem. Alta do dolar, inflação e ganância. A necessidade do brasikeiro em passar os outroa pra tras. Outro dia eu estava atras de uma pedaleirazinha pra brincar no quartosem precisar ficar mexendo nos pedais toda hora. algo barato. Fui ver a zoom g1xon. Mercado livre nova: 450. Usada na olx em bh: 450. Argumentei com o vendedor q estava o mesmo preço de uma nova. A resposta: então compra deles. Ou seja, a pessoa esta mal intencionada esperando um desavisado passar. No final das contas tenho um amigo indo pra espanha e me trará uma. Preço? 320. Quem perde com isso? Todo mundo. O fato é que olojista prefere vender pra um trouxa algo pelo dobro do preço do que vender pelo preço normalpara duas pessoas. Menos trabalho. Impostos altos? Sim. Mas nem de longe explicam o preço q pagamos em produtos novos. E o fato de gente estar querendo vender o usado pelo mesmo tanto e as vezes ate por um preçomais alto daquele que comprou é nojento tb.

      Drinho
      Veterano
      # 19/ago/17 12:30 · Editado por: Drinho
      · votar


      John Henrique

      Inflação meu jovem!

      O governo estupra todo mundo, gasta mais do que ganha, além de cometer mal comportamento em outras esferas éticas e gerenciais, o capital estrangeiro fica com medo e vai embora (mesmo que as expectativas atuais sejam melhores que as do ano passado por exemplo)

      Qualquer coisa importada fica mais cara e isto impacta no aumento de preços aqui dentro uma vez que quase qualquer produto tem elementos importados

      Por outro lado em bons momentos economicos (ou supostos bons momentos) existe uma liberação desenfreada de crédito por inumeras vias, o poder de compra do sujeito aumenta e por escassez de oferta os preços aumentam.....

      E tem a parte educacional, brasileiro adora um carnê e se eu fosse o dono da loja eu tambem meteria a faca em todo mundo porque sei que os tontos vão achar que a parcela cabe no bolso....

      e tem mais um milhao de motivos.....

      Resumindo o Brasil definitivamente não presta se você gosta de consumir, não adianta reclamar, se quer consumir com qualidade pagando justo vá para outro lugar....

      Agora, se você não faz questão de consumir o Brasil é um país bem legal até, se você tiver a sorte de não ser assassinado por aí....

      Lelo Mig
      Membro
      # 19/ago/17 13:31
      · votar


      Esqueçam a matemática... ela não explica isso. Esqueçam tudo que aprenderam na escola, em papo de economista e financeira.

      Concentrem-se numa coisa apenas: matemática financeira não é "exata" como as demais......as suas variáveis, seus Xs e Ys, são o interesse de alguém.

      Estamos à caminho de ter o primeiro trilionário do planeta, nos próximos 5 anos. As 80 famílias mais ricas do planeta detém 50% de todo o dinheiro do mundo.

      Ou seja, para que este estado de coisas continue estável, crianças na Africa devem morrer de fome e você ser um assalariado fudido, cujo o salário é uma "média salarial de mercado" que alguém, que não é você, decidiu.

      Ahhh, e prá que você não dê trabalho como "revoltadinho", eles te fazem acreditar que se você se esforçar muitoooooooooo, você tem uma chance de sair do time dos "perdedores".

      SGExtreme
      Membro Novato
      Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
      O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

      19/ago/17 14:10

      [/b] Lelo Mig [b]
      Eu sinto muito pelas crianças da africa que passam fome por culpa de um estado ineficaz assim como tantos outros, inclusive o que vc deve achar que é a solução pra vir com esse discursinho de merda... Mas alguem como vc que tem 55 anos e é um jumento assim seria otimo que passasse mesmo, o mundo não precisa de tanta burrice. Da as soluções ai pra gente de coisas desse tipo, que ai vc ja deixa bem explicado pro autor do post porque o preço das guitarras sobem AUSHSAUSAHUSAHAUSHSAUHSA

      [/b]John Henrique[b]
      Quer que as guitarras fiquem com os preços cada vez menores, ou o mesmo com o passar do tempo? Não deixe o estado cuidando de nada, simples assim <3

      Lelo Mig
      Membro
      # 19/ago/17 15:46
      · votar


      SGExtreme

      "Não deixe o estado cuidando de nada, simples assim..."

      Interessante alguém que ataca minha colocação de forma tão selvagem e incisiva, não que isso seja um problema, se contradizer logo abaixo.

      Ou você acha que o "estado de coisas" que eu descrevo não é por ação do "Estado" a que você se refere? Ou seria ingenuidade?

      O problema da maioria dos "sabichões", além da prepotência e arrogância é a preguiça disfarçada com "pseudo informação".

      Abraço!

      SGExtreme
      Membro Novato
      # 19/ago/17 15:52
      · votar


      Ou seja, para que este estado de coisas continue estável, crianças na Africa devem morrer de fome e você ser um assalariado fudido, cujo o salário é uma "média salarial de mercado" que alguém, que não é você, decidiu.

      Esse é bem o tipo de coisa que as pessoas que fizeram o mundo ficar assim falam :) Certeza que vc acha que o problema é o "capital". Quer resolver esses problemas taxando grandes fortunas, coisas do tipo.

      Só isso a dizer. ADEUS!

      Fábio Santiago
      Veterano
      # 19/ago/17 15:59
      · votar


      Lembro de 2008 da crise mundial, com o dólar baixo as guitarras ficaram bem baratas, não só guitarra mas tudo que era importado, só que na mesma época perdi o emprego e não pude usufruir, quando melhorei minha situação financeira o dólar já estava alto de novo

      Lelo Mig
      Membro
      # 19/ago/17 17:18 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      SGExtreme

      "Certeza que vc acha que o problema é o "capital". Quer resolver esses problemas taxando grandes fortunas, coisas do tipo."

      Desarme-se amigo... seja menos radical e violento. Não tenha certeza de nada, você não me conhece, não é meu funcionário, muito menos meu amigo... você nem sabe se eu sou pobre ou rico. Não tire conclusões feito um adolescente sedento... cuidado.

      Entenda uma coisa, apenas como exemplo: "A mola propulsora que elegeu Lulla é a mesma que vai eleger Bolsonaro... a preguiça. Não há diferenças entre estes dois candidatos... a diferença "ideológica" não serve prá nada!

      Não existe capital ou social, esquerda ou direita... só existe massa de manobra, ignorância e os que lucram com ela.

      Já devíamos ter superado este discurso há tempos.......tanto o da esquerda cafona, quanto o da direita falso moralista.

      Navegue outras águas...

      Drinho
      Veterano
      # 19/ago/17 17:55
      · votar


      Fábio Santiago
      E tem outra coisa também, como eu havia falado o cenário brasileiro não é favorável ao consumo de praticamente nada, até o pão de padaria anda caro.....

      A maioria dos seres humanos gostam de consumir, eu sou um deles, não tenho vergonha disso e defendo a teoria do Não tem café de graça..... trabalhei na area de compras e hoje trabalho no mercado financeiro (tem muita coisa em comum, 1 dinheiro e 2 algo a ser negociado)......

      Trabalhar no mercado financeiro não te torna economista (estou longe de ser um), mas te passa a fazer enxergar em real time a reação de grandes investidores a certos eventos macroeconomicos, nosso amigo Lelo Mig colocou um ponto bastante importante que é "O grande volume de dinheiro está na mão de pouca gente", e isto é verdade mas isso não é definitivo para o problema da hiperinflação historica no brasil me arrisco a dizer que os agentes nem estão olhando para isso, a inflação é gerada por uma infinidade de fatores, dentro do mercado eu estou envolvido com a parte de câmbio que está diretamente ligada as reunioes do copom, taxa de juros, superavit, credibilidade do governo, inflação e balança comercial, acreditem não é uma coisa só, está longe de ser, equipes de grandes bancos fazem um trabalho monstruoso para projetar inflação 12 meses a frente, não somos nós que temos preparo técnico para dar palpite acreditem....

      Esta discussão é contraproducente para nós....

      Além dos problemas do brasil existe um outro problema educacional que esqueci de falar.....

      Se o mercado brasileiro entender que alguma coisa tem "valor" pode esperar que ai vão esfaquear com vontade mesmo, independentes dos elementos que formam o preço justo......

      Isso também algo cultural aqui no brasil....

      É muito dificil comprar uma Ferrari morando nos estados unidos....No brasil beira o impossível.....

      é mais ou menos isso....

      Ismah
      Veterano
      # 19/ago/17 18:33
      · votar


      Antes de querer dar pitacos, é bom entender como a coisa toda funciona... Eu aprendi uma coisa recentemente, que talvez eu já soubesse, mas não havia conseguido sintetizar numa frase:

      Para alguém ganhar, alguém tem que perder!

      Não se ganha dinheiro, apenas se recebe dinheiro. E ele não para, e sim circula! Raramente parará dinheiro na nossa mão, ou na mão de qualquer outro, cedo ou tarde ele é trocado por outra coisa...

      Um mundo idealizado, seria onde só vendemos, e lucramos com isso... Quando isso é algo inviável, já que é preciso de compradores, ávidos por pagar mais caro algo que eles mesmos não são capazes de realizar.
      Até uma embalagem de shampoo tem uma série de ciências em cima, do design da forma e das cores, até a resistência mecânica para que seja leve, barata e resistente.

      Não é difícil nesse mundo, pois está tudo muito específico e detalhado... O ser humano está no seu limite, e precisa repartir as tarefas... Se conversar entre as ciências...
      Mas tem que correr atrás, as coisas básicas vão ficando cada vez mais básicas. Já não basta apenas saber fazer barba cabelo e bigode, tem que fazer barba, cabelo, bigode, massagem, e limpeza de pele...
      Não é questão de esforço que os demais não querem fazer, que vai te tirar do time dos perdedores... Longe disso!
      É questão de que o estudo é cada dia mais apurado, e nós como brasileiros estamos cada dia mais atrás e dependentes dos demais...
      É tudo que os demais países possam querer, pois garante mais tempo do sistema atual beneficiando a boa vida deles...

      A situação está num quadro caótico... Ninguém pode começar uma empresa aqui, porque o estado vem com os dois pés no peito com impostos... Comprar do mercado externo beira o inviável, porque temos altos impostos para favorecer o mercado interno... Isso lembra um país da américa central, não?

      SGExtreme
      Membro Novato
      # 19/ago/17 20:58 · Editado por: SGExtreme
      · votar


      Agora foi discurso de isentão... Enfim

      Ismah

      http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1751

      Eu não vou dizer que o mundo tem como ser maravilhoso, sem desigualdade nenhuma, só que ela poderia ser bem menor, se ta assim tão preocupante só é culpa de uma instituição.. Sem esses imbecis comandando o rabo de todo mundo sem necessidade nenhuma as coisas seriam beeeeeem mais faceis

      Alias... Eu idealizo que seria melhor sem mas eu admito que se a facada fosse bem menor eu não veria tanto problema. O que me deixa puto é o estado desse tamanho que ta agora. É FODA

      Ismah
      Veterano
      # 20/ago/17 04:37
      · votar


      O problema não é o estado, quando o povo é desonesto... Vale pensar!

      SteveRayMorse
      Veterano
      # 20/ago/17 07:42 · Editado por: SteveRayMorse
      · votar


      amigo, o que é que não está mais caro hoje em dia? Antes fosse só guitarra. Sou de uma época que Gol topo de linha custava 20mil conto.

      ejames
      Membro Novato
      # 20/ago/17 18:27 · Editado por: ejames
      · votar


      SteveRayMorse
      Sou de uma época que Gol topo de linha custava 20mil conto.

      ... e o salário mínimo era de cento e poucos reais.

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 20/ago/17 18:43
      · votar


      Lelo Mig
      A fome na africa é culpa da própria politica de la, o fato de haver ricos não implica que se criou pobres. A riqueza não é constante para só haver ricos porque se tirou de pobres, mas é variável. quanto mais riqueza for produzida, melhor é o bem estar social. Recomendo as 6 lições do Mises, livrinho que gostei muito de ler, ainda estou estudando.

      SGExtreme
      abaixa sua bola, acabou de chegar e já sai xingando todo mundo. Vai ser mal criado assim com seu pai e sua mãe que não te deu educação.

      Prick
      Membro Novato
      # 20/ago/17 19:10
      · votar


      O maior motivo é a alta do Dólar, a maioria das guitarras do mercado são importadas, ou dependem de partes importadas. O imposto não mudou de alguns anos para cá. Já a ganancia dos comerciantes é sempre a mesma, se puder aumentar os lucros ele vão fazer isso. Como as vendas devem estar em baixa, creio que eles não margem para subir nada. Agora, a variação do Dólar não tem como não ser repassada.

      Iversonfr
      Veterano
      # 20/ago/17 19:31
      · votar


      Tem uns tópicos que é engraçado ver o caminho que tomam, a galera vai longe no assunto. Esse aqui foi até pra África rsrs

      Quanto ao tópico, acho que o maior vilão é o dólar mesmo. Dólar de 2010 devia estar uns R$1,70, esses tempos atrás bateu R$4,00 e agora ta ficando em torno de R$3,20. O preço das coisas dobrou só pela variação cambial, fora tudo que mencionaram.

      https://economia.uol.com.br/cotacoes/ultimas-noticias/2010/12/30/dolar -acumula-queda-de-442-em-2010-valendo-r-1666.jhtm

      Lelo Mig
      Membro
      # 20/ago/17 22:28 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      Luiz_RibeiroSP

      "A fome na africa é culpa da própria politica de la..."

      Ok, os séculos de assassinatos, devastação e pilhagem promovidas pelos Europeus àquele Continente a gente esquece? E ahh!! os Europeus não enriqueceram roubando e pilhando, foi com "trabalho duro".

      A "política de lá" é herança dada por quem?

      Sinceramente... não sei em que planeta vocês vivem... se preocupam-se com a realidade e olham além de seus umbigos ou se acreditam no que querem acreditar.

      O fato de nós não termos roubado e escravizado outros não faz com que isso não tenha ocorrido que pessoas usufruam até hoje de bens adquiridos nesse período (que em alguns lugares, incluindo o Brasil, perdura até hoje, porque a escravidão não acabou).

      SteveRayMorse
      Veterano
      # 20/ago/17 22:30
      · votar


      ejames

      ... e o salário mínimo era de cento e poucos reais.

      Te garanto que proporcionalmente estamos no prejuízo.

      Quanto a guitarra específicamente. Não sei se o dólar é exatamente um fator. Tenho uma Squier Classic Vibe e um H&K tubemeister 18 isso já faz alguns anos, quando o dólar estava na casa dos 2 pila ou até menos. E o valor da guitarra aqui no Brasil é praticamente o mesmo de quando comprei a minha. O amp também mas como ele não tem importação oficial é difícil opinar. Ou seja, já tinham uma margem de lucro muito grande antes. No máximo, tentaram manter isso.

      Lelo Mig
      Membro
      # 20/ago/17 22:36 · Editado por: Lelo Mig
      · votar


      Iversonfr

      Na verdade quem desvirtuou o tópico foi eu. Apenas porque quis opinar em relação a economia, que muitos vêem como matemática e eu vejo como "um cálculo de interesses".

      A prova que economia não é "matemática exata" é que, ao longo das décadas, economistas erraram mais previsões que a mãe Dinah.

      Mas... voltemos ao tópico...rs

      Mauricio Luiz Bertola
      Veterano
      # 20/ago/17 22:39
      · votar


      Luiz_RibeiroSP
      A fome na africa é culpa da própria politica de la,
      Mas não é MESMO!

      ejames
      Membro Novato
      # 20/ago/17 22:56 · Editado por: ejames
      · votar


      SteveRayMorse
      Te garanto que proporcionalmente estamos no prejuízo.
      Nunca estivemos no lucro. Nossa indústria automotiva sempre foi fraca, desatualizada, com projetos porcos, inseguros e ultrapassados. Hoje em dia, ao menos existem alguns poucos modelos alinhados com o mercado exterior e os padrões de segurança vem crescendo, ainda que lentamente.

      Porém, carro nunca foi barato no Brasil. Essa matéria de 2014 mostra bem isso - o seu Gol de 20 mil seria o equivalente a 90 mil (lembrando que hoje esses preços seriam maiores ainda, por volta de 100 mil)
      https://www.flatout.com.br/quanto-custavam-os-carros-de-ontem-em-dinhe iro-de-hoje/

      SteveRayMorse
      Veterano
      # 21/ago/17 00:23
      · votar


      ejames

      2014? Acho que sou um pouco mais velho que isso rsrsrsrs.

      Dei o Gol como exemplo, mas pode aplicar em qualquer outra coisa. Comida, serviços e etc. Tudo está mais caro. É uma bola de neve. Guitarra é só mais um.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que as guitarras estão mais caras hoje em dia?

      303.275 tópicos 7.848.552 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital