As diferenças que notei em Guitarras de mogno

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/17


    Muito se fala sobre mogno, mas são tantas variantes que tem muita informação no ar, nesses anos tive a oportunidade de testar algumas e vou compartilhar minha opinião sobre algumas.

    Primeiramente opinião pessoal minha, não sou profissional no assunto, sou apenas musico e curioso.

    Tive a oportunidade de ter Uma Gibson Les Paul Studio 96, e outras 2 studio uma de 2008 e outra 2013.
    A melhor era a Les paul 95, pesava cerca de 3,5kg alivio de corpo com 9 buracos, o timbre era ótimo, as outras 2 eram boas também, mas como pesavam menos que uma strato, acabava por não botar fé nas guitarras, minha Jackson jdr pesava mais que as Gibson Les paul de Câmaras

    Câmaras são boas aliviam o peso e a coluna agradece, mas ainda preferia a Gibson mais antiga, todas soavam diferentes entre si, uma tinha top de maple e a outra não, era um top de mogno, a e top de mogno eu não curtia o som, soava fechada de mais pro meu gosto, a que tinha top de maple parecia ter o timbre mais equilibrado entre as frequências.

    Na mesma época consegui uma flying v 2002 da Gibson, timbre muito bom, mas não tão bom quanto a Les paul top de maple, o maple realmente faz falta no som, lembrava uma sg só que com menos graves. Tive também uma Sg Tribute.

    Depois uma explorer Antiga de 95, muito boa, foi uma das guitarras mais pesadas que já peguei, o corpo tinha 40mm de espessura mais pesava uns 4kg, timbre forte médio grave, ainda sentia falta do maple pra clarear o timbre.

    Então um dia me bateu a curiosidade de testar lado a lado o timbre do mogno da Gibson explorer USA 95 pesadona vs uma guitarra de mogno asiático (nato)