Músicas que trarão de volta a fé no Drop D

    Autor Mensagem
    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17


    Estava com vontade tocar algo mais pesado, mas não queria afinar em Drop C#, C, B... etc.
    Aí estava pensando em músicas em Drop D (ou D aberto...) que tivessem um pouco de peso e pensei em compartilhar (muito embora tenho certeza que a maioria dos guitarristas conheçam).

    1. Laid to Rest, Lamb of God.
    Bem pesada com um riff aparentemente complicado, cheia de harmônicos artificiais, blá, blá, blá...

    https://www.youtube.com/watch?v=HL9kaJZw8iw

    2. Love Spreads, Stone Roses.
    Não é metal ou algo mais pesado, mas mesmo assim lembra um bocado Zeppelin. A guitarra na música foi afinada em D aberto.

    https://www.youtube.com/watch?v=ct-qa6SjRZo

    3. Rainbow, Emigrate.
    Banda do guitarrista solo do Rammstein, Richard Kruspe. Acho bem legal o timbre.

    https://www.youtube.com/watch?v=tK_FRWkx97w

    4. Silverchair, Frogstomp. (Quase todo o disco)
    As músicas que tem um riff legal são "Pure Massacre", "Israel's Son" e "Faultline". Tem peso...

    https://www.youtube.com/watch?v=inzpH_xFeOE

    5. Red Fang, Crows in Swine.
    Esse som é realmente pesado. Não é difícil de tocar, mas é bem sujo...

    https://www.youtube.com/watch?v=yo-QhoCdDEc

    6. Fat Bottomed Girls, Queen.
    Não preciso falar muito...

    https://www.youtube.com/watch?v=VMnjF1O4eH0

    7. Avenged Sevenfold, The Stage
    Sei que essa é a banda que ou se gosta, ou odeia. Embora não goste muito do visual, esse som deles parece (ao meu ver, claro) de "gente grande". Começa com um tapping bem legal.

    https://www.youtube.com/watch?v=fBYVlFXsEME


    Bem, sei que essa lista é muito subjetiva e que deixei algumas músicas de lado, mas porque já são conhecidas como "Walk" do Pantera, "Slither" do Velvet Revolver, "Kashmir" do Zeppelin e algumas outras.

    Enfim, é issaê!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Minha guitarra fica quase o tempo todo afinada em drop D. Sempre que vou tocar, é bem comum sair pra aquecer a riders of the damned, do black label society. Antes do refrão as válvulas já estão derretendo a solda da PCB do amp kkkkk rock n roll puro
    Gostei que a primeira da lista é da minha banda favorita, eu toco um punhado grande de músicas do lamb of god.
    E por falar em pantera, fica difícil nao falar da im broken, muuuuito pesada!

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Na verdade eu coloco em drop D um montao de musicas que nao somente rock. No country por exemplo, muita coisa é em drop D mesmo.
    Um exemplo é Summertimes Blues do Alan Jackson.
    Algumas musicas do RHCP mesmo fica mais facil de tocar em drop D.
    Como por exemplo My Friends e Tearjerker. Quem conhece vai saber.

    Eu inclusive troco de afinacao standard pra drop D no mesmo da musica mesmo, muitas vezes quando estou tocando em tom de D, F#, G e quero um bordão mais grave.

    E é lindo terminar uma musica em D maior ou menor, e vir fazendo um dedilhado descendente desde o f# la em baixo até o Rezao ca em cima.
    Fica poderoso. Muito bonito.

    E quando você muda de tonalidade por 1 tom, é muito bonito bater o bordao e mudar de E pra D, ou de D pra E. Uma especie de slide bem legal.
    So tem que tomar cuidado pra nao errar a "afinada". Mas com treino isso fica bem natural.

    Eu nunca perdi a fé no drop D. Na verdade ele é uma carta bem boa na manga!!!

    NeoRamza
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Kashmir não é simplesmente Drop D. A corda 6 muda pra D, mas as cordas 1 e 2 também mudam. Já Moby Dick é Drop D mesmo.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    NeoRamza

    Claro. Kashmir é DADGAD.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    AH. Uma adição: JASCO, do Sepultura. Na viola de 12 cordas afinada em Drop D.



    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    victorhugorleite
    Claro. Kashmir é DADGAD.

    Na minha visao, DADGAD, Open D e Drop D sao diferentes.

    DADGAD é D A D G A d.
    Open D é D A D F# A d.
    Drop D é D A D G B e.

    O drop pra mim é quando se volta meio tom ou 1 tom na afinacao que a guitarra está usando.

    Se estou em E standard, o Drop D, é voltar somente o bordao em 1 tom.
    Se quero drop C, tenho que voltar a guitarra toda para D standard (DGCFAD) e voltar o Rezao pra C, ficando (CGCFAD).

    thiago stteffen
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ué o drop D não é só colocar a E grave em D?

    as vezes eu afino minha guitarra meio tom abaixo, mas é um trabalho do cacete. Precisava de mais uma guitarra pra deixar uma standard e uma meio tom abaixo.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Helmet

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    thiago stteffen
    Ué o drop D não é só colocar a E grave em D?

    Foi exatamente isso que ele quis dizer com Se estou em E standard, o Drop D, é voltar somente o bordao em 1 tom., já que o bordão é a E grave, e um tom antes de E é D.

    as vezes eu afino minha guitarra meio tom abaixo, mas é um trabalho do cacete. Precisava de mais uma guitarra pra deixar uma standard e uma meio tom abaixo.


    Cara, com auxílio de qualquer app afinador no celular e um pouco de prática vc consegue mudar a afinação em menos de 2 minutos. A menos que vc precise de diferentes afinações no palco, não vejo real necessidade de mais de uma guitarra por causa de menos meio tom.

    entamoeba
    Helmet

    boa

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    thiago stteffen
    as vezes eu afino minha guitarra meio tom abaixo, mas é um trabalho do cacete. Precisava de mais uma guitarra pra deixar uma standard e uma meio tom abaixo.

    Ou afinar em Eb e usar uma capo na primeira casa...

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: victorhugorleite
    · votar


    Buja
    Entendo e sei como funciona o Drop D, C, B, A etc. Mas há de se levar em conta que DADGAD contém, essencialmente, a relação das duas primeiras cordas formando Ré c/ quinta, o que configura o Drop D. Por isso insiro as músicas que tem afinação aberta e suas nuances no grupo do Drop D.

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    victorhugorleite
    Entendi mano.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Quer ver mais confusão é só olhar as afinações que o Sonic Youth usou por anos.

    No disco Sister usou F# F# G G A A, D D D D A A...
    No disco Dirty usou A C C G G# C, G A B D E G...
    No clássico Goo usou F# F# F# F# E B, C C E B G D...

    Tem tudo aqui: http://www.sonicyouth.com/mustang/tab/tuning.html

    thiago stteffen
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Cara, com auxílio de qualquer app afinador no celular e um pouco de prática vc consegue mudar a afinação em menos de 2 minutos. A menos que vc precise de diferentes afinações no palco, não vejo real necessidade de mais de uma guitarra por causa de menos meio tom.


    Bom dia mano, eu sei afinar, o problema não é esse rs. É que frequentemente fico trocando a afinação, e fico de saco cheio saca? Apenas por isso.
    #PAZNOSFORUNS hahaa

    Gafanhoto_da_guitarra
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Afinar em Drop D ou meio tom abaixo compromete a regulagem da guitarra?

    Tudo que eu não quero ver é minha guitarra trastejando por causa disso. Por isso não saí do standard até hoje.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Gafanhoto_da_guitarra
    Olha, cara... Drop D eu acredito que não. É (relativamente) pouca mudança na guitarra. Agora, meio tom... Não sei. Depende.

    Se você sempre usa afinação padrão em Mi, talvez seja um problema, ainda mais se seu instrumento não for tão bem regulado etc...

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Gafanhoto_da_guitarra

    Eu toco, eventulamente, em Drop C. Uma hora pelo menos... Por mês! Hahahaha. Nada acontece...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Gafanhoto_da_guitarra
    Cara, a regulagem é feita pra uma tensão de cordas específica. Isso significa que quando vc muda a afinação, a guitarra estará fora de regulagem, mas fique tranquilo, assim que vc volta pra afinação a qual foi feita a regulagem, a guitarra estará regulada igual antes. A diferença de standard E pra drop D ou Standard Eb é pequena, então a regulagem estará levemente fora, é provável que a ação fique um pouco mais alta e a entonação (oitavas) não vá bater certinho.

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    thiago stteffen

    Hehe. #paznosforuns

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas que trarão de volta a fé no Drop D