Tensor pulando pra fora do braço - Guitarra de luthier

    Autor Mensagem
    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17


    Opa, amigos. Estou precisando da ajuda/informação. Seguinte: Recebi uma guitarra de um luthier famoso aqui do brasil (não irei falar nomes ou qual guitarra), a guitarra custou uma bela grana e alguns meses pra ficar pronta. Recebi ela com 0.10 mas senti que as cordas estavam um pouco velhas, peguei um jogo de cordas 0.11 e instalei (é uma guitarra 7 cordas). Logicamente dei uma apertada no tensor pra compensar a tensão extra das cordas, ficou tudo ok. No dia seguinte quando pego nela, sinto uma protuberância no fim do braço, um calombo mesmo, adivinha onde? Sim, onde era pra ser o final do tensor. Falei com o luthier (havia passado apenas 3 dias com a guitarra) ele se mostrou de prontidão pra eu enviar a guitarra (ele pagaria os fretes, etc) e caso fosse constatado defeito de fabricação, seria feito um braço novo pra guitarra. Minha duvida é, há alguma possibilidade de isso não ser um defeito de fabricação? O tensor empurrar a madeira pra fora do braço? na parte de trás? O luthier da minha cidade disse que por mais forte que eu tivesse apertado isso não deveria acontecer NUNCA e o braço estava extremamente reto. Alguem poderia dar uma opinião. Gastei praticamente lindos 6 mil reais.

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Fora que o tensor pode ter dado problema também, segundo ele, que é um tensor de fabricação nacional. E que caso fosse problema do tensor ele cobraria e não sairia no prejuízo também.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Pode infelizmente acontecer, mas normalmente não acontece...
    Já vi casos de escalas inteiras descoladas, geralmente por falhas...

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Mas isso caracterizaria defeito de fabricação mesmo, não? O tensor causar um calombo na parte de trás do braço?

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    O luthier da minha cidade disse que eu poderia conviver com isso, usando cordas 0.9 de preferencia pra aliviar a tensão do tensor na parte de trás do braço ou usando 0.10 meio tom abaixo. Mas que eu teria que engolir que gastei 6 mil pra ter uma guitarra com avaria.

    makumbator
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    carlosoliveira

    Me parece um claro exemplo de defeito de fabricação. Um detalhe é que esse papo que se o defeito for no tensor você teria que pagar é incorreto da parte dele. Não importa se há peças de outro fabricantes no produto, ele como construtor do instrumento deveria garantir as peças de outros que decidir usar (afinal, ninguém o obrigou a usar a marca X ou Y).

    Se o defeito for mesmo no tensor o correto seria ele trocar pra você sem custos e então ele mesmo acionar o fabricante da peça para reclamar e pedir substituição/devolução do que foi gasto com o conserto.

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Acho que me expressei mal, amigo. A questão do defeito ser no tensor é que a empresa fabricante do tensor teria que reembolsar o luthier, entende? Pra no caso ele não sair no prejuizo também já que vai fazer um braço novo. Irei enviar a guitarra semana que vem ele viu as fotos e concordou que realmente não era pra acontecer isso. Me deu um prazo de 60 dias para a fabricação de um novo braço. Muito obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    carlosoliveira
    Acho que me expressei mal, amigo. A questão do defeito ser no tensor é que a empresa fabricante do tensor teria que reembolsar o luthier, entende?

    Ah sim, pensei que ele tinha dito que cobraria de você se o tensor fosse a origem do problema. Obviamente ele pode (e deve) cobrar do fabricante do tensor se for esse o caso.

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    makumbator
    Muito obrigado pela atenção, amigo! Abraço.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    carlosoliveira

    Olá, me parece um defeito de fabricação da guitarra, sim. As vezes, próximo ao fim tróculo(aonde ficaria o final do tensor tradicional) algum defeito na colagem da escala ou uma madeira que esteja com alguma cavidade natural(as vezes um veio cheio de ar, difícil de identificar), pode ocasionar essa barriguinha. Com fotos seria mais fácil de dizer.

    Mas normalmente isso não significa descaso do Luthier... pode ser um azar na escolha da peça de madeira, uma bolha de ar na cola ou um tensor mais tenso do que deveria. Se o cara retificar o serviço... Não vejo problemas. O tensor é uma peça muuuito barata. Fique tranquilo com o bolso do seu luthier. E em um braço bem feito normalmente o tensor quebra muito antes da madeira, se estiver preocupado com mau uso.

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Paul.Gilbert

    Opa, amigo! Sim, acho que não foi negligencia nem nada do tipo do luthier, até porque a guitarra é simplemente maravilhosa. Só que esse problema que me preocupa, levei ao luthier da minha cidade e ele disse que nem regular ela ele quer pois tem medo que o tensor rache a madeira. Disse que eu poderia usar ela com cordas de calibre menor, tipo 0.9 ou afinações mais baixas só que eu teria que engolir que gastei 6 mil e esperei 8 meses pra ter uma guitarra que não tá 100%, entende? Mas o Luthier disse que vai fazer um novo braço num prazo de 60 dias pra ela e arcar com os fretes de ida e vinda (fiquei meio triste por causa do prejuizo dele) acho que vou mandar a bichinha pra ser feito o braço novo, com dor no coração mas vou. Sabe quando você tem algo e não quer nem a pau ficar longe? Pronto! kkkkk. Fiz o upload de uma imagem mostrando, veja se é o que você pensava: http://imgur.com/a/uk0zj
    Forte abraço!

    Delson
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Delson
    · votar


    carlosoliveira
    http://imgur.com/a/uk0zj
    Esse é o headstock?

    Tá com cara de madeira verde. E pode ser também que o buraco para a base do tensor tenha ficado maior que o adequado, facilitando então o giro da base, que saiu moendo tudo lá dentro, sei lá...

    Mas eu CHUTO o "parpite" de madeira verde mesmo.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    carlosoliveira
    Desculpe fugir um pouco do assunto, mas é por essas e outras que eu entendo quem prefere pagar R$ 6.000,00 numa Gibson ou Fender do que comprar de luthier nacional.

    No demais, boa sorte, tomara que resolva o impasse aí e tenho muito prazer com a guitar!

    Drinho
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Drinho
    · votar


    carlosoliveira
    sem duvida é defeito de fabricação, e dos feios, mostra uma falta de cuidado sem tamanho, pode ser falta de resistencia na madeira, ou mau dimensionamento/posicionamento mesmo, o mau uso do tensor deveria acarretar em empenamento do braço pra frente ou pra tras ou destruição do acesso de chave do tensor....

    se esse cara falar que é mau uso mande-o pra pqp eu nunca vi isso nem em guitarra de 100 reais......

    nada contra guitarra de luthier, inclusive eu tenho uma e nao me desfaço dela jamais..... mas uma coisa que deve ser levada em consideração é que aqui não é estados unidos, ou seja esse tipo de mão de obra em alto nível é muito pouco comum, muito pouco comum mesmo..... ou seja são poucos luthieres no brasil que conseguem fabricar um instrumento que seja comparável á um instrumento importado em termos de confiabilidade (ibanez chinesa mesmo, nao precisa ser prs), á nivel luthier americano nao deve dar 5 dedos de uma mão..... portanto deve ser feita uma pesquisa rigorosa antes de fazer um investimento deste tipo. Eu fiz uma pesquisa de mais ou menos 3 anos, experimentando instrumentos de 1 milhao de marcas e 1 milhao de preços (inclusive instrumentos importados que custam um ou mais carros) para entender o que eu deveria exigir de um luthier e quais são minhas reais necessidades.... Se você não tem esse trabalho de pesquisa, inclusive para questionar um luthier seja lá quem for é preferivel voce comprar um instrumento industrializado pagando menos, acredite.....


    aprendi com os anos que som é facil, você pode não ter o melhor som do mundo, e isso é algo que não tá 100% na nossa mao no ponto de vista de detalhes e nunca vai estar, mas tocando direito e sabendo trabalhar o equipamento voce consegue performar com alta qualidade sonora independente do que use.....

    agora uma guitarra que não é tocável nem estável é inadimissível para 2017

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    carlosoliveira

    É, olhando a foto, parece a camada entre o tensor e o braço está muito fina. O Maple as vezes é flexível demais. Pode ser uma madeira mal curada. Qualquer que seja o defeito, acho que o Luthier assumiu a postura correta. Parece ser um cara caprichoso, apesar desse azar. Achei as colagens das madeiras super bonitas e infelizmente isso aconteceu.

    Parabéns pelo belo instrumento, quero ouvir um som, quando o braço estiver bom.

    Seu Luthier vai ter prejuízo em horas de trabalho, mas em termos de material, o gasto é bem pequeno. madeira é bem mais barata do que imaginamos, a escala pode ser reaproveitada e o tensor custa menos de 50$.

    Ninguém está isento de erros, o importante é o cara retificar. Se o segundo braço vier do mesmo jeito, aí podemos questionar a qualidade rs.

    sandroguiraldo

    Cara eu também sou fã de automação mas admito que já regulei tanta fender e demais podres... Especialmente as mexicanas. Esses dias tinha uma na Oficina do meu professor que estava um caco, ficou detonada por causa do transporte, ao ponto de ter trastes soltos.

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Delson
    Esse é o headstock?
    Sim, ela é uma Headless guitar, afina pela ponte.

    sandroguiraldo

    Desculpe fugir um pouco do assunto, mas é por essas e outras que eu entendo quem prefere pagar R$ 6.000,00 numa Gibson ou Fender do que comprar de luthier nacional.

    Cara, já toquei em gibsons e fender, inclusive acho que custam bem mais de 6 mil (as melhores) e discordo. Mesmo com esse problema, faria outra guitarra sim e com o mesmo luthier. Acho que foi uma infelicidade/falta de sorte tanto da minha parte quando da dele. A guitarra é simplesmente ANIMAL, qnd vêêm ela parece que to numa ferrari kkkk, todo mundo para pra olhar/perguntar e querer tocar.

    Paul.Gilbert

    Sim, ele é extremamente caprichoso. E ele se mostrou de prontidão pra retificar. Realmente foi uma infelicidade, estava com medo de ter sido mal uso meu, ter apertado o tensor demais, sei lá. Quando ela voltar e correr tudo ok, irei atualizar aqui com foto/som dela. Forte abraço!

    krixzy
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    carlosoliveira
    Deve ter sido broxante pra carai a demora e o alto investimento pelo instrumento e quando receber vim premiado assim.

    Espero que a qualidade sonora supere esses transtornos e boa sorte, não esquece de postar aqui o final dessa história.

    carlosoliveira
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    krixzy

    Estou relevando porque sei que não foi algo proposital, etc. Mas que é meio agonizante isso é kkkkk.
    Irei enviar ela daqui uns 15 dias pois estou usando ela em gravações. Depois de enviado ele deu um prazo de 60 dias pra confecção de um novo braço. Quando se resolver eu posto aqui o/.

    carlosoliveira
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Galera, to pra enviar a guitarra semana que vem. Só que estou quase desistindo de enviar kkkkk. Porque vão ser mais de 2 meses de espera novamente, tenho que ir no aeroporto enviar ela, etc etc. O luthier da minha cidade disse que eu poderia ficar com ela assim, que esse problema provavelmente nao comprometeria a guitarra. To pensando em comprar as cordas e mandar ela pra uma regulagem geral, o que acham? Segue fotos do problema: http://imgur.com/a/uk0zj

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Melhor 2 meses sem ela e ter o negócio com garantia de qualidade do que ficar com risco de, sei lá, dar merda mesmo.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    carlosoliveira

    Devolve ela pra arrumar. Você está falando de um produto que pode facilmente ficar contigo 10 anos ou até por mais décadas se quiser. Sei que a ansiedade é grande, mas não arrumar e ficar com isso falho por causa de 2 meses é sem cabimento.

    carlosoliveira
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu acabei decidindo não mandar mesmo. O luthier que fez ela me deu a garantia de 2 anos, isso não vai alterar em nada a guitarra e é algum literalmente imperceptivel só olhando, só se olhar muito atentamente e tiver iluminação, como na foto, só interferiria se eu tivesse que apertar o tensor MUITO, como nunca vou precisar fazer isso, estou tranquilo. Caso nesses 2 anos aconteça algo relacionado a isso, eu mando ela.

    carlosoliveira
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Vou comprar as cordas 0.10 e mandar ela pra uma regulagem geral.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu não pensaria duas vezes, enviaria pro luthier consertar essa parada!

    carlosoliveira
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Fiz uma coisa, aliviei o tensor, agora tá bem tranquilo, braço 100% estável, cordas nova 0.10, guitarra 100% regulada e gostosa. O que me incomoda é a questão estetica desse "galo", é quase imperceptivel, mas sabe quando você é dono de algo e sabe que o negocio ta la? E voce só consegue prestar atençao nisso? O negocio é praticamente innvisivel e é menos de 1 mm de altura. Estou pensando em lixar, alguem me daria alguma dica etc? Falarei com o luthier amanha. Praticamente só da pra ver com flash, Tirei uma foto recente: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/braco-jpeg .

    Ramsay
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    carlosoliveira
    Eu acho que esse leve caroço no braço não vai prejudicar em nada o som da guitarra e, por si só, não compensa todo o trabalho e custo de enviar a guitarra de volta ao luthier.

    carlosoliveira
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Exatamente por isso que estou pensando em lixar isso bem de leve, pois a parte estética está me incomodando infelizmente :(. O que acham? Alguma dica?

    krixzy
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    carlosoliveira
    Eu mandaria de volta pra conserto, vc pagou por um instrumento que deveria estar 100% e não estar.

    Levando em conta que é um defeito de fabricação, no meu ponto de vista, os custos com frete deveriam ser por conta do luthier contratado, afinal ele assumiu o compromisso de entregar pra vc um instrumento em perfeitas condições mas entregou com falhas, mesmo que não tenha sido de proposito é responsabilidade dele.

    carlosoliveira
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Ele vai arcar com os fretes via transportadora. Vou enviar mesmo, segunda estarei enviando. Atualizarei aqui!

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    carlosoliveira
    Boa!!! Você pagou e tem que ter um instrumento 100%!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor pulando pra fora do braço - Guitarra de luthier