[Video] Giannini stratosonic 80/90

    Autor Mensagem
    Tiltmode77
    Veterano
    # jul/17


    Giannini StratosonicGiannini Stratosonic 80/90



    Uma das guitarras preferidas da minha pequena coleção pessoal. Prato cheio pra quem gosta do timbre único de uma boa stratocaster. Gravei o video no intuito de mostrar que esses instrumentos são maravilhosos e muita gente duvida de sua qualidade, pelo simples fato de ser uma guitarra totalmente brasileira. Já recebi diversas Fender americanas caríssimas e sempre comparo com essas e posso dizer com toda segurança que nenhuma dessas que peguei soaram melhor do que essa.

    Corpo em cedro, braço em marfim e escala em pau-ferro. Toda original sem nenhum upgrade, som cristalino, com bastante twang, bem estalada mas ao mesmo tempo equilibrada. Foi plugada num Orange Crush 20l puro somente com um reverb do próprio amp e nada mais.

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    São legaizinhas... tenho uma Fender Southern Cross que é essa vibe aí, só que eu troquei a captação (Lace Sensor + Guitar Garage). Não é uma Fender, mas eram guitarras que valiam o que custavam. Quando vieram as Eagles em meados dos anos 90, guitarras fraquinhas por sinal, mas sem grandes variações de qualidade, engoliram a Giannini viva. Virou a guitarra que indicavam para adolescentes: compra uma Eagle que não tem erro. Já a Giannini precisava de um amigo "consultor" para escolher a melhor guita do estoque.

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tiltmode77

    Som muito bonito, bem bacana mesmo. Acho legais essas gianninis stratosonic, pena o preço delas estar abusivo hoje em dia, porque de repente virou item de ''coleção'', teria uma pra dar uma brincada as vezes.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Tiltmode77
    Essa sua Gianóca aí é velha conhecida minha.
    Você deu sorte com essa, pois, o que eu já peguei dessas guitarras com erros de fabricação grosseiros não tá no gibi!
    As de braço com escala clara, nao sei porque, eram menos propensas à erros, mas já peguei cavidade de trócula errada, escala com trastes fora de posição, corpos mal cortados, tensores que não funcionava e que quebravam dentro do braço quando mexidos, parte elétrica com componenetes que não funcionam, pintura mal feita, colagem de partes do corpo erradas, etc... Posso ficar um bom tempo citando defeitos aqui.
    O que me irrita profundamente, como luthier, é gente achar que esses (e quaisquer outras) instrumentos dessa marca são "vintage" ou se cobrar mais que R$ 300 numa dessas....
    Abç

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ja tive uma bem meia boca...apenas o corpo em cedro rosa era bom...
    o braço era uma lastima, escala clara.... qual era a madeira usada nos brços/escalas clara dessa guitarra??

    raphael.rui
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    tenho uma tambem vermelha de escala clara, gosto mt dela e tem um som mt bom. no momento ta com 3 fenders tirados de uma American special (nao sei se sao texas ou standard) e gosto bastante. Mas nao é uma guitarra espetacular, é honesta apenas e da pra voce tirar um bom som se timbrar tudo direitinho.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    ogner
    qual era a madeira usada nos brços/escalas clara dessa guitarra??

    Pau-marfim.
    Abç

    Tiltmode77
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    francisco2004

    Sinceramente com o tanto de guitarra que já peguei em mãos posso afirmar que nem de longe a Eagle engoliu a Giannini, principalmente em meados dos anos 90 em que saíram a melhor safra delas. Tenho uma pequena coleção aqui e entre elas 60 a 90. Sei que existiram muitas bem ruins, por conta que não havia um padrão de qualidade na época. A Eagle em termos de acabamento podia até ser legalzinha, mas em questão de som não vingava.

    Tiltmode77
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Conhecida sua ? Talvez seja outra, essa guitarra está comigo desde 2014 e antes estava abandonada a anos no interior do Rio. O Antigo dono me trouxe para eu reformar, e depois de um tempo me ofereceu ela em um negócio.
    Aqui no LinkLink tem o estado que ela chegou e depois como ficou, um pouco da história dela.
    E quanto ao preço e ser vintage, pra mim é sim. Pela história, pela cor, o fiesta red da época, alguns desgastes naturais etc, é uma guitarra cascuda e que tem uma certa história. O preço vale sim mais de R$300, pelo timbre, pela construção, a pegada e tudo mais, é uma pré Southern Cross.

    https://fabriciosousaluthier.wordpress.com/2014/07/18/geral-na-giannin i-stratosonic-80s/

    Tiltmode77
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    raphael.rui

    Vermelha de escala clara ? De que ano é, sabe me dizer ?
    Trabalho como Luthier a anos e acho engraçado que sempre tive sorte com essas guitarras. Gosto de deixar tudo original. Essa por exemplo sempre que chega uma guitarra dessas que se pagam uma fortuna eu comparo com essa. O que já vi de Fender Am standart que não bate nessa...rs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tiltmode77
    Conhecida sua ?
    Leia o têxto. Refiro-me ao modelo. Não à essa guitarra específica.
    Trabalho como Luthier a anos e acho engraçado que sempre tive sorte com essas guitarras.
    Pois saibas que é exceção...
    Abç

    raphael.rui
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tiltmode77
    cara a minha é daquela safra pré-southern cross do começo dos anos 90 que vinha com knob cromado e captadores lisos. ela deve ser por volta de 90-92. braço marfim em peça unica, corpo em cedro rosa bem pesado mas o vermelho nao é o fiesta red. de original hoje ela so tem a madeira, ela veio com hardware bem zoado, peguei numa troca. nem tarraxas e pontes eram as originais quando peguei. hoje so preciso trocar os trastes, mas nao sei se vale a pena um serviço tao caro. gosto mt dela mas penso em pegar uma Strato melhor mesmo tipo uma classic vibe.

    Tiltmode77
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    raphael.rui Vale a pena sim, existem luthiers que cobram um serviço justo na troca de trastes. Alguns usam até trastes de R$50 que vende no mercado livre e cobram um absurdo. Tudo vai na conversa, troca sim que vale a pena, já tive uma dessa e só mudei os captadores. Me arrependi de ter passado pra frente. No geral o shape dela é bem legal.

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tiltmode77
    A Eagle em termos de acabamento podia até ser legalzinha, mas em questão de som não vingava.

    É disso que eu estou falando... elas eram guitarras fáceis de indicar para qualquer iniciante, assim como os violões clássicos da Eagle... som fraquinho, mas o controle de qualidade era bom, hardware razoável. A Giannini usava ferragens piores, o que deixava a guitarra com um aspecto de "velha" pouco tempo depois de comprada.

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    braço marfim em peça unica
    Po, a minha era escala colada!! Era muito ruim o braço. A cor dela é aquele cinza Claton
    orpo em cedro rosa bem pesado
    Tb!

    Tiltmode77
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    ogner

    Captadores tipo lace sensor né ? Se for, provavelmente uma das primeiras da safra..depois melhorou.

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tiltmode77
    Isso, eram fechados!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    ogner
    Isso, eram fechados!
    Captadores muito ruins. Tenho vários deles aqui, descartados por antigos donos que me contrataram para mexer nessas guitarras...
    Abç

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Sim, foi a primeira coisa q troquei na guitarra. Ceramicos de saida alta.. nao gosto

    francisco2004
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: francisco2004
    · votar


    ogner
    Po, a minha era escala colada!! Era muito ruim o braço. A cor dela é aquele cinza Claton

    Não sei o que é cinza claton, mas comprei uma Giannini Stratosonic em 1995 que tinha o corpo cinza. Os captadores eram fechados, saída baixa, ruidosos pra caramba. Depois comprei uma Tagima T635 com cerâmicos de saída alta, o que para mim foi a glória. Hoje essa Tagima está com captadores de alnico da guitar garage... saída alta e mais brilhantes que os cerâmicos originais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Video] Giannini stratosonic 80/90