"Problema" e ano da Tagima T635

    Autor Mensagem
    _Neo_
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: _Neo_


    Bom dia povo.

    Comprei uma guitarra usada Tagima T635, o vendedor me disse que ela é dos anos 90.. queria confirmar isso com vocês.
    Ela é igual a esse modelo nas fotos...

    (até é interessante que notei agora olhando as fotos, que aquela tampa atras da guitar para fechar as molas... os furos do parafusos do meio estão "desalinhados", pensei que era uma barberagem do antigo dono da minha guitar, mas essa da foto aí está "desalinhado" do mesmo jeito rs)

    Foto 03

    Foto 02

    Foto 01

    Gostaria de saber se ela é uma boa guitarra... paguei 700,00, só que ela é da cor SURF GREEN para canhoto. Será que paguei um preço justo? Quanto ela vale hoje?

    Outra coisa...
    Nao sei se é o estilo do braço (medida e tal), mas sinto que a mizinha vira e mexe escapa da escala... olhando a grosso modo, não tem nada de errado na corda, no nut... cheguei a abaixar a corda, isso ajudou, mas as vezes da uma escapada, principalmente quando quero fazer ligados...
    Quero pensar que é eu necessitar se acostumar com a guitarra... Pois nas outras guitarras que tinha (até bem inferiores a essa), não senti as cordas escaparem tanto...

    Espero que seja a falta de costume com essa guitarra...

    Alguém já notou isso? ou é normal dessa guitar isso?

    Valeu!!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    _Neo_

    Parabéns, espero que tenha gostado da guitarra.

    Outra coisa...
    Não sei se é o estilo do braço (medida e tal), mas sinto que a mizinha vira e mexe escapa da escala...


    Tem algumas coisas que podem ocasionar isso, entre elas, sua pegada, sim rs. Mas notei um Nut customizado aí. Ele pode ter sido feito no olhômetro e estar ocasionando isso... Talvez vc queira experimentar um nut de osso vendido por aí em torno de 20$. A ponte pode estar mal angulada, ou alguns trastes desnivelados também.

    Fora isso, pode ter certeza que é da era Seizi e o preço está justo. Eu particularmente acho que a Tagima só ganhou bastante qualidade depois do zaganin. As seizi sempre tem que ser bem mexidas e reguladas na minha experiência para ficarem da forma que deveriam. Minha Me1 mesmo teve que passar por uma reforma completa para poder virar uma guitarra. Isso pq foi tirada da caixa em 2008.

    Sugiro levá-la a um luthier para averiguar ângulos de cordas e ponte e outros detalhes da regulagem.

    _Neo_
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    O nut dela é de latão (essa cor de bronze) igual ao da foto.

    Então acho que não foi uma customização...

    Buja
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Buja
    · votar


    Pra mim visivelmente essa guitarra ta com a juncao do braco no corpo com angulo diferente de 90º. Braco torto.

    Fraga so:

    https://farm5.staticflickr.com/4139/35245723980_3b8cfdc496.jpg

    O braco ta meio inclinado pra cima. Logo, uma hora ou outra a corda vai ficar escapando da escala.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    _Neo_
    Já tive uma dessas inclusive da mesma cor no ano de 2005, elas fora as levas de 1998 a 2001 ou 2002 se não me falha a memoria ate vir as 735
    Guitarra boa, no mercado livre tem gente pedindo até 2 mil, eu não acho que vale tudo isso, porque os captadores são bem básicos, e hardware também, o que chama atenção é o big headstock, e o shape do braço que se assemelha bastante a Fender,
    Pagou um preço muito bom.

    JJJ
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Se não me engano, até 2003 não tinha número de série, então pode ser qualquer ano até aí.

    O nut que vinha acho que seria de latão. A impressão que eu tenho é que a PONTE foi trocada por uma vintage - ou já veio assim, sei lá, mas a distância entre as cordas nesse tipo de ponte (que é o padrão Fender antigo) é maior. Consequentemente, as cordas das "pontas" (1a. e 6a.) ficam mais perto da borda e, eventualmente, podem acabar "escapando" quando tocamos.

    Se for isso mesmo, é fácil saber: basta medir a distância da 1a. até a 6a. corda, bem em cima da ponte. Se der algo como 56mm é vintage. Se der algo perto de 52mm, esquece o que eu falei.

    _Neo_
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Entendi.

    Eu não tenho a ferramenta de medição para isso,... eu gostaria de saber qual é a encurvatura dessa guitar,...

    vocês que tiveram, sabem me dizer?



    realmente eu gostei dessa guitar... mas confesso que estou estranhando o braço .. .a mizinha e mizona parece que escapa com mais facilidade do que em relação a uma guitar véia que tenho aqui Rock by Condor (a qual eu gosto demais dela, não vale nada.. mas gosto de tocar nela)....kkkk

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    a qual eu gosto demais dela, não vale nada.. mas gosto de tocar nela)....kkkk

    Outro dia escutei na rádio cultura: "o melhor vinho do mundo é aquele que você mais gosta".

    Pode parecer besta e ingênuo, mas é a mais pura verdade, e se aplica a muitas coisas, inclusive guitarra. Passei anos gostando mais da minha Ibanez de menos de 1k do que guitarras caríssimas que tive a oportunidade de adquirir e passei tudo pra frente. Hoje, a minha guita é outra de menos de 1k, uma Schecter, o valor é menos deum terço do meu head usado sem caixa e falantes, se vender meu set de pedais que é pequeno é capaz de pagar a guitarra, mas gosto muito dela, e não é valor sentimental como acontece em muitos casos.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    _Neo_
    Gostaria de fazer algumas considerações. Leve em conta que sou um cara que vivo no meio do "negócio" de instrumentos há quase 20 anos.

    o vendedor me disse que ela é dos anos 90.. queria confirmar isso com vocês.
    Isso faria diferença? Eu não entendo a "tara" que o pessoal tem por essas coisas... Tenho um amigo que tinha uma Dolphin e descobriu que ela, supostamente, seria de 97 e a madeira não sei o que lá... incrível como a guitarra "ficou melhor" depois disso...

    Penso que, se você gostou do instrumento, ele está em bom estado e te atende, não importa se foi feito ontem, semana passada ou há 10 anos.
    A não ser que estejamos falando de Fender e Gibson... mas Tagima... sinceramente né...

    Será que paguei um preço justo?
    Acho que deveria ter se preocupado com isso antes da compra não? Eu creio que foi um preço justo. Tem gente por aí pedindo mais de mil reais nas incríveis "Tagima das antigas"... não é instrumento ruim, longe disso, mas também não é aquela brastemp...

    Não leve a mal o que eu disse, é apenas uma observação sobre coisas que leio / ouço e que às vezes nos impedem de ter bons instrumentos.

    *Tive uma Dolphin SG vermelha que adorava. Quando descobri que ela era da Era Assale, o timbre dela continuou o mesmo... me fazendo muito feliz!

    _Neo_
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Isso faria diferença? Eu não entendo a "tara" que o pessoal tem por essas coisas... Tenho um amigo que tinha uma Dolphin e descobriu que ela, supostamente, seria de 97 e a madeira não sei o que lá... incrível como a guitarra "ficou melhor" depois disso..

    Entendo o que diz,
    na verdade queria saber mais informações a título de conhecimento mesmo.
    Apesar que falando nessas tagimas, tenho experiencia em dois modelos da marca:
    essa T635 handemade e T735 especial....

    T735 especial achei bem mais fraca (principalmente os componentes dela...

    E concordo plenamente nesta questão dos caras ficarem falando: "Ahhh porque esse daqui é de tal geração, de tal ano, de tal pessoa"... e "do nada" o timbre se torna o melhor do mundo.. kkk


    (isso acontece no quesito pedais também kkk)...

    muitos que defendem piamente os analogicos que são infinitamente superiores em relação as pedaleiras... mas quando fizeram a audição "as escuras", não sabiam identificar se era pedal ou pedaleira...

    enfim.... sem contar que entra o quesito "gosto".. e isso, não se discute..

    Perguntei sobre o valor dela, pois achei bem salgado os preços no Mercado Livre... E fiquei confuso.. Porque paguei $ 700,00 numa que é pra canhoto (que em regra são ligeralmente um pouco mais caras do que para destros)...
    e tem gente pedindo acima de $1000,00 ...

    mas 700,00 pilas foi um valor que não me arrependi de ter pago, mesmo tendo essa dificuldade das cordas sairem do braço (acho que não me adaptei totalmente com ela ainda)

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    _Neo_

    Tenho uma guitarra com o mesmo problema da mizinha escapar do braço. Não é você que está tocando errado, mas a guitarra que tem coisa errada. Arrisco a dizer que o erro está na ponte. A guitarra foi desenhada pra um espaçamento de cordas de 10,5mm (52,5mm da prima ao bordão), enquanto que a ponte tem um espaçamento de 11,2mm (56,5mm da prima ao bordão). Note que a diferença é de 4mm, sendo 2mm pra cada lado, o que deixa as cordas mais pra dentro da escala.

    Infelizmente por ser canhoto, é quase impossível encontrar uma ponte com essas características, por isso estou (ainda) confeccionando uma pra substituição.

    É uma pena essas guitarras terem este tipo de problema. Com relação ao encaixe do braço ter uma folga na lateral, não se incomode com isso. Na realidade é até bom que tenha isso pra evitar uma trinca no corpo (dilatação e contração). O que prende o braço são os parafusos e a chapa metálica. Se não estiver espanado, fica bem firme mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    Com relação ao ano de fabricação, está escrito a caneta no encaixe do braço. Quando você desaparafusar o braço do corpo você vai descobrir ;)

    _Neo_
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Tenho uma guitarra com o mesmo problema da mizinha escapar do braço. Não é você que está tocando errado, mas a guitarra que tem coisa errada. Arrisco a dizer que o erro está na ponte. A guitarra foi desenhada pra um espaçamento de cordas de 10,5mm (52,5mm da prima ao bordão), enquanto que a ponte tem um espaçamento de 11,2mm (56,5mm da prima ao bordão). Note que a diferença é de 4mm, sendo 2mm pra cada lado, o que deixa as cordas mais pra dentro da escala.

    Infelizmente por ser canhoto, é quase impossível encontrar uma ponte com essas características, por isso estou (ainda) confeccionando uma pra substituição.


    Então para solucionar seria somente a troca?

    Vou medir para ver as medidas dela...

    Você está confeccionando? Artesanal?
    O.o''

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    _Neo_

    Pode medir com um paquímetro. É muito provável que seja isso.
    Tenho que fazer uma ponte artesanal mesmo. Não tem pra vender e se achar custa o dobro da guitarra :/

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    _Neo_
    LeandroP

    Há pontes com essas características no Ali Express, deem uma boa fuçada lá, tem vendedores que fazem medidas custom...
    procurem por "left handed guitar bridge"

    Tem pontes na faixa de 16U$, bem acessíveis.

    Acho muito legal vc estar usinando a sua, fiz uma HardTail custom aqui também. Mas se não quiser ter todo o trabalho, comprei por lá, com exatamente 10.5mm e canhota.

    Agora...

    Eu não assumiria sem uma checagem completa que o problema é esse. Pode ser simplesmente uma pestana mal espaçada ou um braço aparafusado levemente torto, ou ainda, saddles incompatíveis. Enfim, não compra uma ponte nova sem avaliar. Como eu comentei, na era Seizi, trabalhando como Lutier com meu professor, vi inúmeros instrumentos da Tagima com erros de construção e/ou de regulagem.

    _Neo_
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    LeandroP
    Tenho uma guitarra com o mesmo problema da mizinha escapar do braço. Não é você que está tocando errado, mas a guitarra que tem coisa errada. Arrisco a dizer que o erro está na ponte. A guitarra foi desenhada pra um espaçamento de cordas de 10,5mm (52,5mm da prima ao bordão), enquanto que a ponte tem um espaçamento de 11,2mm (56,5mm da prima ao bordão). Note que a diferença é de 4mm, sendo 2mm pra cada lado, o que deixa as cordas mais pra dentro da escala.

    Cara, acabei de medir aqui as duas guitarras que tenho:

    TAGIMA T635 - 56mm da prima ao bordão
    Rock by Condor - 52mm da prima ao bordão...

    E eu amo a tocabilidade da rock by condor...

    Puxa vida... me decepcionei com a Tagima kkkkk... eu gostei dela, braço marupa, cor clara... mas esses espaçamentos das cordas, estão quebrando comigo na hora de faze ligados na mizinha..,

    Se eu trocar a ponte/sladdes da rock by condor e colocar na tagima, não resolveria?

    Como posso resolver o problema com a tagima? Queria ficar com ela, mas não vou me acostumar com esses espaçamentos maiores

    _Neo_
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Paul.Gilbert
    Valeu man, vou ver no Aliexpress.. rola então colocar uma ponte com espaçamento menor?

    _Neo_
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    seria essa ponte?

    Ponte Canhota Aliexpress

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    _Neo_

    Essa ponte deve servir. O que deve ser padrão, mantendo o mesmo espaçamento, é a linha de furos para fixação no corpo da guitarra.

    Eu não confio na qualidade dessas pontes baratas. Mas elas podem atender a sua necessidade imediata de resolver o problema da corda prima e do bordão.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    _Neo_

    Tem um porém, que são os furos de fixação da ponte no corpo. A distância entre centros desses parafusos é a mesma do espaçamento entre as cordas. Estão alinhados com as cordas. Nesse caso eu não sei qual seria a implicação, já que na sua guitarra o espaçamento desses parafusos devem estar com 11,3mm e não com 10,5mm. Uma cagada feia da Tagima.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    _Neo_

    Eu ainda não faria nada antes de levar para algum profissional avaliar, podemos estar certos aqui, mas muito achismo envolvido.

    É possível que as furações não batam, mas é relativamente simples de resolver, enxertando os furos antigos e fazendo os novos. Mas este serviço deve ser realizado por um Luthier, pois pode gerar problemas gravíssimos de entonação se for mal executado.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    _Neo_

    Concordo com o Paul.Gilbert.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Problema" e ano da Tagima T635