Tensão das cordas em guitarras diferentes

    Autor Mensagem
    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17


    Pode ser uma pergunta meio confusa, mas vou ser o mais claro o possível:

    Eu atualmente trabalho numa loja de instrumentos musicais na Teodoro Sampaio, e certo dia estava testando algumas guitarras num tempo livre que tive na loja, sem liga-las no ampli mesmo, só para ver quais eram mais confortáveis. Quando fazia isso, percebi algo que chamou minha atenção. Haviam duas guitarras que, apesar de as duas estarem com cordas .10, uma parecia ter uma tensão muito mais confortável que a outra. Os bends saíam mais fáceis, os vibratos mais firmes, tudo melhor, parecia que eu estava com um calibre menor, mas não, era tudo .10.

    Então gostaria de saber o que da essa diferença nas guitarras, de uma ser mais "maleável" que a outra. São as tarraxas? A ponte? Estou ficando demasiado louco? Hahaha

    MatheusMX
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    As duas guitarras são iguais?
    Guitarras de modelos diferentes podem ter as escalas de tamanhos diferentes, e isso altera a tensão. Ex: strato e les paul

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Não, são dois modelos diferentes.

    makumbator
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    _Rage_Floyd_

    Várias coisas explicam isso:

    Tamanho da escala
    Tipo e material da corda
    regulagem da ação das cordas (cordas mais altas ou mais baixas)
    regulagem do nut (que afeta a tocabilidade na corda solta e das primeiras casas)

    Snakepit
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Não custa perguntar o óbvio... tem certeza que as duas estavam na mesma afinação?

    Se uma estava em Eb ta explicado tanta diferença.

    Os outros fatores aqui citados influenciam, mas tirando a altura das cordas em uma guitarra bem desregulada, não acho que o resto possa fazer tanta diferença assim.

    makumbator
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    Snakepit

    Levando-se em conta que instrumentos em lojas podem ficar absurdamente desregulados, eu não descartaria a mera diferença de regulagem como explicação mais plausível (além é claro da questão de afinação)

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Vix, pode ser tanta coisa...

    - Modelos diferentes (strato/LP);
    - Tamanho da escala (22/24 trastes);
    - Tipo/modelo/marcas de cordas (ex: Elixir normalmente é mais "dura");
    - Modelo da ponte;
    - Qualidade do "nut" (pestana/traste-zero);
    - Regulagem da ponte (altura das cordas, regulagem de oitavas, etc.);
    - Madeira da escala.
    - Etc...

    A verdade é que ter duas guitarras com precisamente e mesma pegada é praticamente impossível.

    Quando eu testo guitarras em lojas eu tento extrair a pegada "geral", porque muito raramente encontro uma guitarra que tenha a pegada precisa que eu gosto. E encontrar guitarra regulada em loja é uma raridade.

    Mas o problema também pode estar na tua mão. Eu sou extremamente crítico com guitarras dos outros, porque toco com as cordas muito baixas, e percebo que a maioria do pessoal prefere tocar com cordas mais altas que as minhas, o que dificulta eu tocar nessas guitarras: quando eu pego uma guitarra com corda alta não sai nada...

    E também quando fico muito tempo sem tocar em uma de minhas guitarras meio que "desacostumo" com ela, e quando volto a tocar fico "duro", leva um tempo até voltar à liberdade que eu tinha antes. Por isso que tento ficar variando entre minha LP e minha strato, pra meio que não "acostumar" apenas com uma, mas com as duas ao mesmo tempo.

    Enfim, é complicado...

    JJJ
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    O fator mais importante, tirando os óbvios (guitarras diferentes, escalas de tamanho diferente, etc), é a altura das cordas.

    Duas guitarras idênticas, com o mesmo encordoamento, mesmo tudo - se uma estiver com a ação mais alta, vai ficar mais "dura". É batata.

    MatheusMX
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    - Tamanho da escala (22/24 trastes);

    Lembrando que quantidade de trastes na verdade não tem muito a ver com o tamanho da escala.
    Temos, por exemplo, duas guitarras com 22 trastes, como uma strato e uma LP, e com escalas distintas (25.5" na strato e 24.75" na LP).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    MatheusMX
    Lembrando que quantidade de trastes na verdade não tem muito a ver com o tamanho da escala.
    Temos, por exemplo, duas guitarras com 22 trastes, como uma strato e uma LP, e com escalas distintas (25.5" na strato e 24.75" na LP).

    Exatamente.
    Abç

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Só se a guita estava meio tom a baixo mesmo... Por que, sério, a diferença era gritante.

    makumbator
    Moderador
    # jun/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    _Rage_Floyd_

    Só a diferença de regulagem da ação das cordas pode deixar um instrumento muito mais macio que outro com mesmo encordoamento. A diferença pode ser sim grande dependendo do estado de cada guitarra.

    E se houver mais fatores essa diferença pode se ampliar ainda mais (se além da ação a afinação estiver levemente alterada, se tiver diferença de tamanho de escala, tipo de corda diferente, nut muito alto em uma delas, etc...). Somando tudo isso pode da a diferença entre um instrumento "manteiga" e outro "berimbau", ainda que os dois tenham mesma medida de encordoamento.

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    É, de fato, a ação da guitarra mais macia estava mais baixa. A mais macia se não me engano era uma Memphis MG 230, uma guitarra que me impressionou muito pelo seu preço. Se alguém tiver como me dizer o nome do tipo de corte dessa guita (Les Paul, Strato, Tele, etc), eu agradeço.

    JJJ
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    _Rage_Floyd_

    Pela imagem que eu vi no Google é uma Strato HSS com alguns detalhes diferenciados que a aproximam de uma "superstrato" (mas não chegam lá, na minha opinião).

    Essa.

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    JJJ

    Pô cara, achei esse modelo lindo demais! Lá na loja a guita ta custando R$650, mais ou menos. Se soubesse dessa na época que comecei a tocar, teria juntado mais grana e comprado uma dessa ao invés da minha MG-22. Só faltou uma Floyd Rose pra ficar excelente, na minha opinião.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Sempre falo para meus clientes: "...Não existe guitarra "macia". O que existe é guitarra bem regulada..."
    Abçs

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    _Rage_Floyd_
    Só faltou uma Floyd Rose pra ficar excelente, na minha opinião.

    Floyd numa guitarra de entrada e com ponte mais barata, a chance maior é que se torne um pesadelo ao invés de um sonho...

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    _Rage_Floyd_

    O custo de uma flutuante BOA, supera o custo de um Whammy - além de que uma ponte desvaloriza e implica em modificações sem volta no corpo da guitarra... Sei que o barato não é o mesmo, mas acaba sendo mais viável financeiramente para um iniciante.

    _Rage_Floyd_
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    É, eu sei disso... De qualquer forma, eu não colocaria uma Floyd nessa guita, só acho que seria interessante se ela viesse com uma Floyd de graça. O preço da guita ia subir muito, mas seria interessante.

    makumbator
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    _Rage_Floyd_

    Ponte flutuante em guitarra barata é tudo porcaria. Uma ponte boa é mais caro que essa guitarra toda.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    MatheusMX
    Mauricio Luiz Bertola


    Tem razão, obrigado pela correção. Quis dizer uma coisa e acabei falando outra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão das cordas em guitarras diferentes