Música autoral - Guitarra

    Autor Mensagem
    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # jun/17


    Pessoal,

    Eu não sou um bom guitarrista, isso eu tenho certeza, pois ouço muito Satriani, Vai, Eric Johnson, Juninho Afram, Pepeu Gomes, alguns guitarristas que postam videos no youtube etc. Ainda me vejo como um bebê engatinhando devagar.

    Estou começando a me dedicar com músicas proprias em minha guitarra e procuro decorar todas as notas a fim de repeti-las depois exatamente da mesma forma.

    Vocês podem me dar sugestões e dizer os pontos que preciso melhorar? Alguns vão dar risada da música, mas é o máximo que consigo fazer por enquanto ..

    Segue o vídeo:


    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Guri, boa noite. infelizmente esse é o único horário que posso postar ultimamente rs.

    Eu não sou um bom guitarrista, isso eu tenho certeza
    Não diria isso, jamais. Só um bom guitarrista se preocupa em melhorar...

    Vamos lá, sobre sua composição. Bem, primeiramente, parabéns pela iniciativa, se tem algo que o Brasil precisa é de música autoral em nosso nicho do rock.

    1- Seus bends, quase todos, desafinados.
    2- Seu fraseado, as vezes não casa com o tom da base.
    3- Eu talvez esteja ouvindo uma guitarra desafinada...
    4- Preste muita atenção pois a musica decorre inteira cheia de desafinações.

    Não senti firmeza na execução da música em geral. Acho que as técnicas básicas como arpejos, bends e ligados devem ser bem mais praticadas por ti, antes de tentar executar coisas mais complexas.

    Se puder te dar uma dica, é ser mais autocrítico, no sentido de apurar os ouvidos e identificar seus próprios erros, para que entre no caminho certo do estudo.

    Parabéns pela iniciativa, gostaria de ouvir a versão 2.0 dali uns 2 meses de estudo.

    alexandremonteiro
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Paul.Gilbert
    Muito obrigado por dedicar um tempo para assistir esse vídeo. É uma grande satisfação receber conselhos de vocês que são músicos e possuem um ouvido bem melhor que o meu.
    Agradeço por ter pontuado os defeitos. A guitarra estava um pouco desafinada mesmo em virtude da ponte flying rose que desafina fácil nas alavancadas pra trás/frente e eu não prendi os parafusos como deveria ter feito após ter pego no luthier.

    O que mais tenho feito são composições próprias em minha guitarra. Eu estava fazendo parte de uma bandinha de rock nacional próprio com uns amigos, mas quando comecei a escutar novamente Steve Vai (inclusive fui no último show dele aqui em São Paulo em junho de 2017), Satriani, Eric Johnson, me empolguei demais com a guitarra solo e pretendo fazer isso na minha vida, pois sempre fui louco por solos de guitarra.

    Estou estudando guitarra com frequência nos meus raros tempos que tenho livre. Já tenho outras composições que quero aperfeiçoar e colocar no youtube também, pois pessoas como você podem me ajudar muito com esses conselhos que pra mim vale ouro.

    Na questão do bend desafinado, vc quis dizer que não casou com a base? Pois eu faço o bend com a mesma nota da base. Seria necessário então fazer o bend um tom abaixo? Estou falando isso pq o bend subiria um tom e casaria com a nota correta da base.

    Sobre os fraseados cheio de desafinações vou corrigir também.

    Em breve postarei outro vídeo seguindo estes conselhos. E espero ter melhorado bastante! Imagino que deve ser vergonhoso pra muitos que assistem esse vídeo, pois a nível profissional este vídeo está uma porcaria, entendo isso perfeitamente, mas estou dando a cara pra bater, pois só assim eu consigo melhorar!

    Muito obrigado!!

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: Pleonasmo
    · votar


    alexandremonteiro

    Concordo com o Paul.Gilbert, os bends estão bem desafinados e muitas frases fora do tom.
    É regra seguir o tom a risca? Não, mas vai ficar muito mais coeso se você tocar fora do tom em apenas alguns trechos e não repousar neles, faça uns cromatismos em passagens rápidas e nas lentas procure ficar no tom.

    Na questão do bend desafinado, vc quis dizer que não casou com a base? Pois eu faço o bend com a mesma nota da base. Seria necessário então fazer o bend um tom abaixo? Estou falando isso pq o bend subiria um tom e casaria com a nota correta da base.

    Você preferencialmente pode partir de uma nota que esteja no tom e chegar com o bend até uma nota que também esteja no tom.

    No mais, veja se você está se acertando com as escalas e vou dar uma dica que todos os meus professores me passaram, faça seus solos e improvisos de maneira consciente, o aprendizado para isso é árduo mas vale a pena. Quando eu digo isso, digo para não pensar em shapes e sim nos intervalos que formam eles e assim vai saber quais notas vão ficar mais interessantes de acordo com cada parte da sua base.

    E se for apresentar um trabalho aqui para receber criticas, faça da melhor maneira possível, não deixe parafusos frouxos, afine tudo e toque depois, se não compromete muito o trabalho.

    Jack_RS
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Poisé amigo. A música ta bem descentralizada nas notas e execução. Mas não se desmotive ou desista por ter feito algonão tmuito bom. Composição leva tempo pra vc desenvolver boas.Uma dica: toque as notas das escalas que pratica e deixe elas soarem ate o final sobre os acordes depois vaiaumentando aos poucos as batidas e vai adicionando sempre vibratos de todos os tipos me1/2/ 1/4 1 1 1/5 2 tons nos bends tbm siga sempre concentrado logo vai começar a fluir naturalmente e vc ouvirá os sons na cabeça antes de executar eles. Trabalha nisso e mais a música que apresentou bem executada e trabalhada vai ficar legal.
    Um grande abraço :)

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    alexandremonteiro

    Olá novamente.

    Sobre os bends, tem dois poréns aí. Primeiro, eles não estão atingindo a altura correta, eles soam desafinas, pq ou você está esticando demais ou de menos as cordas, não é questão de ser 1/2 ou um tom. Isso é treino e ouvido, demora para ficar bom.

    Eu não costumo ir tanto pelo lado da teoria "fazer um bend um tom acima da base" até pq isso varia conforme a escala aplicada e tem milhões de outras variáveis. É mais interessante criar a noção do que vai soar bem ou não, usar vibratos e outras técnicas complementares e principalmente os ouvidos. Até bends desafinados podem soar bem se souber quando usá-los, por exemplo, quando os acorde da base está mudando para outro(G para A)... Você pode começar um bend que soa desafinado em relação ao acorde anterior mas que se afina com o próximo(Gb para G num exemplo bobo)... Muito comum em blues e jazz.

    Uma coisa que eu não gosto em mérito de guitarras Floyd, é que quando se dá um bend, vc automaticamente altera a pressão na ponte, o que faz com que todas as outras cordas e a própria corda em questão "desafinem". É natural e precisa de treinamento específico para que seu ouvido compense esse fenômeno... presta atenção nisso...

    Do mais, o negócio é estudar e progredir mesmo, é natural esses deslizes até que se tenha uma técnica mais apurada. Não acontece da noite para o dia.


    Pleonasmo


    E se for apresentar um trabalho aqui para receber criticas, faça da melhor maneira possível, não deixe parafusos frouxos, afine tudo e toque depois, se não compromete muito o trabalho.

    Essa é uma dica de ouro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música autoral - Guitarra