Improviso Rock-Fusion (Mateus Starling)

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jun/17


    Rapaziada, continuando a minha série de improvisos em estilos diferentes, hoje peguei uma base do Guthrie Govan que resolvi intitular de ROCK-FUSION.
    Eu classifico o fusion em algumas vertentes, mas principalmente em 2.
    1) O jazz-fusion, que me remete mais ao que Miles Davis iniciou fazendo nos anos 60, misturando o jazz com outras influências.
    2) Enquanto que Govan, Kotzen, Greg Howe entre outros eu enquadro no ROCK-FUSION pois fica bem claro que a principal influência destes músicos, o maior apelo estilístico é o rock, enquanto Miles Davis, Mike Stern e muitos outros o apelo maior é o jazz.
    O interessante do ROCK-FUSION é a inclusão do sotaque jazzístico no rock e o interessante do JAZZ-FUSION é a inclusão do sotaque do rock e outros estilos no jazz.
    Inclusive, nesta minha série de videos, o principal foco é demonstrar que com proficiência você pode tocar qualquer estilo que você queira, pois a proficiência te dá as ferramentas para compreender as demandas do estilo. A proficiência funciona como um atalho ou um acelerador do processo, mas para tocar outros estilos é necessário obviamente gastar um tempo absorvendo este sotaque, compreendendo os cacoetes e as particularidades do som.
    O mais interessante (para mim) é tocar outros estilos, mas tentando manter minha personalidade.





    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17
    · votar


    mateusstarling

    Gostei prá caramba!

    Não vou ficar chovendo no molhado com relação à técnica e etc., porque prá mim o que manda mesmo é o "gostar"...

    Bonito, muito, muito agradável, frases deliciosas...........

    Parabéns!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    mateusstarling

    Excelente! Ambos os takes, nota por nota!
    Que frase é essa aos 48 segundos? PqP!!!!

    mateusstarling
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Lelo Mig Obrigado irmão, fico feliz que vc e o Leandro sempre comentam, mas infelizmente só vocês 2 parecem ter interesse pelo tipo de som que eu faço, por isso pouco tenho postado por aqui. Valeu.

    LeandroP Valeu irmão. É a escala pentatônica menor com a blue note.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    mateusstarling

    Muito bom! Como o Lelo disse, dispensa comentários..... é só curtir e pronto! srsrsr Parabéns!!

    rafael_cpu
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Show!
    Curti também. Muito bom!

    T+

    Buja
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    mateusstarling
    Mateus, comento pouco por que as vezes tem pouco o que dizer e a maioria das vezes fico chovendo no molhado.
    Mas sigo sem canal e nao ha um video que eu perca. Gosto bastante do seu fraseado, muito agradavel, a fluencia da improvisação é insana.

    Mas pra muita gente é como um bom vinho seco. Pouquissimos sabem apreciar. Voce ja sabe que seu trabalho atrai somente os bons entendedores, certo?!

    Mas por favor, nao deixe de postar. As pessoas PRECISAM saber mais, mesmo que neste momento talvez nao achem que precisem nem entendam isso.

    Se voce nao tivesse insistentemente postado por aqui, eu mesmo nao faria ideia de que voce existe e tem um material tao fantastico.

    eric bluesman
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    mateusstarling

    Mateus não desanime meu mano , sabemos que aqui a área da arte é muito complicada por uma série de fatores sejam culturais ou por outro motivo qualquer... mas eu tb assim como os demais comentários admiram seu trabalho e a forma como vc tenta passar o que vc tem de bagagem musical.

    E ainda bem que vc está aqui colocando matérias interessantes e coisas que agregam a esse universo da guitarra , se não ficaríamos somente entre qual é o melhor pedal , ou que guitarra comprar ... continue que mesmo sem muito barulho vc tem pessoas que te acompanham nessa linha .

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Cara ficou muito bom gostei da melodia e gosto do estilo mas tu é um artista não precisa ficar se explicando e tal...todo mundo que se refere a starling acha e gosta o som peculiar do fusion que tu toca.

    mateusstarling
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Luis A. Obrigado por comentar irmão.

    rafael_cpu Obrigado por comentar também.

    Buja Obrigado por suas palavras e fico muito feliz em saber que me acompanha lá no canal. Eu tenho sentido, mais especialmente este ano, uma dispersão muito grande, a galera que quer aprender esta cada vez mais contaminada com a acomodação, pode ser conteúdo gratuito ou pago, as pessoas ficaram muito imediatistas e não conseguem manter o foco, não conseguem ir até o final com nada.

    eric bluesman Valeu irmão, como comentei acima, parece que a cada ano as coisas pioram, mas muito obrigado pelas suas palavras.

    locostras Obrigado irmão, é importante saber a opnião de vc e dos colegas.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/17
    · votar


    Você toca com a alma, mateusstarling. Embora tenha um aprofundado conhecimento teórico, não é "aquele mala" que quer colocar tudo que aprendeu na vida em dois ou três compassos. Inclusive a frase que eu me referi, qualquer um toca uma penta-blues, mas ninguém faz do modo como você fez, e é isso que "pega na alma" de quem tá ouvindo.

    Inclusive gostei mais do take #1, embora tenha gostado muito dos dois. O segundo achei melhor elaborado, e não posso por defeito em nada. Sensacional! Mas o primeiro me pareceu mais espontâneo, mais vivo, como a maioria das primeiras tentativas de gravação.

    ogner
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: ogner
    · votar


    Mas sigo sem canal e nao ha um video que eu perca. (2)

    Apesar de nao seguir uma religião, ate seu video falando sobre o assunto ( um dos ultimos videos ) vi ate o final!! Ate nele vc mandou bem nos bends e vibratos!! hehehe

    Cara, se vc nao der certo, nada mais da certo aqui! Te acomppanho desde muito tempo. Vi sua volta ou brasil e vc faz tudo muito bem feito! Nao conheço sua escola pessoalmente, mas tenho certeza q deve ser foda!!

    *Ahhh, compprei algumas video aulas sua, pô!! Alias, tenho q estuda-las novamente! :))

    EDIT: O "der certo" é relativo e mira o GRANDE sucesso extrondoso mesmo. Pq acredito que vc ja tenha dado certo, tanto profissional quanto ppessoalmente com sua familia!! :))

    mateusstarling
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    LeandroP OBrigado irmão, fico lisonjeado. Legal saber que tem acompanhado, por aqui eu to ligado que vc sempre fez questão de comentar desde muito tempo e eu te agradeço por isso de verdade.


    ogner Valeu meu irmão, obrigadão por estar sempre presente. Grande abraço e obrigado por ver o video do testemunho também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso Rock-Fusion (Mateus Starling)