Guitarra sentado e correia

Autor Mensagem
Ev_Santos
Membro Novato
# jun/17 · Editado por: Ev_Santos


Eu treino guitarra sempre sentado, mas nunca consigo achar uma postura firme ae atrapalha muito. Queria saber se comprar uma correia ajuda a consertar a postura e ter mais firmeza

Ramsay
Veterano
# jun/17
· votar


Ev_Santos
A correia é essencial, não só porque mantém a guitarra junto ao seu corpo, como também melhora o equilíbrio e alivia o peso da guitarra que vai ficar nos ombros.
No começo vc vai estranhar, mas, quando se acostumar, vai ver que tocar guitarra com uma correia é muito melhor!!

ur2ez4me
Veterano
# jun/17
· votar


Minha postura melhorou depois de usar a correia mesmo tocando sentado. Não fico preocupado em segurar o braço da guitarra com a mão esquerda, nem faço tanta força, e a execução melhorou. Ainda sinto que posso melhorar essa pegada, mas que a correia auxiliou, isso sim.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Eu não sou tão chegado em correia sentado pois ela fica solta igual, e a correia dá um excesso de confiança. Mas claro, vai depender da posição que tu toca.

Paludo756
Membro Novato
# jun/17
· votar


Eu nunca mais toquei sentado.
Depois que comecei a fazer show direto com a banda, eu até tiro músicas em pé mesmo, melhor coisa, acostumar a tocar em pé me prepara muito para shows, as coisas acabam saindo mais naturais, e consigo me soltar mais no palco.
Vejo muito guitarrista ao vivo que não se mexe, e tenho quase certeza que não treinam em pé.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Vi este potico e fiz um teste com a correia sentado. Claro, correia bem fecha mesmo.

Ela ajuda sim, nao na postura, mas sim na sensacao de estar tocando em pé. Ja que a guitarra nao fica mais apoiada so no colo, e fica um pouco no ombro sim. A pegada da uma leve mudanca. Até que gostei. Acho que vou dar umas treinadas assim.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Buja

Eu tenho um leve desvio de coluna, algo comum em pessoas de minha estatura (1,92)... Acaba que a guitarra pesando no obro, tendamos a se encolher, e aí ela toca o colo e para de pesar... É uma questão de disciplina, disciplina qu'eu não tenho.

makumbator
Moderador
# jun/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
Ela ajuda sim, nao na postura, mas sim na sensacao de estar tocando em pé. Ja que a guitarra nao fica mais apoiada so no colo, e fica um pouco no ombro sim. A pegada da uma leve mudanca. Até que gostei. Acho que vou dar umas treinadas assim.

Eu treino assim muitas vezes. Mas minha correia é daquelas que apoiam nos dois ombros, então distribui melhor o peso.

Paludo756

Eu nunca mais toquei sentado.
Depois que comecei a fazer show direto com a banda, eu até tiro músicas em pé mesmo, melhor coisa, acostumar a tocar em pé me prepara muito para shows, as coisas acabam saindo mais naturais, e consigo me soltar mais no palco.


É bom mesmo, mas eu treino sentado por causa da coluna, e ainda por cima toco baixo de 6 cordas (até por conta disso optei nos últimos anos a usar baixo Ibanez, que são os de 6 cordas mais leves do mercado). Espera você chegar aos 40 pra ver como é! Hhahah!

Lelo Mig
Membro
# jun/17
· votar


Ev_Santos

Faço igual ao nosso amigo Ramsay sentando ou em pé, com correia sempre "melhora o equilíbrio e alivia o peso da guitarra".

Até porque não sou estilo punk que usa a guitarra lá no joelho. Gosto e uso a guitarra alta, entre a cintura e a barriga.

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


Eu sempre uso a guitarra com a correia, em pé (principalmente rsrs) e sentado. Até porque a correia já está na guitarra. de qualquer maneira é mais confortável, você pode se virar pra pegar um objeto, apertar o play, etc.

Pleonasmo
Membro Novato
# jun/17
· votar


Mas por favor, use um straplock!! Ele prende direitinho a correia.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Até porque não sou estilo punk que usa a guitarra lá no joelho. Gosto e uso a guitarra alta, entre a cintura e a barriga.
Lelo Mig

Mesmo quem usava o instrumento la em baixo mesmo, quase no pé,

http://www.emgpickups.com/media/artist/artist/robtrujillo.jpg

um dia vai chegando a idade dos 40 e o cara ja começa a mudar de conceito:

http://loudwire.com/files/2013/06/93066271.jpg

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Alias, ontem participei de um workshop online do kiko, onde uma das coisas que ele falava é que treinar sentado é uma coisa, treinar em pé é outra.

Voce deve treinar confortavelmente na posicao que mais se aproxima do seu objetivo final. Quer dizer, se voce treina pra tocar em shows, deve treinar em pé, com conforto e posicao correta, é obvio.

Se treina pra tocar cover em casa mesmo, ou num churrasquinho aqui e ali, (como eu), treina sentado mesmo. Eu detesto tocar em pé (justamente porque eu nao treino em pe), mas gosto de ter correia porque, voce sabe, vai que...sei la, vai ter que tocar em pé uma hora ou outra.

Mas pra quem toca na noite, shows, baladas, emfim, vive se apresentando em pé, acho que o cara tem que treinar em pé mesmo em casa, pegar os licks, compor, e tal, porque isso vai ficar mais natural depois.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/17
· votar


Boa discussão, e lá vou eu polemizar, rsrs...

Pra quem toca jazz e outros estilos acho que não faz muita diferença.

Mas para quem toca rock e blues acho muito feio, feio bagaráleos, tocar com o instrumento nas tetas.

Visualmente acho - inquestionavelmente - muito mais bonito, para quem está assistindo, o cara que toca com o instrumento baixo. Não tão baixo a ponto de arrastar pelo chão (Trujillo?), ou a ponto dos joelhos baterem na guitarra (Hettfield?) mas baixo o suficiente pra que não fique parecendo que é uma banda de moda de viola.

Por isso, sempre que posso, sempre que as costas aguentam, sempre que tenho paciência, treino em pé, com o instrumento mais ou menos na altura dos genitais.

No começo é difícil se acostumar a tocar em pé, e com o instrumento baixo. Mas acostuma e para algumas coisas é até melhor.

De qualquer maneira, mesmo quando treino sentado utilizo correia, mais por medo de fazer alguma caca e derrubar o instrumento do que para segurar o braço.

#paz :)

Lelo Mig
Membro
# jun/17
· votar


Felipe Stathopoulos

"...para quem toca rock e blues acho muito feio, feio bagaráleos, tocar com o instrumento nas tetas."

É apenas uma questão estética, vendida pela "mídia criadora da imagem do rockeiro rebelde"...

Se acha feio a ponto de se sentir mal ao tocar, ok... é pessoal.

Eu, já passei da idade de me incomodar com tolices estéticas. Uso o instrumento de forma a priorizar a performance e o conforto.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/17
· votar


Lelo Mig

Ah sim, é só estética mesmo. E cada um é cada um, mas eu quando vejo nego tocando "nas tetas" me lembra daquelas capas de discos (antigos) de dupla caipira, tipo "Tião Carreiro e Pardinho" e tals.

Abç

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Felipe Stathopoulos
É estetica mesmo. Mas gosto quando os caras tocam normal mesmo. Nem em baixo nem em cima.

http://images.chinatopix.com/data/thumbs/full/79548/600/0/0/0/iron-mai den-alter-show-in-china.jpg

Itamarwjr
Veterano
# jun/17
· votar


Lelo Mig
Felipe Stathopoulos
Buja
Digo o mesmo, tentei tocar com ela mais baixa mas pra mim n rola, quebra muito a performace, dai tentei achar um ponto menos horrivel possível dentro do conforto. COnsegui? Duvido! mas....

Lelo Mig
Membro
# jun/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja

"quando os caras tocam normal mesmo..."

É nessa posição mesmo que é confortável prá mim, como havia citado acima "cintura/barriga".

Mas, porque é confortável mesmo. Tenho braços curtos se comparado a Jimi Page e Brian May, por exemplo, que usam a guitarra baixa por conta de braços muito compridos. E, muito alta, no peito, me incomoda também.

Ismah
Veterano
# jun/17 · Editado por: Ismah
· votar


Felipe Stathopoulos
Mas para quem toca rock e blues acho muito feio

B B King se remexeu na cova... O blues de raíz, é tocado sentado, todos os grandes bluesmans que conheço tocavam e os poucos que ainda tocam usam guitarra de normal para alta... Alguns dizem que é para ver mais de perto a escala.

Usar o instrumento baixo, não é coisa do rock, é coisa que começou com o punk, principalmente americano. E foi para frente, principalmente no pós-punk, principalmente entre bandas que chamo de "malvadas fofas"...

Buja

Essa foto do Trujillo é fácil de entender, repare que a correia está solta, e o instrumento apoiado sobre a coxa.

Lelo Mig
E, muito alta, no peito, me incomoda também.

Talvez porque tenha braços curtos e razoavelmente grossos, tirando um tanto a flexibilidade do corpo. Assim que é o biotipo brasileiro em média, e ainda mais recorrente em pessoas de origem portuguesa.

daimon blackfire
Membro Novato
# jun/17
· votar


Acho que deve se priorizar sempre o conforto acima de tudo. Eu, por exemplo, tenho de deixar a guitarra bem alta pra tocar confortavelmente.

Paludo756
Membro Novato
# jul/17
· votar


Buja
Mas pra quem toca na noite, shows, baladas, emfim, vive se apresentando em pé, acho que o cara tem que treinar em pé mesmo em casa, pegar os licks, compor, e tal, porque isso vai ficar mais natural depois.

Exatamente. Como minha banda faz bastante shows, e ensaia todo final de semana, e a gente ainda preza muito pela presença de palco, eu ensaio sempre em pé.
Lógico, a correia que uso é de couro trançado, uso strap lock, o cabo da guitarra dá aquela volta por dentro da correia pra não desplugar da guitarra caso eu pise em cima.
Ensaiar com a situação de palco, melhor coisa que tem.
Pra quem faz show claro.

makumbator

É bom mesmo, mas eu não treino sentado por causa da coluna, e ainda por cima toco baixo de 6 cordas (até por conta disso optei nos últimos anos a usar baixo Ibanez, que são os de 6 cordas mais leves do mercado). Espera você chegar aos 40 pra ver como é! Hhahah!


Vou esperar muito hehehe
Lembrando que tem guitarrista com mais de 70 anos tocando em pé e correndo pelo palco por aí.
Vou treinando em pé mesmo, como já é um costume, acredito que aos 40 não irei me encomodar. O complicado é ter idade, e não estar acostumado a tocar em pé, aí sim, sofrerás.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Eu procuro tocar tanto em pé como sentado, consigo ter conforto e me sinto à vontade dos dois jeitos. Inclusive, quando toco sentado eu treino tanto com a guita na perna direita estilo violao de churrasco como na perna esquerda tipo violao erudito, dos dois jeitos rola de boa também.
A altura da correia procuro deixar no meio terno, tipo na altura do umbigo. Falar pra vc que a Condor LP toda de mogno era tenso de tocar de pé por muito tempo. A Ibanez e a Schecter tá de boa.

thiago stteffen
Veterano
# jul/17
· votar


so toco em casa, e sempre sentado. Nem correia eu tenho, mas agora vou comprar u ma pois mais de uma vez a guita quase foi pro chão

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


undefinedPaludo756
Ensaiar com a situação de palco, melhor coisa que tem.
Pra quem faz show claro.


Pra quem não toca, mas pretende tocar também.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/17 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Eu treino guitarra sempre sentado, mas nunca consigo achar uma postura firme ae atrapalha muito.
Ev_Santos

Brother, pelo menos no meu caso, o conforto sentado vem muito mais da posição dos pés do que da forma como seguro a guitarra nas mãos e colo.

No meu caso, usar correia sentado não serve para absolutamente nada.

A guitarra encaixa bem nas minhas pernas e braços, não preciso de nada mais para segura-la.

O que me incomoda de verdade, isto nas raras vezes que sento com o instrumento para treinar de verdade (tipo, 2 ou 3 horas seguidas) é realmente a posição das costas e pés.

Para as costas não tenho muito o que recomendar, a não ser tentar manter uma posição ereta. Mesma recomendação para quem trabalha sentado por muito tempo, nada muito diferente.

Agora um apoio para um dos pés faz muitaaa diferença.

Algo tipo isto aqui:

Apoio para os pés

Caso não queira comprar um, faz um teste com algum suporte em casa mesmo. Pode ser qualquer coisa, com tanto que seja uma base que eleve um pouco uma de suas pernas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696617998-apoio-de-pe-para-viol o-violonista-violo-classico-_JM

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah
Paludo756
Ensaiar com a situação de palco, melhor coisa que tem.
Pra quem faz show claro.

Pra quem não toca, mas pretende tocar também.


Eu não pretendo tocar ao vivo, pelo menos nos próximos 5 anos. Porém, eu acho que dependendo do meu humor e do objetivo que eu tenho ao tocar, tem casos que eu me expresso melhor tocando em pé, e tem hora que é melhor sentado. Vai do contexto. Eu acho que todos deveriam pelo menos experimentar.

JoeCruzGuitar
Isso daí é bem bacana. Eu improviso com uma pilha de livros, certa vez usei esse apoio que um amigo meu tem em casa, e fica muito mais confortável e seguro que a pilha de livros, talvez por ter os pézinhos de borracha, acho que fica mais seguro, sabe?

Michel Sancovich
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ev_Santos
Recomendo você tocar confortavelmente tanto em pé quanto sentado com correia.
Lógico que acho muito feio correia alta... mas, com o tempo, se você usar baixa demais, traz complicações (experiência própria).
Hoje uso nem tão baixo quanto antigamente, fica um pouco abaixo do umbigo o centro da guitarra...

Buja
Veterano
# jul/17
· votar


Lembrei desse topico.

Ontem cheguei em casa tarde da noite, cansado, sem paciencia pra sentar e ficar treinando.
Resolvi simplesmente pegar a guitarra e tocar alguma coisa em pé.
Cara...como eu to ruim pra tocar em pé! Errava todos os licks, bends.
Teve uma hora que tentei tocar sem olhar pra escala, (coisa que faço absolutamente tranquilo tocando sentado), e na hora de mandar um Dm, mandei um A maior. Erro dos toscos.

Entao, é verdade mesmo. Se voce treina muito sentado, na hora de tocar ao vivo, passa apertado. Melhor é treinar em pé pra quem toca ao vivo.

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Ontem cheguei em casa tarde da noite, cansado, sem paciencia pra sentar e ficar treinando.
Resolvi simplesmente pegar a guitarra e tocar alguma coisa em pé.
Cara...como eu to ruim pra tocar em pé! Errava todos os licks, bends.
Teve uma hora que tentei tocar sem olhar pra escala, (coisa que faço absolutamente tranquilo tocando sentado), e na hora de mandar um Dm, mandei um A maior. Erro dos toscos.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esses dias aconteceu o oposto comigo, acostumado a treinar sempre em pé para a banda, resolvi tocar sentado, e tudo ficou melhor, mais velocidade, a economia de movimentos desnecessários de dedo e plalheta melhorou muito, fiquei espantado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra sentado e correia