Nova guitarra, mas sem conhecimento!

    Autor Mensagem
    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: John Pepper


    Bom dia, boa tarde, boa noite!
    Senhores ... fui me guiando através deste topico
    para sanar minhas duvidas ... ajudou no inicio, mas tornou as buscas um pouco mais complexas para mim!
    Portanto, utilizarei daquela planilha apresentada no topico de ajudas para tentar passar o que estou procurando!

    a) Quanto vc tem ou pretende gastar?
    Algo em torno dos R$:2000,00
    b) Qual o uso que vc dará ao equipamento?
    Não toco profissionalmente ... esporadicamente me encontro com amigos para uma sessão de blues ou mesmo apenas para tocar. Sou musico de apartamento hahahahaha.
    c) Como andam os demais equipos que compõem seu Set?
    Tenho um amplificador Marshall MG15CF e um pedalzão G2.Nu show de bola
    d) Qual é o seu nível técnico?
    Olha, nunca passei vergonha tocando hahahaha ... mas acho que após 10 anos de experiencia com guitars, posso dizer que sou bom no que faço.
    e) Quais as características que uma guitarra deve ter para atender às suas necessidades?
    Irei responder esta, e ja puxar para minha duvida.
    Minha primeira guitarra foi uma Strato Dolphin, que usei 24/7 nos primeiros 2 anos de musica. Não entendia se era boa ou não, mas ja tocava desde Legião Urbana ate Slayer.
    Depois veio uma Les Paul Golden que ficou comigo durante 1 ano. Eu achei uma maravilha de guitarra. Não saberia explicar a diferença entre as duas, só sabia que a Golden era mais macia e tinha um braço mais "pesado" ... era melhor para tocar musicas mais Hard Rock ou Punk, mas o som "clean" dela não era dos melhores.
    Hoje, vendo minhas pesquisas ... me apaixonei pela ideia de ter uma Les Paul Epiphone ! Mas não quero cometer o mesmo erro no passado ... na hora de comprar a guitarra Golden, não me atentei ao modelo dela, e meu luthier disse que "O modelo não é ruim, mas poderia ter gasto melhor o dinheiro mesmo comprando na linha da Golden".
    Dentro das epiphones ... vi que tem modelos Standard, Custom, Studio, LP 100 ... LP Special ... E claro, suas imensas diferenças de preços.
    Toda review que vejo a respeito das guitarras são de: Todas são maravilhosas, com clean excelente e bem "versateis", capaz de tocar e gerenciar timbres para varios estilos musicais (O que para mim é otimo).
    Mas me assusta essa variedade de modelos ... Não sei analisar quais são boas peças de cada material ou se o preço estaria devidamente aplicado.
    Desculpem o mega texto, mas se eu continuar a pesquisar no google, irei me perder no limbo hahahahahaha.
    Entretanto ... é isso ai.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    John Pepper
    Se voce ama les paul, eu nao pensaria duras vezes e faria um força nessas daqui abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-857592072-guitarra-gibson-les-p aul-tribute-60-made-in-usa-tributo-60s-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847773210-guitarra-gibson-les-p aul-studio-faded-2006-worn-brown-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-857462474-gibson-les-paul-tribu te-50s-2011-ccase-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-863976571-gibson-les-paul-tribu te-60s-mini-humbuckers-_JM


    ---

    Porem, para um blueszao como voce gosta, e sabendo que curte uma guita mais cheia (diferente de strato), eu iria numa semi-acustica.

    Porque? Um clena mais bonito, um overdrive leve lindo no blues, uma pega bluesy maneirissima, uma guita de classe:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-731792022-guitarra-semi-acustic a-epiphone-es-335-dot-loja-oficial-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820569354-epiphone-es-339-ultra -pro-semi-acustica-2011-nanomag-troca-_JM


    ou até uma mais encorpadona, com bigspy

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748835077-ibanez-agr-73t-guitar ra-semi-acustica-set-in-t-frete-gratis-_JM

    Olha que belezura.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-865395242-guitarra-ibanez-semi- acustica-af-55-artcore-tobacco-af55-_JM


    Num bluezao isso nao te deixa na mao, jamais.

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Mto obrigado pelas indicações Buja!
    Na verdade eu não queria ultrapassar o teto do valor ... ate porque, não toco de forma profissional, e a guitarra ficaria um pouco mais tempo pendurada do que propriamente tocando.
    A ideia era ter algo de bom material, bom som, que quando eu fosse pegar para tocar não me preocupasse em reparar em detalhes acusticos.
    Não precisa se dar ao trabalho de ficar encontrando os links hahahaha se puder me guiar dizendo, por exemplo, a diferença entre as guitarras "semi acusticas" e versões standard ou custom, ja ajudaria (e muito!), ultima coisa que quero é ficar passando trabalho pros outros hahahaha.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    John Pepper
    Eu indicaria o seguinte, troque primeiro de ampli.
    Procure pelo Vox VT40+ uma ótima pedida.

    Quanto a guitarra, além dessas que o Buja indicou, veja também a PRS SE

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: John Pepper
    · votar


    Procure pelo Vox VT40+ uma ótima pedida.
    Caracas, parece mesmo um bom ampli, mas muito caro!
    Mas meu Mashall não esta ruim, então sem prioriodades quanto amp!
    Quanto as guitarras ... vou diminuir o valor para gastar, só para ver se a gama de opções aumenta! Como havia dito ... não tenho o conhecimento do que é uma boa guitarra. Mas se aumentar minha gama de opções, talvez me ajude a encontrar o que eu procuro!
    Por exemplo ... a marca Vintage seria uma boa ???

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    John Pepper
    Por exemplo ... a marca Vintage seria uma boa ???

    Sendo Les Paul como voce quer, as opcoes sao bastante.
    A Vintage faz Les Puals muito boas. A tanglewood tambem.
    Dependendo da Condor voce acha otimas lespas.
    Melhores até que epipocas.
    Entre uma vintage v100, condor clp set lemon, tanglewood e uma epiphone special, sem duvida pegaria a vintage. A epiohone no ultimo caso. Qualquer uma destas são melhores que a epiphone.

    Porem, eu indiquei Gibson por causa da pouca diferença de valor, e reconhecidissimo valor de mercado.
    Quem da 3 mil numa epiphone da 4 mil numa gibson rindo.

    Porem se quer algo que fique abaixo dos 3 mil, sim, vintage, tanglewood, algumas walckzaks do primeiro modelo e condors antigas sao excelentes.

    Somente nao pegue nada da serie Special, tanto da epiphone quanto gibson. Dizer que nao presta é exagero, porem, o custo beneficio é baixo.

    Mas sou suspeito pra falar. Nao gosto de Les Paul. Meu negocio é mais fenderizado.

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Buja
    Achei interessante essa marca Vintage! Encontrei dois modelos distintos, mas com preços parecidos ... HB e IT ... saberia me dizer a diferença ? E sim, ambas V100.

    Les Strato
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    John Pepper

    Como disse o colega sandroguiraldo, se o MG15 for o unico amplificador que você utiliza, Esse Vox vt 40+ pode ser uma boa pedida, pois ele já vem com efeitos e possui simulações de drives muito bons. Pode inclusive aposentar a G2.nu tendo um amplificador destes.

    Quanto ao orçamento, acredito que se procurar por um destes ''seminovo'', da pra descolar por uns 1500 (novo ele está uns 2100), dando uma aliviada no seu orçamento caso queira investir em uma Guitarra.

    Visto que você curtiu bastante as Les Pauls, deixo minha recomendação pelas marcas Condor (modelos CLP e Custom) e Vintage (v100) que são guitarras muito bem acabadas e boas de sonoridade por um preço bacana, sendo que elas não deixam a desejar se comparadas a uma boa Epiphone.

    Quanto a Epiphone, os modelos custom e standart são melhores acabados e vem com captação melhor de fabrica (principalmente a custom), porém elas passam de R$3000 novas (usada se acha por menos que isso).
    Já os modelos 'LP 100' e 'Special', eu particularmente não sou fâ deles, pois são Les Pauls com braço parafusado e bem fraquinhas de som e acabamento (principalmente a Special), sendo que por ter escrito 'Epiphone' no Headstock, se cobra um preço alto pelo que elas entregam, não recomendaria esses 2 modelos não.

    No mais, boa sorte na sua procura.

    Abraço

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Les Strato, mto obrigado pela indicação do ampli! Agora irei pensar melhor a respeito do assunto ...
    Quanto as guitarras, obrigado pelas indicações! Estava agora mesmo pesquisando sobre as guitarras Vintage V100 ... e encontrei 2 modelos, HB e IT ... saberia dizer a diferença ? Sem falar que encontrei uma variedade de preço monstruosa .... Vintage V100 IT custa 1900 num site ... em outro custa 2800 nas mesmas especificações.
    Com certeza darei um pulo la na teorodo Sampaio (terra das musicas em SP) para caçar pelas lojas.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Les Strato
    Epiphone...porém elas passam de R$3000 novas (usada se acha por menos que isso).

    Dai ja acho que vale a pena uma Gibson. Acho meio que loucura alguem dar mais de 3000 numa epiphone, sendo custom que for.
    O mesmo vale pra Squier. Pode ser uma classic vibe que for, linha mais premium, que nao vale nenhuma epiphone ou squier por 3 mil reais.

    Abaixo de 3 mil nao se acha uma boa epiphone que ganhe de uma vintage ou condor.

    E concordo com voce. Um bom amp e uma strinberg faz um som bem melhor que um amp generico com uma epiphone plugada.

    Pense nisso John Pepper.

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Senhores Buja e Strato. Agradeço toda atenção dada!
    Então para finalizarmos logo essa ideia ... me deixe matar as duvidas finais:
    Primeiro: Entre as guitarras Condor e a Vintage ... a Vintage esta um pouco mais cara, mesmo modelos CLP e Custom da Condor apenas chegam perto das mais baratas encontradas na Vintage V100. Entretanto, parece que a Vintage é "relativamente melhor" que a condor ... eu só não quero cair na armadilha de pagar mais caro apenas por causa do nome. Logo ... entre a Vintage V100 e a Condor CLP, a ideia seria procurar pelo melhor custo beneficio entre os dois ?
    Segundo: Ja que tocaram no assunto do ampli ... Meu Marshall tem segurado bem, ate mesmo quando precisei usar em uma festa para 200 pessoas. Mas se insistem na ideia do Vox ... o problema é o preço! o Vox recomendado ultrapassa a casa dos 2000 (zero, nunca usado) ... achei um usado por 1300 (que seria este) ... portanto, jogarei no proximo passo para montar um setup legal de musica.
    Alem do Vox ... teria alguma outra marca que eu pudesse olhar ?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    John Pepper
    Sobre a questão do ampli: não vejo sentido em comprar uma guitarra de 3k e plugar nesse ampli seu atual.
    Se plugar uma V100, uma Epiphone, uma Condor, creio que nada soará tão diferente, ou seja, não fará jus ao instrumento.

    Creia-me, na equação guitar + ampli + pedais eu creio firmemente que o fundamental é o ampli.
    Ampli bom e guitar ruim = som bom
    Ampli ruim e guitar boa = som ruim

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Em tempo, se optar pelo ampli compre também o foot VFS5 para explorar tudo o que ele oferece.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    John Pepper
    Este amp é bem superior ao seu. E voce pode dar uma negociada no preco, por que o dono diz que so tem 6 meses de uso, mas aparenta bem mais que isso.

    John Pepper
    Alem do Vox ... teria alguma outra marca que eu pudesse olhar ?

    Gosto de citar o Fender 65r e o Roland 40. Muitos bons em clean, drive e efeitos.

    Entre Condor e Vintage: Se novos, prefiro Vintage. Mas a Condor nao fica devendo.

    Sobre seu G2.nu. Nao precisa se desfazer dela, pois é util em gravações e outros efeitos que seu amp nao tem. Mas caso queira se desfazer dela....bem....eu te ajudo a fazer dela rapidinho rsrsrs....

    Les Strato
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Buja

    Concordo. Inclusive em 2015 acabei comprando uma Gibson LP Studio usada por $3700 (tinha procedência), pois as marcas bacanas que estava vendo nas lojas por aqui, eram quase todas em torno de $2500, sendo muito caras pelo que ofereciam na minha opinião.

    Na verdade também levei a gibson pois se acabasse não gostando dela após um tempo, sei que daria pra recuperar fácil esse valor investido, felizmente acabei me apaixonando por ela

    .John Pepper

    Entre as guitarras Condor e a Vintage ... a Vintage esta um pouco mais cara, mesmo modelos CLP e Custom da Condor apenas chegam perto das mais baratas encontradas na Vintage V100. Entretanto, parece que a Vintage é "relativamente melhor" que a condor

    Na minha Opinião seria: Condor Custom/Lemon Drop >> Vintage v100 >> Condor CLP. Mas não é nada gritante a diferença entre elas, todas são boas guitarras, não terá nenhuma ''armadilha'' como você disse.

    A vintage, até onde me lembro, vinha com captadores bacanas da wilkinson, que colocam ela acima da Condor CLP (se botar uns 498T e 490r da Gibson na CLP ela fica Animal). Porém, acho o Cutway da Vintage um pouco estranho (é meio pontudo) mas nada de mal gosto, logo, em virtude da excelente qualidade das condor custom, somado a esse fator, a Condor Custom levaria a melhor.

    Quanto ao Vox, eu recomendei a compra de um usado pois eles dificilmente dão problema (mas teste antes se possível). Agora, se você tem duvidas sobre a melhora que um bom ampli faz, teste sua guitarra em algum Laney ou Peavey com falate de 12', ou até um valvulado bacana, sem usar nenhum efeito, só guitarra e amp. Vais ver que a diferença é bem grande, pois seu som vai ter mais corpo, realçando tambem as características do instrumento plugado ao mesmo.

    Alem do Vox ... teria alguma outra marca que eu pudesse olhar ?

    Por até 1500, em um ampli que tenha simulação e efeitos, acredito que ele seja o melhor. Mas tem a série Mustang da Fender que também é boa, Peavey Vypyr também é algo a se olhar nessa categoria de amps.

    Se não quiser nada com efeitos, talvez um SS com autofalante de 12' como um Fender frontman 65r, Peavey bandit 112, Laney LV200 possa lhe atender muito bem. São amplis faceis de achar usado, em bom estado e com preço acessível, sendo tranquilo de se comprar nesse estado pois dificilmente quebram.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Engraçado que esse é o primeiro topico de alguem pedindo ajuda pra comprar guitarra, que ta desenrolando hein....rsrsrs.

    O Sr renatocaster ainda nao passou por aqui rsrs.

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: John Pepper
    · votar


    Sandro, obrigado pelas dicas!

    Strato e Buja, quando comecei a praticar .. lembro de ter tido uma oportunidade de ligar minha guitarra (era uma Dolphin, meu xodó) num amplificador valvulado que tinha, praticamente, minha altura e o som era maravilhoso!
    No caso então ... estamos falando de uma guitarra na casa dos 2k com um bom amp ... eu optaria por um que não tivesse os efeitos acoplados, assim não precisaria aposentar minha pedaleira tão cedo! Sem falar que ja tenho meus sons mixados e modificados salvos ao meu gosto neles. Dessa forma, não poderia encontrar amp's de boa qualidade e mais baratos ? Ja estamos falando em gastar 3000/3500 num pacote com guitarra e amplificador!

    Les Strato
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    John Pepper

    Se não quiser nada com efeitos, talvez um SS com autofalante de 12' como um Fender frontman 65r, Peavey bandit 112, Laney LV200 possa lhe atender muito bem. São amplis faceis de achar usado, em bom estado e com preço acessível, sendo tranquilo de se comprar nesse estado pois dificilmente quebram

    Dentre esses destaco o Peavey Bandit 112, pois tenho um há quase 7 anos e mesmo após ter tido alguns amps a valvula, nunca pensei em tirar ele do meu set, pois tem muita versatilidade, robustes e qualidade sonora. Quero adquirir futuramente um Pedrone pegasus, mas acredito que nem ele venha a tirar o peavey do meu set.

    O LV200 da laney tambem recomendei, pois já tive a oportunidade de tocar com ele algumas vezes, achei os drives muito bons (versáteis tambem), clean nem tanto, mas dava pro gasto.

    Fender 65r tem clean legal, porém, não me agradam muito os drives, talvez com a sua g2.nu dê pra tirar algo mais bacana dele, tem boa procura caso queira revender futuramente.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Valvulado
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-859425183-amplificador-blacksta r-ht-1-r-valvulado-com-reverb-_JM

    Valvulado
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698067138-blackstar-ht-1-valvul ado-_JM

    SS
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773039264-cubo-amplificador-pre to-guitarra-borne-evidence-100-_JM

    SS
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798740791-cubo-amplificador-gui tarra-marshall-code25-bluetooth-110v-_JM

    SS
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-810159063-amplificador-de-guita rra-fender-frontman-25r-nf-brinde-_JM

    SS
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838724622-amplificador-roland-c ube-40-com-pedais-_JM

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Tambem pode pensar num Acedo Audio de 6w, pequeno, porem potente, e de qualidade incontestável.

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Mas mesmo assim eu prefiro um bom SS de 25 até 50w, por ai.
    Com pouco volume voce tem mais qualidade.
    Melhor um amp de 30w SS no volume 3, do que um SS 10w no volume 8.

    John Pepper
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Senhores .... acho que minhas duvidas foram sanadas.
    Gostaria de agradecer imensamente a ajuda de vocês ! E desculpe pelo incomodo hahahahaha
    Muito, muito obrigado mesmo :D

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Isso ae mano. Boa sorte agora e bons sons.

    Deji
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Deji
    · votar


    Se você é bluseiro, ou quer um bom amp para pedais, eu iria nesse CARA

    Quanto a guitarra, eu compraria essa ESSA

    Não é LP, mas quero recomendar algo diferente hehe

    Esse modelo (112) é de Alder, tem uns caps legais e versateis (HSS)

    killeryoda
    Membro
    # mai/17
    · votar


    se eu fosse você investiria mais 1500 num ampli roland e 500 numa strato da tagima, ou uma sx

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Nova guitarra, mas sem conhecimento!