Captador sem arranhões

    Autor Mensagem
    julianabp
    Membro Novato
    # abr/17


    Gente, como faço para limpar as capinhas de metal da minha Les Paul sem arranhar ? Já vi sugestões para usar Silvo, Brasso, pasta de dentes, etc, mas infelizmente esses produtos arranham. Gostaria de saber se existe algum que tire manchas esbranquiçadas desses captadores sem danificá-los.
    Seguem as fotos de como eles estão:
    http://imgur.com/dM4vDms
    http://imgur.com/kGCkrxx

    Obrigada !

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    julianabp
    moça eu nem recomendo tu ficar se preocupando com isso, não interfere na guitarra e a não ser que tu não use a guitarra, o cover do captador vai ficar sujo
    caso tu realmente se importe com isso (pra não dizer que eu não te ajudei)
    compra um produto pra polir metal e passe no captador com um pano 100% algodão

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Na minha TLP100 o paninho resolve. Parece oxidação, e se for, então não tem muita saída que a troca.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    julianabp

    Recomendo limpar sempre que você parar de tocar. Essas manchas são decorrentes da transpiração e o metal acaba sofrendo uma oxidação superficial. Uma vez que manchou não vale a pena o trabalho de restaurar, sob risco de danificar alguma coisa no processo. Eu tirei a mancha dos meus escovando com o lado verde de uma bucha de lavar louça. Troquei a mancha por riscos. Achei que ficou legal, sem brilho e com o acabamento escovado.

    Essa imagem mostra as diferenças de um acabamento polido e de acabamento escovado:

    http://oi68.tinypic.com/2udxa94.jpg

    Ismah
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    LeandroP

    Escovou num mesmo sentido, se escovar em vários sentidos, o efeito é outro, mais próximo do jato de areia.
    Industrialmente, é feito com escova rotativa (tu sabe, quem começou o tópico não), o que facilita e agiliza o trabalho.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ismah

    Sim, bem observado! Tem que ser escovado num único sentido. Mas não precisa ser com uma escova rotativa, a não ser que se faça em escala industrial. Aquela parte verde da bucha de lavar louça faz isso legal também. Lembrando que ela deve estar seca e a sua utilização ser apenas pra este fim. Eu nem usei uma inteira. Recortei uma tira de 1,5cm (+/-) e escovei.

    julianabp
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    The Man Who Sold The World, obrigada ! :-))

    É... Então terei mesmo que me conformar com isso, kkkk. Pior que a maresia ronda por aqui. Tive o maior cuidado: a guardava no case, limpava sempre mas, bastaram alguns dias sem pegar nela e as manchas surgiram :-P

    julianabp
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: julianabp
    · votar


    Oi Ismah ! Obrigada !

    Aproveitando que você falou sobre troca de captador, surgiu uma dúvida: essa guitarra tem pouco mais de 1 ano de uso. Eles são um ProBucker-2 e um ProBucker-3 (tenho pena de modificar algo nela agora, kkkk). É possível trocar apenas a capinha metálica ou nesse caso, a substituição do captador é completa ? Não sei se isso varia conforme o fabricante. Será ?

    julianabp
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    LeandroP, obrigada !

    É mesmo uma boa saída para essas manchas! Não havia pensando nisso. Pois é... Tenho pena de mexer nesses captadores (a guitarra tem pouco mais de 1 ano de uso e são um ProBucker-2 e um ProBucker-3). Se a situação piorar e eu conseguir mudar o acabamento deles ou substituir a capinha, seria melhor. A maresia daqui só piora a situação. Tive máximo de cuidado e ainda assim, vieram as manchas.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    julianabp
    as capinhas são soldadas em dois pontos debaixo do captador, dá pra trocar sim

    julianabp
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    The Man Who Sold The World ahhhh ok! Obrigada pela ajuda. Agora ficarei mais tranquila, kkk. Bom domingo para você !

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    julianabp
    pra ti tbm =)

    igorbm
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    julianabp

    Cera de polir carro. LImpa e atrasa nova oxidação.

    Luis A.
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    E tem gente q paga a mais só pra ter uma capinha com cara de velha....

    julianabp
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    igorbm, agora passou-me a ideia de limpá-los com aqueles produtos líquidos para peças folheadas ;-) Talvez dê certo tb.

    julianabp
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Pois é, Luis A. ! Prefiro o estilo "recém saído de fábrica", hahaha :-))

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17
    · votar


    julianabp

    Não se preocupe... desde que não cometas excessos e uso de fórmulas bizarras, pode limpar estas capinhas com produtos convencionais para tal (limpa metal, cera de polir, bom brill, lixas supra hiper finas e etc) sem medo algum.

    Elas tem por função proteção e acabamento estético. Limpeza não prejudicará seu instrumento.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    Limpeza não prejudicará seu instrumento.
    Queria postar aquele vídeo do maluco lavando a guitarra com água e sabão...

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    julianabp

    Ao contrário do Lelo Mig, eu usaria massa de polir e alguma politriz manual ou mecânica.

    Luis A.
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    julianabp

    Mas se a capinha for de níquel, não tem jeito, rapidinho ela começa a desbotar e perder o brilho nas bordas... as de cromo duram um pouco mais...

    JJJ
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lelo Mig

    Tira o bombril e as lixas dessa lista... vão arranhar a capinha, com certeza.

    Isso funciona em madeira, não em plásticos e metais.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17
    · votar


    JJJ

    Como diria o grande filósofo:

    "Prá quem tá no Inferno, o que custa dar um beijinho no Capeta?"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador sem arranhões