Como as guitarras possuem timbres diferentes?

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Duvido que vc compre uma strat de Basswood!

Ixaaaaaa!! Hehe
Minha melhor strat, uma Fender MIJ Reissue 54 de 85 é basswodd!! Hehehe

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
Jogue um pedaço de Mogmo, Cedro, Jacarandá, Peroba no quintal junto com um pedaço do mesmo tamanho de compensado ou aglomerado. Depois de 40 dias de chuva e sol, compare o "estado" das duas. É óbvio.

Minha Strato de compensado com TRINTA anos de idade, usada em ensaios e shows, pintada, repintada, lixada, relixada, em atual processo de despintificação e totalmente íntegra mandou um alô pra você! Fotos em breve.

rsf
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ

Minha Strato de compensado com TRINTA anos de idade, usada em ensaios e shows, pintada, repintada, lixada, relixada, em atual processo de despintificação e totalmente íntegra mandou um alô pra você! Fotos em breve.

Mas não é essa que tem "medo" de água? hehehehhe

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


rsf

A propósito... andei usando umas lixas d´água nela... bem molhadas... tranquilo...

Como eu sou roqueiro - e como todo roqueiro que se preza, sou meio rebelde - é mais um motivo pra deixar o laminado à mostra! Tipo... foda-se... essa guitarra é de compensado mesmo!!! Rock and Roll!!! kkkkkkkk

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ
Porra, vei!! Se tirar a ponte, tipo umas 3 vezes, na quarta ja nao tem mais rosca na madeira e fica tipo moveis da Casa Bahia, não?? Hehehe

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


ogner

Ixaaaaaa!! Hehe
Minha melhor strat, uma Fender MIJ Reissue 54 de 85 é basswodd!! Hehehe


Ahn, filha da mãe...hehehehe.

Agora vou te sacanear: Te dão duas opções de Fender IGUAIS, porém com corpos diferentes. Uma é basswood e a outra é ash, vc tem que escolher sem testar. É escolher uma, pegar e levar, sem choro e sem mimimi!

E aí, vai em qual? Se vc responder que vai em qualquer uma, pronto! Consegui te converter, kkkkk! o/

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Ixaaaaaaa...

Ai fudeu!! Se eu nao tivesse essa minha MIJ em basswood pra in loco saber q é muito boa, eu pegaria a Ash.

Mass, se a opçao fosse basswood e alder eu ia de Alder.. hehe!
Só pra garantir. Apesar de Alder ser um pouco mais pesada. Tenho uma fender em Alder tb!

Praxis
Veterano
# abr/17
· votar


Madeira em guitarras elétricas influenciam menos de 15% no som final. Esquecem de comentar, mas o mogno é tão usado pela facilidade no seu uso e no acabamento. Basswood pq nos EUA tem aos montes. ETC... tudo visando facilitar a vida dos fabricantes.

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"Minha Strato de compensado....mandou um alô pra você!"


Joga no quintal, de preferência num canteiro... manda foto daqui 3 meses....kkkk

É claro, se cuidada até uma Danelectro de "papelão" (guitarra que eu adoro) dura 50 anos!

Meu exemplo foi somente para extremar a diferença de uma madeira de lei do resto.

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Joga no fogo e veremos a diferença. Acredito que o Jimi hendrix nao brincaria com um compensado por tanto tempo assim...

So esquentando a discursao por mero prazer rsrs...

-Saved
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: -Saved
· votar


Lelo Mig
JJJ

Trabalhei em uma marcenária que comprava compensado e mdf de altissima qualidade, cada "lote" era tirado um pedaço e colocado em um balde de água durante um dia e uma noite, no outro dia era inteiro esperando e se ele estufar devolvia a madeira pois nao tinha a qualidade requisitada

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


-Saved

Cara, tudo bem, não duvido de você. Nada contra o compensado.

Mas não dá prá comparar com uma madeira de lei que dura 500 anos e se o caboclo cuidar é eterna.

JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


ogner

Rapaz... Já troquei de ponte nessa guitarra umas 5 vezes... Troquei braço, troquei escudo... Tudo que você possa imaginar eu já mexi com ela... Nada que um palitinho não resolvesse... kkkkkkkkk

É como o -Saved falou: existem compensados e compensados...

Lelo Mig

Eu sei, cara, foi só pra introduzir um elemento perturbador e polêmico a mais no tópico... hehehe

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


ogner

Tio Óg, músico que depende da música pra viver - e não, isso não é impossível nem em Terra Brasislis - tem uma lista bem grande de coisas pra se preocupar, que fica ainda maior se ele for indie (no literal)...

Todos que eu conheço e são profissionais de fato, leem sobre o instrumento, se agradar compram e fazem o melhor que dá com ele. É nessa hora que uma marca grande (não a mais cara necessariamente) faz muito sentido, e uma genérica não. Na configuração default, o geral se sobrepõe, e explica o preço exponencial entre os grandes nomes do mercado.

Pode me perguntar: e se não rolar com a guitarra nova? Bom, das duas uma, ou ela roda (pouco provável), ou se encontra um modo de encaixar o som dela no repertório. Isso pode significar mudanças em algumas partes, mudar a captação, é um pouco (sic) mais fácil que a madeira. Mexer no amp AS VEZES é opção, principalmente quando é uma troca de set. Basicamente todo timbre é válido, mas dá uma sonoridade diferente para a música, e aí entra a sapiência do musicista em encontrar o ponto de equilíbrio.

JJJ
Veterano
# abr/17 · Editado por: JJJ
· votar


O lance do compensado é que foi tão duramente massacrado que, hoje, acho que nem fábricas da pior espécie usariam. Então, se aparece agora uma guitarra entry-level de compensado no mercado, é quase certo que seja realmente uma bosta, até porque todos os demais componentes provavelmente serão muito ruins.

Mas nos anos 80 (um pouco antes, um pouco depois) não exista ainda essa repulsa toda. Teve Squier, Kramer, Ovation, Epiphone e se não estou enganado até Gibson (lembro de uma SG esquisitona) que usaram compensado ou algum tipo semelhante de laminado.

Não estou dizendo que essa minha guitarra é top. Nunca foi. Mas é bem honesta (era, né? agora tá toda desmembrada...). Ela era - como muitas guitarras mais antigas - uma mistura de partes boas com partes ruins. O braço era ótimo, as tarraxas ruins. A parte elétrica meia-boca, os captadores excelentes (uso hoje na minha Fender). Outros tempos... Hoje há muito mais "coerência" numa fabricação: uma guitarra ruim é toda ruim, uma média é toda média, uma top é toda top.

ZosoGuitar
Membro Novato
# abr/17
· votar


Cara claro que tem diferença achei minha fender e mionha gibson so escutando o topico.

rsf
Veterano
# abr/17 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia


"A verdade absoluta não existe, pelo amor de Deus!"


Essa não é minha, mas é adequada a sua "verdade absoluta" ao afirmar que não existe a verdade absoluta.

"Você não pode argumentar logicamente contra a existência da verdade absoluta. Argumentar contra algo é estabelecer que uma verdade existe. Você não pode argumentar contra a verdade absoluta a menos que uma verdade absoluta seja a base do seu argumento."

pois então..hehehehehe

Ismah
Veterano
# abr/17
· votar


JJJ

O melhor violão que eu já tive o prazer de tocar, é mui semelhante ao Martin & Co. DCX1E, mas não sei se é ESSE modelo exato. Ele sai no país por uns 5~7mil reais.

A C. F. Martin & Co. faz violões desde 1833, ou seja, estão mais próximos do segundo centenário, que do primeiro. Acho que eles tem um certo aval para fazer instrumentos.

O caso desse modelo em questão, é que ele tem o braço laminado. O choro é livre.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/17
· votar


Ismah
O melhor violão que eu já tive o prazer de tocar, é mui semelhante ao Martin & Co. DCX1E

ele tem o braço laminado. O choro é livre.

Cravou um punhal no coração de muita gente. Didn't see that coming.

renatocaster
Moderador
# abr/17 · Editado por: renatocaster
· votar


ogner

Ai fudeu!! Se eu nao tivesse essa minha MIJ em basswood pra in loco saber q é muito boa, eu pegaria a Ash.

Já tive uma Fender MIJ tbm, só que era Standard e não foi fabricada nos 80's, era de 1991 ou 1992...foi daquele finalzinho de safra da Fujigen, que depois deixou de ser "MIJ" para ser "CIJ".

Agora tô com uma Fernandes tbm no mesmo esquema...MIJ by Fujigen, ferragens Gotoh, caps alnico, ponte blocão, branca que ficou amarelada com o tempo e agora tá creme, marcas de uso...hehehe! Guitarrinha boa do carai! Só o que mata é o headstock da Fernandes, acho feinho pra kct, hehe!

JJJ

Então, se aparece agora uma guitarra entry-level de compensado no mercado, é quase certo que seja realmente uma bosta

Eu ACHO que a Epi Special ainda é produzida em compensado. Não é um "must", mas é uma guitarrinha bem acabada, bonitinha mas ordinária, rsrsrsrs.

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Essas Fernandes Japonesas sao bemm boas!! Alias eu acho q as Japa tudo sao muito legais! Assino um canal de um loja japonesa de instrumentos e as marvas de la Tokai e etc só tem guitarra bacana!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Eu ACHO que a Epi Special ainda é produzida em compensado.
Era, não é mais...
As atuais são "usinadas" em 3 ou 4 peças coladas de tília (basswood)
Abç

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Eu ACHO que a Epi Special ainda é produzida em compensado. Não é um "must", mas é uma guitarrinha bem acabada, bonitinha mas ordinária, rsrsrsrs.

Ai é aquele negocio, tudo depende bastante do amp. Certa vez peguei numa sg special numa loja e pluguei ela num fender 212r. Que rockeira. Fiquei achando a disgramada bem legal. É mulher de baile funk. Bonitinha e safada.

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Era, não é mais...
As atuais são "usinadas" em 3 ou 4 peças coladas de tília (basswood)
Abç


Menos pior.
O ruim mesmo é ver isso escrito no site tanto pra les paul quanto pra sg:

http://www.epiphone.com/Products/SG/SG-Special.aspx
http://www.epiphone.com/Products/Les-Paul/Les-Paul-Special-II.aspx


Body
mahogany
Neck
Mahogany


JJJ
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster

Já responderam... Acho que nenhuma é mais. A minha vai virar item raro!!! kkkkkkkkkkkkk

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

As atuais são "usinadas" em 3 ou 4 peças coladas de tília (basswood)

Hum, não sabia. Um amigo teve uma Epi Special na década de 90 que dava pra ver os "filetes" de compensado quando vc colocava a guitarra contra a luz.

Ai é aquele negocio, tudo depende bastante do amp. Certa vez peguei numa sg special numa loja e pluguei ela num fender 212r. Que rockeira. Fiquei achando a disgramada bem legal. É mulher de baile funk. Bonitinha e safada.

Sim, sim. Num rolo desses da vida eu quase peguei uma há um tempo atrás que o cara customizou legal, fez umas mods na pintura e colocou caps P-90. Mas acabei pegando a strat da Fernandes mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


renatocaster
Pois é.
Eu sempre "combati" essa guitarra pelo alto preço, baixa qualidade e uso de compensado no corpo. Continuo achando que ela é cara demais pelo que oferece, mas as atuais tem vindo com corpo de madeira sim.
As Shelter Detroit são exatamente a mesma coisa (braço aparafusado, capts que não são lé essas coisas, etc), mas tem um preço bem mais justo.
É aquilo que eu sempre falo das Epiphones: Preço injusto, pago pela marca apenas. Outras guitarras são iguais ou melhores, mas mais baratas, aqui no Brasil principalmente.
Abç

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É aquilo que eu sempre falo das Epiphones: Preço injusto, pago pela marca apenas. Outras guitarras são iguais ou melhores, mas mais baratas, aqui no Brasil principalmente.

Acho que o mesmo vale para as Squier. A linha Classic Vibe está custando em torno de incríveis 3000 reais aqui no Brasil. Ok, sei que essa é uma linha mais "premium", mas é Squier. Um completo absurdo esse preço, sem noção nenhuma.

http://lista.mercadolivre.com.br/squier-classic-vibe#D[A:squier-class ic-vibe]

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
A linha Classic Vibe está custando em torno de incríveis 3000 reais aqui no Brasil.

Ta barato por ai hein. A mais barata que achei aqui era 3499 reais.
Acho um absurdo tambem, porque em chicago ela é 349 doletas.
Convertendo na roubalheira e ainda jogando pra cima, ela nao passa de:
2400 reais

$349 + $50 (fretinho) * 3,20 (dolar) + IOF (+/- 1%) * 1,8 (80% de taxa total)

Mesmo com 100% de taxa nao da esses 3000 nao.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster
Buja
Exatamente.
Em tempo: Agora é hora de comprar instrumentos usados.
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como as guitarras possuem timbres diferentes?