Morre Allan Holdsworth

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # abr/17


    Não acreditei quando li!!

    Pra quem tem facebook

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211523152530767&set=a.102013 17193788177.1073741829.1122881419&type=3&theater

    makumbator
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    R.I.P.

    Grande músico, e com um som próprio, o que é sempre difícil de se construir.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    Jabijirous

    Não sabia.... fiquei sabendo agora, por seu post.

    Não muito conhecido pela galera "ouvinte", mas um mito consagrado entre os músicos.

    É raro ouvir um músico que não se pareça com nenhum outro... Allan foi uma destas raridades.
    R.I.P




    renatocaster
    Moderador
    # abr/17 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Que isso! Fiquei chocado agora! Um monstro do jazz/fusion, grande perda.

    RIP :(

    EDIT: Lembro que um antigo professor de guitarra que me "apresentou" o Allan. Ele tinha o CD "Metal Fatigue" e me emprestou para ouvir. Fiquei encantado com a melodia dessa música quando ouvi a primeira vez:



    makumbator
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    CD "Metal Fatigue"

    álbum clássico! Vou ouvir hoje em homenagem ao mestre.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Desgraça!
    Allan deve ter retornado para a galáxia distante de onde veio trazer uma concepção muito além do nosso tempo!
    R.I.P!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    RIP
    olha, sendo muito muito sincero, apesar de respeitar muito ele, uma vez que até caras do naipe do EVH prestaram reverencias pra ele, eu nunca consegui entender ou sentir prazer ouvindo a musica dele, é o mesmo problema que eu tenho com frank zappa.

    JJJ
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    É, tô meio com o rhoadsvsvai também...

    Mas isso não diminui a perda, claro. RIP

    Amago
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Era muito talentoso. R.I.P

    jprpfera
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Uau que sonzeira, não conhecia...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Allan Holdsworth influenciou muitos, muitos guitarristas famosos que estão hoje por aí. O legado dele é imenso.

    RIP.

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Estudei muito essa vídeo aula dele


    renatocaster
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    sentir prazer ouvindo a musica dele, é o mesmo problema que eu tenho com frank zappa.

    No meu caso, é o mesmo problema que eu tenho com os Beatles. Não no sentido de não entender, e sim no sentido de não suportar ouvir mesmo.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai
    JJJ

    Ninguém precisa gostar não....rs. Não há obrigação nenhuma nisso... Eu mesmo não gosto de um monte de guitarristas "consagrados", alguns, inclusive, quase unanimidade.

    Mas, o legado do Holdsworth é bastante significativo, isso fez ele ter um respeito muito grande entre os guitarristas, um equivalente ao Mozart Mello aqui no Brasil.

    O som dele, não é muito palatável mesmo, é até meio indigesto... Eu acho que gosto, porque acostumei com ele...rs, porque gosto de Soft Machine. Tem umas coisas dele muito "jazzísticas" que também não curto... mas o trabalho dele fusion, tem bastante coisas que gosto, o projeto G5, com o Bill Brufford e o Jeff Berlin.... e os trabalhos dele mais no campo do progressivo, como no U.K.

    Acho as guitarras que ele fazia no U.K muito sofisticadas: (este solo em particular (3:15), prá época é muito moderno e mostra porque EVH curtia tanto o cara)



    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Acredita que ouço falar do cara fazem só dois anos, e mesmo assim nunca escutei nenhum som dele?

    Buja
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Eu sou um ignorante musical mesmo. Nao conheco a massa maioria dos que faleceram de 5 anos pra ca.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    Uma pena... Conheci ele por causa dessa guitarra, através da Guitar Player Magazine:



    Ele não era desse planeta...

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    :-( Inacreditável.

    Pra mim, o cara mais original e autêntico no mundo da guitarra. Tecnicamente um gênio, com trabalhos simplesmente maravilhosos. Vai fazer muita falta.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Quando ele tocava com som limpo, me parece mais um pianista.
    Quando com distorção, um saxofonista.

    Gabriel Landim
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Desde ontem estou meio que de luto.
    A influência que esse cara teve na minha formação musical é absurda.
    Alguns músicos são especiais... tem uma espécie de aura mística em seus trabalhos. É assim com John Coltrane, Vai, Jeff Beck e ela está lá na música do Allan também.
    Ainda lembro da experiência "mindblowing" que tive ouvindo pela primeira vez o I.O.U. há uns 13 anos atrás. Era um iniciante na guitarra e aquilo me motivou a estudar o instrumento de uma forma muito mais aprofundada e procurar fugir do óbvio desbloqueando alguns processos criativos. Um músico que conhece a harmonia e melodia de Allan nunca mais é o mesmo.
    Revolucionou a história da guitarra elétrica (e da música, apesar da falta de reconhecimento) como poucos, um verdadeiro vanguardista.
    Eu diria que no século XX, em termos de inovação musical e técnica está no nível de Jimi Hendrix, Eddie Van Halen e Steve Vai.

    The Man Who Changed Guitar Forever

    It’s not often that Guitar Player is credited with naming an album, but our April 2008 cover story on Holdsworth inspired the title of this massive 12-CD box set. I’d say, “Thanks and bravo,” but, apparently, the maestro was somewhat embarrassed by the slogan. Not that he should be, because this collection of albums from 1982’s I.O.U to 2003’s Then! proves Holdsworth’s astonishing technique, unbridled creativity, iridescent tone, dynamic touch, exquisite taste, and expansive melodic strategies have absolutely changed guitarcraft for any player aspiring beyond his or her first barre chord. It’s a humbling experience to relive these seminal albums—how can he be so imaginative and, well, scary brilliant?—but it’s also a treasure trove of possibilities and vision. Dive in and be changed. Manifesto Records. —Michael Molenda

    Gabriel Landim
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Uma das minha favoritas...



    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Gabriel Landim
    Concordo com suas palavras.
    Abç

    megiddo
    Membro
    # abr/17
    · votar


    Segundo do U.K. esse ano...

    makumbator
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    megiddo
    Segundo do U.K. esse ano...

    Esse é o verdadeiro brexit!


    Putz! Foi mal pela piadinha!

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # abr/17
    · votar




    Belo vídeo do De Ros.

    EduJazz
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Tive a sorte e a honra de ver esse gênio ao vivo no Iridium, em Nova Iorque (bar que o Les Paul costumava tocar), em setembro de 2014. A banda era humilde: ele, Vinnie Colaiuta na bateria e Jimmy Haslip no baixo.

    O que mais me tocou? A postura de Holdsworth. O cara tocava com uma atenção, um foco, que eu nunca vi. Não que ele tocasse preso ou contido,nada disso. Mas a precisão, a atenção... nunca vi igual.

    Grande perda.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    EduJazz

    "Mas a precisão, a atenção... nunca vi igual...."

    Uma coisa que sempre me impressionou muito nele é a forma como ele mantém os 4 dedos, sempre, tão próximos da escala... é incrível, ele afastava um mínimo, estava sempre muito próximo, sempre em posição, parece que estão pousados sobre as cordas. Talvez isso explique o porque de sua técnica dos ligados ser tão perfeita.

    Outra coisa é o uso do dedo mínimo, ou mindinho, como queiram. Vi muito poucos guitarristas com tanta destreza nesse dedo.

    Deji
    Veterano
    # abr/17 · Editado por: Deji
    · votar


    Deixando minha colaboração...



    tchedovollosky
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Meu Deus onde é que eu tava que não fiquei sabendo dissooo!!!

    Morreu em abril... que perda... nossa essa notícia acabou o meu dia...

    R I P Allan!

    SteveRayMorse
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    tchedovollosky

    Meu Deus onde é que eu tava que não fiquei sabendo dissooo!! x2

    pqp...também não tava sabendo. RIP Allan. Foi o primeiro guitarrista de "Fusion" que eu ouvi.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Morre Allan Holdsworth