Ibanez RG 550 - Ponte Edge pro?peço ajuda nesse misterio aos "ibaneiros"

    Autor Mensagem
    Paulo Heineken
    Veterano
    # fev/17


    Amigos, recentemente adquiri uma ibanez japonesa de meados de 2002, rg550.

    Preta com braço em maple, captadores V7 s1 e um seymour duncan parallel axis.


    A grande questão, que me deixou um tanto curioso, é que pelo que conheço e vejo, normalmente essas ibanez vem com ponte lo-pro edge. Essa em especial veio com a ponte Edge Pro, que seria lancada nas guitarras do ano seguinte (a linha prestige RG1550, 2550 etc..)

    essa guitarra viajou no tempo?
    ou será que o estoque das lo pro edge se esgotaram e a ibanez já tinha essas edges pro em estoque e resolveu colocar nessa rg550?

    ou será que o antigo dono trocou a ponte? (o que seria esquisito, geralmente trocam por gotoh)

    Bom, fica aqui minha duvida, peço ajuda aos entendedores de ibanez, pois não achei informações sobre rg550 vir com essas pontes..kkk

    LeandroP
    Moderador
    # fev/17
    · votar


    Paulo Heineken

    Pode ser que esta série da RG 550 tenha servido de teste às novas pontes. Não duvido que seja original. Mas é apenas uma especulação minha...

    Paulo Heineken
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    LeandroP

    faz todo sentido...eu vi que a guitar é de novembro de 2002

    GuitarHome
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Fica tranquilo que a Edge Pro é bem top também. Tenho uma RG Prestige 1570 que tem essa ponte, de 2008. Quando peguei ela nao estava 100%. Desmontei a ponte todinha, pecinha por pecinha, lubrifiquei ela com wd e o apoio dos pivôs com vaselina, e coloquei três molas novas da Gotoh, ficou show, baita guitarra. O que tem achado?

    rafael_cpu
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Paulo Heineken

    Tenho uma Ibanez com essa ponte também. É excelente, cara.
    Como bem disse o GuitarHome, fica bem tranquilo.

    Fazendo a manutenção de vez em quando (limpeza e lubrificação), a minha nunca exigiu nenhum reparo. Desmontei parcialmente ela uma única vez para limpar bem e lubrificar. Só isso.
    Segue perfeita até hoje depois de anos. Super estável, mantem a afinação impressionantemente mesmo com uso constante da alavanca.

    T+

    Paulo Heineken
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    GuitarHome
    Curto demais ela

    por sinal, tive a oportunidade de pegar uma 1570 com tone zone e air norton em uma pechincha braba!

    super zerada e com case...

    O que me diz sobre ela? já tive uma prestige 2550gk (com captação stock) e amava
    inclusive, gostava mais dela que da jem 77v que eu tinha na época.

    Essa 1570, nunca nem vi de perto, mas estou com boas expectativas, hahaha

    Paulo Heineken
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    rafael_cpu

    pô, preciso fazer isso...ela tá desregulada..mas nunca desmontei ela.
    pelo que vi não é algo muito complexo, se for o mesmo esquema da floyd rose original, será fácil.

    Quanto a qualidade dela, não tenho duvidas!
    só fiquei curioso mesmo em ver uma ibanez rg550 com essa ponte de fabrica..

    Por sinal, vi algumas rg1550 de 2002 (sim, de 2002...não começou a vender em 2003???), idêntica a minha, com a edge pro e captação v8, s1 e v7. Mesmissima cor, mas já com braço da ibanez prestige (3 peças, wizard)

    cara, preciso entender o que aconteceu, HAHAHAHAHAHA
    queria ser menos curioso, kkkk

    GuitarHome
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Paulo Heineken
    Então cara, eu nunca testei a 2550, mas creio que a unica diferença entre ela e a 1570 sejam os caps e talvez no seu caso, a ponte, que devia ser uma Edge Zero?

    Olha cara eu gosto muito da 1570, tem uma construção extremamente bem feita e é muito estável. Os caps originais também acho bem legais e potentes, mas também consigo bons cleans graças ao cap do meio, na combinação meio\ponte e meio\braço.

    Se você teve uma 2550 e curtiu, acho que se a 1570 tiver em bom estado e com uma boa regulagem, você irá curtir tanto quanto.

    Voltando a falar da ponte agora, tem um video que me ajudou muito a desmontar e dar um trato nela.

    https://www.youtube.com/watch?v=DG3lslU-p5Y

    https://www.youtube.com/watch?v=TR6FZaKUWkg

    Pode ser que ajude!!

    Abç

    Paulo Heineken
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    GuitarHome

    Realmente, a minha chegou com a captação tone zone e air norton, e amei a guitarra logo de cara. o som dos captadores curti demais!
    tone zone mais voltado pro grave, enquanto o air norton soa bem "amaciado", ótimo pra crunch!

    ahhh...que saudades do case prestige, tão bonitinho...

    Pode me chamar de maluco, mas prefiro essas prestiges que as jems! hahahaha

    Deduzindo por memoria, achei muito parecida com a rg2550 (a ponte da minha era edge pro tb, foi uma das primeiras versões, com a marcação na cor do escudo..era linda..o novo dono não quis me revender)

    A minha é azul, mas dependendo de onde olhar ela fica verde!
    Linda!

    quando chegar em casa, dou uma olhada nos teus videos! muito obrigado pela ajuda!

    rafael_cpu
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Paulo Heineken

    Quando chegar posta umas fotos :))

    T+

    Paulo Heineken
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Paulo Heineken
    · votar


    rafael_cpu

    Ela chegou, e cara tá impecável!

    super conservada!

    Vou colocar as fotos dela pra vcs verem tb, muito bonita.,


    Testando ela diretão no meu amp, sem pedais e pedaleira..soou muito bacana! gostei demais, tirando que adoro os braços dessas prestiges..

    em relação a rg550, achei o braço da Prestige mais confortável e com uma pegada melhor!!!

    E eu jurando que eram parecidas! mas não é!!!

    a 550 tem um braço mais fino e da a impressão que a escala dela é menor, sendo que não é (medi as duas e deu exatamente o mesmo tamanho)


    O som da RG550 é levemente mais "fechado" e "grave"

    A rg1570 me pareceu com um pouco mais de médios, mas ainda sim com uma boa projeção de graves e agudos mais "tímidos" (o pickup é um tone zone, foi meu primeiro contato por horas com eles, não sei muito o que dizer). O air norton é um show a parte, faz até uns plec plec meio stratos e tem um som bem doce e macio!

    sobre a ponte, bem já é a terceira guitarra que pego que tem ela..e sem comentários, show de bola demais!

    Cara, nessa minha volta pro mundo guitarristico, passou muita coisa por aqui..e escrevi muito sobre tudo que passou na minha mão..aos poucos vou compartilhar um pouco dessa divertida experiencia com vcs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez RG 550 - Ponte Edge pro?peço ajuda nesse misterio aos "ibaneiros"