Solo é importante?

    Autor Mensagem
    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/17


    Estou aprendendo a tocar guitarra e já sei bastante a respeito de tal instrumento mas ainda não sei fazer solos super rápidos.
    Um solo veloz é tão importante assim pra uma música como tantos dizem?

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Não, não é. Inclusive, na maioria das ocasiões eu acho muito desnecessário.

    Luisfelp FR1
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Ramonar46

    E ai cara blz?

    Então na minha opinião o que realmente importa é você saber colocar seu instrumento dentro da música de maneira que contribua para a melhor sonoridade da PRÓPRIA MÚSICA em si.
    Muitas vezes um solo pode se fazer desnecessário para o contexto da música.
    Agora que você está começando eu te aconselho a começar a ouvir e prestar atenção na música para sentir se é ou não interessante colocar um solo dentro dela naquele momento.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Como disseram, é importante saber qual é seu espaço e sua função dentro da música, até porque o objetivo deve (ou deveria ser) fazer boa música. Às vezes um solo pode cagar na musica e tem gente que coloca só pq acha que tem que solar... às vezes cai muito bem e as vezes não rola, cabe aos músicos sentir a música é saber o que fica legal ou não.

    Rednef2
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ouça essa musica e tire suas próprias conclusões.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Nightwish é uma banda de metal, e as linhas de guitarra são bem mais básicas e com riffs, do que solos virtuosos.

    JJJ
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Tudo depende do estilo escolhido.

    Tem alguns tipos de música que vão bem com solos lentos, em outros um solo rápido é interessante, e ainda tem vários outros que nem precisam de solo...

    Portanto, é o estilo da música e a personalidade do guitarrista que vão definir o que precisa ou cai bem em determinada música.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    Ramonar46

    É importante dominar várias técnicas de forma satisfatória e com qualidade. Tudo têm seu tempo.

    Ninguém faz um solo rápido, bem feito, se não fizer solos lentos perfeitos.

    O resto é gosto, é estilo, é preferência, é a sua forma pessoal de expressão.

    Se você quer tocar no estilo Malmsteen, vai ter que tocar rápido sim! Se sua praia é mais para Gilour, não se faz necessário. Se for na praia The Edge, nem solar precisa.

    E todos 3, citados acima, são guitarristas importantes para o rock.

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ramonar46
    Um solo veloz é tão importante assim pra uma música como tantos dizem?

    palavras difíceis são tão importantes assim pra um poema como tantos dizem?
    hiper realismo é tão importante assim pra uma pintura como tantos dizem?
    cambalhotas e piruetas são tão importantes assim pra uma dança como tantos dizem?

    Tudo depende do contexto. A resposta pode ser Sim ou Não, dependendo da aplicação.

    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Entendo o fato de que depende da música, alguns estilos realmente tem grande presença de solos rápidos, como o Metal, mas é realmente necessário ter um solo em uma música de metal?!

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Absolutamente não... Como já citei várias bandas de metal, contam com guitarristas nada virtuosos...









    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Solo no rock é importante? Sim.

    Necessariamente? De jeito nenhum.

    Acho que isso resume bem.

    Algumas das melhores músicas que já ouvi na vida não têm solo.

    Outras sim.

    Importante é saber fazer. Se vai usar ou não são outros quinhentos.

    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Solo é o "especial" da música, como glacê de bolo.

    Para esses bolos de festa, casamentos e etc, o glacê enfeita e dá uma certa textura para um resultado final bonito e agradável.

    Mas ele não funciona bem para o bolo caseiro que uma dona de casa prepara, bolo de chocolate com aquela cobertura de chocolate e granulado. Se colocar glacê, estraga.

    Eu sei que essa metáfora não era para dar fome, contudo espero que tenha ajudado na ilustração de nossos colegas.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: alan.bassplayer
    · votar


    Depende do que tu vai tocar cara.
    O teu público GERALMENTE cria uma expectativa de ouvir determinadas características de acordo com o estilo de música que é proposto.
    Da mesma forma que um show de rock progressivo sem solos é chato e sem graça, um show de punk rock com solos longos e virtuosos é cansativo e entediante.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    O cara quer tocar metal e pergunta se saber solar eh importante,??

    Nao eh importante nao, eh obrigatório.

    Willcoiote
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    cara depende, mas se vc ainda ta aprendendo va com calma, não se preocupe com solos rápidos agora!

    Ningen
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Não.

    Casper
    Veterano
    # jan/17
    · votar




    master_splinter
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Solo é o "especial" da música, como glacê de bolo.

    Para esses bolos de festa, casamentos e etc, o glacê enfeita e dá uma certa textura para um resultado final bonito e agradável.

    Mas ele não funciona bem para o bolo caseiro que uma dona de casa prepara, bolo de chocolate com aquela cobertura de chocolate e granulado. Se colocar glacê, estraga.



    hhehehehehe isso ai mesmo

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    quem gosta de solo é minhoca

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Lembrei do Megadeth, com o Mustaine como rei do riff...

    Buja
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    LeandroP
    quem gosta de solo é minhoca



    kkk ri alto aki..kkk ++++1

    Ismah
    Lembrei do Megadeth, com o Mustaine como rei do riff...
    E é mesmo. Acho que a pergunta, "solo é importante?" é a mesma coisa de perguntar "Dedilhado é importante?" ou "Palhetada é importante?"
    Pooo, entao, nao sei responder isso.

    O mustaine é um mestre do riff e sabe solar, porque sabe que solo é importante. Mas as melhores musicas do megadeth nao tem tanto solo assim.

    Eu curto um Linkin Park, dasantiga, e nao tem solo nenhum. System é a mesma coisa. Depende da banda. Umas mais antigas, tipo anos 70-80 tem solos e não tem solos. Mesmo assim são musicoes.

    Esse negocio de solo é substancial demais da conta. Se o Mark knopler tocasse com palheta, sei la, seria bom ou seria ruim, depende da musica.
    Acho que os musicos pensam do mesmo jeito. Só alguns de nós bitolados que nao...

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    O melhor solo:

    https://youtu.be/_NWeKB8n7qw?t=59

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    ELP não tinha sequer guitarra. Era rock do bom... E agora?

    Mas se for pensar em power metal ou melodic metal sem os solos fica um vazio, pois a música é caracterizada por solos de 26min...

    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    A ideia é realmente sobre power metal.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ramonar46
    Queres saber o que é uma música e um solo importante para ela?
    Veja:
    https://www.youtube.com/watch?v=NH5wbYP5xkQ&index=2&list=RDydItRbb0b1E

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Troque o guitar shred por violin shred e tens folk metal.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Sim o solo é importante é um dos elementos básicos de uma música.

    É a melodia, que no caso de músicas com guitarras podem ter a melodia cantada, mas o arranjo fica pobre.
    E não necessariamente uma melodia só, várias melodias com diferentes instrumentos podem coexistir.


    Mas...
    A guitarra pode e deve ser usada tanto para a harmonia como para os solos.
    E até tocar a harmonia e fazer os solos conjuntamente, não tem uma regra absoluta, o guitarrista pode e deve alternar.

    É só rever o conceito básico de música.
    Elementos básicos:
    Ritmo, Harmonia e Melodia.

    Entre outros componentes, como a dinâmica, combinação de sons, silêncio e muito mais o que pode ser estudado melhor num bom compêndio de teoria musical, o que é altamente recomendável.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solo é importante?