Vale a pena montar uma guitarra?

    Autor Mensagem
    Anms
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: Anms


    Faz tempo que já penso em comprar outra guitarra, mas recentemente comecei a pensar em montar uma eu mesmo, por causa do preço, já que muitas vezes o preço de montagem e bem alto.
    Admito que não tenho muita experiência com marcenaria, portanto compraria um braço e um corpo e faria os ajustes.
    Ainda não tenho certeza nas partes especificas, só que quero uma ponte do tipo Floyd Rose e captadores bons para um som mais pesado.
    Valeria a pena montar tal guitarra ou seria melhor comprar uma?

    JJJ
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Dezenas e dezenas de relatos:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294120/

    Ah sim... vale a pena, na minha opinião.

    Lucaster
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Acho interessante, principalmente pelo fato de guitarras com "Floyd" boa serem caras.Tem corpos de cedro rosa no ml no formato Strato e Ibanez com floyd, colocando a ponte gotoh ou original e uns caps malagoli ia ficar top.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Anms

    Montar é uma excelente opção, mas quanto ao valor de revenda não pega nem o que gastou caso queira vender um dia. Ganha mais desmontando e vendendo tudo separado do que a guitarra montada, então tenha isso em mente, a revenda é ingrata e dá trabalho.

    Uma coisa que deve-se tomar cuidado é o braço, é a parte mais complicada ao se montar uma guita na minha opinião. Pra mim o mínimo aceitável seria um Mighty Mite, ou pedir pra algum luthier fazer um, mas já adianto que é caro e difícil achar alguém que faça. Importar é melhor, pelo menos quando fiz. O resto é tranquilo. A madeira sendo boa, qualquer corpo cortado em CNC do ML ou afins provavelmente já satisfaz com louvor como o Lucaster comentou. Montar e regular não é tão simples, ainda mais floyd, mas também não é nada de outro mundo se gostar e pesquisar, porém precisa de um mínimo necessário de ferramentas. Uma opção mais garantida é comprar tudo e mandar para algum luthier montar.

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Não recomendo não.
    Pra pegar braço e corpo crus, pintar, ajustar todos os componentes milimétricamente, regular e obter um resultado decente exige bastante conhecimento e experiência com ferramentas, caso contrário, mesmo que você tenha as melhores peças, ainda assim pode acabar com uma guitarra pior que as memphis da vida, desconfortável, mal acabada ou que não afine.

    Construir um instrumento envolve diversas técnicas: marcenaria, pintura, eletrônica, luthieria...
    Não é tão facil como juntar as pecinhas de um lego. Você pode precisar ajustar cada uma das peças até conseguir um bom resultado.

    SkyHawk
    Membro
    # jan/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Anms
    Montar uma guitarra é muito legal e um grande aprendizado, o problema é que não é tão simples quanto parece. Concordo que se não tem experiência pode terminar com uma guitarra bem ruim. Alinhamento de ponte e braço são críticos.

    Todo mundo que começa monta ponte fixa e braço aparafusado e pede ajuda para quem tem mais experiência para furações maiores e alinhamento da ponte.

    Na minha primeira montagem pedi para um luthier colocar o braço e a ponte, o resto eu fiz. Fixação dos pivots da Floyd é bem difícil de fazer direito e pode virar um desastre total.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    DoisUm
    Construir um instrumento envolve diversas técnicas:

    Isso é até verdade, mas me parece mais baseado em achismos e na mística de que é algo de outro mundo. Grosseiramente falando, é um pedaço de madeira com alguns metais e a eletrônica mais simples possível.

    Quem gosta tem que botar a mão na massa pra aprender, tem quem goste e quem ache que não compensa, os dois jeitos são válidos. "Construí" duas até agora, comprando braço e corpo como o colega pretende. Se a pessoa realmente quiser vai atrás, dá-se um jeito e fica bom sim. Minha principal que uso hoje foi refeita a pintura por funileiro quando caiu, paguei R$80 e ficou excelente, se eu colocar do lado da outra que foi para empresa especializada em pintura de instrumentos, tenho certeza que quase ninguém acerta qual é qual. O resto fiz na raça mas com calma em cada passo, desde furação do corpo para ponte, buchas, alinhamento e instalação do braço, regulagem etc. Lógico que a segunda ficou melhor que a primeira, mas são detalhes ninguém percebe, mas sei que estão lá. A primeira também ficou boa, deu ajuste de oitavas, não trasteja, consegui a ação que queria etc. Porém foi MUITA leitura, pesquisa, testes em retalhos, conversa com luthieres que mexiam nas minhas guitarras e assim por diante, além de ter coisas básicas necessárias como furadeira de bancada etc. Como eu disse, se a pessoa realmente quiser, tiver ferramentas básicas para o serviço e se empenhar com estudo, é possível fazer sim, digo por experiência própria. Só a floyd no caso do colega que eu não recomendaria fazer sozinho, ainda mais primeira guitarra. E se a pessoa gostar pode virar inclusive um hobby, como vemos alguns users do próprio fórum como JJJ. No pior caso vc manda pra um luthier no meio do caminho que ele dá um jeito rsrs. Se luthier restaura braço de PRS com headstock quebrado no meio como já acompanhei, alinhar uma guita errada é fichinha. Se tiver curiosidade, as que eu montei são as duas teles do link, ferragens gotoh e fender, eletrônica boa, caps SD, Dimarzio e Fralin. A preta está bem suja na foto pois tinha acabado de tocar com ela num show e não tinha limpado ainda. A branca está suja igual, mas cor preta é mais ingrata. Escrevi muito, foi mal rs. Abs! https://www.dropbox.com/s/d1jq2bq4z2shcee/2015-10-20%2022.15.47.jpg?dl =0

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Quem gosta tem que botar a mão na massa [2]

    Eu errei a primeira furação da nova ponte do baixo. Errei menos a segunda, e interfere tão pouco que ficou assim.

    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Gente, é lógico que tem coisas a aprender, que tem que tomar cuidado com as medidas, que tem que calcular tudo antes de sair furando, que tem que ver se as partes e peças encaixam, que tem que fazer uns acertos aqui e ali.

    Mas é assim que se aprende, né? Como tudo na vida...

    Quem pensa em montar, é porque tem esse desejo. É o primeiro passo para um hobby, eventualmente até uma profissão.

    Agora, se pensa em montar apenas para, talvez, economizar uns trocados, aí é bobagem. Até porque, isso não é garantido e o tiro pode sair pela culatra!

    SkyHawk
    Membro
    # jan/17 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Não falei nada para desestimular ninguém, principalmente por eu mesmo virei hobista de guitarras, já montei 3 e tunei outras tantas. As minhas montagens ficaram muito boas, uma tele sensacional está entre elas.

    Tocar com uma guitarra que você mesmo montou ou construiu é um prazer muito especial. Além do mais adoro ferramentas e trabalhos manuais, só não tenho ainda uma furadeira de bancada o que vai ser minha próxima aquisição.

    KenACwb
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Acho que vai do espírito de cada um, mas caso queira se desfazer dela ( é possível ), mas em geral baixo poder de revenda.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    Eu errei a primeira furação da nova ponte do baixo. Errei menos a segunda, e interfere tão pouco que ficou assim.

    A minha primeira furação, eu medi umas 10x pra confirmar no paquímetro, imprimi gabarito e tudo. Coloquei na furadeira de bancada, e saí tão empolgado furando achando que ia dar certo, que atravessei os furos de passagem das cordas, e acabei atravessando os furos da ponte também rs. Ficou dois furos atrás que eu tampei depois, mas na segunda eu lembrei de furar só o comprimento do parafuso rsrs.

    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    KenACwb

    Sobre o valor de revenda (alguém mais já tinha citado isso): na boa, eu acho que pensar nisso só faz sentido para coisas meramente "materiais". Guitarras são mais do isso para quem é guitarrista. Existe um valor emocional aí no meio, que não tem preço.

    Portanto, "valor de revenda" é a última coisa que passa pela minha cabeça, com relação a guitarras.

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Iversonfr

    Isso é até verdade, mas me parece mais baseado em achismos e na mística de que é algo de outro mundo. Grosseiramente falando, é um pedaço de madeira com alguns metais e a eletrônica mais simples possível.
    Não tem nada de achismo aqui, opinei baseando-me nas minhas experiências como amador na construção de instrumentos.

    A minha primeira furação, eu medi umas 10x pra confirmar no paquímetro, imprimi gabarito e tudo. Coloquei na furadeira de bancada,

    Por esse parágrafo você deixa claro que na sua 1ª vez ja tinha conhecimento e experiência com diversas ferramentas e técnicas: Paquimetro, gabarito, furadeira de bancada,etc e mesmo assim fez coisa errada.
    Oras bolas, se você diz que a guitarra é um simples pedaço de madeira com eletrônica e metais, e um sujeito que já tem habilidade com ferramentas ainda assim está suscetível a cometer erros, que expectativas deve ter alguém SEM essas habilidades? (não sei se é o caso do autor do tópico)


    Faz tempo que já penso em comprar outra guitarra, mas recentemente comecei a pensar em montar uma eu mesmo, por causa do preço, já que muitas vezes o preço de montagem e bem alto

    Concordo com tudo que falaram sobre o prazer do hobbysta em construir e tocar seus próprios instrumentos, realmente é algo especial, mas será que é o caso do Anms?
    Afinal, essa citação aí de cima dá a entender que ele pode não ter essas habilidades e só quer economizar uns trocados.

    Não quero me passar por dono da verdade nem ser do contra, só estou tentando contribuir com um ponto de vista diferente pro nosso amigo poder avaliar bem a situação antes de se decidir.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    DoisUm

    Tmb acho muito mais vantagem o cara comprar uma guitarra usada por 500 conto, de preferencia q ja esteja bem regulada...

    Comprar peças e montar, provavelmente irá ultrapassar os 500 q citei, com grande chance de dar merda...

    pedropohren
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Palavra de quem já montou uma: Procure saber o que está fazendo. É o maior conselho que te dou.

    A minha melhor, preferida (e única, no momento) guitarra é uma strato feita por mim. Corpo em pinho, braço em grapia, escala em imbuia, caps Fender, ferragens Wilkinson/Gotoh. E até o escudo é em madeira (uma brasileira, com um flame lindo). O corpo comprei de um amigo que quis construir ela mas nunca encontrou coragem (ou tempo/dinheiro), a madeira do escudo ganhei de um parente meu, e o restante eu consegui com o meu mestre. Explico: pra não fazer merda, levei todas as peças que eu tinha a um luthier aqui do RS, e revelei a ele minhas intenções de seguir com o ofício. E sob a tutela dele, construí a guita. Mas se não fosse por isso, arrisco a dizer que teria feito MUITA merda. Porque a quantidade de coisas que eu aprendi observando o trabalho dele... E a quantidade de erros que eu cometi nessa guita e fiz questão de deixar nela, pra me lembrar de nunca mais cometê-los em outros instrumentos...

    Mas bem de boas: É um procedimento muito gratificante. Eu usei o que tinha, o que podia arcar naquela época. E não ficou ruim não... Pelo contrário, o som dela é elogiado sempre que eu plugo ela pra tocar. Mas meu conselho é: se quiser evitar fazer merda, PROCURE SABER O QUE ESTÁ FAZENDO. Seja pela instrução de um profissional, ou pelas experiências de pessoas da internet ou de algum fórum de guitarras aleatório que já tenham feito isso antes... ;)

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    JJJ

    Mano velho, eu tenho um conhecido já a muitos anos, e é algo quase sagrado, a cada duas segundas ele postar que trocou de instrumento... Tem durado agora um pouco mais (4 semanas) com a Line6 Variax 400...

    Iversonfr

    Eu fui no osso do peito: no lápis e na régua. Meus erros foram vários, pois não tinha experiência com ESSE tipo de atividade.
    Estiquei duas cordas velhas de guitarra nos extremos e marquei. Mas não pensei que o sulco da corda do baixo é BEM mais largo, isso colocou a corda G cerca de meio milímetro para baixo demais. A cagada mor: tracei em volta da ponte, para marcar os furos depois(!!!) invés de marcar os furos( logo rsrs
    Como o lápis era um 2.0, a furadeira não era de bancada, ficou ainda mais impreciso... Só depois fui reparar que a ponte é 1mm mais larga, e que a ponte original do "Ricardo Tonante", estava só 6mm (sic) fora do lugar longitudinalmente falando, que colocou os saddles da ponte ainda mais para perto do braço, alargando ainda mais o cônico das cordas.

    Resultado: a corda G escorregava pra fora da escala em algumas notas. Ainda faz, mas acabei adaptando minha execução a isso.

    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Tem doido pra tudo, né? rs

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    E tem Jojo... Esse aí é um que muda a preferência conforme o vento... Eu pessoalmente to a 2 anos com a TLP100, e ainda estou testando tudo que ela pode oferecer...

    Anms
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Desculpe pelo mal entendido. Eu tenho um pouco de interesse monetário, mas não planejo revender as minhas, eu quero uma guitarra relativamente barata(já vi usadas, mas nenhuma me interessou) e já com um som bom, também me interesso na construção em si, é claro.
    Acho que vou tentar construir uma. As ferramentas que não tenho consigo arrumar, agora é só pesquisar enquanto penso nas partes. Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena montar uma guitarra?