Rosewood (Jacarandá) ameaçado - novas regras

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jan/17


Acabei de receber um e-mail da Stratosphere falando de restrições quanto a exportação (de lá pra fora) de artigos feitos desta espécie de planta, que tantas alegrias nos proporciona.

A ameaça não é novidade. As regras são:

"Starting today January 2, 2017 we will no longer be able to sell rosewood necks outside of the United States (unless you want to wait 60-90 days per order for a re-export certificate). New regulation has taken effect that calls for documentation when shipping instruments internationally that contain any amount of any kind of rosewood or certain types of bubinga.

The Convention of International Trade of Endangered Species of Flora and Fauna (CITES) held a conference from September 24 - October 4, 2016 this year in Johannesburg, South Africa where it was decided that all species of rosewood under the genus Dalbergia and three bubinga species (Guibourtia demeusei, Guibourtia pellegriniana, and Guibourtia tessmannii) will be protected under CITES Appendix II. Each country has its own CITES Management Authority. If you live outside the United States, you can look up the CITES contact in your country here.

When shipping musical instruments that include any amount (i.e. fingerboard, back, sides, binding) of Dalbergia or the other newly regulated woods out of your country as part of a commercial transaction, each one must be accompanied by a CITES re-export certificate. CITES re-export certificates must be applied for through the US Fish and Wildlife Service. You can download the application here.

This is an ongoing topic, we will do our best to keep you informed on future updates, policies and procedures. We will also continue to provide an amazing selection of guitar parts for you as well as handle any concerns with these new governmental regulations."

luckneto
Membro Novato
# jan/17
· votar


Cara...não tenho certeza se é a partir de 2017 que estão exigindo isso heim...

As espécies ameaçadas do gênero Dalbergia já estavam no apêndice II do CITES pelo menos em 2016, mas acho q antes até...

Ano passado comprei um bloco de cocobolo para fazer braço e escala de uma guitarra e já tive que pagar essa taxa para ter o certificado de exportação CITES. Demora um tempinho mesmo para tirar esse certificado...custou na faixa de US$ 100,00.

Esse processo todo restringe bastante a importação/exportação dessas madeiras, já que nem todos conseguem comprovar a origem legal da madeira.

Mas no final das contas acho que estão certos em fazer isso mesmo....

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


JJJ
O que faltam são políticas governamentais específicas para replantio e reflorestamento sistemático de áreas degradadas e de espécies específicas, bem como punição severa para quem desmata.
Essa é uma bandeira que defendo firmemente. O dia em que ficar mais caro desmatar e mais barato reflorestar, teremos oferta abundante de madeiras.
Abç

Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Não entendi essa matéria. Jacarandá é madeira de lei.

O Jacarandá brasileiro e demais madeiras de lei estão "legalmente protegidos" e é proibida sua extração para finais comerciais desde a década de 60 quando, a grande maioria entrou em extinção.

Sei disso, porque trabalhei na indústria moveleira nos anos 80 e no mercado legal, não havia a menor possibilidade de se conseguir este tipo de madeira.

Detalhe: Sabe porque algumas madeiras são denominadas madeira de lei?

No início da exploração lusitana, quando o Brasil era colônia de Portugal, esse termo foi criado para designar as madeiras que só podiam ser derrubadas se a Coroa portuguesa autorizasse – ou seja, o corte dependia da permissão por lei.

makumbator
Moderador
# jan/17 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig

Mas no caso que você citou é uma legislação brasileira, não é? Esse movimento de restrição mais recente é algo a nível internacional para os países signatários desse compromisso. E até onde vi são 183 países. Por outrol lado, pesquisando sobre esse acordo nota-se que ele também começou na década de 60 do século passado, mas com menos países e menos restrições

KalukaGuitar
Membro Novato
# jan/17
· votar


Aproveitando o assunto, rosewood é a madeira mais barata para fazer escala do braço de uma guitarra? Se sim, ela perde muito para ébano, por exemplo?

EduJazz
Veterano
# jan/17
· votar


KalukaGuitar

Pelo contrário. Bom jacarandá é excelente e extremamente caro.

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


JJJ

Que bom que eu gosto de escala clara! Rsrs. Falando sério, nunca curti rosewood, se for pra fazer uma escala escura prefiro ébano logo de uma vez.

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


Dia 20, assim que assumir, o Trump vai decretar o "foda-se"... pode vender o que quiser. Se acabar... foda-se...

(é só uma alegoria, claro; mas não duvido nada! rs)

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


Iversonfr
nunca curti rosewood

Nem esse exemplo aqui? Eu sou doido por uma dessas...

Iversonfr
Veterano
# jan/17
· votar


JJJ
Nem esse exemplo aqui?

Acho bonito sim, mas não é algo que eu compraria efetivamente. Quando fui fazer duas guitas em luthier com tudo que eu gostaria, saiu ESSA com escala em ébano e ESSA mais ou menos no estilo dessa que você postou, mas é mogno. Na verdade essa guita que você postou pra mim tem cara de mesa rs, porque o tampo da minha mesa tem um laminado bem parecido com essa aí rsrs

luckneto
Membro Novato
# jan/17
· votar


Outro exemplo: cocobolo

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


Empresa do Brasil, de Belém, que faz guitarra com jacarandá!
http://www.ebay.com/itm/Rosewood-Guitar-Body-and-Neck-22-Screw-Holes-f or-American-Stratocaster-Bridge/252507741274?_trksid=p2047675.c100005. m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D2%26asc%3D38530%2 6meid%3Db80e9ffe78894da3a2a7b65502774efa%26pid%3D100005%26rk%3D5%26rkt %3D6%26sd%3D252420876884


Esse cocobolo é lindo!

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


Jabijirous

Taí... comprar no ebay de vendedor brazuca... como faz? Rola imposto não, né? (tem no ML?)

Iversonfr

Lindas guitarras, cara...

luckneto

Caraca, figuradaço hein? Tá mais pra "cocoloco" que "cocobolo"... hehehe

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


JJJ

Se você tiver facebook

https://www.facebook.com/guitarbuild.br/?fref=ts

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


Jabijirous

Porra, mas o cara vende em dólar?

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


JJJ

Quando comprei minha les paul foi em real, eu não sei como eles estão agora!

Schenker
Veterano
# jan/17
· votar


Recebi o mail da stratosphere tb . . . este acordo já estava previsto entrar em vigor há tempos. o G20 assinou isto em 2002, se não me engano . . .

na verdade o problema é importar produtos com rosewood. vc, a grosso modo, fazer guita com a madeira do próprio país não está proibido, por isso fazer guita com rosewood, para nós brasileiros, é mais fácil, visto que a rosewood é tipicamente uma madeira brazuca. o problema está na exportação da matéria prima e comprar produtos feitos com ela no exterior.

alguns sites que enviavam guitas para o Brasil já estão cumprindo as novas regras. mas não são todos os modelos. o site que ocmpro não envia uma Flying V por exemplo, mas algumas les paul ele continua a enviar. acredito que a fiscalização esteja mais ligada ao fato de qual ano a madeira foi explorada e não o ano de fabricação da guita.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17
· votar


o problema está na exportação da matéria prima e comprar produtos feitos com ela no exterior

o brasil sempre fez isso com todas as matérias primas e produtos que é possível hahahaha


acredito que a fiscalização esteja mais ligada ao fato de qual ano a madeira foi explorada e não o ano de fabricação da guita.

faz sentido

derrubar jacarandá sempre foi embaçado, temos pouco disso no mundo faz um bom tempo

KalukaGuitar
Membro Novato
# jan/17
· votar


Sera que é só eu que não curto rosewood? :'

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


KalukaGuitar

Se o assunto é escala para Strato ou Tele, eu prefiro maple do que rosewood.

KalukaGuitar
Membro Novato
# jan/17
· votar


JJJ

Não to sozinho... e ainda tem alguém de "peso" me acompanhando nessa hahahah

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


KalukaGuitar

Tá me chamando de gordo?

acabaramosnicks
Membro Novato
# jan/17
· votar


eu sou a favor de escala em maple para strato e tele, qualquer outra coisa tem que ser rosewood, e pau ferro pra mim não cola

KalukaGuitar
Membro Novato
# jan/17
· votar


JJJ

Eu ja vi seus videos no youtube mestre, de gordo vc não tem nada kkkkk

acabaramosnicks

Mais um pro time kkkk

Jabijirous
Veterano
# jan/17
· votar


JJJ

Coé gordin!

Schenker
Veterano
# jan/17
· votar


KKKKKKKK

juninholiveira
Veterano
# jan/17
· votar


Mas aqui, não existe nenhum plantio legal de Jacarandá aqui no Brasil que forneça pelo menos o suficiente pra demanda de Luthieria daqui?

Não conheço muitos as variações de Rosewood, mas alguma a gente tem no brasil não é? algum engenheiro florestal, ou alguem mais entendido de plantio aí deve saber né.

Luis A.
Membro Novato
# jan/17
· votar


juninholiveira

Acho q a PRS tem plantação de jacarandá na Bahia.....

makumbator
Moderador
# jan/17
· votar


Luis A.
jacarandá na Bahia

Na Bahia ou da Bahia?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rosewood (Jacarandá) ameaçado - novas regras