Ária "Ich wünsche nur bei Gott zu leben" (Bach) e Largo (Eccles) - guitarra

    Autor Mensagem
    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator


    Ária "Ich wünsche nur bei Gott zu leben" (Bach)

    A Cantata BWV 35 "Geist und Seele wird verwirret" (Mente e espírito estão confusos) foi composta em Leipzig em 1726 (e executada pela primeira vez em 8 de setembro do mesmo ano). O grande diferencial da peça é ter uma voz solista (alto), quando muitas das cantatas de Bach contam com corais (ou ainda um grupo de solistas). Além disso há um órgão obbligato (ou seja, obrigatório na execução, e que não pode ser substituído ou omitido em uma apresentação). Outro dado interessante é que os movimentos concertantes da peça são derivados de um concerto instrumental que se perdeu (e que o próprio Bach os reciclou nessa peça, procedimento bastante comum na época).

    Modernamente ela é cantada por contratenores (principalmente em execuções “históricas”) ou mesmo mezzo sopranos. O que se sabe é que não deve ter sido composta pensando em uma mulher ou castrato, sendo mais provável que tenha sido feita para um falsetto ou um menino de grande habilidade vocal. Para o órgão é comum se usar um modelo pequeno e sem pedaleira (mais apropriado para música de câmara), como um órgão positivo.

    A ária “Ich wünsche nur bei Gott zu leben” (Quero viver apenas para Deus) é o último movimento da cantata, e possui sonoridade pomposa e nobre. Minha versão tem a guitarra (com wha-wha) no lugar do canto, e na orquestra mudei o segundo oboé pelo oboe d’amore (por mera preferência pessoal). A realização do cravo (ou seja, a harmonização na mão direita do teclado a partir da linha do baixo e eventualmente cifra barroca fornecida pelo compositor) é de minha autoria (e aparece em tipo menor na partitura do cravo, para diferenciar do que é original de Bach).

    https://www.youtube.com/watch?v=D_CPkwRrqSk


    Equipo:
    Guitarra: Jackson DX 10D FS / Ibanez Ts7 Tube screamer / Wha-wha Dunlop Classic GCB95F / Overloud TH2 (amp e caixas virtuais) / Reverb PSP Audioware Springbox / Reverb Lexicon LXP hall / Delay ping-pong nativo do Cubase 8.5 Pro

    Órgão (VSTi): Native instruments Vintage organs / Reverb Vienna Mir Pro 24
    Cravo (VSTi): Soniccouture The conservatoire collection / Reverb Vienna Mir Pro 24
    Cordas e madeiras (VSTi): VSL special edition plus / Reverb Vienna Mir Pro 24

    Apenas o áudio (mp3)

    Partitura e partes completas (guitarra com e sem tab)

    Backing track (mp3)

    Backing track com metrônomo (mp3)

    Aqui uma execução com mezzo soprano:
    https://youtu.be/8TdPe4iEYPQ?t=23m51s

    E aqui uma execução com contratenor:
    https://youtu.be/hGeC2-i-AME?t=23m21s



    Largo sonata em sol menor (Eccles)

    Esse largo é oriundo da sonata em sol menor, n.11 para violino e baixo contínuo, e foi retirada do livro “12 solos para violino” (publicado em Paris pelo compositor no ano de 1720). Esse movimento largo ainda é bastante tocado em recitais em adaptações para violoncelo e contrabaixo (mais até do que no original para violino). No contínuo coloquei além do cravo (que varia em registros no decorrer da peça), tiorba (na parte mais piano) e cello e contrabaixo (contrabaixo apenas na retomada do tema no final).

    https://www.youtube.com/watch?v=2osiUZebB4k


    Equipo:
    Guitarra: Jackson DX 10D FS / Overloud TH3 (amp e caixas virtuais) / Reverb PSP Audioware Springbox / Reverb PSP B-scanner / Delay ping-pong nativo do Cubase 9 Pro

    Cravo (VSTi): Soniccouture The conservatoire collection / Reverb Vienna Mir Pro 24
    Tiorba (VSTi): Soniccouture The conservatoire collection / Reverb Vienna Mir Pro 24
    Cello e contrabaixo (VSTi): VSL special edition plus / Reverb Vienna Mir Pro 24

    Apenas áudio (mp3)

    Partitura e partes guitarra com e sem tab)

    Backing track (mp3)

    Backing track + guia de metrônomo nas transições (mp3)

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/16 · Editado por: Adler3x3
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    Gostei das duas interpretações.
    Quanto ao material vou dar uma olhada depois tenho que instalar novamente o dropbox.

    Duas belas peças do barroco, que é o estilo que mais gosto.
    Gostei mais dos sons graves da guitarra.
    E adoro escutar o Cravo.

    Estes instrumentos virtuais da Soniccouture são muito bons.
    Parabéns pela aquisição, o teu Setup tá ficando cada vez mais legal.
    Olha no Brasil são poucas pessoas que se dedicam a fazer isto.
    Com estes softwares acredito que dá para explorar melhor ainda o barroco e a renascença, deve dar até para fazer interpretações mais realistas do Schutz.
    Esta do Eccles ficou show.
    Fantástico.

    Bom 2017 para você e boa produção.
    Continue assim.

    makumbator
    Moderador
    # dez/16 · Editado por: makumbator
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    Adler3x3

    Valeu! Também curto mais a região não muito aguda da guitarra (acho o agudíssimo da guitarra elétrica menos interessante que a região média e médio grave do instrumento, principalmente pelo fato da região agudíssimo ter pouco corpo).

    Os instrumentos da Soniccouture são bem legais. Estou escolhendo uma peça pra poder usar guitarra e hurdy gurty (devo pegar algo do Purcell).

    Feliz ano novo pra você também!

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16
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    makumbator

    Não comentei ainda porque não tive tempo de ouvir com calma nem em som decente.

    Marcando...

    locostras
    Membro Novato
    # dez/16
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    belo timbre. o resto que possa dizer sobre o makumba é chover no molhado.
    muito bom.

    makumbator
    Moderador
    # dez/16
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    Lelo Mig
    Não comentei ainda porque não tive tempo de ouvir com calma nem em som decente.

    Marcando...


    Beleza!

    locostras

    E aí Odion? É você né? Agradeço o elogio!

    locostras
    Membro Novato
    # dez/16
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    makumbator
    Do que é feito esta amizade?

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
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    locostras
    Do que é feito esta amizade?

    Amor! Hahahah! Ficou brega!

    :)

    locostras
    Membro Novato
    # jan/17
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    Kkkk essa cantada só vale pra Jesus. E olha que ele preferiu a Cruz.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
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    makumbator

    Voltei...

    Sem muitos comentários, padrão makumbator de qualidade.

    Apresentação impecável, dedicação total ao ouvinte, capricho em cada detalhe no material exposto a galera.

    O timbre de Jackson + Drive + Wah, que você desenvolveu, funciona muito bem com as peças eruditas, em especial com o barroco, porque fica com uma dinâmica/ataque de instrumento de arco (já comentei isso em algum outro tópico seu).

    A execução, como sempre impecável... e a escolha das peças, de muito bom gosto.

    Como sempre, excelente. Parabéns!

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
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    Lelo Mig

    Voltei...

    welcome back! Hahah!

    Agradeço os elogios!

    O timbre de Jackson + Drive + Wah, que você desenvolveu, funciona muito bem com as peças eruditas, em especial com o barroco, porque fica com uma dinâmica/ataque de instrumento de arco (já comentei isso em algum outro tópico seu).

    É, eu tenho gostado. Mas claro que a gente nunca fica totalmente satisfeito.

    Casper
    Veterano
    # jan/17
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    Caro makumbator:

    Um prazer ouvir.
    A BWV 35 ficou sensacional.
    Parabéns!

    Neirocker
    Veterano
    # jan/17
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    makumbator
    Gostei muito de sua execução das duas peças, mas a que mais me agradou foi o largo da Sonata em G menor, a sonoridade ficou mais limpa e essa peça favorece bem a execução da guitarra.
    Gostei de seu respeito com a dinâmica da música, fazendo os contrastes de intensidade.
    Seria muito legal poder ver um grupo tocando com essa formação.
    Parabéns

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