Pequenos trastejamentos na guitarra.

    Autor Mensagem
    Tirofijo
    Membro Novato
    # dez/16


    Eu estava com pequenos trastejamentos na 12 casa que era mais perseptivel quando se dava um bend ou alguns arpejos. Fui nos carrinhos da ponte e dei uma pequena aumentada neles e percebi que o trastejamento parou só que as cordas ficou muito altas. Alguém sabe me dizer se fiz o ajuste certo? Se não, onde devo fazer esses ajustes e devo mexer no tensor? Grato

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Amigo, pelo que você está falando pode ser que o tensor precisa ser ajustado. Se não for isso, sua guitarra pode precisar de uma retífica de trastes (coisa muito comum).

    A sugestão é levá-la a um luthier de sua confiança.

    harlero rock
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    concordo.

    rcorts
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    É isso que os demais disseram.

    Tirofijo

    Cuidado ao mexer no tensor por conta própria, pode ferrar com o braço se não souber exatamente o que está fazendo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Tirofijo
    Não tem nada à ver com tensor. Não mexa nele.
    Quase todas as guitarras novas do mercado apresentam variações na altura dos trastes em função da produção em massa ou controle de qualidade ineficiente. Mesmo instrumentos caros, dada as variações climáticas podem apresentar este problema, e ele é muito comum.
    O procedimento nesse caso não é retífica, isto é para problemas mais sérios de desgaste dos trastes, mas sim um procedimento chamado "rebatimento" de trastes. Relativamente poucos luthiers o fazem (eu sou um deles, pois aprendi essa técnica com meu falecido mestre Simões), pois exige experiência e paciência.
    Procure um luthier experiente.
    Abç

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Maurício, eu respondi ao cara porque tô com um problema semelhante com uma de minhas guitarras, trastejamento só a partir da 15a (+/-) casa.

    O luthier me disse que seria necessário fazer uma "retífica parcial", inclusive a guitarra está lá com ele nesse instante, mas o cara tá me enrolando porque tá com muito trampo.

    Em que consiste este "rebatimento" de que vc falou? É aprofundar os trastes no braço?

    Será que o cara não conhece esta técnica ou será que ele está me enrolando?

    E no caso dele não conhecer, fazer a tal "retífica parcial" pode ferrar a guitarra de alguma forma?

    De antemão agradeço. Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Não, não vai "ferrar".
    O que ele está fazendo é um procedimento mais "radical". Agora, se o problema de trastejamento ocorre em vários trastes à partir do 15º, é isso mesmo que ele tem que fazer. Ademais, não posso opinar se não estou com sua guitarra nas mãos, pois, cada caso é um caso.
    Rebatimento é para trastejamentos em alguns trastes em que isso ocorre. O traste é rebatido com um martelo (e outras coisas). Tem um jeito certo de fazer isso e é preciso experiência e bom senso, pois, se bater demais vira um círculo vicioso...
    Abç

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ah, beleza, é isso mesmo, está trastejando em vários a partir do 15o.

    Obrigado pela explicação. Meu luthier é bom (cuida de vários instrumentos meus) e bem indicado, mas como é rapaz novo a gente inevitavelmente fica meio breaco.

    Abç

    Tirofijo
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Brigadão pessoal! Eu vou levar em um luthier pra resolver!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pequenos trastejamentos na guitarra.