O que devo estudar para tocar ideias de melodias?

    Autor Mensagem
    oklucas
    Membro Novato
    # dez/16


    Eu toco violão/guitarra há uns 4 anos, mas apenas tocando músicas através do guitarpro, cifra club e outros. Mas agora eu pretendo compor algumas canções. Eu comecei com alguns acordes aleatórios e logo consegui tirar um som legal, só que é muito curto. Eu tenho ideias para uma música inteira na cabeça, continuando dos acordes que consegui tirar, então eu cantarolo-as e gravo, mas não consigo reproduzir por ouvido essas ideias. O que devo estudar para conseguir esse objetivo?

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Eu sugiro que aprenda melodias ao violão, ou que use a tecnologia pra isso.

    Todos os softwares de manipulação vocal, incluem isso, e é viável com qualquer som.



    rcorts
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    oklucas
    Eu tenho ideias para uma música inteira na cabeça, continuando dos acordes que consegui tirar, então eu cantarolo-as e gravo, mas não consigo reproduzir por ouvido essas ideias. O que devo estudar para conseguir esse objetivo?

    Praticar uns solfejos, arpejos e qualquer coisa mais que sirva pra treinar sua percepção auditiva. Na internet deve ter muito exercício bom pra isso.

    Uma ideia simples e legal pra quem vai entrar nessa seara sem orientação adequada (não tem professor, não está pegando aulas) é tentar tirar alguns temas vocais na guitarra. Pegue a linha vocal de alguma música que você gosta e tenta tirar na guitarra (mas tem que ser de ouvido, não vai seguir tablatura senão não dá o mesmo resultado). Depois você compara com algumas tablaturas pra ver quais notas acertou, quais errou. Isso desenvolve um pouco a percepção auditiva.

    Mas tem métodos pra isso, como treinar a percepção de arpejos, escalas e principalmente de intervalos (terças, quartas, quintas etc...).

    Higo.
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Brinque!
    Chame um amigo que também toca, sente de costas pra ele, mande ele tocar alguma coisa, tipo, um acorde, e faça igual no seu violão sem olhar pra ele. Comece com algo simples e depois vá avançando.

    Vá no google play e pesquise "Ouvido Absoluto", vai ter uns jogos sobre isso lá, que são basicamente um pequeno treino pros ouvidos, eles dão uma nota e dão opções pra vc dizer qual é.

    Tire solos ou melodias de voz pra treinar os ouvidos. Aprenda as escalas antes de tirar os solos, pra vc saber o que tá fazendo e pra n precisar ficar procurando notas.

    Depois que vc tiver um ouvido melhor e um conhecimento melhor sobre o braço do violão, vc vai conseguir passar as melodias da sua cabeça pra ele mais facilmente, e vc n vai ficar procurando notas e acabar esquecendo o que tava pensando.
    No começo é difícil treinar os ouvidos, mas dps vc vai achar divertido fazer isso, e vai começar a fazer isso com tudo, tipo "Esse gato miou em B", "Esse grito foi em A", e assim por diante...
    E minha gata realmente mia em B

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que devo estudar para tocar ideias de melodias?