Improviso blues em Cm

    Autor Mensagem
    Cres
    Membro Novato
    # nov/16


    Fala galera! Taí um vídeo meu improvisando sobre um backing track bem bacana de blues. Fiz isso meio que como um teste de gravação apenas, mas ficaria muito feliz se vocês pudessem avaliar meu improviso(e até mesmo outras coisas como timbre e gravação, que eu não domino tanto).

    Informações sobre a gravação e outras coisas podem ser encontradas na descrição do vídeo. Valeu!



    Drinho
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    O timbre e a gravação para mim tao muito bons!

    E o improviso tá bom também! Percebo que você exita algumas vezes e fica preso a shape, por ser visualmente mais confortável de trabalhar é normal! Por um outro lado você esta fazendo bom uso do que tem entao você está no caminho de se tornar um grande improvisador!

    Você tá pensando mais em musica (isso é muito bom e muito dificil) e sua mão tá te atrasando um pouco (ai é pratica mesmo)

    Parabens, continue trabalhando!

    Cres
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    O timbre e a gravação para mim tao muito bons!
    Poxa cara obrigado! O timbre é a coisa com a qual eu me sinto menos confortável, to sentindo que preciso trabalhar nisso melhor.

    E o improviso tá bom também! Percebo que você exita algumas vezes e fica preso a shape, por ser visualmente mais confortável de trabalhar é normal! Por um outro lado você esta fazendo bom uso do que tem entao você está no caminho de se tornar um grande improvisador!
    Sim! Não me sinto 100% confortável ainda. Sempre erro alguma coisinha e dou umas travadas aqui ou ali, mas isso vai melhorando um pouquiiiinho com o tempo.

    Valeu pelas críticas, cara! É disso que a gente precisa pra melhorar!

    mateusstarling
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Cres Vou dar uns pitacos.
    A gravação ta boa e você sabe a forma do blues menor, teve boas ideias e bons momentos, mas vou enumerar alguns probleminhas, nem tanto as qualidades.
    No primeiro chorus você esta mais inseguro e começa um pouco mais engessado, mas achei legal que vc insistiu em desenvolver motivos, o que é melhor do que simplesmente tocar licks sem proposito.
    Aos 30 segundos, quando a harmonia vai para o acorde Ab7 vc toca a nota Sol e repousa nela, esta era a pior nota de repouso num acorde dominante que possui a sétima menor e vc tocou exatamente a sétima maior e parece que de ouvido você não sentiu muito a necessidade de sair dela.
    Lá para o terceiro chorus você entrou numa onda mais segura sua, com uma pegada mais roqueira. Neste momento, inclusive você tocou pela primeira a terça maior no acorde G7, que acaba sendo uma nota importante na progressão e poderia pintar mais.
    Algumas vezes parece que vc esta na dúvida se trata o primeiro acorde como dórico ou eólio. Na progressão o acorde Im é eólio, não quer dizer que vc não possa trata-lo como dórico, mas os 2 ao mesmo tempo fica confuso na maioria dos casos.
    Espero que veja meu comentário como uma ajuda.
    abs e paz,

    Cres
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    mateusstarling
    No primeiro chorus você esta mais inseguro e começa um pouco mais engessado, mas achei legal que vc insistiu em desenvolver motivos, o que é melhor do que simplesmente tocar licks sem proposito.
    Sim haha, comecei devagar, mas isso foi um pouco intencional, pra ir me soltando aos poucos, e ir pensando nas ideias.

    Aos 30 segundos, quando a harmonia vai para o acorde Ab7 vc toca a nota Sol e repousa nela, esta era a pior nota de repouso num acorde dominante que possui a sétima menor e vc tocou exatamente a sétima maior e parece que de ouvido você não sentiu muito a necessidade de sair dela.
    Cara, de fato eu não percebi muito o choque, e até dei o play nessa parte mais umas vezes aqui e continuo não sentindo muito. Mas vou ficar atento nisso, sempre que tiver um acorde bVI dominante eu vou tomar cuidado pra não tocar a quinta da escala, bela dica!

    Lá para o terceiro chorus você entrou numa onda mais segura sua, com uma pegada mais roqueira. Neste momento, inclusive você tocou pela primeira a terça maior no acorde G7, que acaba sendo uma nota importante na progressão e poderia pintar mais.
    Sim, eu concordo plenamente! Mas eu ainda não tenho o raciocínio rápido o suficiente pra sempre acertar uma nota legal dessas na hora certa, ainda mais numa backing como essa que o G7 aparece rápido e já volta pro Cm. To praticando pra cada vez mais acertar as notas do acorde na hora em que eles aparecem.

    Algumas vezes parece que vc esta na dúvida se trata o primeiro acorde como dórico ou eólio. Na progressão o acorde Im é eólio, não quer dizer que vc não possa trata-lo como dórico, mas os 2 ao mesmo tempo fica confuso na maioria dos casos.
    Cara, realmente, eu não tinha me tocado nisso! Tem uma parte no final que eu toco a sexta menor e a maior, e realmente, soa meio estranho.
    Mas uma dúvida. Você diz que eu não devo alternar tanto nas duas abordagens do acorde do primeiro grau, mas eu posso fazer isso em diferentes partes da música, não posso? Tipo, no começo da música eu trato esse acorde como eólio e quando a seção repete voltando do G7 eu trato ele como dórico, por exemplo.

    Espero que veja meu comentário como uma ajuda.
    abs e paz,

    Com certeza! Seu comentário foi valioso! Acompanho o seu trabalho e sei como você é um cara experiente tanto tocando como ensinando, e é esse tipo de comentário que faz a gente perceber o que ta errado e tentar mudar isso. Valeu Mateus!

    mateusstarling
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Então, na verdade a nota G deve ser analisada sobre o acorde Ab7, neste caso ele é a sétima maior, o acorde dominante possui a b7 em sua estrutura. Neste caso vc precisa pensar no acorde isoladamente pois é um acorde de emprestimo modal, não pertence ao campo harmônico de Cm que tem o acorde Ab7M em sua configuração. Se fosse um acorde de Ab7M daria certo.
    Quanto ao dorico e eolio no Im a regra é usar eólio, se vc usar dórico esta quebrando o protocolo e assume um certo risco na sonoridade, o que as vezes é bom, mas para quebrar as regras é necessário antes conhece-la.
    Conte comigo. Fica com Deus.

    Cres
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    mateusstarling
    Então, na verdade a nota G deve ser analisada sobre o acorde Ab7, neste caso ele é a sétima maior, o acorde dominante possui a b7 em sua estrutura. Neste caso vc precisa pensar no acorde isoladamente pois é um acorde de emprestimo modal, não pertence ao campo harmônico de Cm que tem o acorde Ab7M em sua configuração. Se fosse um acorde de Ab7M daria certo.
    Quanto à teoria eu entendo. Só que na hora de tocar eu não percebi(mais uma questão de ouvido) que eu tava tocando uma nota errada.

    Quanto ao dorico e eolio no Im a regra é usar eólio, se vc usar dórico esta quebrando o protocolo e assume um certo risco na sonoridade, o que as vezes é bom, mas para quebrar as regras é necessário antes conhece-la.
    Conte comigo. Fica com Deus.

    Entendo. Eu vejo que usar o dórico nesses casos é até comum, porque costumo ver que muita gente sugere, tanto pela sonoridade diferenciada quanto pela questão do dórico não ter notas a evitar, pelo o que eu percebo. Mas vou tomar cuidado na hora de usá-lo.

    Conte comigo. Fica com Deus.
    Valeu :)

    stennyard
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Muito legal, cara! Tô tentando assimilar essa cacetada de informações do tópico. Eu comecei a estudar improvisação esses tempos e não estou no seu nível, mas gostei muito da dinâmica pra tocar!

    E uma track muito legal, vou pegar ela pra tocar aqui em casa e treinar!

    ogner
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Cres
    Gostei pra dedéu, do timbre e do improviso!

    Cres
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    stennyard
    Valeu cara! Vai estudando, só toma cuidado pro tanto de informação que tem na internet acabar contigo, haha. Tenta estudar com continuidade e com calma que vai tudo dar certo.

    ogner
    Muito obrigado, cara! Eu sempre acho que o timbre ta ruim, então é muito bom ouvir isso, valeu!!

    stennyard
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Cres
    Ah sim, tenho um professor de guitarra, mas depois que estudo o material da aula vejo algumas coisas diferentes na internet (não teoria, é claro).

    Cres
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    stennyard
    Sim cara! Ir atrás de coisas diferentes é importante. Só temos que tomar cuidado porque temos tanto conteúdo disponível hoje em dia que a chance de assimilarmos menos é cada vez maior.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso blues em Cm