Guitarra com 3 Captadores , é realmente necessario?

Autor Mensagem
Herolol
Membro Novato
# out/16


Volto e meia vejo algumas SG em modelos meio peculiares com 3 captadores, algumas de marcas chinesas e outras de marcas famosas como a epiphone, já vi até msm modelos mais simples como a Les paul e a Strato utilizando esse modelo, a questão é , da diferença msm ou so é impacto visual?

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/16
· votar


Herolol
tudo uma questão do timbre que está buscando + a versatilidade do instrumento e as vezes uma caracteristica basica do intrumento
por exemplo, as les pauls de 3 captadores (Peter Frampton, Ace Frehley), rola um lance tonal bem foda, de conseguir ligar os 3 juntos (pelo menos na do Frampton eu sei que vira)
ja a strato, o captador do meio é bem importante na busca pelo timbre caracteristico ligando o captador da ponte e do meio ou do braço e meio

agora julgar se algo é realmente necessário no meio musical é bem complicado, existem N coisas que uns julgam inuteis e outros não vivem sem, vale testar e ver se lhe serve e se somaria ao seu timbre ou não
abraços

BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
· votar


Necessário não é, né? Até porque tem muita guitarra de um captador só que dá conta do recado tranquilamente (vide Fender Squire e Les Paul Junior). Mas que faz uma diferença grande na versatilidade, isso faz.

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Herolol

Não é uma questão de "necessidade" nem de "impacto visual"... nem melhor ou pior.

Podemos dizer que é uma característica. Uma Fender Strato possui 3 captadores desde sua primeira versão de 1954.

Tem diferença o som dos três captadores? Asseguro que sim.

É necessário? Asseguro que é relativo. Para alguns guitarristas é fundamental, para outros não.

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


O cara se refere a SG, portanto, em tese, humbuckers.

Eu acho 3 humbuckers meio escroto. O buraco do meio (ui) "ocupado" por um humbucker me parece atrapalhar a palhetada... sei lá... Eu não curto.

Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


Herolol

Quanto às SG eu tmb nao gosto do captador do meio....

Na verdade acho q este captador tira mais do q acrescenta em variedade de timbre (em Gibsons)....

Ha muitos modelos q as configurações das chaves e botões sao da seguinte maneira:
Posição1: Braço
Posição 2: Meio e ponte
Posição3: Ponte
3 volumes e 1 master tone

Ou seja, não dá pra fazer as combinações de braço + ponte q proporcionam muitos dos timbres mais característicos das SG e Lespas....

Tmb acho q este pickup do meio atrapalha a palhetada....

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


JJJ

Tem nego do country (#ChupaMetaleiroFritador) que usa um escudo ali para ganhar velocidade. Só imagina!

Herolol

Tem todo um lance ali, a soma de 3HB's deixa a impedância tão baixa, e o ganho tão alto, as polaridades dos imãs e enrolamento das bobinas... Quanto mais variáveis mais se deixa com um som único... A turma do southern rock usa bastante essa "variantes"...

Algumas Gibsons saíram com três de fábrica, SG e Firebird creio serem as mais notáveis. Não tenho provas mas creio que foi em um ano só isso, talvez para bater de frente com a Fender Stratocaster

06' Gibson SG VOS Reissue

15' Gibson Firebird 7

BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis A.
Ha muitos modelos q as configurações das chaves e botões sao da seguinte maneira:
Posição1: Braço
Posição 2: Meio e ponte
Posição3: Ponte
3 volumes e 1 master tone


É, esse esquema eu não curto... A minha é:
Posição 1: Braço e meio
Posição 2: todos os captadores ao mesmo tempo
Posição 3: Ponte e meio.
Com 3 volumes e um master tone. Assim, se você zera o volume do captador do meio, ela vira uma SG "normal". Acho que é o melhor esquema.

Mas uma coisa que eu percebo é que a maioria dos guitarristas não faz nem ideia de como soa uma guitarra de 3 humbuckers, e ficam bem surpresos quando ouvem. O terceiro humbucker na verdade deixa o som bem mais suave e um pouco aparentado com as posições 2 e 4 de uma strato.

renatocaster
Moderador
# out/16
· votar


Herolol

a questão é , da diferença msm ou so é impacto visual?

Com certeza dá diferença, não é só uma questão visual. Mas como já falaram aí, não vejo necessidade daquele humbucker ali no meio. Mas há quem goste, então...

BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
· votar


A diferença de versatilidade é muito grande. Em vez de ter 3 opções, você tem 7. Fiz um video pra demonstrar isso:



Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


BrotherCrow

Com 3 volumes e um master tone. Assim, se você zera o volume do captador do meio, ela vira uma SG "normal". Acho que é o melhor esquema.

Claro q nao vira uma SG normal.... onde fica as regulagens de tone independentes????? Como eu faço um braço com tone fechado e ponte com tone aberto????

O grande lance da eletrônica da Gibson na minha opinião é nao ter um master tone, e sim uma regulagem independente pra cada cap....

Se sua guitarra tivesse 6 knobs, aí sim, com o cap do meio desligado vc poderia ter sons de uma SG normal....

Lelo Mig
Membro
# out/16
· votar


JJJ

"O cara se refere a SG, portanto, em tese, humbuckers."

Também não acho muito bonito porque os humbuckers são muito grandes e "chapam" muito o corpo. E apesar de nunca ter tocado numa destas, não sei se compromete a tocabilidade.

Mas, tecnicamente, não muda nada em relação ao exemplo da Strato que citei. Proporciona a mesma variação, devido a proximidade ponte ou braço e aumenta o leque de combinações.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis A.
Claro q nao vira uma SG normal.... onde fica as regulagens de tone independentes????? Como eu faço um braço com tone fechado e ponte com tone aberto????
Quis dizer no sentido de poder acessar as combinações de captadores que você tem numa SG normal. Acho bem prático. Para o meu uso, ter 7 combinações diferentes de captadores importa mais do que ter tones independentes para eles. Mas entendo o seu ponto.

Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


BrotherCrow

Saquei.... Eu uso muito as combinações de tones diferentes, consigo alguns dos timbres q eu acho mais interessantes usando estas ferramentas....

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Luis A.

Eu to com o BrotherCrow, tone eu uso pra dar brilho em um solo e olhe lá...

Pitcho_G.
Veterano
# out/16
· votar


O que dizer então da Music Man do Steve Morse 4 caps?

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/16
· votar


Pitcho_G.
oq dizer então da Guitarra do Rei Roberto?

Pitcho_G.
Veterano
# out/16
· votar


The Man Who Sold The World
oq dizer então da Guitarra do Rei Roberto?
5 singles? kkkk doidera.

Buja
Veterano
# out/16
· votar


acho mais legal o baixo do joey demaio

http://manowar.ee/wp-content/uploads/2011/05/Joey_DeMaio_2.jpg

Pitcho_G.
Veterano
# out/16
· votar


Buja
O que me chamou a atenção na imagem mais do que a captação foi o braço do baixo kkk

MauricioBahia
Moderador
# out/16
· votar


Quem deve saber se é necessário é quem vai tocar. Algo, claro, muito pessoal. Pra mim, não é necessário NO MOMENTO. Isso implica no fato de que um dia pode ser necessário. Tudo muito relativo.

Visualmente, eu acho que fica poluído. Mas já achei Telecasters feias pra caramba. Hoje adoro. Tudo pode mudar. Tudo depende do momento.

O que acontece é que muitas vezes criamos necessidades! Nem bom, nem ruim.

Minha resposta foi tão vaga, mas o meu pensamento sobe o tema exposto é assim mesmo. Hehe

O mais importante é praticar!

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


MauricioBahia

Mas é o caminho... O Southern usa essa guitarras, porque elas não tiveram aceitação no mercado, assim eram baratas, não porque eram boas. Sacas o tamanho do problema? rs

Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah

Cara, acho q vc esta enganado quanto ao preço e as datas de fabricação destas guitarras....

Elas nao foram feitas durante apenas uma ano como vc citou, e nem eram baratas....

A Les Paul Custom, conhecida como Black Beauty, vem com 3 PUs desde 57 se nao me engano, e eram o modelos mais caros das lespas.... Se diferenciavam das Standards nao apenas no captador a mais, mas tmb tinham madeiras diferentes na escala (ebano), os tais fretless wonder e vários outros detalhes...

Essa logica continuou quando as lespas se tornaram SG (1961), passando a existir os modelos, Junior com um P90, Special com dois P90, Standard com dois humbucker e Custom com tres humbuckers.....

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Luis A.

Legal, não sabia disso não. Achei que tinham sido parte dos experimentos da década de 70 que a Gibson fez....

boblau
Veterano
# out/16
· votar


The Man Who Sold The World
oq dizer então da Guitarra do Rei Roberto?

Eu também sou Roberto e a minha PRS tem 5 singles.....

Mas eu não rei..... rsrsrsrs

MMI
Veterano
# out/16
· votar


Pessoal, a Gibson começou com guitarras de 3 captadores em 49, com a ES-5, bem antes de pensarem em humbuckers e guitarras sólidas. Basicamente foi uma versão "eletric spanish" da L-5, mas que não fez sucesso por causa da Epiphone Zephyr Emperor que fez mais sucesso - já sofri de GAS com esta guitarra, quase comprei uma, kkkk. A Gibson também fez o modelo Super 400, que era top de linha no final dos 40, início dos 50, com 3 captadores em poucas unidades. A questão é que o captador do meio nunca fez muito sucesso, pegando uma "posição errada" dos harmônicos, com aquele "som de nada" tipo captador de braço de guitarra de 24 casas ou mais (polêmica! hahahahahahaha). De toda forma, era uma opção para as guitarras no topo de linha. Por isso que a LP custom que ganhou este tipo de versão.

Eu acho bem bem legal a opção do terceiro captador em LP, em SG tenho pouca experiência pois nunca comprei uma assim. Eu tenho uma PRS Chris Henderson, onde o esquema é um pouco diferente, um dos botões é push pull que liga ou desliga o captador do meio, senão é uma LP comum. Eu não gosto muito das LP Custom tradicionais, mas com certeza teria uma de 3 captadores.

Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


MMI

Obrigado por esclarecer, realmente eu ja havia visto o Paul Mccartney usando uma guitarra com cara de L-5 e 3 PUs...... mas nao sabia a data de fabricação....

Quanto à polemica, vc esta insinuando q as SG (msm com 22 trastes) tem o cap do braço no local errado???? kkkkkkkk

MMI
Veterano
# out/16 · Editado por: MMI
· votar


Luis A.

Guitarras antigas eram feitas com 21 trastes (sem uma regra absoluta, mas mais ou menos isso), vide as L5. Quando se desenvolveu e alguém resolveu colocar um captador numa guitarra, começaram com o braço. A posição dele que se convencionou foi com os polos no harmônico (24a casa) ou levemente deslocado, quando se usou os P-90 (os polos ficam na 25a mais ou menos). De toda forma, é exatamente onde ficam os polos dos HB, na 24a casa ou naquele harmônico, que divide a corda exatamente em 4 partes, ou seja, o mesmo harmônico da quinta casa - é o terceiro harmônico. Isso ficou, é a posição mais tradicional do captador do braço, onde sai o som de toda a história da guitarra onde se ouviu este captador em guitarras deste tipo de braço, mais tradicional. Adivinha onde Leo Fender colocou os captadores singles do braço nas guitarras dele, strato e tele? Exatamente no terceiro harmônico. Existiu um estudo desde o início, a posição não é aleatória.

Quando saiu a SG, ou melhor, a nova Les Paul 61, o inventor ficou emputecido e disse que ali tinha erros grosseiros de projeto. Recusou ter o nome dele naquilo e mandou retirar e dar outro nome, rescindindo o contrato. Sacou qual era um dos erros de projeto? (ele chegou a declarar textualmente, captadores no local errado) kkkkkk (respondendo, não, não estou insinuando, são os fatos mesmo)

Luis A.
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis A.
· votar


MMI

KKKK to ligado, essa parte da historia eu conheço bem...

Houve uma época em q a Gibson colocou os caps do braço nas SG na msm posição do das lespas, e moveram o cap da ponte um pouco pra frente.... acho q a galera nao curtiu.... guitarrista gosta é da coisa original, msm q tenha defeitos srsrrs

SG 72
SG 71
Quando saiu a SG, ou melhor, a nova Les Paul 61, o inventor ficou emputecido

O inventor ou o endorser???? kkkkk outra polemica....
Eu particularmente gosto muito das SG, e como nao existe guitarra perfeita, prefiro elas do q as lespas....

Ismah
Veterano
# out/16 · Editado por: Ismah
· votar


MMI

Não sei dizer o que levou a ser sob a 24ª casa, mas deduzo que sim é por ser meio que um sweet spot quase que invariável...

Se for fazendo as divisões da corda por números inteiros (like a pitágoras), e encontrar as 24 notas - Cb,C, Db, D (...) Ab, A, Bb e B - vais notar que as raízes 1/2, 1/3 e 1/4 cobrem o maior número de pontos. 1/2 e 1/3 não é tão viável, resta a posição de 1/4 de corda, ou o 24ª traste.

Suspeito que tenha relação com se pensar em 24 notas, onde todas as divisores inteiros de 24, sejam sweet spots para captadores...

Se souber falar mais sobre isso, ficaria agradecido.
Estou comprando uma T-zero (26 casas), se rolar quero dar continuidade a esse estudo matemático.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra com 3 Captadores , é realmente necessario?