Margirius 14211 - Alternativa para chave seletora de LP/SG e semelhantes

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # out/16


    Eu acho um absurdo pagar 150, 200 reais numa chave seletora de 3 posições porque é marca famosa entre guitarristas...

    A Margirius é renomada fabricante nacional de chaves, interruptores e conectores de uso industrial.

    Encontrei a série 14000, e segue o catálogo

    http://www.margirius.com.br/catalogos/74f95c2fe7170b730477f747d7d02735 .pdf

    Reparem no modelo 14211, é a que precisamos aparentemente. Infelizmente não existe uma liga-liga-liga de menos de 15A na marca, e ainda assim, a tendência é que elas sejam menores físicamente. Todavia, essa ainda custa por volta de 50 reais apenas, e tende a durar mais que uma chave chinesa de marca menor.

    Estou procurando adquiri-la para ver se é de fato isso. Infelizmente também, é bem difícil achar, encontrei por 45,43 no link abaixo.

    http://www.lojaeletrica.com.br/chave-14211-a1b1p1q-ligaligaliga-alavan ca-15a-margirius,product,2160402310416,dept,0.aspx

    Vou entrar em contato com lojas como MultComercial e lojas locais para ver se conseguem. Ainda que pague um frete de 20 reais, elas ficam abaixo de uma Gibson, Fender, Switchcraft, etc, porém com a mesma qualidade - diria até superior, já que corro risco de achar uma falsificada entre as marcas renomadas...

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691749249-chave-seletora-p-guit arra-les-paul-ou-sg-knob-preto-_JM

    Nao serve?????

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    Ismah

    As chaves Margirius são indiscutivelmente excelentes! Utilizo essas chaves para outras aplicações, e realmente são bem robustas. Pra guitarra acho um certo exagero, embora funcionem muito bem. Mas, como postou o Luis A.: não serve a chave a venda no ML por R$ 16,00?

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah

    Tem algumas opções no ML q parecem ate melhores q as gibson, em termos de aspecto mais robusto, por um preço bem abaixo dos q vc citou.... digita la so "chave seletora guitarra" e da uma conferida.....

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    LeandroP
    Luis A.

    Servir, serve. Só não é o meu propósito aqui, estou comparando uma coisa garantida, que não me dará problema nos próximos 50 anos, e que tenha qualidade excelente.

    Sei que existem peças de reposição Strinberg, Dolphin, Eagle... Custam menos, fazem o mesmo, mas TENDEM, a dar problemas antes...

    Quando mexo em algo das minhas coisas ou de terceiros, quero o melhor e nada menos, para que não me incomode mais, pois costumo dar garantia vitalícia sobre os concertos/trocas. E isso nunca é (nem será) conseguido com o mais barato, estou ciente.

    Essa que é citada por 16 reais, é a que tem na minha LP.
    Minha crítica é que ela é bastante pesada/dura, e isso normalmente faz com que precise forçar o pino plástico da alavanca.
    Aqui este se quebrou bem antes de dar defeito na chave de fato, deu pra ir levando. Aliás, este nas Gibson me pareceu ser muito maior, no meu caso havia uma rosca de ~1,5mm que prendia o pino a alavanca...

    Já na Margirius é uma peça única de metal, que se eu quebrar, preciso rever meus conceitos de força necessária para tal ação... rs

    Eu agradeço de coração as opções mencionadas. Gosto de coisas quase-indestrutíveis, e usá-las é uma escolha que fiz e não me arrependo. :)

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    Ismah

    Entendo o que você disse. Penso da mesma forma.
    Eu costumo comprar este tipo de item (pra outras aplicações) na Rua Florêncio de Abreu, na Casa Ferreira:

    https://goo.gl/maps/J86aURdBrUB2

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Infelizmente não estou mais em SP desde sábado 23. O endereço por hora é obsoleto rs
    Vou dar uma sondada por aqui, tenho alguns contatos dentro do setor industrial, e vou dar um toque pro Carlos Adolphs, ele deve saber onde achar isso, e pode ser que consiga pra mim.

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    Ismah
    contatos dentro do setor industrial

    Acho que é por aí se quiser Margirius.

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Ismah

    Cara, minha chave Gibson ja deu problema, msm ela sendo robusta e com aspecto de durável.... Essas coisas por melhores q sejam, depois de 10 anos apanhando suor das mãos e poeira (msm tendo case) começam a dar ruido....

    Recentemente troquei a parte elétrica da guitarra, e deixei o luthier colocar a peça de reposição q ele tinha em estoque, acho q é uma genérica, e nao sinto a menor diferença para a Gibson no funcionamento....

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Luis A.

    Novamente...

    existem peças de reposição Strinberg, Dolphin, Eagle... Custam menos, fazem o mesmo, mas TENDEM, a dar problemas antes...

    Aceito tudo que tu diz, mas eu escolhi usar a Margirius e ver no que dá, e estou compartilhando com os senhores as hipóteses e resultados disso.

    Hammer
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ismah
    Posso estar errado mas, nao acho que esta chave seja ideal para, quitarra, como vc pode ver ela e' feita para tensoes de eletricidade, a condutividade dela nao e' ideal para guitarra. Alem do que seja dura para alternar...
    Seria a meu ver igual usar fio de eletricidade para fazer cabo de guitarra...

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Hammer

    Poderia falar mais a respeito de condutividade?

    Hammer
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ismah
    Nao sou perito em condutividade.... mas sei que determinados elementos conduzem melhores que outros, tal como o ouro e a prata por exemplo. Em circuitos eletricos residenciais utiliza-se o cobre (de modo geral)... Devido a distancia entre os contatos de uma chave tipo essa, a condutividade e' minima, mas ainda sim existente, como essas chaves sao feitas para aguentar voltagens residenciais elas costumam ser feitas de cobre, sem avaliar questao de ruidos, e perda de frequencias.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Faz sim sentido. Mais uma vez, preciso da chave para testar isso, mesmo achando preciosismo rs

    Algumas coisas que eu entendo e vejo

    - Não creio que seja preocupação de uma fábrica, pois testar 2000mil chaves por dia simplesmente não rola
    - Temos normalmente vários pedais com componentes de origem desconhecida, um elemento a mais ou não

    - De fato a chave pode ser dura de mover, mas não creio, tenho outras da marca e não é nada absurdo
    - Creio que pela qualidade da marca, a questão de resistência/capacitância deve ser o menor possível, indiferente a tensão aplicada

    Ramsay
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Ismah
    Embora não seja o usual, chaves como essa Margirius funcionam numa boa se ligadas ao captadores de uma guitarra.
    E tanto é que na década de 60 do século passado as guitarras da Phelpa, empresa brasileira, utilizava nas guitarras chaves com teclas verdes luminescentes iguais aquelas que eram utilizadas em interruptores de luz.

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Vcs me desculpem mas tenho q postar esta foto q ja rodou tantas outras vezes aqui.....

    Na casa da avó de muitos ainda deve ter uma chave seletora dessas:
    foto

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Como é essa chave seletora da foto? Talvez já tenha visto uma.

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Luis A.

    Eu ainda tenho aqui em casa! O porão é todo nesse padrão.

    daimon blackfire

    É uma chave 3 posições, na posição 1 fica ligado só A, na 2 A+B, e na 3 só B. Como uma chave seletora de Les Paul e SG normal, porém não é a padrão.

    Ramsay

    Poderia dissertar sobre a questão de resistência/capacitância?

    E... Até algumas de 80 ainda usavam essas, e não era só a Phelpa...

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    double

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Luis A.
    controla a iluminação do palco e já manda um som ao mesmo tempo hahahahahahhaa
    sem contar esses 200 captadores ai

    Ramsay
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Poderia dissertar sobre a questão de resistência/capacitância?
    Ismah
    No caso dessas chaves não existe problema de capacitância, mas, dependendo da qualidade construtiva da chave pode haver problemas na resistência sim, pq afinal essas chaves foram concebidas pra comutarem altas correntes, da ordem de amperes, e as vezes, dependendo da qualidade da chave, elas não conduzem totalmente e com as baixíssimas correntes geradas pelos captadores o som da guitarra pode ser um pouco prejudicado.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Entendido. Vou aguardar ver se mais alguém tem alguma experiência sobre.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Pra mim, chave seletora se encaixa naquela categoria de peças que eu não espero que durem pra sempre. É uma peça que inevitavelmente fica exposta à sujeira e ao suor. Com o tempo, vai dar ruído.

    Somando isso ao fato de ser uma peça relativamente barata e fácil de substituir, acho que não vale a pena procurar uma que dure pelos "próximos 50 anos", como você diz. E é meio da sorte também. Eu tenho uma Fender da década de 90 que nunca deu problema. A minha Gibson SG era bem mais nova e eu tive que trocar a chave. A minha PRS SE começou a dar ruído praticamente logo que eu comprei (mas uma limpezinha resolveu e nunca mais tive problemas). E dessas três, a Fender foi a que mais tomou porrada.

    E a tua lespa é uma Tagima, né? Se você achar uma chave que dure a vida inteira, alguma outra peça dela vai estragar antes (nada contra Tagima, mas elas não são guitarras feitas pra durar).

    Em todo caso... se comprar a peça, faça o teste e diga o que achou. No mínimo vale pela curiosidade.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    nada contra Tagima, mas elas não são guitarras feitas pra durar

    Olha eu preciso esperar 48 anos ainda pra te responder essa, mas é uma TLP100, não a mais rala, nem a obra-prima da marca. E como o que eu compro eu guardo é possível que se houver fórum, e ambos viverem te responderei isso.

    Mantenho minha palavra de que se eu troco um componente quero coisa boa... Já investi 3 vezes o valor da EGS216 nela como experiências, então sim sou meio maluquinho rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Margirius 14211 - Alternativa para chave seletora de LP/SG e semelhantes