Dúvidas no esquema da Cort Viva Gold II

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # out/16


    Pessoal... tô meio encafifado aqui...

    Seguinte: peguei uma Cort Viva Gold II que "caiu no meu colo" aqui. Resolvi dar um "tapa" na bichinha porque veio numa cor que eu não queria e porque precisava de uma geral.

    No meio disso, tive que desmontar tudo pra poder tirar a pintura e tal. Agora estou remontando e fiquei com umas pulgas atrás da orelha:

    1) Achei o esquema elétrico um tanto "estranho" e fiquei na dúvida se alguém modificou alguma coisa (acho que não, mas sei lá, já passou por pelo menos 2 antes de mim...). Alguém tem o esquema da Cort Viva Gold II por aí? Achei esse que me pareceu semelhante, mas não tenho certeza.

    2) A guitarra tem coil tap, mas só 3 cabos saem dos humbuckers... (o esquema acima é semelhante). Achei estranho... as bobinas são em paralelo? tenho um negativo geral e dois positivos? É isso?

    3) O humbucker da ponte é BEM fraquinho... É isso mesmo? Ou será que as ligações tem algum problema (não foi erro meu, já estava fraco antes de eu desmontar...).

    4) Se algum dia eu quiser trocar os captadores (pelo menos o da ponte!), vou conseguir encontrar algum equivalente a esse padrão de 3 vias (cabos)? Ou daria pra fazer a ligação com um HB "normal" de 4 vias (e como)? E qual seria a sugestão para a troca?

    Muitas perguntas... hehehe

    Se alguém quiser ver os vídeos da transformação dela, começa nesse:

    https://www.youtube.com/watch?v=bvHKzSHoFWY

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    rapaz... recentemente troquei os caps da minha viva gold II tb...
    sinceramente não consegui entender o esquema q foi usado, tentei instalar de uma maneira q desse pra usar o push pull, mas não consegui botar pra funcionar, eu quase não usava o push pull. Então decidi abrir mão dele, substitui o potenciometro do push pull por um simples, instalei os caps e funcionou legal, quanto a diferença de volume entre um e outro , antes de trocar a minha não tinha esse problema...

    logo deve aparecer alguem mais experiente aí pra auxiliar =D

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/16
    · votar


    O humbucker da ponte é BEM fraquinho
    como assim? ele fica mais baixo que os outros? pode estar com algum mau contato (levando em consideração que já regulou a altura dos captadores)
    ou na hipótese mais louca ele pode estar defasado na sua ligação ai, ou com a polaridade invertida, mas ai ficaria nítido quando liga os dois captadores junto
    quanto aos captadores de 3 fios, talvez esteja faltando o terra, não manjo tanto assim de captadores
    quanto à troca eu colocaria dessas duas opções
    braço e ponte: HH777 e meio um custom Red da malagoli (seria um set mais camaleão)
    ou pra algo mais pesado com boa definição, um set de Evo (da malagoli)
    pra algo mais leve, PAF plus

    Delson
    Veterano
    # out/16
    · votar


    JJJ
    Não entendo muito da eletrônica desse modelo, mas PQP, que resultado foda nesses vídeos!
    Se me permite um pitaco, passe um Tru Oil mesmo, na dúvida, raspe a cavidade das molas da ponte pra fazer um teste, kkkkk
    Eu tenho um amigo que tem uma dessas, mas natural de fábrica, e é isso aí mesmo, duas peças de um maple bem bonito.

    Foi mal pelo desvirtuamento.

    JJJ
    Veterano
    # out/16
    · votar


    w3s1eyB

    Pois é... É um esquema bem esquisito! kkkkkkkkk

    The Man Who Sold The World

    Tá com o som mais baixo (menos volume), mas funciona na boa com os demais. Já tive outras guitarras onde isso acontecia (uma SG da Epiphone, por exemplo). Talvez o captador tenha perdido um pouco de magnetismo...
    Valeu pelas sugestões.

    Delson

    Já passei (e deu certo! o/). Vai ficar pro próximo vídeo!
    Não tem problema desvirtuar, não... é a mesma guitarra!

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Na teoria podemos ter 3 hipóteses:

    - dois positivos e um terra se ligado em série, e defasados
    - um hot, um cold e um terra, se ligado em série, em fase
    - um hot, um cold e um terra, se ligado em paralelo

    Deve ser como um trafo com derivação central (center tap), quando se desliga uma ponta aquela bobina para de funcionar.

    JJJ
    Veterano
    # out/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Ismah
    quando se desliga uma ponta aquela bobina para de funcionar.

    Aqui é quando se "aterra" uma ponta. Aí anula aquela bobina.

    O esquema deve ser parecido com esse:

    http://redox.com.ua/guitardata/cort/evl_x4_04schematics.jpg

    Veja que a chave acoplada ao pot de tone, quando ligada, aterra um dos cabos que vem do HB (puxado lá do switch de 5 posições).

    O estranho é que, no switch, está colocado WH+BK (ou seja: fio branco em curto com o preto). Isso é o "normal" mesmo! Aterrar a junção entre as bobinas para eliminar uma delas. Só que os humbuckers da minha Cort só tem 3 cabos! Não tem essa de WH+BK... é só um cabo vermelho... A única hipótese que eu encontro é que tenha sido ligado "por dentro" e puxado um cabo único. Mas, pra ter certeza disso, eu precisava do esquema da Viva Gold II (que não consegui encontrar).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas no esquema da Cort Viva Gold II