Alternativas para usar no lugar do SLIDE

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luis A.

Não sei se são harmônicos, isso parece efeito do pedal de volume mesmo.

daimon blackfire

É um anel com uma "barra" curva, que faz o papel do slide.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Claro q são harmônicos.... ele ainda usa o indicador da mao direita lentamente pra tirar o harmônico uma oitava acima da nota tocada com a esquerda.... é so vc observar com atenção.....

Tem volume nenhum na parada aí nao srsrsrsr

daimon blackfire

Normal cara, isso nada mais é do q um anél com um lado largo e provavelmente plano, servindo de mini slide.....

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Che, te dizer que eu não vi esses harmônicos... Vou ouvir com calma... No começo fica evidente os swell's, repare no movimento do joelho.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Realmente, agora eu vi!!! Observa o harmônico no 1:25!!! Gostei dessa mistura slide + harmônico...

LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


BrotherCrow

Cara, tem um pequeno ponto onde penso diferente de você. A grosso modo poderia dizer que discordo. Mas depois de ver o seu vídeo tenho até medo de dizer rsrsrs Mandou muito bem no slide, e esse ressonator... pqp, que timbre, heim?!

MMI
Veterano
# set/16 · Editado por: MMI
· votar


Slide é coisa simples de arrumar, nem tanto de tocar. Depois dos vídeos do BrotherCrow ficou difícil de falar qualquer coisa... kkkkk

Quem sabe tocar vai fazer com qualquer coisa. Vale o isqueiro que o LeandroP falou, mas se vale isqueiro, vale pilha, caneta, colher na boca, batom ou rímel da mulher, válvula (12AX7 tem um tamanho legal, kkkkk), garrafa de cerveja ou o que quer que seja. Eu gosto de lap steel, então curto bastante o slide em barra, sem colocar o dedo dentro. Aliás, tenho uma caneta toda detonada de raspar nas cordas da guitarra, rs. Mas vale dizer que um dos maiores "slide guitarrist" que já pisou nessa terra, Duanne Allman, tocava com um frasquinho de Coricidin (anti-gripal, Coristina aqui). Por sinal, seu herdeiro direto, Derek Trucks, usa o mesmo tipo (tá bom, além deles um monte de gente, como Billy Gibbons). Hoje tem maluco vendendo "vintage Coricidin bottle" por mais de 100 dólares no eBay, mas isso é problema de quem paga... Tem muito frasco de remédio ainda que pode servir.

Dos Slides de botar o dedo, como vocês preferem, gosto mais dos de vidro, tenho da Dunlop tradicional e Coricidin entre outros. Não gosto muito dos de metal, é raro me meter com eles, gosto muito dos slides da Rocky Mountain, especialmente dos tone bars deles que são meus preferidos. Entendo que já foi a boa época de importar e que saia barata a brincadeira... Mas só de olhar o site deles, dá para ver que dá para imaginar um monte de modelos, jeitos e tamanhos. Dá inclusive para pedir para o pessoal que faz objetos de vidro e cerâmica (ou como o LeandroP falou, um torneiro que faça de metal, mas é o material que menos gosto para isso) bolar algo sob medida.

Na verdade, acho que o pessoal complica o que não tem que complicar. kkkkkk

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


MMI

Já ouve tempo que "prástico" era caro, e nem é tão longínquo... Coisa de anos 80/90...
Compensava usar vidro metal, tanto que todo ferramental do pai (comprado entre 60 e 80) é absolutamente todo com embalagens de metal.

Para remédios vale o mesmo... Por aqui tá difícil de achar os frascos de vidro. Até tem alguns que pareciam vidro, e eram plástico ou acrílico... Nesse formato é difícil de achar...

Por aqui não sei de uma bebida, fora vinho, que seria bom de usar. :(

daimon blackfire
Membro Novato
# set/16
· votar


Como é um slide em barra? TIpo, como que toca usando isso?

Ismah
Veterano
# set/16 · Editado por: Ismah
· votar


São peças metálicas, cilíndricas, com as pontas semi-esféricas.

Conhece os captadores chamados de lipstick (traduzindo seria batom)? São semelhantes!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Pô, antes de mais nada, obrigado pelas respostas positivas aos meus vídeos! Slide é uma paixão antiga minha. Ainda tenho que aprender bastante Mas é uma técnica fascinante que traz uma expressividade difícil de ser obtida de outra forma.

MMI
Cara, eu sabia que se usavam garrafinhas de remédio, mas não sabia que remédio era. Aqui em casa tenho um slide Blues Bottle da Planet Waves que imita o formato da garrafa de coricidina. Imagina se a coristina ainda viesse nessas garrafinhas! Com a gripe que eu peguei semana passada em Curitiba, já teria garrafinhas pra distribuir pra todo o pessoal do forum! Mas concordo com você, não precisa complicar. Praticamente qualquer peça lisa e dura funciona como slide.

Ismah
Não leve a mal, mas parece que você está procurando problemas em vez de soluções. Se você não quer cortar um gargalo de garrafa e não quer usar a minha dica do copo de shot (fiquei com a impressão de que algumas pessoas aqui acharam que era brincadeira, mas é sério: copo de shot é um ótimo slide!), você vai poupar tempo e dinheiro comprando um slide de vidro em vez de ficar inventando moda. Aliás, se você é tão desastrado quanto diz, melhor esquecer o slide de vidro e tocar com metal mesmo! Slide de metal é o ideal pra aprender. Pegue o seu Torelli e pratique, cara! Se eu puder te dar alguma dica, é só pedir.

Por aqui não sei de uma bebida, fora vinho, que seria bom de usar. :(
Sério mesmo? Olhando aqui o meu armário de bebidas, as garrafas que se prestam ao experimento são: whiskey Jameson, vodka (aqui tem Sky, Smirnoff e Absolut; qualquer uma serve), Bayley's Irish Cream, conhaque Hennessy (na falta de grana o Fundador também serve), praticamente qualquer garrafa de vinho ou de cerveja. Bonus: tenho aqui também um Royal Salute. Se tiver a manha de cortar esse, você tem um slide de cerâmica hahaha...

raphael.rui
Veterano
# set/16
· votar


muito legal esse topico, é uma coisa que eu sempre quis aprender e nunca consegui direito (tambem tentei pouco é verdade).

Das poucas vezes que usei slide (sempre de alguem euhuheuhe) preferi o de vidro pelo timbre e conforto na mao e na hora de encostar nas cordas.
Começarei a estudar slide em breve.

Buja
Veterano
# set/16
· votar


Eu comprei um slide de metal faz tempo e ta encostado. Pra aprender mesmo.
Cheguei numa loja e vi o dono ta loja mandando um bleuzao de gente grande mesmo numa strato de gente grande mesmo e um amp de gente grande.
Ettaaaa timbrao. O velho mandava muito mesmo.
Tava sem grana, somente passeando na loja no hora de almoco, mas pensei....pooo pelo menos um slide da pra levar hein.

Cheguei em casa, botei em Open D e comecei a brincar. Coloquei o slide no dedo anelar, como vi nos videos do Roy Rogers. Achei que iria fazer a mesma coisa....Vai ser burro la longeeee. Que absurdo de tecnica dificil. A insistencia que eu tenho em usar o dedo anelar pra montar acordes atrapalha demais. O dedo nao dobra. Tem que usar o mindo pra montar um simples acorde de Do maior. Mas o timbre é excitante. Quando voce corre o slide na escala é lindo. Arrepia. Com insistencia em uma semana deu pra tirar um walking blues assim bem cacarejado. Depois desisti.
Isso é tecnica pra gente grande, pra quem sabe fazer direito. O resto so engana mesmo, e volta pros seus power chords.

MMI
Veterano
# set/16
· votar


Ismah

Ainda tem remédios de grandes laboratórios que usam vidros. Se você faz questão que seja frasco de remédio, procure que você encontra de vidro e de alumínio. Se nenhum servir, em farmácia de manipulação usam muito ainda. o frasco de Coricidin você vai achar os da Dunlop, os signature, os "vintage", mas em remédio acho que não mais. A garrafa cortada é bem fácil, simples e barato, ainda dá para tomar uma antes de usar a garrafa. Ainda mais se considerar que plástico também serve! O isqueiro que foi falado é bem legal e de plástico! Tem plástico que parece vidro e outros que parecem metal. Funciona!

Hoje mesmo, numa ida a um desses hipermercados, pensando no assunto, tinha vários copos baratinhos que serviriam, vidros de pimenta, vidros de temperos, um monte de opções. Fora isso, tem frascos de tinta para artesanato, frascos de perfume, essências... Aqui em Sampa tem lojas de essências (só um exemplo) para quem quer fazer aromatizadores, sabonetes etc. que com certeza tem algo que pode servir. Olhando em casa, poderia usar uma tampa de sabonete líquido que daria um bom slide.

Como disse o BrotherCrow, qualquer coisa que deslize nas cordas vai dar certo. Vai nas soluções, não nos problemas, cara...

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


Cara, tem um monte de remédios que vêm em frascos de vidro. Rivotril, Neuleptil, Gardenal, etc...

Lelo Mig
Membro
# set/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Quase não uso..... o pouco uso que fiz foi mais como efeito, nessa vibe meio sweel.

Meu slide ou bootleneck é bem legal.

Achei um tubo metálico quando tinha uns 20 e poucos anos, de parede bastante espessa e um cromado de altíssima qualidade (tanto é que tem uns 30 anos e esta intacto). É absurdamente liso, denso e pesado. Parece material extraterrestre....rs.

O diâmetro, por sorte, era perfeito para meu dedo, o comprimento serrei.......e virou meu slide fixo.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Lelo Mig

e virou meu slide fixo.


KKKKK essa foi boa!!!

Eu tenho vontade de experimentar o anelzinho apenas pra poder "deslizar" umas notas durante um solo, sem mudar muito a minha maneira de tocar....

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


BrotherCrow
Acho que tu não me compreendeu corretamente...

- Eu tenho 3 slides de metal, já usei de outros materiais, e pratica a certo tempo, mas não toco tão bem como o senhor nem com e nem sem slide. Estou feliz assim, e tentando melhorar.

- Não estou reclamando, estou dialogando, porque nem todos são conhecedores de bebida (eu junto). Agradeço imensamente os nomes citados.

- Citou algumas bebidas que sequer conhecia, prometo olhar com mais atenção, pois sou fã de cervejas (Weiss, Stout e "Ales family"), e não tanto dos destilados. Foi o famoso "jogar verde pra colher maduro", sabia que alguém iria enumerar bebidas.

- Absolut é uma das que eu já tentei, ficou estreitinho demais, e o acabamento do gargalo me atrapalhou um bocado não me agradou. Smirnoff parece interessante vou tentar. Bayley's também, resta-me achar o vasilhame.

- Das garrafas de cerveja, por aqui algumas não tem um neck sequer usável, como as Roleta Russa, Altenbrück, Kaltbach etc. Pessoalmente já tentei com algumas comerciais como Heineken, artesanais como Therezópolis, e importadas Dab, Frankzikaner, e não me dei bem com nenhuma por todas terem gargalos cônicos que não ficaram bem, o que inclui o copo de shot.

- Citei como exceção as garrafas de vinho.

Se eu puder te dar alguma dica, é só pedir.

Pode sim. Afinações para se usar. Testei já a Open G (DGDGBD), Drop D (até rola), Open D (DADF#AD), Open Bm7 (DADF#BD, mas não foi a coca toda... Vi que a turma do lap/pedal steel usa muito E9 ou D9... Alguma sugestão?

Sigo um tanto os passos do Duane Allman, ele me parece ter usado sempre Standart E (EADGBE)... Sabe algo a respeito?

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


MMI

Não faço questão, estou satisfeito com o que tenho. O cartucho soa bem, diferente, mas bem. Todavia vou dar uma olhada (GAS atacou rs).

Quando se mora no interior do RS, não se tem acessoa facilidades e variedades de uma boa loja de SP, já voltei do meu passeio.

LeandroP
Moderador
# set/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Não com a mesma frequência de antes, eu costumo garimpar ferros velhos, porém mais específicos, que trabalham com sobras industriais de inox, latão, cobre, bronze, etc. A vantagem é que você pode encontrar retalhos de materiais sem ter que comprar uma barra inteira, ou uma chapa inteira, por exemplo, e pagando até mais barato. E muitas vezes eu vejo peças ideais pra "fazer você mesmo" (ou então pedir pra um colega fazer), como slides, pontes de telecaster ou mesmo tremolo (o meu foi feito dessa forma). Penso agora em fabricar uns saddles em latão pra vender avulso. Percebo que no caso de slides em metal não muda o timbre entre eles (ao menos significativamente), sendo a sua diferença mais por conta do seu peso (peso específico de cada metal). O que é legal são as experiências que podem ser feitas em termos de ergonomia. Tenho um slide em inox e outro em latão. O de inox eu quase não uso, por conta do diâmetro (bom pra que tem o dedo mais gordinho rsrs). Já o de latão é mais justo e um pouco mais pesado, e acho mais confortável. Porém, como eu disse antes, na guitarra com distorção eu curto mais usar o isqueiro bic mesmo, por conta do ataque, que não acho fraco, porém, um pouco mais sutil e aveludado, por isso tô me amarrando em usar. Tecnicamente tem que trabalhar um pouco mais a entonação porque o raio é muito grande pra tangenciar a corda. Recentemente eu quebrei meu dedo do meio da mão da escala (onde costumo usar o slide) e ainda não experimentei o meu em inox que tem o diâmetro maior. Agora eu ganhei um belo calo e o isqueiro tem sido minha opção também por conta disso.

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah
Afinações para se usar. Testei já a Open G (DGDGBD), Drop D (até rola), Open D (DADF#AD), Open Bm7 (DADF#BD, mas não foi a coca toda... Vi que a turma do lap/pedal steel usa muito E9 ou D9... Alguma sugestão?

Sigo um tanto os passos do Duane Allman, ele me parece ter usado sempre Standart E (EADGBE)... Sabe algo a respeito?


Eu comecei com a Open G, que é fácil de se adaptar porque se relaciona bastante com a afinação tradicional. Dá pra tocar muitos licks tradicionais na segunda, terceira e quarta corda sem usar o slide, e inclusive fazer acordes simplificados.

Mudei pra Open D porque ela tem a raiz do acorde na primeira e na sexta cordas, o que deixa os voicings mais claros. É a que eu mais uso hoje em dia e é bem versátil.

No geral,afinações em tons menores são pra quem quer tocar progressões mais complexas, porque nas afinações abertas de tons maiores os acordes menores ficam mais complicados de fazer; já nas de tons menores pra fazer acordes maiores é só fazer a pestana e botar mais um dedo na terça. Entretanto, não tenho prática o suficiente pra opinar.

Sobre o Duane, ele usava muito Open G e Open E (que nada mais é que a Open D afinada um tom acima). De vez em quando ele usava afinação padrão também.

No geral (Duane é exceção) quem toca com standard tuning tende a fazer mais single notes do que deslizar acordes cheios. Mas independente da afinação, o básico é aprender a matar os ovetones com a mão esquerda e abafar as cordas que você não está usando com a mão direita... e treinar intonação. Isso vale pra todas as afinações.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


LeandroP especial pra ti... Repare nas primeiras notas do Rafa Schuler com a Strato branca.




LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


Ismah

Legal, man! Valeu ;)

MMI
Veterano
# set/16
· votar


Ismah

Quase todos os sons do Duanne Allman eram em open E. O Derek Trucks praticamente só usa esta afinação, diz ele que no estúdio dele todas guitarras ficam em open E e uma em afinação padrão para convidados. O Warren Haynes já toca muito slide em afinação padrão mesmo. O problema do Open E é que tensiona muito o braço, a open D e Open G não fazem isso, a tensão não é tanta.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Não seria relativo a usar cordas finas ou grossas?

MMI
Veterano
# set/16 · Editado por: MMI
· votar


Ismah

Depende. Se você é o Derek Trucks, tem excelentes guitarras que são afinadas em Open E, reguladas assim e assim ficam, claro, você está certo que é só uma questão de calibre de cordas. Ou mesmo se sua guitarra tem reforço de fibra de carbono, braço inteiro de fibra de carbono, reforços ou algo assim... Até porque o ideal para slide é ação bem alta, o que força muito mais o braço.

Mas a realidade da galera daqui é ter uma guitarrinha asiática, das baratinhas, que o tensor e o braço em si não são lá essas coisas... O cara estuda em afinação padrão, eventualmente em algum drop, depois fica uma meia hora estudando em Open E, passa para open G, volta para padrão e por aí vai, sem regular a tensão do braço ou mesmo mexendo nisso (se mexer na altura das cordas, pior ainda). Lógico, vai acabar com a guitarra.

Obs.: As Gibson Burst (58-60) sofrem de alterações no braço e tensor.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Perfeitamente! Estou pensando em ter uma guitarra para tal e uma lap steel (DIY).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alternativas para usar no lugar do SLIDE