Tagima TW 61, corda quebra muito bem na "quina" do carrinho. (Detalhe: uso muito alavanca)

    Autor Mensagem
    Melquib2
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Melquib2


    ]Tenho uma Tagima TW61 que tá quebrando muito a corda, bem no carrinho, quando faço bends ou vibrato na alavanca. Detalhe: Eu uso constantemente alavanca. Eu acho que o problema é o carrinho, já que a corda sempre quebra na dobra que o carrinho faz. Porém, já trquei com um carrinho de uma outra guitarra. Minha tese: o "roçamento" da corda na dobra do carrinho, principalmente por eu usar muito alavanca, faz quebrar a corda. Que fazer? Me indiquem carrinhos de qualidade.

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Melquib2

    Tive este mesmo problema com o tremolo da minha Tagima T-635. Quebrei até a mizona.

    O que é isso? Rebarba, canto vivo. Algo inadmissível em qualquer guitarra. A Tagima trocou a ponte pra mim... Trocou por outra da mesma qualidade e com o mesmo defeito. E por ser canhoto ficou difícil a substituição, então eu tive que fazer a minha. Problema resolvido!

    O problema me parece ser na base da ponte, no furo por onde passa a corda. Deste furo até o carrinho a corda tem uma ligeira inclinação, que faz com que a corda encoste na aresta do furo, e sendo ele com o canto vivo, quebra a corda mesmo! O ideal seria arredondar este canto. Por outro lado você acaba perdendo a proteção do cromo, criando um ponto de oxidação no local onde antes havia um canto vivo. Se não cromar, continua na mesma.

    Enfim, troque a ponte!

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Melquib2

    Fiz uma rápida ilustração pra exemplificar o que pode ser o problema, como apontei acima:

    http://oi67.tinypic.com/i5q0k2.jpg

    Melquib2
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Melquib2
    · votar


    http://i65.tinypic.com/9bgjzm.jpg

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Melquib2

    Tente isso: pegue uma corda Mizona velha (a mais grossa mesmo) e coloque ela dentro da cavidade. Tente usa-la como "lixa", alisando o buraco. Veja se gasta a corda, se corta... ficará mais fácil ver onde é o ponto exato de corte, ou talvez ela acabe regularizando a falha.

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Melquib2

    Se quebra neste ponto onde você disse, o problema é fácil de resolver substituindo apenas o(s) carrinho(s). Tem como postar uma foto com boa definição mostrando exatamente este ponto?

    boblau
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Melquib2

    para poder ajudar acho que precisamos de mais detalhes:

    - qual é a idade da guitarra/ponte?
    - que marca de corda vc usa?
    - qual medida de corda vc usa?
    - quais cordas quebram?
    - as alavancadas são estilo Jeff Beck ou Steve Vai?
    - quando vc diz que quebra muito é quanto? 1 dia, 1 semana. 1 mês?
    - a guitarra perde afinação constantemente?

    Este ponto que vc marcou como sendo o crítico é onde pode ser considerado normal uma corda quebrar mesmo, principalmente com o uso contínuo de alavanca, Eu tinha uma Ibanez que quebrava corda aí e só resolveu colocando uma ponte de qualidade.

    LeandroP
    Moderador
    # set/16
    · votar


    Uma mistura de vaselina com um pouco grafiti em pó ajuda. Mas muito pouco mesmo, pra não emporcalhar.

    igor cobain
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Cara tenho a mesma guitarra e tive o mesmo problema, pra resolver isso voce tem que trocar os saddles (carrinhos) por uns que nao sejam vazados exemplo:

    O que vem na guitarra

    https://http2.mlstatic.com/jogo-6-saddles-vintage-ponte-tremolo-guitar ra-stratocaster-D_NQ_NP_660311-MLB20513173378_122015-F.jpg

    Pelo fato de ser vazado a corda fica num angulo muito propicio a arrebentar

    igor cobain
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    "A solução"

    Trocar por Saddles convencionais, tipo esses (que vem em qualquer guitarra vagabunda)

    http://img.dxcdn.com/productimages/sku_165744_1.jpg

    Estou com um projeto de colocar uma ponte e um tremolo igual as jazzmaster ou jaguar original, só estou esperando a grana entrar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    LeandroP
    Deste furo até o carrinho a corda tem uma ligeira inclinação, que faz com que a corda encoste na aresta do furo

    Isso acontece em várias guitarras. Algumas Fender's que eu andei olhando inclusive. Também sempre achei um porre, e um total descaso, mas nunca foi problema...

    igor cobain

    Estou com um projeto de colocar uma ponte e um tremolo igual as jazzmaster ou jaguar original, só estou esperando a grana entrar.


    Espero que não seja pelo motivo que estou pensando...

    master_splinter
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    - eu tenho uma tw61.
    - nao uso alavanca, apenas empurro a ponte com o punho de leve as vezes pra vibrar.
    - depois de 6 meses sem trocar as cordas (nig 0.10), a corda SI arrebentou bem na extremidade do carrinho.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    master_splinter
    depois de 6 meses sem trocar as cordas (nig 0.10), a corda SI arrebentou bem na extremidade do carrinho.
    Cordas se trocam em média a cada 15 dias.
    Cordas NIG não tem boa qualidade.
    Abç

    master_splinter
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    opa! eu sei, cara, vc tem razao. só quis ressaltar sobre como uma corda ruim nao arrebentou durante tanto tempo, apesar da queixa do colega que tem uma guita igual a minha.

    flws

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    master_splinter
    Entendi...
    Abç

    master_splinter
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    aproveitando, gostaria de fazer uma pergunta ao Bertola e os outros colegas do forum. Qual seria o captador P90 indicado para dar um up nessa TW61? Eu só vi malagoli, mas ja ouvi gente dizendo que essa marca não é boa. vcs conhecem outras marcas ace$$iveis de P90 (se é que existem outras...)?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    master_splinter
    mas ja ouvi gente dizendo que essa marca não é boa.
    Equívoco.
    Abç

    master_splinter
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Equívoco.
    Então ta falado B')

    vlw

    igor cobain
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: igor cobain
    · votar


    ???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima TW 61, corda quebra muito bem na "quina" do carrinho. (Detalhe: uso muito alavanca)