Armazenando instrumentos - recomendações?

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # set/16


    Galera,

    Estou a ponto de perder meu quarto de bagunças, mas é por um bom motivo: esposa grávida, herdeiro (a) a caminho!
    Aí que vou ter que distribuir a maior parte das minhas guitarras (10) sobre os guarda-roupas da casa (3). Tem dois violões para acomodar também, quase tudo isso decorrente de anos de GAS descontrolada.
    Ultimamente tenho tocado muito pouco e a minha ideia é deixar uns dois instrumentos pendurados apenas (hoje todos estão).
    Pensei em guardar até 3 guitarras sobre cada guarda-roupa, sendo três, assim acomodaria até nove guitarras, em bags ou cases e ainda distribuir os dois violões nos mesmos locais.
    Pensei em afrouxar as cordas, limpar bem os instrumentos e pôr sílica nas bag/ cases. Alguma outra recomendação?
    Não penso em me desfazer de nada, embora tenha peças até interessantes. Duvido que me pagassem uma quantia razoável e tenho vários objetos de estimação.
    E quanto aos amplificadores, ficarão sobre outros armários no closet . Há três sapateiras grandes de madeira lá sem nada em cima. Os topos dos guarda roupas também estão hoje totalmente livres.
    Quando eu puder quero fazer um outro quarto no fundo da casa. Há espaço no terreno, mas pela pindaíba geral e novas despesas com a outra criança, acredito que pode demorar uns cinco anos para eu concretizar o plano.
    Alguma dica de armazenamento ou recomendação outra?
    Desde já agradeço...

    Ismah
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Talvez não seja a melhor hora para gastos, mas eu faria um case coletivo para as guitarras.

    Largura 80~100cm
    Altura . 120~150cm
    Profund 50~60cm

    LeandroP
    Moderador
    # set/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Também apostaria em um case coletivo, como sugeriu o Ismah, e que no caso seria mais um móvel na casa. Faria com uma altura máxima de 2,0 metros, pra que você possa passar sem problemas pelo vão de uma porta.

    Na vertical você pouparia muito espaço. Pra guardar as 10 guitarras penso que o ideal seria uma largura 1,5m. Se pra cada guitarra você reservar 15cm, seria basicamente 5cm pro corpo e 10cm de espaço pra pegar com a mão. Se você estiver disposto a gastar mais, pode colocar um par corrediça telescópica pra cada guitarra, o que pouparia muito mais espaço (praticamente dobraria a capacidade). Converse com quem faz móveis planejados.

    vintagentleman
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Ismah

    Fora que um volume desses eu não teria onde pôr.

    boblau
    Veterano
    # set/16
    · votar


    vintagentleman

    caro amigo, parabéns e bem vindo à selva.....

    Passei por isto. Minha filha tem hoje 19 e meu filho tem 13 anos. Agora é que fui arrumar uma banda para tocar de novo...

    Tem somente dois problemas no seu plano na minha opinião:

    1- afrouxar as cordas - nunca me aconselharam a fazer isso, pelo contrário. Manter sempre afinado o instrumento e verificar a afinação de tempos em tempos (tipo 6 meses....)

    2- guardar amplis sem ligar por muito tempo. Se forem valvulados então.... o saudoso Hélcio me disse - não dá para guardar ampli, melhor vender e comprar quando voltar a tocar - Dito e feito, foi só guardar um Marshall por dois anos, que quando fui ligar tava tudo "arranhando".... vendi todos. Ou então monta um esquema para ligar os bichinhos regularmente....

    De resto é isso aí mesmo.

    Ah - bem vindo às madrugadas....

    Iversonfr
    Veterano
    # set/16
    · votar


    vintagentleman

    Eu voto por em cima do armário, como eu faço com minhas coisas de áudio e guita também rs. Pendurei por um tempo as guitarras na parede mas não curti, parece que ficam desprotegidas e não sei se é efeito placebo, mas pra mim as cordas enferrujaram muito mais rápido.

    Um móvel específico pra guardar guitarras realmente é um volume muito grande, fora que você guardaria as guitas mas ainda teria que resolver onde por as hardcases e bag, então novamente o topo do armário é a solução rs.

    Pensei em afrouxar as cordas, limpar bem os instrumentos e pôr sílica nas bag/ cases. Alguma outra recomendação?

    Não se esqueça de afrouxar os tensores se for soltar as cordas, para aliviar o braço por completo. Eu particularmente prefiro guardar uma guitarra bem reguladinha com cordas afinadas e tensor ajustado do que sem cordas. Se parar pra pensar, guitarras passam anos e anos dessa forma muitas vezes penduradas em lojas ainda por cima. Tenho pra mim que os esforços no braço são menores com as cordas tensionadas do que um braço sem tensão na horizontal dentro de um bag, mas talvez seja neura minha.

    vintagentleman
    Veterano
    # set/16
    · votar


    boblau

    Essas informações são as que eu queria. Questão de não afrouxar as cordas e também as dos amplificadores. Tenho três valvulados. Vou pensar num sistema aqui. Obrigado.

    Iversonfr

    Na falta de melhor opção no momento, vão para cima do armário mesmo. Vou manter as guitarras periodicamente reguladas. Valeu!

    Ismah
    LeandroP

    O armário era o ideal. Digo, esse case coletivo. Mas sabem como é. O carrinho com bebê conforto TEM QUE SER da marca tal, tem que ter berço de tal jeito, nossa geladeira está pequena, etc etc etc

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Armazenando instrumentos - recomendações?