Denuncia - Vendedor do Mercado Livre

    Autor Mensagem
    Praxis
    Veterano
    # ago/16


    Comprei uma stratocaster richie kotzen do vendedor dos seguintes anúncios: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778404243-guitarra-fender-telec aster-richie-kotzen-ltd-gibson-custom-_JM http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-779698341-guitarra-fender-strat ocaster-richie-kotzen-nova-_JM O mesmo me mandou uma guitarra com o braço condenado, o tirante não aceita ser regulado, pois alem da cabeça do tirante(bala) vir totalmente espanada, o tirante estava preso dentro do braço de tal maneira que não permite uma regulagem mesmo trocando a bala dele. O vendedor simplesmente disse que o instrumento saiu de lá funcionando. (quer dizer ele que no CORREIOS algum funcionário abriu a mercadoria , espanou e detonou o tirante e guardou novamente a guitarra na embalagem). Não aceitou desfazer o negócio, não aceitou ajudar num possível reparo, já que eu fui PESSOALMENTE em 4 luthiers, mandei fotos e dados para mais 4 ou 5. Tenho o nome de todos os luthiers, inclundo celso freire, peruzzo etc. Esse rapaz alem de não admitir que me vendeu um instrumento danificado, em momento, se nega a desfazer o negocio, se nega a ajudar em algum reparo. Ajudem a denunciar.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis

    Poxa bem chato isso mesmo, se o Celso não deu jeito aí lascou mesmo, só abrindo o braço pra trocar o tensor. Apesar de ser um serviço chato e caro, acho que vale a pena sim pelo valor dar guita. Porém antes recomendo fortemente enviar um e-mail para a Fender pedindo informações do serial. Apenas enviando o serial eles te responderão dizendo se é original e também o modelo da guitarra, ano, cor, etc, aí você compara com o que tem em mãos. Não me surpreenderia se a guita for falsificada pelo que você relatou. Uma Kotzen com o tensor nesse estado deplorável é duro.

    Lógico que não justifica jamais, mas a gente tem que infelizmente ficar mais esperto nesse país, entregar 6500 reais pro vendedor "DECA3621861" sem NENHUMA venda concretizada no ML é um risco desnecessário na minha opinião.

    Praxis
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Praxis
    · votar


    Olá amigo, a guitarra é original, e isso tenho certeza absoluta. Tenho 20 anos de experiência, e mesmo assim já conferi serial etc. Vendo e compro instrumentos a 15 anos, nunca tive problemas, sempre tomei muito cuidado. Mas por ter sido uma compra para uso pessoal, acabei não tomando todos cuidados necessários, mas acho um equivoco culpar o comprador, sendo que a unica intenção de quem compra nestes casos é ter o produto que esta sendo divulgado. O problema do rapaz foi ter omitido um problema, e mesmo que ele não soubesse e isso eu duvido muito, ele é responsável pelo defeito, pois ele vendeu com o problema. E mesmo eu pedindo para desfazer o negócio ele se negou. Então é má fé, é tentar ludibriar e enganar. Eu consegui um luthier para fazer o serviço, mandei o orçamento e pedi que ele ajudasse a pagar pelo menos a metade dos custos, já que eu não tinha culpa alguma desse defeito, e ele mesmo assim não quis ajudar, comprovando pra mim que ele sabia desse problema.

    Praxis
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Ah sim, o celso falou que tinha sim reparo, mas pela mão de obra que iria dar ele preferia não pegar.

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Praxis

    É possível que esse tópico seja fechado em breve, mas como foi a negociação e pagamento? Pelo visto foi tudo pessoalmente sem usar mercado pago ou semelhantes não é?

    Se for isso acho que sua única saída é entrar na justiça, pois não haveria como desfazer o negócio de maneira automática como acontece com a presença de mediadores (seja Paypal, mercado pago, e outros).

    Seria possível pedir na justiça os dados do vendedor para o Mercado Livre e processá-lo (usando os laudos dos luthiers como prova). Mas vai ser uma demora e burocracia do cão, infelizmente.

    ogner
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Se foi mercado pago é so falar com o ML! Eles estao ficando bons, os estornos e cancelamentos estao funcionando bem!!

    MattSantos
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Como já foi dito, se foi comprado pelo mercado pago, você pode entrar com uma reclamação contra o vendedor. Ai nesse tempo que a reclamação tiver correndo, o mercado pago segura o dinheiro até resolver. Se verem que o vendedor mandou o produto com defeito, eles te passarão um código para ir com o instrumento embalado até os correios e postar de volta sem custo. Quando postar, eles já te devolvem o dinheiro. Já tive alguns problemas no Mercado Livre e na maioria das vezes eles resolvem.
    E comprar instrumento assim na escuras, só por fotos é complicado. Comprei uma guitarra usada no ML, não tive problemas, mas o vendedor já tinha algumas vendas positivas

    boblau
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Pelo relato do Praxis, já deveter passado o prazo do MP liberar o dinheiro. Precisa saber detalhes: tipo de qualificação que ele colocou, prazos, documentos trocados, etc.

    A coisa se complica no caso do anúncio ter sido feito por uma pessoa física e não jurídica e se o anúncio era de produto novo ou usado.

    Se o anúncio era de produto novo e de uma pessoa jurídica é mais fácil. Defeito oculto, CPC, devolução e ressarcimento. Se a empresa não emitiu nota fiscal, vai além de tudo pagar 100%, ou 200% sobre o valor do bem de multa. Tribunal de pequenas causas, em pouco tempo tá resolvido.

    Se for pessoa física e anúncio de material usado, dá para entrar no tribunal de pequenas causas, mas a chance de ganhar não é boa. O cara já argumentou que o instrumento saiu de lá em ordem. Vai ser complicado. Não impossível.

    Este caso me parece bem claro que o vendedor comprou este instrumento com este defeito por um preço muito baixo, sabia do defeito, e vende como se não houvesse. Poucas pessoas mexem de primeira assim num tensor de uma Fender RK. Então é um defeito que "passa". Tem muito instrumento com defeitos à venda por preço baixo nos EUA (riscos, mal contatos, trincas, etc).

    O mais correto é o cifraclub não fechar este tópico e fazermos nossa lista negra, não só com o nick do pilantra, mas também com os dados reais. Aí, pelo menos nos protegemos um pouco. Eu participo de um fórum de outra coisa que tem uma lista negra e uma lista positiva. Não é o caso de fazer propaganda, é o caso de relatar experiência positiva ou negativa, como foi o caso do Praxis.

    Quanto a vc Praxis, eu encararia assim: veria a possibilidade de ganhar a ação na justiça com um advogado. Se for muito boa, vai em frente. Se durar 2 anos, vc compra outra coisa e fim.
    Do lado do instrumento, eu o consertaria, adicionaria o valor do reparo ao que vc pagou e pensaria que pagou um pouco mais caro do que queria, mas o instrumento vale. E fim. É uma excelente guitarra, um baita instrumento que vai te proporcionar muito mais alegrias do que este desgosto inicial.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    É uma excelente guitarra, um baita instrumento que vai te proporcionar muito mais alegrias do que este desgosto inicial.
    Sabedoria ai fiii

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Cabe nota que o ML passará a aceitar APENAS MercadoPago a partir de certa data.

    boblau

    Não seria a lista negra difamação?

    boblau
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Ismah

    difamação é algo contra a honra da pessoa.

    Estamos falando de comércio, de lucro indevido, de trapaceiros e pilantras.

    Vc não pode punir alguém por desaconselhar certo técnico de som por ele ter estragado sua apresentação, pois o mesmo te disse que iria com equipamento A e apareceu com um Z que queimou durante o set, recebeu adiantado e sumiu. Isto não é difamação.é informação. É um fato e não vai contra a honra dele.

    Por isso coloquei que a lista tanto positiva quanto negativa deve estar embasada na experiência vivida.

    Difamação é dizer que fulano é corno, mesmo ele sendo mesmo.

    Uma forma simples de resolver isso é imputar nota de atendimento:

    " na minha experiência com o Ismah como técnico de som eu daria um 8"

    `na minha experiência com o boblau como membro do forum eu daria um zero"

    pronto, ninguém ofendeu, difamou, caluniou, ou mentiu.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Galera, muita calma nessa hora...muito cuidado com o que vcs escrevem! Ofender, caluniar, etc...já pude presenciar casos em que o autor do conteúdo ofensivo e/ou difamatório sofreu sanções judiciais.

    A posição do fórum é a seguinte: Não se responsabiliza pelo conteúdo postado pelos usuários, e os orienta a ter cuidado com o conteúdo postado conforme está descrito nas suas políticas e regras de uso, que estão disponíveis aí para quem quiser ler:

    https://www.cifraclub.com.br/aviso_legal.php
    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Ou seja, se por acaso alguém acha que a internet é "terra de ninguém" que pode sair falando qualquer coisa, a responsabilidade é toda do autor.

    Praxis

    Cara, recomendo vc tentar resolver seu problema nas esferas cabíveis. Na boa, essas denúncias podem acabar não levando a nada, e pelo contrário, acabar gerando mais estresse. Entendo que é tudo muito chato isso, pois vc comprou um produto de valor expressivo.

    Mas um detalhe me chamou atenção: Verifiquei o perfil do vendedor para ver a sua reputação no ML e ele simplesmente não tem qualificação alguma. Vc chegou a verificar isso antes de comprar?

    http://perfil.mercadolivre.com.br/DECA3621861

    Edrocker
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Rapaz..comprei meu violão no mercado livre, e foi com um vendedor de reputação platinum. Deu tudo certo, mas o receio sempre temos. É importante vermos a reputação do vendedor antes de mais nada, pra reduzir a chance de transtornos. Mas entendo você, certamente era um ótimo negócio a princípio. Que pena que agora é dor de cabeça. Lhe desejo sorte. Ps : Se ainda está no prazo, reclame para o mercado pago(se foi utilizado). Eles poderão salvar seu dinheiro.

    Jube
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis
    Infelizmente você também me parece que comeu bola, ainda mais um produto tão caro. Com certeza o primeiro culpado é o vendedor pilantra, mas o comprador também precisa tomar cuidado.
    Duas coisas que são necessárias:
    Precisa ver a reputação do vendedor, como disseram lá encima, não tem nada sobre ele na página do vendedor.
    Precisa usar um mediador como mercado pago

    E se ele agiu de má fé, duvido que essa guitarra seja original.

    Mas te desejo sorte, é complicado isso, vale a pena ver com um advogado o que pode ser feito.

    JJJ
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Bom... já falaram sobre o fato do vendedor não ter qualificação, já falaram da possibilidade de ser falsa, já falaram dos problemas legais de calúnia, da demora da justiça em caso de processo, etc e tal...

    O colega Praxis deve estar puto da vida - com toda razão do mundo! - então vou falar apenas sobre remediar a situação (já que, pelo menos até o momento) parece que a "bomba" vai estourar, infelizmente, na mão do colega.

    Uma hipótese que me passou pela cabeça seria desconsiderar apenas o braço (o problema está circunscrito a ele) e trocar por outro. Entendo que a customização do RK vai ser complicado de arrumar, mas... dá pra encontrar braços licenciados a partir de umas 100 doletas e braços Fender originais por cerca do dobro disso. Ou seja: se o conserto for ficar caro demais (e eventualmente ferrar a estética do braço), é uma opção.

    Eu daria uma olhada na Stratosphere. Claro que importar é imposto na certa, mas vai que o colega conhece alguém lá fora... enfim... é uma tentativa de ajudar...

    rafael_cpu
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis

    Acho que o pessoal já falou praticamente tudo, amigo Praxis.

    Seu alerta é importante, e fica aqui o meu agradecimento, porquanto o pessoal vai ficar mais atendo aos riscos de negociações como essa.

    Boa sorte!
    Depois nos dê o feedback

    Abç

    krixzy
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Iversonfr
    mas a gente tem que infelizmente ficar mais esperto nesse país, entregar 6500 reais pro vendedor "DECA3621861" sem NENHUMA venda concretizada no ML é um risco desnecessário na minha opinião.


    Realmente...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis
    mas acho um equivoco culpar o comprador

    Sim cara, de fato, o comprador (você) é a vítima, é quem vai ficar no prejuízo. A pouca segurança que existe no Mercado Livre se dá quando você paga pelo Mercado Pago, que permite abrir uma disputa e suspender o pagamento dentro de um prazo. Infelizmente se o prazo expirou, o jeito é entrar com uma ação no Juizado Especial Cível.

    Eu já comprei e vendi mais de 10 guitarras no Mercado Livre, algumas acima de R$ 10 mil, e felizmente nunca tive problema nenhum, nem comprando nem vendendo. Quando acontece do vendedor não ter qualificação nenhuma, eu converso com o cara e peço referências que possam ser checadas, mais fácil ainda se eu tenho algum conhecido na cidade que o cara mora.

    Ademais, concordo com a solução dada acima pelo JJJ. Boa sorte.

    Praxis
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Agradeço as respostas e opiniões. Só pra deixar claro eu vendo e compro a 15 ananos no mercado livre. Ja vendi amplificadores de 9mil... E ja comprei também coisas nestes valores. Já vi muita gente levando calote mesmo usando mercado pago. Sim é bem comum. Muitas vezes mesmo você travando o pagamento o mercado livre por razões desconhecidas ss vezes libera o valor. E não sei se vcs ja tentaram entrar com acao contra o mesmo, é quase inútil. Bom eu reconheco que não tomei todas as medidas.necessárias. Mas usei de minha experiência... É um produto bem específico.... Conversei por quase.um mês com o vendedor.... Ele mostrou muito.conhecimento sobre os instrumentos a venda etc. Mas quando fui buscar a guitarra nos correios me veio um pensamento de não pegar... Devia ter ouvido meu sexto sentido. Mas como tinha fechado negócio achei que seria molecagem minha não pagar o sedex. Consegui encontrar um luthier para arrumar o problema. O.valor ficou bom... Esqueci de mencionar que os trastes vieram judiados... Para não.dizer extremamente usados. Mas isso não vem ao caso... Irei colocar.outros em inox. Eu levei um bom prejuízo... Mas dos males os menores, agente esta sempre aprendendo com nossos erros e erros alheios... Aprendi que mesmo sendo.um produto bem específico... E o vendedor mostrar conhecimento etc. Todo cuidado é pouco. Eu.tenho hoje certeza que ele sabia do problema. Infelizmente estamos suscetíveis a pessoas que gostam de trapacear, e achar que são espertos. Mas o mundo da voltas. Isso um dia volta pra ele. Afinal ele é músico... Ele tb compra e vende instrumentos. E um dia ele irá sentir na pele o que e ser passado para trás. Agradeco atenção e continuem divulgando. Valeu galera.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis

    Conhecimento não prova mui... Internet é bem fácil de obtê-lo num CtrlC+CtrlV... De resto, tu entrou pra estatística. Grande abraço, e cuide bem da guitarra histórica.

    Amago
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Praxis
    Sempre compro no ML nunca me dei mal, mas depois do que te aconteceu acho que não compro nada de valor elevado por la mais não.

    renatocaster
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    Praxis

    Consegui encontrar um luthier para arrumar o problema. O.valor ficou bom... Esqueci de mencionar que os trastes vieram judiados... Para não.dizer extremamente usados. Mas isso não vem ao caso... Irei colocar.outros em inox. Eu levei um bom prejuízo... Mas dos males os menores, agente esta sempre aprendendo com nossos erros e erros alheios...

    Bom, menos mal então. Agora é pensar em deixar o instrumento do jeito que vc quer. Prejuízos à parte, já aconteceu e não tem como voltar atrás. Boa sorte com a sua guitarra!

    Praxis
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Praxis
    · votar


    Amago > Poise cara, eu faço bicos com vendas também, e isso só queima o filme de quem faz as paradas sérias e com ética.

    Ismah > sim amigo, mas de todo fato com essas conversas e fotos etc, pelo menos a guitarra veio original. E conversando ali ao vivo, não tem google que resolva certas perguntas. Mas é isso, bola pra frente.

    renatocaster > Valeu cara, prejuízo sim, mas vida que segue, e agora é abrir o olho ainda mais. Abraço!

    PS: O mercado livre adotou uma maneira de qualificar bons vendedores de uma maneira péssima, que só beneficia quem só vende por lá. Vou somente elucidar isso. eu este ano vendi umas 5 guitarras, tenho 100% de qualificações positivas. Mas algumas de minhas últimas vendas eu vendi para amigos ou por fora, para pessoas aqui de Brasília, não usando assim o Mercado Livre, e tendo que finalizar o anúncio. O que o mercado livre fez? ele simplesmente colocou minha qualificação como 50% por estes anúncios "cancelados". Tenho 100% de vendas concluídas, mas minha reputação fica 50%. Vou morrer sem ver o mercado livre ajudar quem realmente leva a sério vender na internet.

    JJJ
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis

    Eu acabei de comprovar isso agora: um vendedor "pouco recomendado" no ML. Daí fui olhar as avaliações e não vi motivo nenhum pra isso...

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Entraram em vigor novas políticas... Parece que agora só é possível comprar via MercadoPago... Teve quem não gostou...

    ogner
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Praxis
    Consegui encontrar um luthier para arrumar o problema. O.valor ficou bom... Esqueci de mencionar que os trastes vieram judiados... Para não.dizer extremamente usados. Mas isso não vem ao caso... Irei colocar.outros em inox. Eu levei um bom prejuízo... Mas dos males os menores, agente esta sempre aprendendo com nossos erros e erros alheios... Aprendi que mesmo sendo.um produto bem específico... E o vendedor mostrar conhecimento etc. Todo cuidado é pouco. Eu.tenho hoje certeza que ele sabia do problema. Infelizmente estamos suscetíveis a pessoas que gostam de trapacear, e achar que são espertos. Mas o mundo da voltas. Isso um dia volta pra ele. Afinal ele é músico... Ele tb compra e vende instrumentos. E um dia ele irá sentir na pele o que e ser passado para trás. Agradeco atenção e continuem divulgando. Valeu galera.

    Isso ai, conseguiu arrumar a guita!!! \o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Denuncia - Vendedor do Mercado Livre