é realmente necessario para um guitarrista ter um grande idolo?

    Autor Mensagem
    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16


    olá, vejo que muitos grandes guitarrista e outros não tão grandes e renomados assim sempre tem aqueles guitarristas que os inspiram, mas eu no meu caso apesar de já ter ouvido varios guitarristas e bandas e toda semana ouço bandas e artistas novos não tenho um grande idolo e isso faz falta?, de certa forma prejudica um pouco do avanço na guitarra por não ter aquele cara no qual inspirar minha tecnica e forma de compor?, enfim sintam-se livres para opinar.
    ah e a proposito o guitarrista que me fez querer aprender o instrumento foi adrian smith(iron maiden) mas não posso dizer que me inspiro nele.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    archersunter18
    Essencial para um guitarrista é escutar e estudar...
    Abç

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    seria por exemplo o caso de eu estar ouvindo uma musica e procurar saber em que campo harmonico esta e em que escala está o solo?

    Michel_Wylde
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    archersunter18
    Isso começa assim mesmo... primeiro saber campo harmônico, depois escala... aí vc tira a música.. dpois baixa uma BT pra improvisar em cima... No final da história vc pesquisa tanto que já sabe até quais madeiras que foram usadas na guitarra, calibre das cordas e a palheta, microfones, posição de microfones etc. hehehehe

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    undefinedMichel_Wylde
    parece meio trabalho isso hehe, mas o que é bt?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    archersunter18
    seria por exemplo o caso de eu estar ouvindo uma musica e procurar saber em que campo harmonico esta e em que escala está o solo?
    Também. Mas é mais que isso.
    Escutar afim de buscar entender o que o guitarrista está fazendo, tanto técnica quanto estéticamente. O que ele está "querendo passar" em expressividade musical, timbre e sentimento.
    Discordo do Michel_Wylde quando ele fala sobre "...quais madeiras que foram usadas na guitarra, calibre das cordas e a palheta, microfones, posição de microfones etc...". Isso importa pouco, pois, quem faz o som é você, com o que você tem, usando suas referência e o bom-senso.
    Na verdade, esse processo não termina nunca....
    Abç

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Pois eu gosto de incontáveis guitarristas, a começar por Clapton, SRV, EVH, Hendrix, Vai, Hammet, Marty Friedmann, Malmsteen, Edgard Scandurra, Slash, Knopfler, etc.

    Nem sei dizer quantos: cada vez que ouço uma bela guitarra (e bela para mim não significa necessariamente rápida ou super-técnica) fico fã do cara (ou da mina).

    Mas eu não tenho nenhum grande ídolo na guitarra. Nem um único. Se tivesse que escolher um cara diria que "admiro" o EVH. E isso é o máximo de "idolatria" a que consigo chegar.

    Se isso for um problema eu tô ferrado. Até porque, não sei se é resultado da idade, mas tô a cada dia que passa mais sem saco para tirar música dos outros: só tiro cover dos outros quando é absolutamente necessário (leia-se: quando vou tocar em conjunto ou quando meu professor manda), ou quando tô muuuuuuito a fim. Mas isso é beeeem raro.

    Ainda assim, e aqui vai um pouco de falta de tempo e paciência, pra nem falar em técnica, se pego alguma coisa um pouco mais difícil que a média acabo largando de lado.

    Enfim, tô ferrado de qualquer jeito, porque "meus heróis morreram de overdose", kkkkkk...

    Calime
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ah, as férias escolares, rs....

    Pergunta diferente. Meu pitaco: não é obrigatório e em nada atrapalha não ter um guitarrista preferido, mas isso é algo natural. Com certeza vc acaba curtindo mais um que o outro (igualmente ocorre em questão de timbre, de estilo musical, etc). Com certeza vc pode definir (por questão de gosto, óbvio), se gosta mais de forró ou metal, se prefere Scott Henderson ou Hebert Viana. É algo natural.

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    aproveitando para nao criar outro topicuzinho, poderiam avaliar meu cronograma de estudos e dizer o que está errado?

    eu tenho 4 livros de guitarra e pratico exercicios da internet também, toco a uns 3 anos e meio mas a apenas 2 meses passei a usar um cronograma sou audotidada, poderiam me dizer se meu cronograma está muito errado ou não(obs, quero priorizar a parte prática no momento e deixar a teoria para mais tarde), a e também treino de 2 a 4 horas por dia estarei desperdizando tempo?, alias eu sigo o cronograma mas enchoa um pouco, o que voces fazem para nao enchoarem?
    uso muito o metronomo também e o tux guitar(igual o guitar pro so que de graça)

    Aquecimento

    Acordes

    Ligados

    Tapping

    Harmônicos

    Saldo de corda

    Sweep picking

    Exercícios dos livros

    Repertório
    -Breaking the Law
    -Wasting Love
    -Smeels like teen spirit
    -Symphony of destruction
    -Paranoid
    -Enter sandman
    -Iron man

    Licks e riffs para praticar.

    -intro de sweet child o mine
    -intro de smoke on the water
    -intro, solinho e dedilhados de fear of the dark
    -intro de sweet dreams
    -livre para tocar o que quiser

    e a propostio eu ja tenho 19 anos e trabalho de manha e de tarde, e so posso começar a tocar as 18:30 isso me impede de ser um grande guitarrista?

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    ha e a proposito de quando em quando tempo eu devo modificar o cronograma?

    Calime
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Calime
    · votar


    archersunter18

    Tá legal seu cronograma sim, se mantiver uma constância na prática(se puder, pratique todos os dias), em cerca de 1 ano vc vai ter alguma evolução.

    Sobre a troca de cronograma, aí é que tá o grande lance: complicado a gente que não te conhece(seu nível no instrumento) e não sabe exatamente dos seus objetivos para opinar. Por isso o melhor caminho é aulas com um bom professor. Ele verá claramente suas deficiências, e conversando contigo, sabendo do tempo que tens disponível para praticar, irá fazer um cronograma particular adequado, e tbm saberá a hora certa de fazer alterações na rota. Com certeza absoluta, vc vai economizar MUITO tempo se fizer aulas, pq o cara te mostra o caminho das pedras. 6 meses de aulas equivale a uns 2 anos de prática frequente sozinho, em termos de melhora de rendimento e conhecimento. Lembrando: estou falando de professor de verdade e com conteúdo.

    Se estiver começando, recomendo no mínimo uns 6 meses a 1 ano de aula (geralmente 1 ou 2 vezes por semana...ou alguns professores preferem de 15 em 15 dias - varia). Depois dá pra ir se virando sozinho, mas se puder, faça aulas sempre(ou até vc ficar totalmente satisfeito com o que vc tá tocando).

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Calime[/b]
    o problema é que por aonde eu moro não tem professor e mesmo se divesse eu não teria tempo(já que moro no interior), eu até gosto desse meu cronograma mas sempre fico enjoado de tocar as mesmas musicas todo dia, o que tu faz para não enjoar?

    Calime
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Calime
    · votar


    archersunter18

    Não as toco! rs....

    Mas é verdade, hj não costumo tirar mais mta musica dos outros. Sou preguiçoso e acabo somente por tocar algumas músicas da minha banda, ou as minhas, ou vez ou outra alguma música de alguém que eu goste de tocar(nem tudo que ouço curto tocar, ou mtas vezes nem as consigo tocar, kkkkkkk). Sobre exercícios, tbm acabo não fazendo tantos, só qdo aparece algum limite que eu queira transpor. Por exemplo: hoje em dia eu aboli o sweep picking, por isso não o pratico, bem como o tapping(teve época que já fui viciado nisso). Hoje costumo me concentrar mais em escalas, cromatismos(o famoso 1234 e suas combinações), palhetada alternada e sua dinâmica e variações de ataque, e nas mecânicas entre os dedos da mão da escala. Vez ou outra curto tirar e analisar alguma "encrenca" harmônica (músicas com uma harmonia mais complicada), ou relembrar um samba/choro/erudito no violão de nylon.

    Tudo é questão de saber o porque, e de onde vc pensa em chegar. Se pensa grande, em "saber tudo" (o máximo de coisas possível), virar profissional da guitarra/musica, recomendo que estude de tudo (de forma organizada e disciplinada, claro).

    Sobre aulas, hoje vc tem uma miríade de cursos online, que vc pode assistir a hora que quiser, no ritmo que quiser, e não são tão caros. Existem tbm aulas individualizadas, geralmente via skype. Se tiver internet e disciplina, essas são ótimas opções. Aqui mesmo no FCC existem profissionais do ramo que fazem isso com ótimas recomendações e com bastante know how e vivência, como por exemplo o Mateus Starling(talvez o De Ros tbm faça algo nesse sentido, não tenho certeza).

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    archersunter18
    aproveitando para nao criar outro topicuzinho, poderiam avaliar meu cronograma de estudos e dizer o que está errado?

    Pergunta demais, e estuda de menos rsrsrs

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah[/b]
    vai me dizer que jimi hendrix, eddie van halen, chuck berry entre outros na faziam perguntas em foruns de internet também? rsrs

    S.A.G.A.Z
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: S.A.G.A.Z
    · votar


    archersunter18

    Não, eles não faziam.
    Na época deles nem existia a internet .

    Abç

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jul/16
    · votar



    Não, eles não faziam.
    Na época deles nem existia a internet .

    ah!

    leoavilaleo
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: leoavilaleo
    · votar


    Não é necessário, mas ajuda. Tu vai precisar de influencias na hora de criar, imagino que tu já tenhas influencias musicais. Todo músico compositor tem influencias, todas bandas tem influencias. Resumindo: não precisa de um só ídolo, mas vários musicos que te sirvam de inspiração musical.

    archersunter18
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Não, eles não faziam.
    Na época deles nem existia a internet .

    que eu soubesse a internet surgiu lá pela decada de 60 ou 70.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a é realmente necessario para um guitarrista ter um grande idolo?