Larguda do Nut, como medir corretamente

    Autor Mensagem
    Demer
    Membro Novato
    # jul/16


    Oi pessoal, eu acabei de comprar uma nova gutarra, é uma stratocaster, a minha outra guitarra é uma jackson performance, o problema é o seguinte, tocando na nova guitarra eu senti uma dificuldade em fazer acordes e dedilhados nas primeirascasas, eu tenho a mao grande e fico abafando sem querer as cordas, o meu amigo mais experiente disse que provavelmente deve ser a largura do nut, eu queria saber exatamente como medir isso e comparar as duas, para trocar essa guitarra nova em uma que ficaria mais confortavel pra mim ou ate mesmo pode ser impressao minah sei la, mas por exemplo fazer um Do maior nela aquele Do maior basico, ou um Re menor por exemplo meus dedos ficam esbarrando sem qeurer, obrigado

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Amago
    · votar


    Eu comprei uma guitarra que tem o braço mais estreito do que a guitarra que eu estava acostumado a tocar, aconteceu comigo o mesmo que esta acontecendo com você, mais isto agora já não e mais um problema toquei tanto com ela que mi acostumei, talvez se você tocar com ela bastante você se acostuma, espero ter ajudado.Qual e a marca desta guitarra ?

    Demer
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Demer
    · votar


    É Suzuki, e gostei bastante do braço dela, e do som tambem o problema e que eu tenho 1,90 minhas maos sao grandes, eu medi e a largura do braço para ser quase que a mesma, porem a distancia da corda Mi para a outra corda Mi que ta a diferença, talvez o nut que foi mal feito, ou entao e medida certa o problema e que na net, a gente acha a medida certa d nut que e a largura do braçovem nas especificaçoes de fabricantes isso, porem a medida que esta me incomodando eu nao acho , acho que meu probleam so vai ser resolvido com um nut novo , e somente se a guitarra acomodar um espaçamento novo, eu gostei da guitarra, mas to vendo que vou acabar tendo que devolver, eu sou canhoto e é muito dificl eu achar guitarra que seja legal pra mim. Ja gastei 150 reais nela com cordas novas e regulagem geral, entao ja estou no prejuizo

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Demer

    Muda demais o braço de uma guitarra para outra.

    Largura, shape do braço, radius da escala, etc.....

    Você mede o nut com uma regua, ué !!!

    As jacksons geralmente tem nut de 43mm e a sua Fender pode ser de 41mm ou 42mm.

    A diferença é infíma para justificar sua dificuldade inicial com a Fender né ?

    1 ou 2mm não são nada.

    O lance é que a construção de ambas é diferente, não se atente apenas a questão da largura do NUT.

    As Jacksons tem um braço largo, achatado, um D shape ou U bem achatado.

    As cordas ficam mais coladas por conta do radius da escala, que na Jackson é geralmente um raio composto de 12" -> 16" (polegadas).

    Nas stratocasters, o raio varia, mas as medidas mais comuns são de 7 1/2 e de 9 1/2 (polegadas), e isto causa uma diferença absurda de pegada.

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Demer
    Talvez seja melhor devolver mesmo.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Conselho...toque com a strato mais um pouco.

    Você pegou uma guitarra bem diferente da outra, agora é questão de ver se vai acostumar com a nova, mas a percepção inicial obviamente é esta ai, de estranhar bastante o braço, mas se você curtiu a guitarra, vai usando que você se acostuma com ela.

    Demer
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    medidas do nut sau quase identicas 43mm, porem a medida entre primeira e ultima cordas, na strato e 35 enquanto na jackson e 38mm, esses 3 mm mais ou menos esta fazendo muita diferença para acordes nas primeiras casas

    Demer
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Obrigado gente, realmente nao quero me desfazer dela, e so isso que nao gostei dela de resto eu gostei bastante , mas , sera que se eu mudar o nut dela vai dar merda ou ela comporta esses 3 mm a mais?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Como te falei, a relação não é apenas com o nut,

    Poste sua duvida no topico fixo sobre luthieria, alguem mais experiente como o Bertola pode te ajudar melhor, mas na minha experiencia de alguns anos com diferentes guitarras, não acho que voce consiga mudar a pegada do seu instrumento trocando o nut.

    Alias, acho que você nem pode fazer isto, pensa um pouco na matematica da coisa. Um nut de 46mm na sua strato certamente vai jogar suas MI´s para fora do braço, concorda ?

    Demer
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Como te falei, a relação não é apenas com o nut,

    Poste sua duvida no topico fixo sobre luthieria, alguem mais experiente como o Bertola pode te ajudar melhor, mas na minha experiencia de alguns anos com diferentes guitarras, não acho que voce consiga mudar a pegada do seu instrumento trocando o nut.

    Alias, acho que você nem pode fazer isto, pensa um pouco na matematica da coisa. Um nut de 46mm na sua strato certamente vai jogar suas MI´s para fora do braço, concorda ?
    Muito obrigado pela ajuda, como disse acima o nut dela parece ser de quae 43 mm, nao e nem 1mm a menos que a jackson, ou seja matematicamente existe um espaço de quase 3mm para melhor, masi nao sei se isso iria atrapalhar outra coisa na guitarra, vou perguntar la sim, valeu mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Larguda do Nut, como medir corretamente