Tensor empurrando filete pra fora do braço

    Autor Mensagem
    paulocesarsj
    Membro Novato
    # jul/16


    Olá pessoal eu procurei na busca e não achei nada que trate exatamente do problema que estou passando, por isso abri o fórum. Meu problema é o seguinte:

    Meu pai me deu uma guitarra, ela é bem simples mais como foi presente não vou destrata-la né? Ela é uma Giannini GG100 (segundo o Headstock http://www.fotolog.com/paulocesarsj/155000000000030404/ ) ou uma Giannini GGX1 (segundo o catalogo da Giannini http://www.giannini.com.br/catalogos-antigos/ggx%201/2295/ ) A Giannini nem fabrica ela mais, acredito eu.

    Ela tem um filete atrás do braço dela aonde fica o tensor tipo esse aqui: (http://1.bp.blogspot.com/-jlcjCG64UOo/U6BW0BRq9GI/AAAAAAAAAhk/wcB3K97 OPoQ/s1600/DSC01004.JPG), só que esse filete esta saindo pra fora na minha guitarra, eu não sei o que aconteceu pois a guitarra não era minha e ganhei de presente como mencionei, acredito que seja o tensor que esta empurrando esse filete para traz, porque quando eu tento empurrar ele pra dentro tenho de fazer força e sinto ele voltando pra fora como se algo lá dentro estivesse empurrando ele pra fora.

    Ai atrás da guitarra fica essa saliência, não é no braço todo é +- entre a casa 2 e a casa 6 da guita (http://www.fotolog.com/paulocesarsj/155000000000030405/ http://www.fotolog.com/paulocesarsj/155000000000030406/ ).

    Eu pensei que estivesse empenado mais não esta, porque a escala ta reta, super confortável pra tocar e sem trastejo. Eu vou trocar umas peças dela e fazer a blindagem eletromagnética então vou desmontar ela um pouco pra fazer esses reparos, se descobri o que é e como fazer eu posso aproveitar que vou desmontar ela pra concertar essa saliência no braço.

    Fotos:
    http://www.fotolog.com/paulocesarsj/155000000000030407/
    http://www.fotolog.com/paulocesarsj/155000000000030408/

    Alguns de vocês sabem o que pode ter acontecido e como resolver?

    Desde já Agradeço

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj
    Cara, pra mim isso tá com cara de defeito de fabricação. É normal o tensor fazer essa força mesmo, afinal de contas, o papel dele realmente eh esse, forçar uma curvatura do braço pra fora, enquanto as cordas forçam uma curvatura pra dentro. No entanto, o filete de madeira que cobre ele deveria estar bem melhor colado, se mantendo firme no lugar e sem provocar nenhuma saliência....

    Se estiver na garantia, acho que vale a pena trocar, pois sabe lá se isso pode se agravar e soltar ainda mais com o tempo....

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj

    Defeito de fabricação. Em 15 anos nunca vi nada parecido. Se a guitarra tiver nf / garantia, leve na loja e exija troca.

    Creio que não compensa consertar num luthier, pelo valor da guitarra. Se você ou seu pai estiverem habilitados a encarar isso (se não tiver garantia é claro) pode ser uma opção para salvar a guitarra.

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj

    Meu caro boa tarde!

    Não sou guitarrista (nem sei tocar guitarra), mas tenho uma GGX 1, que comprei em 2011. Ela veio impecável em quase tudo, a não ser por um trastinho com defeito. A qualidade dos capitadores não são aquilo e os potenciômetros também não. Mas ela é muito macia e confortável, principalmente com cordas 0,09.


    Isto ai parece ser defeito de fabricação mesmo. Vi um made in Brazil ali, mas essas guitarras vem da China. A minha mesmo tem um made in China e na época vi um review, da própria Giannini que elas são fabricadas na China.

    paulocesarsj
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: paulocesarsj
    · votar


    strinbergshredder - Defeito de fabricação. Em 15 anos nunca vi nada parecido. Se a guitarra tiver nf / garantia, leve na loja e exija troca.

    Creio que não compensa consertar num luthier, pelo valor da guitarra. Se você ou seu pai estiverem habilitados a encarar isso (se não tiver garantia é claro) pode ser uma opção para salvar a guitarra.



    [b]sandroguiraldo
    - Cara, pra mim isso tá com cara de defeito de fabricação. É normal o tensor fazer essa força mesmo, afinal de contas, o papel dele realmente eh esse, forçar uma curvatura do braço pra fora, enquanto as cordas forçam uma curvatura pra dentro. No entanto, o filete de madeira que cobre ele deveria estar bem melhor colado, se mantendo firme no lugar e sem provocar nenhuma saliência....

    Se estiver na garantia, acho que vale a pena trocar, pois sabe lá se isso pode se agravar e soltar ainda mais com o tempo....



    Ela não tá na garantia, não foi comprada em loja, foi comprada da mão de outra pessoa, e foi bem baratinha, então não tenho medo de mexer nela..

    Será que da pra tirar aquele filete de lá, e colar ele de novo com uma cola boa e feita pra isso e algo pressionando pra colar bem? Ou não vale o trampo? Gostaria de ressaltar que esse relevo não atrapalha muito pra tocar, acho que ele tira ums 5% da tocabilidade dela, meu medo é zoar mais com o tempo, e tem um pouco de estética tb né kkkk quem quer ficar com a guitarra torta? hahahaha

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Não vai ficar se é o tensor que está empurrando.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj
    Esse "skunk stripe" tem que ser recolado.
    É trabalho para um luthier....
    Barato, às vezes sai caro...
    Abç

    DoisUm
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Tenho a mesma guitarra e ela também tinha esse defeito aí. Não sei se a barrinha que descolou ou se é defeito de fabricação mesmo.
    No fim das contas, foi só dar uma lixada que resolveu-se o problema.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    DoisUm
    Lixar apenas não resolve, pois apenas diminui a espessura da ripa de madeira que está descolando. É preciso retirar o braço, afrouxar o tensor e recolar a ripa.
    Abç

    paulocesarsj
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Blz, valeu pessoal!
    Acho que vou levar em um luthier mesmo.

    paulone
    Veterano
    # jul/19 · Editado por: paulone
    · votar


    Num impulso comprei uma Giannini Super Sonic da década de 70. Estava toda zoada, mas muito bem conservada (ferragens ,escala ),e a levei para um amigo luthier. O braço estava colocado erradamente com calços tb errados. Ele regularizou tudo, elétrica etc... ficou legal só que existe esse mesmo problema, minimamente um pequeno levantamento dessa cobertura. Não foi esse meu luthier o causador pq já estava assim devido às tentativas mal sucedidas de um braço colocado errado. Meu luthier avaliou que quase não fazia diferença e q daria um trabalho a mais e que o valor do instrumento não compensaria.Se eu soubesse como, eu mesmo faria mas não sei como descolar esse filete. É uma pena pq desvaloriza o instrumento que está muito bem conservado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor empurrando filete pra fora do braço