5 Guitarristas que mudaram a história da guitarra, e 1 que nem tanto

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # jul/16


    Clique e entre na "Lista Vip". Você será avisado dos lançamentos mais importantes, além de brindes exclusivos.
    Totalmente grátis, é só clicar, colocar nome e email e confirmar! === http://eepurl.com/bAAvGv

    Nesse video eu faço uma lista de 5 Guitarristas que mudaram a minha história na guitarra!





    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Pô, De Ros! Quer matar o Edivan?

    Boa lista... A minha seria um pouco diferente, mas não há o que discutir.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    Não seria a lista que eu faria... no entanto, que estes 5 citados mudaram a história da guitarra... sem dúvida!

    Minha lista talvez fosse diferente, porque têm mais que mudaram a história....hehehe.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    Boa lista! E o caso do YJM é igual ao do EVH...tinha que ter morrido logo depois do Trilogy, hahahaha!

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP

    Não, agora seria muito tarde, tinha que ser em 1985 mesmo!

    Lelo Mig

    Não tenho a menor duvida que a tu lista seria muito diferente, heheheheheh!!!

    renatocaster

    Uuhauhauhauhuahuahuha, perfeito!!!!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    não é a toa que tu é o que é, cara!!
    lista mais do que perfeita, por mais que seja dificil escolher "apenas 5" hahaahahah
    eu indicaria o Jason Becker pra uma próxima lista, acredito que ele alcançou um patamar de técnica e composição inexistente na época, e até hoje
    um cara que faz aqueles sweeps perfeitos, toca extremamente rápido, de forma limpa e não é só fritação, tem melodias belíssimas
    fora o exemplo de ser humano que aquele carinha é, não preciso dizer, sou o fã numero um do cara

    Xeper
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Legal a lista, bom ter lembrado do Di Meola, mas discordo totalmente do Vai.
    Pra mim é só um cara que fez umas caras e bocas em um filme ai e hj é um dos exemplos do quanto a guitarra é coisa de gente chata metida a intelectual.
    Seria uma otima oportunidade de lembrar do Jeff Beck...

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    "Não tenho a menor duvida que a tu lista seria muito diferente, heheheheheh!!!"

    Nem seria tão diferente não tchê.... manteria Hendrix e Van Halen (que ainda que não seja um estilo que eu curta muito, sem dúvida é o divisor de águas dos 80).

    Trocaria o Malmsteen pelo Blackmore, porque apesar da técnica mais refinada do segundo, acho Blackmore bem mais importante e significativo.

    Incluiria Gilmour pela importância geral (afinal ele é presença em 99% das listas de todas as revistas especializadas pelo mundo).

    E Vai, ainda que tecnicamente perfeito, genial, acho péssimo compositor... em minha opinião só faz firulas... umas firulas difíceis bagaray, mas é firula....kkk.

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    The Man Who Sold The World

    O Jason é mestre total! Perpetual Burn foi o segundo CD que mais escutei na vida!!!

    Xeper

    Cara, interessantíssimo! Ele foi o unico da lista para o qual usei a palavra "gênio", e tu acha ele uma fraude, hehehehehe! Pontos de vista!

    Sobre o Beck, ele é incrivel mesmo!!

    Lelo Mig

    Cara, bobeou, se tu ouvir o Flexable, tu vai virar fan dele! Só acho...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    Listas existem apenas como parâmetros para discussão, e são engraçadas....
    Concordo com a 6ª posição, kkkkkk..........
    Hendrix e Van Halen não se discute. É isso aí mesmo.
    DiMeola é interessante, bom pra caramba; mas, na minha opinião ele seguiu os passos de um cara, a meu ver muito mais importante que ele: John MacLaughin.
    Malmsteen é um guitarrista técnico, sem dúvida, mas no meu entender ele apenas aperfeiçoou o que Ritchie Blackmore fez. Ademais, ele tem apenas dois bons discos; o resto de sua discografia não tem o mesmo peso e é apenas derivativa dela mesma.
    Concordo com o Xeper sobre o Vai, embora não fosse tão longe, e também com a citação do nome do grande Jeff Beck - Não escutei o "Flexable", vou fazê-lo.
    Eu incluiría nessa lista 3 nomes:
    Anthony Franklin Iommi. O cara "criou" o Heavy Metal... Simples assim...
    Carlos Santana. O cara criou uma fusão do rock com a "latinidad" e foi muito influente no Brasil e no resto da América Latina nos anos 70. Toda a música pop latina atual deve à ele em maior ou menor grau.
    Alan Holdsworth. Esse cara não se encaixa em padrões. Van Halen e Jason Becker estudaram o que ele fazia e incorporaram à seus estilos com maior ou menor sucesso. O que ele toca não pode ser descrito com facilidade.
    Abç

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    Gostei da lista!!! Concordei com 2 dos 5 (Hendrix e Vai).
    Gostei da resposta que vc deu também aí em cima! Foi simplesmente o único que você chamou de gênio (um cara que já dividiu palco com Frank Zappa, e é o único hoje que consegue dar continuidade ao que o Zappa deixou - vejam o último álbum dele Modern Primitive e saberão do que estou falando....)

    Na contramão do que vc falou, de matar o Van Hallen hahah, eu "daria mais tempo de vida pra esse cara aqui": SRV. Ele morreu tragicamente e CEDO demais. Uma pena... Teria com certeza deixado um legado ainda maior na guitarra.

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O Allan jamais entraria numa lista minha, pois eu só cito guitarristas humanos, e ele é, claramente um alien.

    marcelosz

    O SRV é sensacional mesmo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros
    Ahauahaahhuahhhaaaha...........

    boblau
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    Hendrix
    Vai
    EVH
    De Ros

    Sem dúvida

    No lugar do Malmsteen eu colocaria o Blackmore, afinal ele é o criador. O outro é a criatura.

    No lugar do Al DiMeola eu colocaria o Benson. Afinal levar o jazz para o pop sem banalizar é coisa para quem mudou a história.

    Mas a lista é tua e está perfeita. Com as minhas alterações ela ficaria imperfeita.

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    boblau

    Que nada, com as tuas alterações, ela passaria a ser a tua lista, só isso! É pura questão de gosto mesmo!

    JulianoF.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Se for para a guitarra num geral, e pelo impacto historico, Hendrix, Van Halen, Malmsteen, Vai e mais um continente a sua escolha (talvez Chuck Berry ou Chet Atkins para ter algo na era pré-Hendrix, ou quem sabe Clapton).

    Agora se for por preferência pessoal, ai a lista seria BEM diferente.

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    JulianoF.

    Isso aí!

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    Apenas uma observação, semelhante à q vc fez sobre o EVH... acho q se Jimmy Page tivesse morrido em 71, ele seria MUITO mais lenda do é q hoje....

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Luis A.

    Na verdade, qualquer artista que morra no auge da carreira se torna lenda.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/16 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Essa discussão Blackmore x Malmsteen sempre rola por aqui...de que o segundo copiou o primeiro, e blá blá blá...

    Na boa, o que eu vejo nada mais é do que uma certa influência do Blackmore no som do Malmsteen, isso é inegável. E até uma coisa normal, a maioria dos guitarristas se inspiram ou se inspiraram em outros guitarristas em algum momento.

    Mas dizer que é uma cópia, acho exagero. Tem muita, mas muita coisa que o Malmsteen criou que não tem a menor condição de comparar com Blackmore. O Malmsteen conseguiu moldar o som dele característico, uma coisa particular, tem uma marca registrada ali. Timbre, pegada, melodias, técnica, etc...Tudo isso ele desenvolveu a partir dele mesmo.

    A única coisa que eu acho em comum nos dois é o senso melódico, que é bem parecido em alguns momentos. Até mesmo pelo uso de escalas exóticas e o toque meio "barroco" nas composições. Mas tirando isso, sinceramente...não vejo muita coisa do som do Blackmore no som do Malmsteen não.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Boa lista. Mas na minha opinião se o critério é caras que MUDARAM a história da guitarra, a lista quíntupla seria essa aqui, pela ordem cronológica:

    1 - Chuck Berry (fez o que ninguém fazia, quando ninguém fazia; e popularizou a guitarra elétrica);

    2 - Eric Clapton (transformou a guitarra elétrica num instrumento a ser levado a sério pela música popular);

    3 - Jimi Hendrix (tornou a guitarra o centro de gravidade da música popular e criou a "mística" em torno do instrumento);

    4 - Eddie Van Halen (reinventou a guitarra como instrumento, e fez ela "falar", acompanhada e sozinha, pela primeira vez);

    5 - Joe Satriani ("pai intelectual" e mestre de todos os fritadores que vieram depois dele, de Kirk Hammet a Steve Vai e Malmsteen).

    E olha que nem curto tanto a maioria deles, mas tenho que reconhecer que a guitarra seria outro instrumento sem estes cinco caras.

    Menções honrosas também, para mais 30 caras que INFLUENCIARAM enormemente, em maior ou menor grau, a história da guitarra (independente de direcionamento técnico, ou seja, independente de se o cara tocava "bem" ou "mal"), aqui sem ordem alguma:

    - Steve Vai;
    - BB King;
    - David Gilmour;
    - Ritchie Blackmore;
    - Carlos Santana;
    - Steve Ray Vaughn;
    - Jason Becker;
    - Yngwee Malmsteen;
    - Brian May;
    - Keith Richards;
    - George Harrison;
    - Angus Young;
    - Jeff Hannemann;
    - Marty Friedman;
    - Saul Hudson (Slash);
    - Mark Knopfler;
    - Jimmy Page;
    - Dimebag Darrel;
    - James Hetfield;
    - Randy Rhoads;
    - Johnny Ramone;
    - Kurt Cobain;
    - John Frusciante;
    - Kirk Hammett;
    - Alex Lifeson;
    - Kerry King;
    - Tony Iommi.
    - John Lennon;
    - Neil Young;
    - John Petrucci.

    Abçs

    De Ros
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    renatocaster

    Concordo muito contigo nessa!!!

    Felipe Stathopoulos

    Excelente a tua lista! Se tivesse o Les Paul, então, seria nota 10 (y)

    Amago
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Amago
    · votar


    De Ros
    Você poderia fazer uma lista com guitarristas Brasileiros .Claro que você tem que fazer parte dela também, afinal você influencia muita gente inclusive eu, embora eu não tenha o menor talento.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    De Ros

    "Excelente a tua lista! Se tivesse o Les Paul, então, seria nota 10 (y)"

    Putz, juro que esqueci do Les Paul. Deve ser porque não sou desta época, rsrsrs. :)

    Mas tem razão, ele entra fácil na lista dos 30, se é que não na dos 5.

    Abç

    De Ros
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: De Ros
    · votar


    Amago

    Ótima ideia, valeu!!!

    Felipe Stathopoulos

    Pra tu ver como essa coisa de lista não pode ser levada a sério, hehehehhe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 5 Guitarristas que mudaram a história da guitarra, e 1 que nem tanto