Pontes flutuantes com mancais/rolamentos

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jul/16


    Vamos dissertar... Qual a vibe delas? Vantagens e desvantagens? Alguém usa? Saberia dizer valores?

    Seria uma evolução da Ibanez ZR (Zero Resistence) e ZR II (conhecidas também por Edge Zero), ou EGS Pro Tremolo.

    Ibanez ZR

    EGS Pro Tremolo

    Aparentemente elas não teriam o desgaste das facas, e bastaria trocar os mancais - são fabricados segundo padrões internacionais com medidas fixas (ciclismo aplicado a guitarra), e aparentemente são do mesmo tamanho dos empregados em pedais de bateria.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Tenho bastante vontade de comprar uma guitarra com o sistema ZR, desde que saiu. Me parece MUITO interessante.

    Em relação a manutenção e durabilidade, acho que as pessoas ficam um pouco paranóicas sem motivos. Temos guitarras com OFR de mais de 20 anos, que ainda funcionam perfeitamente., se for de qualidade, irá durar muito tempo.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    Eu não vejo desvantagens, desde que feitas com materiais adequados e respeitando os princípios básicos da mecânica.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    É um sistema interessante.
    Gosto muito das pontes da Ibanez Edge e Edge Pro, com as quais tenho bastante experiência - a Edge Lo Pro tive pouco contato. A propósito, prefiro a Edge Pro à FR.

    Quando lançaram a ZR, e posteriormente a ZR II, fiquei bastante interessado, pelo fato de poder travá-la quando quisesse (mudar afinação, trocar cordas, simular uma ponte fixa...).

    Essa EGS Pro Tremolo eu não conhecia. Parece seguir o mesmo princípio das ZR.
    Como bem disse o amigo LeandroP, se os componentes forem de boa qualidade.

    T+

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Eu já vi uma ponte que em vez de rolamento e mancal, a articulação da ponte se dá por meio de uma lâmina metálica que funciona como uma mola. Uma peça é fixada no corpo da guitarra (com os 6 parafusos) e a outra parte é a ponte convencional. Entre essas duas partes existe um alojamento onde a lâmina é colocada. Só vi em fotos, nunca vi pessoalmente. Não sei também o nome do sistema. Acho que deve ter um custo inferior a uma ponte com mancal.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP

    Eu também vi essa, mas nunca achei alguém que tinha...

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Sempre tive vontade de testar a ZR da Ibanez, aparentemente parecem muito boas.

    Gosto muito das pontes da Ibanez Edge e Edge Pro

    Tenho uma Ibanez com Edge Pro, depois de desmontar ela, lubrificar, dar uma manutenção geral e trocar por molas Gotoh (as originais já estavam na guitar há 8 anos) a ponte ficou nova de novo, excelente.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    GuitarHome

    Edge Pro é a mesma da ZR não?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    Não, a Edge Pro, veio a substituir as pontes Edge ou Lo Pro Edge nos modelos Prestige e Signature da Ibanez. Não sei se esses modelos hoje em dia saem todos com a ZR, talvez alguns ainda são equipados com a Edge Pro, faz tempo que não olho o catalogo da Ibanez.

    boblau
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    eu tenho uma ponte com rolamentos Kahler instalada em uma Ibanez Blazer há 32 anos. Nunca deu manutenção. Claro que não uso a guitarra todos os dias, nem sou músico profissional. Mas esta guitarra não desafina.

    Eu tive no passado uma guitarra Washburn com ponte Wonderbar com rolamentos. Ela também não desafinava e não dava nenhuma manutenção.

    São duas ótimas pontes.

    Delson
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Imagina usar graxa azul pra lubrificar esses rolamentos? Daqui a pouco, a frase oficial do FCC não será mais "Leve sua guitarra a um bom luthier", e sim "Leve sua guitarra a um bom mecânico"

    Ismah
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    boblau

    Ibanez BL350-TV ou BL550FR?


    GuitarHome

    Pois é, havia entendido que eram a mesma coisa. 'tá até no enunciado. Bom saber dessa diferença.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Lembrei o nome \o/

    Super Vee

    https://www.super-vee.com/

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    Edge Pro é a mesma da ZR não?

    Não, são modelos bem diferentes, amigo Ismah.

    GuitarHome
    Não, a Edge Pro, veio a substituir as pontes Edge ou Lo Pro Edge nos modelos Prestige e Signature da Ibanez.

    Exatamente!

    Não sei se esses modelos hoje em dia saem todos com a ZR, talvez alguns ainda são equipados com a Edge Pro, faz tempo que não olho o catalogo da Ibanez.

    A linha signature geralmente é Edge ou Edge Pro (dependendo do modelo e até do ano) até hoje. A linha Prestige japonesa (Team J. Craft) idem.

    A ponte ZR (com o sistema ZPS, e posteriormente com o ZPS2) tem sido bastante utilizada para substituir a ponte Edge III (que equipava as Ibanez RG, S, etc., fabricadas na Indonesia).

    Hoje há uma linha Prestige produzida na Indonésia (até uns anos atrás somente no Japão!). Entre as guitarras produzidas nessa linha há algumas que usam a ponte Edge-Zero w/ZPS3 (que é bem diferente da ZR w/ZPS2).

    Então, temos entre as mais utilizadas: Edge, Lo Pro Edge, Edge Pro, Edge II e III, ZR e Edge-Zero...

    Tenho uma Ibanez com Edge Pro, depois de desmontar ela, lubrificar, dar uma manutenção geral e trocar por molas Gotoh (as originais já estavam na guitar há 8 anos) a ponte ficou nova de novo, excelente.

    A minha Edge Pro também tem exatos 8 anos, amigo GuitarHome. Até agora zerada, estável, não desafina nada, enfim, ótima mesmo. Mantenho a lubrificação, limpeza e só. Molas originais ainda.

    Vlw

    T+

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP
    Lembrei o nome \o/
    Super Vee
    https://www.super-vee.com/


    Show!!

    T+

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Achei o que buscava (ou ago parecido ao menos), e confesso que adiei a ideia...

    392 Obamas, saem hoje 1317,12 reais (+ Frete + impostos)... Sad :'(

    http://shop.ibanez.com/p/2trx1aa001-zr-1-1-tremolo-set-w-o-zps-cosmo-b lack?pp=24

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    rafael_cpu
    Eu há mais ou menos um ano, ou pouco mais, peguei uma Ibanez Prestige 1570 (Team J Craft, de 2008) que vem equipada com essa ponte. Guitarra excelente, construção excelente, tudo muito bem feito e bem colocado, braço retinho e arrisco a dizer que é o braço mais bem construído que já toquei. Mas a ponte não tava acompanhando a guitar, e como sempre ouvi falar bem da Edge Pro, resolvi fazer uma manutenção geral nela, até tirei umas fotos com ela desmontada. Aproveitei e troquei as molas e mudou da água pro vinho, ficou muito estável agora, da forma que eu pensei ser antes de pegar a guitar. Unica coisa que na montagem eu não consegui, e encaixar as molinhas que ficam dentro dos bloquinhos da ponte que seguram a corda na ponte, saca? Quando você vai tirar a corda da ponte, e alivia o parafuso aliviando a tensão do bloquinho que segura a corda lá dentro. Dentro desses bloquinhos tem uma molinha por onde passa o parafuso posteriormente. Fiquei simplesmente horas e horas tentando colocar essas molinhas, acabei não conseguindo colocar nenhuma, alias algumas molinhas dessas até quebraram. Resolvi não colocar nenhuma e ta lá firme e forte, não sei exatamente a função delas, mas tá funcionando direitinho sem elas. Então fica a dica, se um dia for desmontar sua ponte para apertar o bloco, limpar e lubrificar ela em locais que você não conseguiria com ela montada, jamais tire aqueles bloquinhos, ou se tirar mantenha a mola encaixadinha lá rs.

    Hoje há uma linha Prestige produzida na Indonésia (até uns anos atrás somente no Japão!).

    Você não está se referindo a linha Premium? Que são guitarras mais tops só que ao invés de serem fabricadas no Japão (Prestige) são fabricadas na Indonésia.

    Abç

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    Ontem fuçando em um grupo do face acabei me deparando com um membro vendendo um kit com uma ponte Edge Zero (não sei exatamente qual modelo, mas deve ser das mais simples), caps e um pedal.

    https://www.facebook.com/groups/283557638347458/permalink/108495164487 4716/?sale_post_id=1084951644874716

    Acredito ser a mais simples de toda linha Edge Zero (não conheço essa pontes).

    Abç

    boblau
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    Ibanez BL350-TV ou BL550FR?

    BL550FR

    makumbator
    Moderador
    # jul/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    GuitarHome
    Você não está se referindo a linha Premium? Que são guitarras mais tops só que ao invés de serem fabricadas no Japão (Prestige) são fabricadas na Indonésia.

    É basicamente isso. Tenho um baixo de 6 cordas dessa série premium (SR 1206 premium)

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    GuitarHome
    Você não está se referindo a linha Premium? Que são guitarras mais tops só que ao invés de serem fabricadas no Japão (Prestige) são fabricadas na Indonésia.
    makumbator
    É basicamente isso. Tenho um baixo de 6 cordas dessa série premium (SR 1206 premium)

    Pois é, amigos. Conheço a linha Premium também. E sei que as Prestige sempre foram fabricadas no Japão, mas depois que vi esse anúncio: RG3550MZ

    Será que erraram no anúncio?

    T+

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    GuitarHome
    Então fica a dica, se um dia for desmontar sua ponte para apertar o bloco, limpar e lubrificar ela em locais que você não conseguiria com ela montada, jamais tire aqueles bloquinhos, ou se tirar mantenha a mola encaixadinha lá rs.

    Opa, valeu pela dica ;)
    Certamente vou levar isso em conta na próxima manutenção!

    Eu já desmontei a ponte, há uns 4 anos, para limpar e lubrificar, mas acho que não retirei as molinhas de lá... não me recordo bem. Mas lembro que me deu um baita trabalho... hahahahaha.

    Abç

    makumbator
    Tenho um baixo de 6 cordas dessa série premium (SR 1206 premium)

    Putz, que baixo lindo, cara!!!
    Caraca... :)) D+ mesmo

    T+

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    rafael_cpu
    Nossa nem me fale, deu um baita de um trabalho, fora a noia que fiquei de não colocar essas molinhas de novo (impossível) hahahahaha!!! Mas o importante é que valeu muito a pena e ela ficou ótima.

    Conheço a linha Premium também. E sei que as Prestige sempre foram fabricadas no Japão, mas depois que vi esse anúncio: RG3550MZ

    Pelo que eu pesquisei aqui está errado no anúncio sim:

    http://ibanez.wikia.com/wiki/RG3550MZ

    Entre outros sites que pesquisei. Acho que não faz sentindo a Ibanez produzir a linha Prestige na Indonésia se já tem a linha Premium que faz isso com guitarras mais tops. Fora que a linha Prestige sempre foi conhecida por serem fabricadas no Japão e terem mais qualidade que as demais.

    Abç

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Edit: post duplo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pontes flutuantes com mancais/rolamentos