Sustain de braço colado é mito

    Autor Mensagem
    trovarim
    Veterano
    # jul/16


    Bem, tenho e tive guitarras tanto de braço interiço/colado e parafusado, e sempre venderam a ideia de que o braço interiço tem mais sustain e etc.. Nunca percebi isso de forma nenhuma, e que ao meu ver não faria nenhum sentido.. a madeira, corpo, captador, acabamento do braço isso sim faz a diferença. Dei uma pesquisada, e todos que falam que que braço colado tem mais sustain não falam nada que seja científico para provar isso, o que o fato da peça ser inteira vai dar mais sustain ou não?, dei uma olhada em busca de comparações e testes verdadeiros e o que achei diz exatamente o contrário, o braço parafusado tem mais sustain http://forumusica.com/topic/119933-sustain-set-neck-vs-bolt-on/ assim como nesse video o cara compara baixos basicamente iguais https://www.youtube.com/watch?v=hAdQPkbyEG8, tinha visto tmbm outra fonte que compara e testa cientificamente dois instrumentos feitos iguais só que um com braço parafusado e outro interiço, e deu o mesmo resultado, braço parafusado tem mais sustain!! mas perdi o link :(

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ok, já podem fechar o tópico...

    OBS.: Eita semana agitada, acho que deve ser efeito pós 12/Jun

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    como diz o ditado, de tanto que uma mentira é contada, acaba se tornando verdade.
    eu já me preocupei com esse lance de sustain e tal, ficava nessa onda de braço colado x braço parafusado...
    isso geralmente (disse geralmente) é coisa de iniciante que ao invés de se preocupar em treinar e se aperfeiçoar, fica querendo saber de sustain que pra o ouvido dele de iniciante não vai fazer a menor diferença.

    JJJ
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Muitos anos atrás, fiz um tópico sobre um cara que desconstruía (ou tentava) vários mitos. Um deles era esse do sustain.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221040/

    Buja
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    JJJ
    É so fazer como o cara mesmo disse....bota um sustainiac e fim de problema.

    trovarim
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Talvez inventaram isso pra poder agregar mais valor a construção de braço colado, já que é mais cara a produção.... Não conhecia esse sustainiac, só o sustainer fernandes, que é beeeem caro e dificil de achar

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Engraçado que a galera tem maior preconceito com LP de braço colado... È a primeira coisa que pergunta quando veem um LP a venda. E acho que isso nunca vai mudar, por mais que provem sempre vai ter alguém que diga: LP só se for braço colado. Essa é mais uma das polemicas do tipo madeira faz diferença...

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    trovarim
    Não conhecia esse sustainiac, só o sustainer fernandes,

    Na minha opinião o Sustainiac é excelente para o que se propoe. E o captador em modo "normal" é muito bom também.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Braço colado/inteiriço nunca foi fator decisivo para eu comprar uma guitarra.

    Existem guitarras boas e ruins, com qualquer tipo de construção.
    Guitarras boas, possuem bom sustain, guitarras ruins, não.

    Jube
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Quando eu era iniciante, não queria comprar guitarra que não tivesse braço colado por causa do tal do sustain que na prática nunca vi ehehhe.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Nunca parei pra avaliar cientificamente, mas tenho a impressão que sustain tem muito mais a ver com as cordas (calibre) e sua regulagem (altura) do que com a questão de ser braço colado/parafusado.

    Exemplo: minha Shelter California com cordas 011 tem mais sustain do que minha Epiphone Les Paul Standard com cordas 010. De qualquer maneira ambas tem pouquíssimo sustain, já que eu toco com regulagem das cordas no limite do trastejamento.

    Pra ser honesto também não vejo muito sentido nessa polêmica braço colado/parafusado.

    Mas o fato é que uma LP de braço colado geralmente custa mais e é mais fácil de revender que uma parafusada, talvez até por conta deste pré-conceito.

    Abçs

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Tive a oportunidade de brincar com uma raríssima guitarra Randy, com o corpo e braço em um única peça. A guitarra em questão era do querido Wander Taffo. Uma guitarra impecável, e além de possuir Floyd Rose tinha um sustain incrível. Perfeita!

    Eu ainda acredito que a junção "braço + corpo" tem relação direta com a sustentação e o timbre.

    marcioguita
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Tive uma lp ephiphone braço aparafuzado
    Tinha um puta sustain. Citei ja esse fato aqui
    Abcs

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: marcelosz
    · votar


    Eu já passei da fase de acreditar qeu madeira influi no timbre. Graaaaaaças a Deus me livrei dessa praga desse pensamento que só atrapalhava minhas decisões de qual guitarra comprar ou não. Hoje, não sendo de compensado e MDF tá valendo!

    Poréeeeeem ainda não me livrei da crença de que braço colado, ou melhor ainda, braço inteiriço, afeta POSITIVAMENTE no sustain.

    Dentro da minha "experiência" posso dizer o seguinte: tenho uma PRS com braço colado e Floyd Rose, e uma Epiphone LP com braço colado e ponte fixa. Já fiz teste que consegui uns 2 segundos a mais na Les Paul antes de decair totalmente a nota.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    marcelosz

    "tenho uma PRS com braço colado e Floyd Rose, e uma Epiphone LP com braço colado e ponte fixa. Já fiz teste que consegui uns 2 segundos a mais na Les Paul antes de decair totalmente a nota."

    Mas neste caso não seria a Floyd que, por ser flutuante tira muito mais sustain do que uma ponte rígida como a Turnomatic?

    Abç

    Buja
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Sustain pra mim é isso. O resto nao importa tanto assim.

    Aos 2:00
    https://www.youtube.com/watch?v=JUR_oGYJjmE

    Eu ja tive guitarra de braco colado, parafusado e de uma peça so (acredito eu, ja que nao vi juncao nenhuma).
    Ja tive tremolo, floyd, ponte fixa com cordas presas na ponte, e ponte fixa string-through-body. Ja toquei com 0.9, 0.10, 0.11. E nenhuma tinha tanto sustain assim. Alias, sustentacao de nota se consegue de varias formas.
    Com eletronica, circuito ativo, bateria, realimentacao de amp, cordas mais altas, cordas mais espessas, captadores preparados, pedais, delays, enfim. Entao nao tenho paranoia se uma de braço colado dura alguns milesimos a mais que outra.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Mas neste caso não seria a Floyd que, por ser flutuante tira muito mais sustain do que uma ponte rígida como a Turnomatic?

    Bem isso, mudou a ponte já era a comparação. A guita que tive com maior sustain até hoje foi uma guitarra de luthier extremamente bem feita e alinhada, e o braço era parafusado com floyd sem ser flutuante (igual wolfgang). Pra mim a qualidade da construção tem muito mais influência do que qualquer outra coisa. Também acho que tem um outro ponto extremamente importante que é o tipo e qualidade do nut e ponte como vc bem lembrou, que é onde a corda encosta para vibrar e pra mim é onde faz mais sentido lógico. Por exemplo, troquei há uns tempos atras o nut meia boca um pouco macio que vem nos braços da MM por um roller nut, só aí já senti diferença considerável de acréscimo no sustain.

    Buja
    E nenhuma tinha tanto sustain assim

    Já tive esse Sustainiac numa Fender strato antiga. Dos sustainers achei esse o melhor. É legal, mas vendi porque não usava. Pra tocar música na prática não achei muita utilidade, é divertido e tal mas é mais pela farra. Qd preciso de algum sustain de leve pego feedback do ampli ou do retorno no palco.

    Buja
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Iversonfr
    Já tive esse Sustainiac numa Fender strato antiga. Dos sustainers achei esse o melhor. É legal, mas vendi porque não usava. Pra tocar música na prática não achei muita utilidade, é divertido e tal mas é mais pela farra. Qd preciso de algum sustain de leve pego feedback do ampli ou do retorno no palco.



    E eu aqui pensando que era so eu que achava isso, que na pratica do dia a dia nao se usa muito. A nao sei pra tocar um U2 e afins nao faz tanta diferença (e custa tao baratinho, troco de pao).

    O que nao pode é guitarra mal regulada matar o sustain. E eu ja tive foi guita mal regulada nessa vida. Mas normalmente quem quer mais sustain, toca com distorcao. E nesse casos, so de afastar o cap um pouco da corda, usar cordas mais grossas, subir um pouco a corda, aumentar o ganho e o volume do amp, botar um delayzinho bem maroto, ja da sustain com borra. Mais do que isso, ja pode partir pro fernandes, sustainiac etc...

    marcioguita
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    O músico ta mais exigente hj em dia
    Tempos atrás ninguém substituia o
    bloco da guita. E pode melhorar o
    Sustain. Abcs!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Braço colado melhora a sustentação? Depende.
    Do que estamos falando? De que guitarra? Quais os captadores? De que amplificador? Se o sujeito usa ou não efeitos, Que cordas usa? Que tipo de ponte? E etc, etc, etc...
    O que é consenso é que o tipo de construção com braço colado proporciona determinado timbre, e mesmo assim, isso depende do resto.
    Já o braço aparafusado "tem menos sustain"? Não. E de resto, seguem-se as mesmas questões acima.

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: marcelosz
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Mas neste caso não seria a Floyd que, por ser flutuante tira muito mais sustain do que uma ponte rígida como a Turnomatic?

    Foi exatamente isso que eu quis dizer, talvez não tenha ficado claro. Acabei não terminando de escrever o que ia escrever...

    A "culpa" foi do Floyd Rose, e não do Tune-o-Matic.

    Até em função disso, fui dar uma procurada em como melhorar sustain em Floyd Rose, caí aqui: http://www.seymourduncan.com/blog/the-tone-garage/the-impact-of-metal- on-a-floyd-rose-equipped-guitar
    Resumindo: bloco de latão / titanio (caraca!!!!), spring claw também de latão (quem diria, até o spring claw!!!!)

    ---

    Nut influir em sustain? Só se a corda estiver soando solta né..............

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Buja
    E eu aqui pensando que era so eu que achava isso, que na pratica do dia a dia nao se usa muito. A nao sei pra tocar um U2 e afins nao faz tanta diferença

    Mesmo para esses casos. Toco U2 com a banda e pego feedback do ampli sem problema, funciona muito bem. Gosto de testar de tudo, mas só mantenho o que acho realmente útil, infelizmente não foi o caso rs.

    marcelosz
    Nut influir em sustain? Só se a corda estiver soando solta né..............

    A corda vibra apoiada basicamente no nut e na ponte, o material e qualidade dessas peças é uma das coisas que mais afeta. Colocar um nut macio irá criar uma absorção maior de vibrações matando o sustain. Acho meio óbvio isso, falar que o nut não influi em sustain é meio estranho, é justamente o contrário.

    marcioguita
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Algumas ferragens como tarrachas
    Podem estar com folga vibrando
    Quando soa a corda. Vai interferir na sustentação da nota também.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Creio que praticamente tudo em uma guitarra influi na sustentação (desde o projeto à qualidade dos materiais empregados, inclusive a regulagem).
    E a soma dessas características é que nos dará uma guitarra com maior ou menor sustain.

    De qualquer forma, um guitarrista com experiência sabe manter a nota de várias formas (pegada, feedback, delay, etc.).

    T+

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    rafael_cpu

    Com cordo pre na mente!

    Ramsay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    A verdade dos fatos é que uma guitarra feita com corpo inteiriço, sem quaisquer emendas ou colagens, apresenta o som com mais sustain que uma guitarra feita com o braço colado no corpo, cuja cola por ser isolante, diminui um pouco o contato físico entre o braço e o corpo da guitarra.

    Já uma guitarra de corpo aparafusado apresenta um sustain parelho ao de uma guitarra com corpo colado, mas, com características tonais diferentes, devido ao fato do braço e do corpo serem na maior parte das vezes feitos de madeiras diferentes.

    Se forem construidas 3 guitarras iguais, com as mesmas madeiras e ferragens, sendo uma com o corpo e braço inteiriço, outra com o braço colado e a terceira com braço aparafusado, com certeza, a guitarra com o corpo e braço inteiriço vai apresentar mais sustain que as outras duas que vão ficar parelhas.
    A diferença no sustain pode não ser gritante, mas, é bem perceptível.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sustain de braço colado é mito