Lucinha Turnbull - A primeira mulher a tocar guitarra no Brasil

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # mai/16 · Editado por: Lelo Mig


    Fiz este tópico, apenas para prestar uma homenagem e divulgar algo que acho importante para a cultura geral de nós guitarristas e da guitarra em nosso País.

    Lúcia Maria Turnbull, conhecida como Lucinha Turnbull , nasceu em São Paulo, em 22 de abril de 1953. É uma cantora, compositora e guitarrista brasileira.

    É considerada a primeira mulher a tocar guitarra no Brasil e, pelo menos, profissionalmente é comprovadamente a primeira.

    É uma das "Cilibrinas do Éden", do primeiro disco solo da Rita Lee, que têm "mamãe natureza" de 1973. Mas, antes disso, já havia aberto vários shows dos Mutantes.

    Tocou com Rita, Mutantes, Giberto Gil, Guilherme Arantes, Caetano Veloso e etc.

    Aqui, ela "coroa" mandando um rock´n´roll.... Quem quiser pular...aos 2:56 ela faz um solinho maneiro! (aos 9:00 outro)



    Aqui, mandando Mamãe Natureza em 1973:




    Achei que ela merecia uma reverência aqui!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Lelo Mig
    Excelente lembrança!
    Ela participa dos 1ºs discos solos da Rita Lee também....
    Abç

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Eu assisti shows da Rita com a Lucinha, isto em 1973.
    Olha foi uma experiência bem legal, ela fazia uma base de violão também, e como cantora não decepcionava.
    Não sei dizer se realmente foi a primeira, não me vem na mente uma lembrança de outra guitarrista, mas nos anos 60 já existiam professoras de música que tocavam guitarra.

    Boa lembrança, merece um tributo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Adler3x3

    Achei legal relembrar e apresentar prá galera mais nova.... não falamos muito de guitarristas brasileiros aqui no FCC, e as mulheres então...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig
    Muito justo!
    Abç

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Este é um dos lados do fórum.
    Fazia muito tempo que não ouvia falar dela, mas graças a diversidade aqui existente pude relembrar.
    Obrigado Lelo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lucinha Turnbull - A primeira mulher a tocar guitarra no Brasil