Gastar com estudo ou equipamento?

Autor Mensagem
stjimmy703
Membro Novato
# mai/16


Hoje só se fala em comprar equipamento: quero uma guitarra melhor, quero um amp mais potente, quero um pedal, quero um não sei o que.. e por ai vai
Com isso acho que o mais importante, que é o estudo, acaba ficando pra trás.. Eu mesmo já gestei uma boa grana com equip mas hoje não tenho dúvida que investir me estudo é muito mais proveitoso
Hoje é muito comum ve carinho com uma guita de primeira linha, amp bom e uns 30 pedais no pedalboard mas tocar que é bom, nada
E ai o que vocês acham? o brasileiro é muito mais preocupado em comprar equip do que estudar?
Acho que no mínimo, as duas coisas deveriam andar juntas né.. o cara deveria ir elovuindo nos equipamentos assim como vai evoluindo nos estudos

De Ros
Veterano
# mai/16
· votar


Estudo já. Equipamento depois.

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


E muito mais importante o estudo. Adianta um equipamento bom, mas sem estudo? E se um cara com um equipamento caindo aos pedaços tocar muito melhor. No meu caso não tenho equipamento bom, e muito menos estudo.

Calime
Veterano
# mai/16 · Editado por: Calime
· votar


stjimmy703

Assunto mto legal.

Entendo que o ESTUDO e a prática do tocar em grupo(ensaio ou mesmo ao vivo - esse ultimo é o ideal), sempre será algo primordial, e vem antes do equipo em si. Na verdade eu hj enxergo que são coisas distintas, o lance é comprar o melhor equipo que se consegue e pode, estudar, tocar em grupo/ao vivo. Daí se tiver condiçõe$ e SENTIR NECESSIDADE, comprar algo a mais, ou melhor. São situações distintas que não competem(ou não deveriam competir) entre si, ao meu ver.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


E ai o que vocês acham? o brasileiro é muito mais preocupado em comprar equip do que estudar?

Bastante os gringos levam a guitarra, correia e palheta, o resto vem da habilidade musical, do tocar mesmo.

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


os gringos levam a guitarra, correia e palheta, o resto vem da habilidade musical, do tocar mesmo.

Queria ser esse gringo com habilidade natural de amplificar o som...

Sobre o tópico, preferencia é investir em educação... a não ser que o equipo emperre o aprendizado.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Xeper

Não força a amizade, usam o amp que tiver quando não é headline, tendo drive, usam o que tiver... Todos os que vi, lá de fora tem uma pegada mais dinâmica quando é forte é forte, quando é fraco é fraco, mas tocam mais quadrado e reto - aqui temos samba no sangue, e as manias de dar quebradas no ritmo, e com maior uso de recursos do instrumento (volume, tone, chaves)...

HortaRates
Membro
# mai/16
· votar


Ismah
Bastante os gringos levam a guitarra, correia e palheta, o resto vem da habilidade musical, do tocar mesmo.

Aqui na Inglaterra pelo menos, qualquer gig de barzinho que custa £3 e toca 4 bandas você só vê nego com Orange, Mesa Boogie, PRS americana, Gibson, Rickenbacker, etc... Eu acho que os gringos de qualquer nível vão ter equipamentos melhores que um brasileiro de nível equivalente simplesmente porque pra eles é muito mais acessível. Aqui com um salário mínimo se compra equipamentos absurdos.

Quanto ao tópico... acho que no começo é importante fazer aulas, mas depois de um tempo já é possível caminhar com a as próprias pernas e saber como estudar por conta própria, não sendo necessário gastar tanto com estudos... talvez um eventual workshop ou masterclass.

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


Ismah
Não força a amizade, usam o amp que tiver quando não é headline, tendo drive, usam o que tiver... Todos os que vi, lá de fora tem uma pegada mais dinâmica quando é forte é forte, quando é fraco é fraco, mas tocam mais quadrado e reto - aqui temos samba no sangue, e as manias de dar quebradas no ritmo, e com maior uso de recursos do instrumento (volume, tone, chaves)...

Cara, vc sempre responde os posts com esse technobabble sem sentido?

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


HortaRates

Obviamente. Pode ser uma visão limitada, sim, mas dos caras que conheço são bem minimalistas. Perceba que não é a qualidade do equipamento que estou comparando, mas a quantidade de equipamento.
Guitarra cabo e amp. E sem a preocupação excessiva com timbre que temos aqui, como diz um conhecido de um grupo internacional "se acha que um amp X te faz tocar melhor, repense o que considera tocar..."
Tenho impressão que lá de modo geral as condições técnicas são melhores, que aqui... Se encontra sim, muito Behringela, mas o que tem, por pior que seja geralmente funciona, e quem tá atrás do equipo, sabe o que está fazendo.

Xeper

Venho lhe contar que sim, sempre respondo tecnicamente. Sinta-se a vontade para debater sobre, sou bem aberto a ouvir/ler.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Calime
o lance é comprar o melhor equipo que se consegue e pode, estudar, tocar em grupo/ao vivo. Daí se tiver condiçõe$ e SENTIR NECESSIDADE, comprar algo a mais, ou melhor. São situações distintas que não competem(ou não deveriam competir) entre si, ao meu ver.

Concordo com isso aí, são situações distintas.

mateusstarling
Veterano
# mai/16
· votar


Isso é uma tendencia global e não apenas no meio musical.
É muito mais facil ter do que ser.
Se você é um iniciante, pode ter um grande equipamento hoje, mas não pode ser um grande músico amanhã.
Aliás, na proporcionalidade que vc cresce como musico, tambem cresce na consciencia do que precisa de equipamento, portanto, acaba sendo uma compra muito mais consciente do que compulsiva.
Equipamento é apenas um meio. Se o músico não tem nada para falar, não será o instrumento que vai contar o discurso.

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


É muito mais facil ter do que ser.
2

HortaRates
Membro
# mai/16
· votar


Fiquei curioso com o tópico...
Vocês realmente conhecem muitas pessoas que não tocam nada e tem equipamentos bons?
Eu nunca conheci muita gente com grande poder aquisitivo, mas no geral o que eu mais vi nas bandas amadoras que eu participei é que muita pouca gente tem equipamento bom... raramente alguém chegava nos ensaios com uma guitarra que custava mais de R$1000,00, e era raro quando se tinha pedais (ou sabia usá-los). E, no geral, raramente as pessoas tocavam bem também, tinha que testar 10 guitarristas pra achar 1 que era mais ou menos competente pra tocar covers.
Nunca chegou alguém com uma Gibson e um valvulado e não sabia tirar som... Geralmente o cara que chegava com uma Squier ou Epiphone melhorzinha já tocava muito bem. E quem eu conheço que tem equipamento bom também toca pra ca*****.

Michel_Wylde
Veterano
# mai/16 · Editado por: Michel_Wylde
· votar


HortaRates
Concordo com tudo ae! É isso mesmo! O foda é que ultimamente estão aparecendo alguns "filhinhos de papai" que ganham equips tops e não sabem tirar som. Eu mesmo, toquei uma vez com um desses caras (a banda dele tocou primeiro), ele estava com equips tops, e com minha zoom 505 II (estava tirando um timbre muito bom), alguns guitarristas nem acreditaram qdo falei o que estava usando (inclusive ele). (Só por curiosidade, estava usando um amp simples (emprestado, acho q era um staner) a zoom e a ESP Horizon).

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


Vocês realmente conhecem muitas pessoas que não tocam nada e tem equipamentos bons?

conheço alguns.
até tocam "bem", mas como você falou, eu vejo nego tocando muito mais com guitarras e amps mais simples.

Cup Noodles
Veterano
# mai/16
· votar


HortaRates

Eu já vi os dois casos.
Já vi uns caras que tinham uma banda de new metal tirar um som hiper maneiro com uma guitarra Jeniffer com uma zoom 505 II, um baixo Tonante, e uma bateria BNB. (é sério isso)
e já vi também um show com uns caras com ibanez de 7 cordas tocando Korn que não chegava nem perto do som que os caras da bnb tiraram.

A diferença é que os caras do equipamento ruim.. eram completamente focados em tocar aquele tipo de musica que eles gostavam.. e conheciam cada milimetro dos equipamentos deles... eles sabiam até onde era possível chegar com aquilo.... e acredito que os caras que tinham mais dinheiro não eram bem assim...


comigo tbm foi assim... em 2002 eu tinha uma guitarra Condor Cg 350 e uma zoom 505 II. eu tenho certeza que meu som era muito melhor naquela época do que hoje com uma Tagima JA2 e uma Zoom G3x... pq em 2002 eu dedicava muito... eu realmente queria aprender... eu queria viver aquilo...
hoje não.. hoje a guitarra é um hobby que quase nao pratico.. fica 99,9% do tempo pendurada e eu nao conheço nem 5% do que a pedaleira pode me oferecer... simplesmente pq nao tenho o mesmo tempo e a mesma disposição que tinha antigamente.

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


E aí galera, beleza?
Vi que vocês gostaram do meu tópico, acho que é um assunto muito interessante e que da para conversar bastante. Desculpem ai pelos erros de português na hora de fazer a pergunta, é que na hora fiz pelo celular e ai já viu como é né :p

Mas então, voltando ao tópico: eu não acho que o cara, seja iniciante ou não, não deva investir em equipamento, ao contrário eu acho que deve sim investir. Mas cada vez mais as pessoas parecem se preocupar só com isso e deixam o estudo totalmente de lado. É muito comum ver um iniciante planejando comprar um equipamento extremamente caro, acessórios e pedais que muitas vezes nem são necessários, e que ainda podem até vir a atrapalhar o aprendizado... o cara pensa nisso tudo antes mesmo de começar a tocar e não planeja nada em relação a estudo... eu acho isso ruim e até preocupante, claro que tudo também depende do objetivo de cada um, se o cara tem aquilo como hobby apenas não vejo tanto problema... mas acho tão mais legal quando a música é levada a sério e estudada

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


Calime
Concordo com você, também acho que as duas coisas não deveriam competir... mas infelizmente não é o que a gente ve por aí.
Eu toco guitarra a pouco tempo, mas nesse pouco tempo evolui um pouco, não muito, mas o que eu acho que foi o meu grande aprendizado foi o amadurecimento, a forma de "ver" a música... ontem mesmo eu estava sem sono, sentei na cama e peguei a guitarra, e fiquei tocando no escuro as notas e seus intervalos, pra gravar o som na cabeça sabe? E cara, foi uma das melhores coisas que já fiz, devido ao silêncio eu conseguia prestar a atenção nas notas, sentir cada uma... e hoje estava vindo para o trabalho de manhã e era como se o som delas tivesse ficado se repetindo na minha cabeça... vou fazer isso mais vezes e sei que vai ficar muito mais fácil identificar numa música, quando é tocada a quinta, a terça maior ou menor, enfim... foi um ótimo jeito que encontrei de treinar os ouvidos.
Claro que quando comecei eu não pensava assim, mas hoje vejo que a dedicação ao estudo, ao desenvolvimento do ouvido, é o mais importante.

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


HortaRates
Xeper
Ismah
Galera, só para deixar claro: não estou comparando os gringos, com nós, brasileiros... Citei os brasileiros no tópico por que são os que conheço, não falei de como é lá fora por que não sei de fato como é, embora acredite que lá o acesso a bons equipamentos seja bem mais fácil e o acesso ao estudo de qualidade também.

JulianoF.
Membro Novato
# mai/16
· votar


mateusstarling
Aliás, na proporcionalidade que vc cresce como musico, tambem cresce na consciencia do que precisa de equipamento, portanto, acaba sendo uma compra muito mais consciente do que compulsiva.
Equipamento é apenas um meio. Se o músico não tem nada para falar, não será o instrumento que vai contar o discurso.


Concordo, e acho engraçado que noto, que, na maioria dos casos que conheço, conforme crescemos como músicos, a quantidade de equipamento diminui, exatamente por sabermos o que precisamos, e não fazer compra compulsiva.

E engraçado também essa percepção dos gringos. Minha percepção é um pouco diferente.
O brasileiro, em geral, não carrega amp, e usa o que tiver no estúdio/casa de show. Mas leva muitos pedais/pedaleira multi-efeitos.
Já o americano, não usa muitos pedais, mas leva o amp próprio.
Acho que isso vai um pouco também da cultura americana de ter e gostar de carros grandes (trucks!), então, carregar um head + 4x12, não é um absurdo para quem tem uma f-150 ou tundra.

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


stjimmy703

Acho que todos enxergam a música e o instrumentista de uma forma muito radical, obtusa e unilateral.

Nem todo mundo quer ser profissional, nem todo mundo quer ser virtuose, nem todo mundo quer dedicar 8 hs diárias a estudos e treinos técnicos.

Têm neguinho que só quer tocar meia dúzia de canções do Legião no churrasco e pegar umas garotas. Outros só tocar o que é suficiente para se divertir. No meu caso só o que necessito para compor, para expressar minhas idéias e se componho alguma parte tecnicamente complexa chamo alguém para executar.

Não sou músico, muito menos um instrumentista, nem quero ser... sou apenas um compositor, que necessita se expressar através da música.

Acho que a pessoa gasta o dinheiro como melhor lhe convier... não possuímos ideais nem objetivos comuns.

O que faz um músico que gasta em estudo melhor que um que gasta em equipos ou vice-versa?

No mundo real e prático... nada!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/16
· votar


Só para não ficar no óbvio e repetir o mantra de que é muito mais importante estudar do que se preocupar em ter equipamentos...

Minha opinião é de que cada um gasta o seu dinheiro com o que bem entender.

As vezes o cara tem condições e investe seu dinheiro em carros, ou em bikes, ou em viagens, ou em relógios, só para citar um "hobby" qualquer.

Outros gastam com mulheres, drogas, jogatinas,etc...

Tem aqueles que guardam o dinheiro e não fazer absolutamente nada para satisfazer qualquer gosto que seja.

Se voce trabalhou, ou se sua familia trabalhou e tem condições de te dar o melhor equipamento possivel, siga em frente, mesmo que não acerte uma musica de 3 acordes.

Gosto muito de ver o equipamento da galera, é quase como uma terapia, um passa tempo divertido.

Fico meio intrigado com pessoas que julgam o outro pelo equipamento que ele tem, do tipo... nossa, o cara tem uma gibson e um marshall top e não sabe nem tocar direito.

Prefiro algo do tipo.... pqp, que animal o equipamento do cara.

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


Lelo Mig
Sim, como eu escrevi ali em cima, depende muito do objetivo do cara na música também... cada caso é um caso.
Se o cara tem poder aquisitivo para gastar com equip. que gaste como bem entender, só acho que ás vezes um iniciante por exemplo, acaba juntando dinheiro por um longo tempo para comprar algo totalmente supérfluo e nesse tempo poderia estar investindo em aulas por exemplo.
Como disseram ali em cima, ter o equipamento se tornou mais importante do que ser o músico... e o pior é que isso está se tornando um cultura entre boa parte dos iniciantes, isso que é preocupante
Não estou dizendo que a pessoa deve se matar estudando, tudo é relativo dependendo de onde a pessoa quer chegar

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


JoeCruzGuitar
Sim mano, como eu já disse: não estou dizendo que não se deve investir em equipamento... só acho que os estudos não devem ficar de lado.
Mas cada um ve a música de um jeito e isso que é legal também, só dei a minha opinião sobre o assunto, não estou dizendo o que as pessoas devem ou não fazer entendeu?

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/16
· votar


stjimmy703

Claro cara !!! Tranquilo.

Meu post não foi dirigido exatamente ao teu, foi um comentário geral, de algo que vejo em longos anos de foruns.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Ismah

"Bastante os gringos levam a guitarra, correia e palheta, o resto vem da habilidade musical, do tocar mesmo."

Grande Ismah, beleza man?

Cara, na boa, mas acho que vc tá redondamente equivocado. Nos EUA qualquer bandinha de colégio (falo de molecada de 13/15 anos), de rock, folk, country, blues ou o que seja, toca com guitarras Epiphone, Gibson e Fender, racks de efeitos, baixo Fender, PAs com mesa de som, bateria Ludwig e o escambau.

Grande parte das escolas (tanto middle school quanto high school) possui um palco, um estúdio ou no mínimo uma sala dedicada exclusivamente à música, com todo o equipamento necessário para os alunos e as bandas formadas por estes, com orientação profissional de um professor de música, normalmente de qualidade.

A diferença é que equipamentos bons (tradicionais) por lá são muuuuuuuito mais baratos (em termos relativos) que cá no Bananal, e há incentivo verdadeiro tanto das autoridades governamentais, quanto dos colégios e dos próprios pais para que o aluno adquira bons equipamentos para desenvolver seus estudos.

A coisa é cultural: moleque lá quando nasce não ganha uma bola de futebol; ganha uma guitarra ou um baixo (exemplos que se aplicam a outros instrumentos também). E o pai dele com certeza será no mínimo musicista e saberá na pior das hipóteses tocar (bem) uma gaita.

Cá em Banânia, graças à cupidez arrecadatória dos canalhas que nos governam o cabra pra comprar um equipamento bem medíocre e sem vergonha para os padrões da gringolândia tem de ralar o sapatinho e passar fome no semestre inteiro.

Enfim, coisas de "Quintomundistão"...

Agora, é evidente que se vc sair num boteco em Nova Orleans ou num pub em Chicago ou NYC vc vai ver blueseiro tocando com cada powta guitarra lixo ligada numa caixa amplificada mais lixo ainda e tirando um som maravilhoso.

Só que estes não fazem isso porque não possam comprar equipamento top, mas sim porque não querem. Normalmente estes caras estão um passo acima de nós, reles mortais, e já transcenderam a necessidade de bons equipamentos para "entrar no nirvana"...

Eu toco em bandas por aqui há vinte e tantos anos e já vi nego ruim com equipamento bom bagarai fazendo m., como já vi nego foda com equipamento lixo, e digo: equipamento é tudo? De jeito nenhum!

Mas um bom equipamento ajuda o cara a tocar melhor e acelera o aprendizado, nem que seja apenas pelo fator psicológico de motivar o estudo?

Na minha experiência, não tenho a menor dúvida que sim.

Abraço.

PS: infelizmente também conheci vários casos de gente BOA que desistiu da música porque simplesmente não possuía condições financeiras de adquirir um instrumento, adquirir um bom amplificador, um set legal de pedais/uma pedaleira, uma boa bateria com um set razoável de pratos, etc. Isso sim é triste...

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Concordo com tudo que disse!
Acho que você entendeu bem o que eu quis dizer, o problema é muito mais cultural do que se imagina.

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


stjimmy703

"só acho que ás vezes um iniciante por exemplo, acaba juntando dinheiro por um longo tempo para comprar algo totalmente supérfluo e nesse tempo poderia estar investindo em aulas por exemplo."

Cara, eu entendo sua colocação... Mas isso acontece porque, hoje em dia, 90% dos músicos tocam no quarto, no máximo no Youtube.

Têm mais nego "ensinando" a tocar guitarra no Youtube, repetindo os mantras de licks e escalas do que a torcida do Flamengo.

No meu tempo, tu sabia meia dúzia de acordes, pegava sua Tonante e ia atrás de montar banda no mundo real e sair tocando em bares e muquifos em geral.

Ninguém virava "Eddie Van Halen" e só saia tocando depois, muito pelo contrário, a maioria era ruim de doer e comprava equipamento, aprendia tocando e estudando com o que ganhava com a própria música.

Hoje têm cara que toca o repertório do Malmstenn melhor que o próprio sueco, e nunca subiu num palco.

Alguma coisa tá fora da ordem...

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


Outra coisa que acontece muito: o cara ta iniciando, junto o dinherinho dele meses pra comprar um guitarra e um amp básico. Vai mostrar o equipamento pra alguém e a primeira coisa que o cara ouve é: deu mole! burrada! deveria ter juntando mais dinheiro e comprado uma guita que vale mais que o dobro do amp e da guitiarra que o cara comprou, juntos..
Cara, isso é uma pedrada na cabeça de quem ta começando, ai o cara já desanima e pensa em vende o equip pra junta mais dinheiro durante um longo tempo pra poder comprar algo melhor e ai sim iniciar os estudos...
Acho tão mais legal incentivar o cara a tocar com o que ele comprou, dizer: pô legal, aparece um dia pra gente toca junto... mas isso é tão raro de se ver

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gastar com estudo ou equipamento?