Guitarra Lancer, um achado no fundo do bau + duvidas e fotos

    Autor Mensagem
    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: ReegiJR


    Olá,

    A alguns meses atrás eu, conversando com um amigo da igreja, acabei tendo conhecimento que o mesmo tinha uma guitarra feita nos anos 70/80 pelo Donizette Salgado (Lancer) e que estava sem uso na casa dele (já que esse meu amigo é violonista) e me perguntou se eu queria levar pra casa tentar dar algum futuro para a guitarra, prontamente eu aceitei, visto que de graça até injeção na testa.
    Chegando em casa com a guitarra eu liguei no meu amp e percebi um certo ruido que parava quando se encosta a mão nas ferragens, para ter certeza se o problema não era o amp eu liguei na mesa de áudio e o problema continuou, ai como estava sem tempo para dar manutenção eu acabei deixando-a de lado, até que nesse fim de semana tive um click mental e lembrei dessa guitarra, andei dando umas olhadas e criei algumas duvidas em cima dela.

    Construção: a guitarra é extremamente pesada, mais até do que meu contrabaixo, a escala parece ser Ébano e o corpo eu arrisco dizer ser mogno ou alguma madeira ainda mais densa, o braço eu desconfio ser maple mas está com algumas manchas, a construção da guitarra é estranha, ela é toda "linear" não tem abaulamento algum sobre seus contornos, a junção braço/corpo é literalmente quadrada, também relacionado a construção não há espaço para recuo da ponte, ou ela flutua acima do nível do corpo e deixa as cordas altas ou ela desce até a altura minima e só tem ação para frente e eu não encontrei o tensor desse braço.

    Ferragens: A ponte é uma TRS-101, o resto das ferragens provavelmente é da mesma fabricante.

    Elétrica: Os captadores dela são "Evolution" H-S-S, um amigo disse Dimarzio outro disse Malagoli, a ligação elétrica dela está mal feita, há ferrugem nos contatos e os potenciômetros não "zeram" a guitarra, mesmo no minimo ainda há volume, além do problema do zunido que deve ser aterramento a guitarra ainda está "meio" blindada com papel aluminio.

    Duvidas: Por se tratar de uma guitarra problemática há muito que se deve fazer para dar vida novamente, a duvida é, vale a pena tentar "reconstruir" a guitarra? Fazer o recuo da ponte, blindar e refazer elétrica e etc? Caso o custo x beneficio de uma reforma ultrapasse o aceitável, há algo nessa guitarra que preste para transpor para outra guitarra, captação, braço (aparentemente encaixa em uma squier que eu tenho), tarraxas etc?

    Muito obrigado, segue as fotos:
    http://imgur.com/a/6Emvp

    renatocaster
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Parece uma réplica de Ibanez. O corte do headstock é muito parecido.

    xDsvini
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR

    Por se tratar de uma guitarra problemática há muito que se deve fazer para dar vida novamente, a duvida é, vale a pena tentar "reconstruir" a guitarra? Fazer o recuo da ponte, blindar e refazer elétrica e etc?


    Vê se a madeira ainda está prestando , mas em questão da parte elétroca , blindagem e recuo da ponte fica em torno de 200 reais aqui ! Poem mais uns 100 de troca de alguns componentes ! Você pegou de graça hahahahah eu investiria ! Vai do seu bolso ;)

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR

    Tenho a impressão que esta ponte não é dela. Foi colocada depois e não foi pelo luthier.

    Não posso crer que exista um "luthier" que não saiba que esta ponte não se instala assim... isso é coisa de leigo.

    makumbator
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Lelo Mig

    Parece que tinha uma ponte fixa originalmente (tem os riscos e buraco de parafuso aparecendo em uma das fotos). Provavelmente alguém colocou uma ponte flutuante na gambiarra depois.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Elétrica: Os captadores dela são "Evolution" H-S-S, um amigo disse Dimarzio outro disse Malagoli

    Não são Malagoli, e DiMarzio menos ainda.

    Duvidas: Por se tratar de uma guitarra problemática há muito que se deve fazer para dar vida novamente, a duvida é, vale a pena tentar "reconstruir" a guitarra? Fazer o recuo da ponte, blindar e refazer elétrica e etc? Caso o custo x beneficio de uma reforma ultrapasse o aceitável, há algo nessa guitarra que preste para transpor para outra guitarra, captação, braço (aparentemente encaixa em uma squier que eu tenho), tarraxas etc?

    Cara, sei lá. Não achei a construção dessa guitarra muito legal não. Tem que ver o estado do braço, se não está empenado, se a escala tá legal, os trastes...Também achei estranho ali na junção do braço com o corpo que "sobra" um pedaço da escala para fora do braço. Não sei qual é o propósito daquilo ali.

    Acho que se vc parar para fazer uma reforma boa vai gastar uma grana.

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: ReegiJR
    · votar


    Putz, que situação hein? O braço, escala e trastes estão em boas condições (diria até ótimas condições se comparado ao resto), imagino que o tensor só seja visível retirando o braço do corpo, do contrario seria muito estranho uma guitarra de luthier sem tensor. A parte elétrica está totalmente risória, seria a primeira coisa a ser refeita, mas por incrível que parece os captadores dela são bons a meu gosto, o da ponte tem uma saída absurdamente forte e os dois singles tem um som agradável, bem próximo a strato, só que com mais punch.

    Não gosto de ponte flutuante, desde que comecei na guitarra me tornei adepto a ponte fixa, então eu já ia meter um "calço" de madeira ali pra evitar o avanço da ponte, mas teria uma maneira menos gambiarristica de resolver a gambiarra que fizeram? hehe

    renatocaster
    Não são Malagoli, e DiMarzio menos ainda.

    Que diabos então são esses caps? Não tem informação nenhuma neles... AEUAHUE

    JJJ
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR
    vale a pena tentar "reconstruir" a guitarra? Fazer o recuo da ponte, blindar e refazer elétrica e etc?

    Depende. Se for pagar, talvez não. Mas esse tipo de guitarra é fantástico pra se aprender a mexer nessas coisas! Eu já fico babando só de ver as fotos! kkkkk

    há algo nessa guitarra que preste para transpor para outra guitarra, captação, braço (aparentemente encaixa em uma squier que eu tenho), tarraxas etc?

    Se a bichinha estiver completamente imprestável, sempre dá pra desmontar, limpar/lubrificar o hardware, separar os captadores e tal, pra deixar de reserva e usar na hora do aperto. Ou vender...

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: ReegiJR
    · votar


    JJJ
    Se a bichinha estiver completamente imprestável, sempre dá pra desmontar, limpar/lubrificar o hardware, separar os captadores e tal, pra deixar de reserva e usar na hora do aperto.

    Imprestável não tá, se não fosse o problema do aterramento até que dava pra tirar um som dela, não uso a floyd mesmo :P
    O problema é puuuuuta trampo que vai dar pra dar uma reforma maneira nela, mas como você mesmo sugeriu, talvez seja a oportunidade certa pra eu treinar minhas skills de luthieria... hehe

    renatocaster
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR

    Dependendo das condições da madeira do corpo, eu o aproveitaria. Eu não achei esse braço muito legal, mas pode ser só uma impressão equivocada minha. Até pq teria que ver maiores detalhes para ter um parecer mais sensato.

    Que diabos então são esses caps? Não tem informação nenhuma neles... AEUAHUE

    Cara, parece ser um desses caps "genéricos", sem marca mesmo. Eu infelizmente desconheço.

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    renatocaster
    Dependendo das condições da madeira do corpo, eu o aproveitaria. Eu não achei esse braço muito legal, mas pode ser só uma impressão equivocada minha. Até pq teria que ver maiores detalhes para ter um parecer mais sensato.

    A madeira parece está em boas condições, a madeira tem uma cor meio rosa/avermelhada e é pesado demais, só o que me da medo de tentar reaproveitar é não ter ideia da dimensão das gambiarras que fizeram nela (além do jack colado com epóxi que da pra perceber nas fotos e a ponte que pode ter sido "adaptada")

    Cara, parece ser um desses caps "genéricos", sem marca mesmo. Eu infelizmente desconheço.
    Devem ser os famosos 25 Dimarcio Evolution... HUEAHU

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR

    Fico com oque o JJJ disse:

    Depende. Se for pagar, talvez não. Mas esse tipo de guitarra é fantástico pra se aprender a mexer nessas coisas! Eu já fico babando só de ver as fotos!

    Chegando em casa com a guitarra eu liguei no meu amp e percebi um certo ruido que parava quando se encosta a mão nas ferragens

    Não sei o instrumento que tu tens, mas isso acontece com quase todos os instrumentos com single coils, ou HB ligados em split.

    os potenciômetros não "zeram" a guitarra, mesmo no minimo ainda há volume

    Também percebo isso em boa parte de instrumentos de saída alta.

    está "meio" blindada com papel aluminio

    Não é nada assustador, dada ao contexto que foi construída.

    vale a pena tentar "reconstruir" a guitarra?

    Eu te sou sincero que só vale se tu tiver uso para ela... Por exemplo, a ponte floyd, é algo que se NÃO usar alavancadas, vale a pena evitar, pois ela trás consigo diversos problemas. Como já tens um instrumento, acho que sim é algo interessante para ter como instrumento B, que abre novas opções.

    Fazer o recuo da ponte, blindar e refazer elétrica e etc?

    A ponte não sei porque está assim, sem ter em mãos e tentar abaixá-la eu não posso afirmar se é possível ou não. A blindagem está feita de um modo que até hoje se faz. Se não me engano, a Gibson usa alumínio invés de cobre.

    Caso o custo x beneficio de uma reforma ultrapasse o aceitável, há algo nessa guitarra que preste para transpor para outra guitarra, captação, braço (aparentemente encaixa em uma squier que eu tenho), tarraxas etc?

    Não vale a pena desmontar ao meu ver, é um instrumento histórico e é mais negócio tentar repassar ela (aberto a negociar) que deixar de stand by as peças... Algumas coisas quando tu vê estão emperradas ou enferrujaram e de valor baixo caíram para nenhum.

    me da medo de tentar reaproveitar é não ter ideia da dimensão das gambiarras que fizeram nela
    jack colado com epóxi

    Nada absurdo, se pensar, é uma madeira duríssima, conseguir fixar algo nela soa com cara de desafio, então o jack iria abrir as pernas antes de conseguir fixar ele. E como se vê, houve um acidente: parece que o instrumento caiu e bateu com o plug no chão causando a rachadura...

    a ponte que pode ter sido "adaptada"

    Também não é problema, foi uma modificação que exigiria o lock nut também ser adaptado.

    raphael.rui
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    nao ter tensor no braço é preocupante, como vai regular isso? rs
    e blindaram a cavidade das molas, tao sabendo legal o principio da blindagem auehueahuheauu.
    eu acho que vale so pelo divertimento de futricar a parada e aprender a mexer, mas se voce mesmo fizer. se for pagar a um luthier pra deixar ela 100% vai morrer uma grana e nao vai valer a pena.
    Madeira pesada e avermelhada e provavelmente br deve ser Cedro. apenas uma sugestao pelo que voce falou, nao tenho como dar certeza.

    renatocaster
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR

    A madeira parece está em boas condições, a madeira tem uma cor meio rosa/avermelhada e é pesado demais

    Como o raphael.rui falou, por essas características, PODE SER que a madeira do corpo seja Cedro. Se confirmar (talvez um luthier consiga identificar) que é Cedro mesmo, aí eu já acho que vale à pena trabalhar nesse corpo.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Por ter lascado assim eu acho bem difícil... Cedro raramente racha, ele quebra direto.

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Desculpe a demora galera, muito trabalho ultimamente ai não sobra tempo...

    Ismah
    Não sei o instrumento que tu tens, mas isso acontece com quase todos os instrumentos com single coils, ou HB ligados em split.

    Bem, é problema de aterramento mesmo, o hum dos single é baixo e constante, esse é alto e para quando se encosta nas ferragens! E o bizarro é a cavidade das molas estar parcialmente aterrada e a cavidade elétrica não

    Por exemplo, a ponte floyd, é algo que se NÃO usar alavancadas, vale a pena evitar

    Peço desculpas aos Steve Vai do fórum, Deus me livre de lidar com Floyd, já tava pensando em abaixar os pivôs da ponte e calçar com um taco de madeira pra fazer virar uma "fixa"... E o acidente que ocorreu com o Jack foi um cara que tropeçou no cabo com a guitarra ligada, ai como o cabo não estava preso na correia você já imagina o resto...

    raphael.rui
    nao ter tensor no braço é preocupante, como vai regular isso?

    Vou remover o braço da guitarra amanhã cedo e checar se o acesso ao tensor não fica escondido entre o braço e a corpo.

    renatocaster
    Como o raphael.rui falou, por essas características, PODE SER que a madeira do corpo seja Cedro. Se confirmar (talvez um luthier consiga identificar) que é Cedro mesmo, aí eu já acho que vale à pena trabalhar nesse corpo.

    Conversando com a pessoa que me passou a guitarra, parece que o corpo é Jequitibá Rosa, escala em Ébano e braço em Maple.

    Ismah
    Por ter lascado assim eu acho bem difícil... Cedro raramente racha, ele quebra direto.

    Então, literalmente quebrou onde ficava o jack e apos isso o antigo dono juntou os cacos e colou com epóxi, mas tirando isso e alguns riscos a guitarra não tem nenhuma lasca, quebra ou rachadura, ta bem integro, só não parece muito bem trabalhado. :D

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR
    alto e para quando se encosta nas ferragens!

    É sim problema de aterramento, e terá 90% das vezes problemas assim com singles, ainda mais de origem duvidosa e sabe o divino de que construção...

    Peço desculpas aos Steve Vai do fórum, Deus me livre de lidar com Floyd

    É um bom motivo para não insistir na guitarra. Tu tá querendo criar um porco no galinheiro. Aí não dá certo, e geralmente acaba em frustração.

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Tirei mais algumas fotos e finalmente achei algo que deveria ser o tensor, dentro do braço tem uma porca e uma rosca, mas não é nada que se pareça com a bala do tensor, como faz pra regular isso?

    E eu tirei umas fotos de umas partes que da pra ver a madeira "nua" e talvez o palpite do Jequitibá Rosa esteja errado, segue as fotos.

    http://imgur.com/a/5R8f8

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR
    Com uma chave de canhão...
    Conheço essas guitarras.
    O corpo é confeccionado em mogno, o braço em pau-marfim e escala em braúna ou ébano.
    Os captadores são Evolution, nacionais, e não importados.
    Abç

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16 · Editado por: ReegiJR
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Conheço essas guitarras.
    O corpo é confeccionado em mogno, o braço em pau-marfim e escala em braúna ou ébano.
    Os captadores são Evolution, nacionais, e não importados.


    Grande Bertola! :D

    Você disse que conhece a guitarra, então, poderia dar sua opinião se vale a pena a restauração dela? Porque parece que na parte de madeiras ela ta bem "servida", mas a construção tem muitos detalhes que pecam, por exemplo o braço dela é ligeiramente menor que o tróculo e a escala é maior que o braço, será que vale a pena o projeto de revitalizar a velha senhora?

    E esses Evolution "BR" ainda são fabricados? Queria saber a procedência desses caps porque no google só retorna as marcas mais "famosinhas" e incrivelmente com todos os problemas eu gostei deles. ^^

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR
    Acho que fica complicado por conta daquela ponte tipo FR ali.
    É gasto demais colocar uma ponte decente nessa guitarra, a não ser que vc bloqueie a que está nela.
    Não entendi quando vc falou que "...a escala é maior que o braço...". Se vc está se referindo ao final do braço, aquilo é uma extensão, e é total e absolutamente normal.
    A questão do espaço na trócula pode ser facilmente reparado com um enxerto.
    Os capts dessa marca não são mais fabricados, e nem eram muito bons, mas não eram horríveis não...
    Só você pode decidir se vale à pena ou não, consultando alguns profissionais do ramo (luthiers).
    Abç

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É gasto demais colocar uma ponte decente nessa guitarra, a não ser que vc bloqueie a que está nela.
    Essa era a ideia!! :D
    Da para manter a mesma ponte só que travando ela como "fixa" mesmo? Ela só tem ação para frente, então eu só preciso evitar que ela avance em direção a escala, da pra fazer isso usando um taco de madeira, ou você recomenda outra forma para usar a mesma ponte só que transforma-la em fixa?

    Se vc está se referindo ao final do braço, aquilo é uma extensão, e é total e absolutamente normal
    Era isso mesmo, então ainda bem que é normal, tava achando um pouco estranho... kk

    Os capts dessa marca não são mais fabricados, e nem eram muito bons, mas não eram horríveis não...
    Que pena que não se fabricam mais... Vou tentar restaurar a carcaça deles, o som me agradou no conjunto da guitarra então não vejo muito porque trocar, acho que vou dar inicio ao projeto de reviver a velha Lancer :D

    Vlw!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR
    da pra fazer isso usando um taco de madeira
    Sim.
    tava achando um pouco estranho...
    Não é...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    ReegiJR

    Acho que dá pra instalar uma ponte flutuante sem ser do tipo FR. Uma ponte sobre os dois pivôs pode ser que fique legal, tipo Wilkinson. Troque a pestana por uma comum, de osso ou latão, e instale tarraxas com trava.

    Um set com um humbucker e dois singles Malagoli deve deixar a guitarra com um timbre mais encorpado por um preço atraente.

    A parte elétrica é fácil de fazer. O que não é legal aquela gambiarra no aterramento. O ideal é soldar o fio do aterramento no suporte das molas, na parte traseira.

    O reparo no canal do jack também não é uma coisa complicada de se fazer. E depois você pode pintar a guitarra novamente.

    Se você não pagou nada por esta guitarra eu não vejo razão pra você não fazer um upgrade nela.

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    LeandroP
    Acho que dá pra instalar uma ponte flutuante sem ser do tipo FR
    Estou em duvida se travo a ponte que ta nela e mantenho FR mesmo, se passo para uma hardtail ou se vou de tremulo, tenho pavor de instrumento complicado pra regular, acho que é um pouco por isso que nunca encostei em uma FR antes... kkk

    Um set com um humbucker e dois singles Malagoli deve deixar a guitarra com um timbre mais encorpado por um preço atraente.
    A Malagoli tem muitos modelos com preços bem semelhantes, poderia por gentileza me recomendar alguns?

    A parte elétrica é fácil de fazer. O que não é legal aquela gambiarra no aterramento. O ideal é soldar o fio do aterramento no suporte das molas, na parte traseira.

    Ontem eu soldei a ponta do terra no suporte das molas mas o ruido de aterramento ainda continua, pelo visto vou ter que isolar a elétrica mesmo, só que fico extremamente preocupado em mexer na elétrica dessa guitarra porque ta tudo muuuuuito acabado (fazem 35 anos já) e também porque a "pontinha" do seletor de posições não desgruda, ai não tem como puxar a chave de seleção pra fora da guitarra :~

    Se você não pagou nada por esta guitarra eu não vejo razão pra você não fazer um upgrade nela.

    Estou encarando ela como um projeto "minha arte", quero depender de luthier o minimo possível, claro que não vou fazer nenhuma alteração absurda e tenho o minimo de noção de trabalho com madeira, então pode ser um projeto divertido e que me renda um resultado satisfatório, até porque ela veio com hardcase original feito em 1979, ta feio mas da pra restaurar.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Vá postando o que decidir fazer, estou bem curioso para ouvir o som dela. Só acho que estás se precipitando quanto ao motivo de não querer floyd.

    [OFF]
    Podem me achar malucos... Sinceramente, eu não consigo pensar na ideia de mexer numa guitarra tão antiga, e mudar um tiquinho nela. PINTAR? Isso acabaria apagando toda a história... Me dói cada uma dessas ideias kkk

    ReegiJR
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    eu não consigo pensar na ideia de mexer numa guitarra tão antiga, e mudar um tiquinho nela. PINTAR? Isso acabaria apagando toda a história...

    Calma, não pretendo pintar! hehe
    Até o momento as conclusões que eu cheguei foram:

    O branco amarelado com binding sanduíche de seladora e mogno dão um toque especial pra ela, a ponte eu vou manter a FR que ta, só vou travar ela no lugar por motivos de não ter muito tempo pra ficar fazendo as regulagens, o ponto positivo é que se um dia eu quiser uma guita com floyd é só tirar o calço e perder algumas boas horas de regulagem...
    A elétrica dela eu vou manter originalapenas os caps e a chave de 5 posições (a chave de posições não sai nem com ferro de solda, santa cola que passaram!) o resto pretendo por novos.
    Precisa muito de um troca de trastes, até porque se fizer uma retifica aqui vira um fretless de tão comido que os trastes estão, também vou precisar comprar uma chave de canhão porque senão no way de regular a bicha...

    Trocando os pots e aterrando eu gravo algo, sempre que ligo ela no amp eu me surpreendo com o som dela, mesmo com um puuuuuta ruido do aterramento!

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    perder algumas boas horas de regulagem

    Minhas experiências dizem que é uma vez só. Claro, não é uma afinação bem mais sensível, mas nada que não dê para usar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Lancer, um achado no fundo do bau + duvidas e fotos