Usando um sintetizador Monotron pra filtrar a guitarra

    Autor Mensagem
    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/16


    Bom, eu não entendo nada de synth. Mas eu tenho um Korg Monotron que eu uso pra brincar com uns barulhos engraçados. Pô, ele tem uma entrada auxiliar que serve pra conectar fontes de áudio externas. Aí, o áudio dessa fonte externa passa pelos filtros do synth (quem manja mais que eu pode dizer se eu estiver falando besteira).

    Então, por que eu coloquei isso no forum de guitarra e não no de synth/teclado? Porque eu liguei a minha guitarra no Monotron e consegui um efeito de slicer que achei bem interessante! Botei ele no modo cutoff, com a intensidade do LFO no máximo. Pra registrar o resultado desse experimento, gravei uma musiquinha bem boba. Essa base "pulsante" é a guitarra através do Monotron. Dêem palpites:
    https://soundcloud.com/brothercrow/heartbeat

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow

    Achei bem legal.....você gravou dois takes (overdub)?

    A guitarra pulsante (base) e depois outra limpa? a segunda sem passar pelo Monotron?

    Se for isso, ele funcionou como um delay, bem parecido com um delay de fita.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Lembra mais um tremolo / slicer mesmo.
    Imagino que dê para conseguir efeitos de modulação (talvez na linha phaser) bem interessantes.
    Um experimento legal (e bem barato de se fazer), é gravar um sinal DI de guitarra (sem amp sim, sem ir, nada) e passar por um VSTi synth.
    Dá para tirar uns sons completamente malucos, e por vezes bem musicais.

    Achei bem legal o resultado
    BrotherCrow

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Lelo Mig
    Sim, são dois takes. Não é delay (acho que você imaginou que eu estava batendo o acorde em staccato e o efeito estaria dando repetições, mas não. Na base eu estava tocando acordes, deixando soar, e o filtro corta o som, dando esse efeito.).
    A segunda guitarra é sem o monotron, só com um reverb e um univibe de leve.

    JulianoF.
    Pois é. Esse efeito é usando o LFO (low frequency oscillator) com um rate fixo. Mas eu fiz uns testes também passando um som de guitarra pré-gravado enquanto mexia no controle de cutoff e peak do sintetizador, em tempo real, o que me deu um efeito bem interessante, parecido com wah. Mas não consegui controlar isso de um jeito que ficasse bom na música.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    O efeito que tu conseguiu parece bem um tremolo com rate rápido e depth setado no máximo, seguido de um phaser com rate lento e depth "raso".

    Bem interessante. Alterações de lfo em tempo real, lembram muito wah-wah. Não sei se é o caso do teu korg, mas se tu conseguir misturar o lfo com pitch, dá para fazer umas modulações bem loucas, que lembram um ring modulator. Ou uma rotary speaker com metaanfetamina, hehe.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    JulianoF.
    Um experimento legal (e bem barato de se fazer), é gravar um sinal DI de guitarra (sem amp sim, sem ir, nada) e passar por um VSTi synth.

    Isso vale para muita coisa... Inclusive para testar timbres de amp, efeitos de pedal/pedaeira etc.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    JulianoF.
    Alterações de lfo em tempo real, lembram muito wah-wah. Não sei se é o caso do teu korg, mas se tu conseguir misturar o lfo com pitch, dá para fazer umas modulações bem loucas, que lembram um ring modulator. Ou uma rotary speaker com metaanfetamina, hehe.
    É! A diferença é que, com o LFO, se você bota o cutoff no mínimo, o sinal simplesmente some! Estou tentando me acostumar com isso pra ver se consigo criar algo musical com ele.
    Meu synth é super simples. De repente eu falo synth e as pessoas pensam que eu tenho um monstrengo do Rick Wakeman hehe... O monotron é praticamente um tecladinho de brinquedo, cabe na palma da mão. Não achei um jeito de usar o pitch com a entrada auxiliar. Vou continuar experimentando.

    Um experimento legal (e bem barato de se fazer), é gravar um sinal DI de guitarra (sem amp sim, sem ir, nada) e passar por um VSTi synth.
    Eu faço muito isso. Gravo as coisas num pedal de loop e testo com vários caminhos de sinal diferentes. Mas nesse caso específico quis evitar VST. A graça é mexer nos botões!

    Aliás, essa música foi gravada com o meu rig "de bolso": a guitarra vai pra um pedal de univibe, depois pra um pedal de reverb, e daí pra um amplificador de fone de ouvido (Vox Amplug). Depois do Amplug vem o synth, e depois do synth vem o gravador digital Zoom H1. O baixo e a bateria foram feitos com o programa do Korg M1 para Nintendo3DS (!!) tocando em tempo real.

    Todo o equipamento usado na gravação (exceto a guitarra, lógico) cabe numa caixa de sapato. É o que eu tenho usado no escritório, no meu horário de almoço, porque com uma filhinha de 8 meses em casa fica difícil achar tempo pra gravar em casa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando um sintetizador Monotron pra filtrar a guitarra