Sobre os primeiros testes com palhetas: tortex, delrin ou celulóide?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# abr/16
· votar


makumbator

Na verdade, eu já tive minha época de ter uma palheta preferida, só tocava com aquele modelo, daquela espessura, daquela cor, daquela marca. Só que uma hora me toquei que tocar violão com uma outra, totalmente diferente, era mais legal. Então fui testar...

Percebi que um tipo de palheta é melhor para palhetada alternada, outro tipo fica legal para acordes abertos, outro tipo para mais ou menos ataque nas notas, outro tipo para um som mais "jazzy" (que fique claro: "melhor" para mim!)... E comecei a tocar muito sem palheta, nos dedos. Um pouco disso foi por influência de um professor universitário de violão e guitarra que me convenceu que eu não devia me limitar a uma só palheta se eu tinha uma gama tão grande de som para tirar (no site da V-Picks ele descreve palhetas com "lots of mids", "big low end" e isso é verdade! Só que ás vezes não quero esse som). Só no mandolim que continuo mais fiel a um tipo de palheta, mesmo assim não exclusivamente. Tenho um potinho de palhetas e quando vou tocar já separo umas 3 - mas pode ter certeza que uma parte considerável vou tocar sem palhetas. Dessa forma para mim não tem mais uma palheta indispensável, que eu classificaria como "fantástica". Mas quando eu separo umas 3 palhetas para tocar, certeza que uma pelo menos vai ser V-Picks, alguma de 3 mm pelo menos, de ponta arredondada - para mim essas são diferentes.

Abs

Giggs
Veterano
# abr/16 · Editado por: Giggs
· votar


Bacana esse tópico. Até me deu uma vontade de pedir umas dúzias de palhetas junto com as próximas cordas hahha.

Nunca me liguei muito em palheta, até porque eu sempre as perdia, mas nos ultimos 4 anos só tenho usado essa daqui , que apesar de não ser das grandes marcas simplesmente me acostumei com a shape pequena dela e nunca mais consegui tocar com outra (morro de medo de perder). Acredito que ela deve ser cópia de alguma shape dessas mais famosas, só não sei qual. Até pretendo descobrir, pois queria testar outros materiais e marcas, tendo em vista que existe sim, na minha opinião, considerável diferença nos timbres dependendo da palheta.

Isso falando de guitarras, porque em violões acho irritante o som das palhetadas hahah

Luis A.
Membro Novato
# abr/16
· votar


Giggs

Pelo aspecto fosco parece ser um material semelhante às tortex...

erico.ascencao
Veterano
# abr/16
· votar


Lelo Mig:
Palhetas então? Takipariu, palhetas são as camisinhas na relação músico e guitarra, é extremamente pessoal.

Se fosse assim, já estaria infestado de DSTs. Afinal, até semanas atrás eu não usava palheta...

brunoeZ
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: brunoeZ
· votar


Comprei todas as Jazz possíveis e outras no site AlexGuitarShop que o amigo indicou :)

Giggs
Veterano
# abr/16 · Editado por: Giggs
· votar


Luis A.

Em relação ao material acredito que seja igual sim.

Mas eu tenho uma tortex aqui comum e o tamanho não é igual. A que eu uso é uns 20 a 30 % menor, mantendo a mesma escala da forma original, tipo sem esticar. Esse tamanho funciona perfeitamente comigo

Luis A.
Membro Novato
# abr/16
· votar


Giggs

A dunlop tem vários modelos de tortex, algumas sao menores, de uma olhada no site, pode ser q vc encontre alguma semelhante a essa sua....

JulianoF.
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: JulianoF.
· votar


Giggs
Se for menor que uma 351 (standard), provavalmente o equivalente é uma Jazz.
A Dunlop tem modelos Tortex Jazz II (e não III que é mais pontuda que a 351) que deve se equivaler.

Ex.
http://www.muziker.hu/media/a501/image/file/2/0015/QKjj.472r_h_1_torte x_jazz.jpg

Cada palheta tem 3 tipos de ponta, 1,2,3, sendo a 1 (foto) a mais arredondada e a 3 a mais pontuda.

JulianoF.
Membro Novato
# abr/16
· votar


Recebi as Dragon's Heart.
São.. diferentes. O formato é bem diferente, e ainda não sei se gosto ou não.
A ponta assimétrica é estranha, pq ela funciona bem se tu segurar a palheta conforme indicado pelo fabricado, em outros casos, não..

Enfim, segue um video de "unpacking".

Vou fazer um review completo com sons durante a semana que vem.



erico.ascencao
Veterano
# mai/16
· votar


Chegou meu carregamento de diferentes palhetas Dunlop. A Jazz III Ultex foi paixão à primeira vista: espessura ideal, material robusto e formato "nem pequeno, nem grande". As Tortex, Tortex III e Ultex são bem legais também, podem ficar como opções para o violão, em função da pegada necessária. A Jazz III Standard eu achei muito pequena. As Delrin, as Max Grip e as de celulóide são "mais do mesmo".

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


erico.ascencao

A Jazz III Ultex é maior que a Jazz III standart?

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime
Tem em 2 tamanhos. Jazz III e Jazz III XL (maior).
A Jazz III Petrucci tem um tamanho diferente das outras.
Mas a Jazz III nylon e a Jazz III Ultex são do mesmo tamanho.

brunoeZ
Membro Novato
# jun/16
· votar


Tem a Jazz Ultex III 2.0 também, eu achei ela com uma sonoridade diferente da Jaz ultex III normal.

Juliano já disse...a XL é do tamanho de uma tortex normal.

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


JulianoF.

Sobre a XL eu sei que ela é maior. Conheço já. Mas lê o que o kra disse, ele falou:

A Jazz III Ultex foi paixão à primeira vista: espessura ideal, material robusto e formato "nem pequeno, nem grande".

e depois:

A Jazz III Standard eu achei muito pequena.

Ele não citou a XL, e sim falou da Jazz III Ultex.

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime
Entendi, mas a não ser que tenha mudado, a Jazz III Ultex, tem o mesmo tamanho da normal, tenho ambas, e são iguais, só muda o material.

http://livedoor.blogimg.jp/atsuha147/imgs/2/7/273f6dbb.JPG

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime

Jazz III ultex e nylon tem o msm tamanho, mas a ultex aparenta ser um pouquinho maior por causa do material....

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


JulianoF.

Entendi, mas a não ser que tenha mudado...

Então kra, eu tbm entendi o que vc ta falando, mas é exatamente essa a dúvida que quero tirar. Acho que nesse caso só o erico.ascencao pode sana-la, pq eu entendi ele falando outra coisa. Em momento algum ele citou que tava falando de Jazz III XL Ultex, no entanto ele deixou a entender que esta é maior que a Jazz III standart, sacou? De qualquer forma obrigado pela disposição em explicar.


Luis A.

Idem resposta acima, de qualquer forma, vlw a atenção, obrigado!

brunoeZ
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime

Jazz ultex e standard são do mesmo tamanho....a ultex aparenta ser um pouquinho maior, mas só aparenta mesmo

Se quiser eu posto uma foto aqui, tenho 5 tipos de Jazz, mas tem que me ensinar como faz T.T

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


brunoeZ

De boas man, não precisa de foto não, eu tbm tenho essas palhetas, só questionei msm pq não entendi bem o que o erico.ascencao quis dizer. A diferença das minhas é qse nada, daí achei que tinha mudado.

Ps.: Sim, coleciono e tenho muitas, mas muitas palhetas msm(com certeza mais de 500...talvez algo próximo a 1000), e de uns 3 anos pra cá essa se tornou minha nova obsessão(ainda bem, pq é barato. Antes já foi cabo e depois foi captador - morreu uma grana mto boa com isso...ah se arrependimento matasse..kkkkkkkkk).

brunoeZ
Membro Novato
# jun/16 · Editado por: brunoeZ
· votar


Calime

Eita porra, você tem um museu de palhetas hahahaha....e eu perguntando se tu queria foto das minhas CINCO palhetas kkkkkkkkkk

Se já testo aquela Teckpick?

Acho que ele deve ter se confundido com o modelo ou se expressou mal :O

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


brunoeZ

Sim, tenho essa teckpick, e não gosto dela. Até hj nunca testei alguma palheta de metal que me agradasse...de fato só serve pra questão de timbre, algo bem especifico, que só guitarrista bem noiado percebe saca....no geral tento conciliar conforto com som, qdo se trata de palhetas na hora de tocar "de verdade". Em ksa curto ficar testando os formatos, espessuras e materiais diferentes, daí sim uso as vezes alguma de metal.

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Palheta de metal eu não consigo usar também.
Gosto das palhetas de acrilico, são bem legais.
Gosto das palhetas de madeira também, tem uma pegada diferente.

Mas pra tocar "de verdade", ainda sou jazz III na cabeça.

Calime
Veterano
# jun/16 · Editado por: Calime
· votar


JulianoF.

Hj eu curto as Jazz III XL tortex, de 088, graphtech tusq branca para guitarra, e as Herdin e John Pearse tortoise para violão. Mas curto mto ficar viajando na variedade, qdo to em ksa tocando/gravando algo.

JulianoF.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Calime
Prefiro as Jazz III "normais" e gosto bastante das small teardrop.
Tenho umas 50 jazz III, entre ultex, nylon, tortex, celluoid (tenho 2 Fender Celluoid Jazz III, que são BEM raras), acrilico, madeira, metal e osso.
Tenho mais umas 50 small teardrop, infelizmente com bem menos variedade de material, é bem dificil achar small teardrops para vender.

Nem lembro quando foi a ultima vez que usei uma palheta de tamanho "standard", hahaha.

Em relação a espessura, tenho desde 0.5 até 6mm, gosto entre 0.8 e 1.2 (a 0.88 verdinha da dunlop é fantástica).

Gosto também de variar bastante palhetas, pelo menos é bem mais barato que guitarras e amps, haha.
Ainda quero comprar umas palhetas de fibra de carbono..

Calime
Veterano
# jun/16
· votar


JulianoF.

Pdc. Pra mim as Jazz III standart são mto pequenas, não tenho mto controle; acho que é pq não sou um kra que tem aquele lance de técnica "certinha" o tempo todo(palhetar usando somente o pulso), com frequência uso o antebraço tbm no movimento, e o tamanho e formato da jazz III XL caiu como uma luva. A Small teardrop então, curto menos ainda. Até tenho aqui tbm, mas no geral não curto.

Sobre a espessura, tô contigo, vario entre 073 a 1.2, mas minha preferida é a 0.88, o melhor meio termo, nem mto rígido nem mto flexível.

Sobre a palheta de fibra de carbono, tentei comprar desses dias ae mais o frete tava caro. É uma das poucas que tão faltando aqui na minha "coleção".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre os primeiros testes com palhetas: tortex, delrin ou celulóide?