Beto Guedes (clube da esquina)

    Autor Mensagem
    GolpeSujo
    Veterano
    # mar/16


    Olá a todos. Estou estudando o som do trabalho do Beto Guedes, do clube da esquina, e gostaria de obter informações técnicas dos possíveis efeitos que ele utilizava no violão, e também na guitarra (o timbre na música "Lumiar" é sensacional). Alguém poderia me ajudar ? Desde já agradeço.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GolpeSujo

    Cara, primeiro, uma confusão aqui.

    Lumiar não esta nos álbuns Clube da Esquina, nem no 1 nem no 2.

    Pelo que lembro, a primeira gravação de Lumiar esta no primeiro álbum do Beto: "A Página do Relâmpago Elétrico".

    Pelo que recordo, não há muito o que dizer sobre a parte técnica não, a sonoridade se dá mais pelo arranjo.

    Beto toca esta música com um violão de aço (não lembro se 6 ou 12 cordas), não tô ouvindo agora. Ele faz muita coloração com bandolin nesse álbum, o que dá ao disco um "Chorus e Phase" natural absurdo, não recordo se ele usa nessa canção.

    ... e como quase todo álbum dessa época, há bastante reverb, no todo, o que deixa um clima meio "espacial".


    Para conseguir uma boa timbragem prá ela, use violão de aço... se usar nylon, carregue no chorus.....e reverb.

    GolpeSujo
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    A referência ao Clube da Esquina era somente para identificar o Beto Guedes. Sei que no clube da esquina ele participa somente como instrumentista. Desculpe se não consegui me expressar corretamente. De qualquer modo obrigado pela informação. E quanto ao timbre da guitarra em Amor de Indio ? Que som é aquele ?! Abraços !

    https://www.youtube.com/watch?v=hpC4UTw_XQ0

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    GolpeSujo
    Por acaso você é de Niterói?
    Aqui tem uma banda, de camaradas meus, já a alguns anos, cujo nome é "Golpe Sujo"...
    Beto Guedes usou um fuzz no solo dessa música, com a equalização aguda e "dobrada" na mixagem.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GolpeSujo

    Só ouvindo música boa heim, camarada?

    É isso aí que o Mauricio Luiz Bertola falou, fuzz e equalização aguda.... Se bobear usou uma semi acústica.

    De qualquer forma... uma beleza!!

    carlcarl
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    GolpeSujo
    parabens!!!por citar musicos e musicas brasileiras.
    abç

    GolpeSujo
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Sou eu mesmo, Bertola ! Sou o Luiz Fernando, do Golpe Sujo ! Tudo bem ? Estou pesquisando o som do Beto Guedes, e tentando entender os maravilhosos timbres de guitarra que ele conseguia ! Fuzz, equalização aguda, .... E reverb, né não ? ... rs ...

    Obrigado a todos pelas informações, e um abraço no mestre Bertola !!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    GolpeSujo
    Legal Luiz!
    Pois é. Basta isso.
    Um fuzz de saída média legal e barato, com o qual você pode obter esse som é esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737795220-pedal-fuzz-giannini-a xcess-fz110-creme-_JM
    O resto é o reverb e a equalização...
    Grande abraço!

    GolpeSujo
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Valeu, Bertola ! Voce tem razão ! Vou conferir esse fuzz que voce indicou. De toda forma liguei meu fuzz (muito bom, por sinal, voce conhece ele), que tenho por aqui, pluguei no meu Peavey Classic 30, caprichei nos agudos e reverb, e ficou muito parecido com esse som aqui !

    https://www.youtube.com/watch?v=39FAelUIdqU

    Abraços a todos,

    Luis A.
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    GolpeSujo

    So passei aqui pra comentar q o baixo do Toninho nessa música tmb é foda!!!

    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    GolpeSujo
    O Bertola's MiniFuzz que vc tem aí é muito adequado para esse som!
    Dia 19 tem show d'O'Fusca em São Gonçalo!!!!!!
    Abraço Luiz Fernando!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Beto Guedes (clube da esquina)