Timbres dos anos 80's qual era o santo graal?

Autor Mensagem
Fábio Santiago
Veterano
# fev/16


Faz muito tempo que tenho essa duvida quando escuto os albuns abaixo, percebo um timbre médio agudo nas guitarras gravadas, ( acho maravilhoso esse timbre) Principalmente o timbre da (the trooper) mas sempre fiquei curioso pra saber o que fazia esse timbre. por exemplo no Accept o timbre do album Break ja não é o mesmo no Ball to the walls, ou do Iron piece of the mind ja muda totalmente no power slave, e o album Seven son.

Todos esses guitarristas usavam guitarras diferentes, captadores diferentes, pedais, um dos outro, mas acredito que todos usavam marshall (mas será só isso?)

Ja pluguei minha guitarra em marshall jcm 800, e em plexi, mas mesmo tendo a mesma característica, ainda sim não chega a esses médios das gravações, ja ouvi falar que o Randy e o Tom Scholz usavam um wah ligado o tempo todo parado numa posição como boost, mas ainda não tenho certeza se esse é o segredo desse timbre. ou tem mais alguma coisa?

Blizzard of oz - ozzy
Diary of madman - ozzy

Breaker - Accept

Piece of Mind- Iron

Boston 1976

Deve ter outros que não me lembro agora, se alguém souber escreva nos comentários.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Uma coisa que o pessoal usava pra cacete era flanger...

Lelo Mig
Membro
# fev/16
· votar


Fábio Santiago

As guitarras e amplis variavam muito, como você mesmo frisou.

O que houve nessa época foi uma tendência a um uso maior de guitarras com Humbuckers e/ou captação ativa.

Chorus e/ou Flanger, e alguns poucos com Phases, eram os moduladores que temperaram 90% das guitarras nos 80´s.

Mas o ponto forte mesmo, têm mais a ver com o tipo de equalização feita dos studios. Essa sonoridade foi se tornando um padrão na época e a equalização nos studios é a principal responsável.

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


Médio socado (se o amp não der, pedal de eq pra empurrar mais ainda) e modulador (chorus ou flanger, principalmente).

Fábio Santiago
Veterano
# fev/16
· votar


Lelo Mig
Mas o ponto forte mesmo, têm mais a ver com o tipo de equalização feita dos studios. Essa sonoridade foi se tornando um padrão na época e a equalização nos studios é a principal responsável.

Tentei equalizar no meu sonar mas não tive bons resultados, tem algum plugin que consiga chegar nesse timbre?

FELIZ NATAL
Veterano
# fev/16 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


apesar de não ser fã de metal, acho q o trampo do Randy Rhoads é insuperavel nos 80'

sem mais

EDIT: O timbre do Rhoads nos 2 dois discos com o Ozzy é algo de provocar orgasmos em ouvir apenas alguns segundos, apesar das bobagens cantadas pelo Ozzy e etc. Gostaria de aproveitar a ocasião e destacar o compilation dele ao vivo que mostra o som pulsante e versoes esplendidas de canções toscas na mao do Sabbath. A primeira que ouvi Paranoid neste disco fiquei imaginando o que Iommi teria sentido ao ouvi-la também.

Algo proximo do Rhoads, só vi no trompete do Miles da fase fusion.

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


Randy Roadie era foda mesmo. Zakk tomou bem o legado, mas se perdeu no caminho...

..e nos esteroides.

renatocaster
Moderador
# fev/16
· votar


Timbres dos anos 80's qual era o santo graal?

George Lynch! :)

Também acho que o "segredo" daquele timbre médio-agudo dos 80's estava na EQ que era feita na época, como o Lelo Mig disse.

Os equipos até variavam entre marcas/modelos, mas a proposta no geral era muito similar. Guitarras superstrats com FR e humbuckers, moduladores, etc...Acho que a única em comum mesmo eram os Marshalls. Geral usava.

Leonardo Braga
Veterano
# fev/16
· votar


Um bom drive na frente de um amp valvulado faz toda a diferença

Fábio Santiago
Veterano
# fev/16
· votar


renatocaster
Antigamente eu achava que aquele timbre era dos Marshall apenas, mas ai vc vê o Slash, e o Zakk e o Kerry King todos dos anos 80 que usavam Marshall mas nunca com esse timbre assim, ai complicou tudo kkk

Lelo Mig
Membro
# fev/16
· votar


Fábio Santiago

Cara, o lance é equalização, esqueça amplis e efeitos.

O Iron chegou a usar Guitarra Midi em muitas canções (não só o Iron, muitos outros, pois era a sensação tecnológica do momento).

Exemplos de Midi Guitars que lembro de cabeça neste instante:





Quanto a pluggins, se você procurar aqueles presets prontos de Guitar Rig, por exemplo, de guitarristas famosos, achará, se não igualzinho, mas com regulagens/timbragens muito próximas.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


A captação do amp também é um segredo. Muito se usou de vários microfones mixados simultâneamente. A forma de se gravar em multicanal análogamente etc...

Leonardo Braga
Veterano
# fev/16
· votar


Com certeza esse lance dos mics, o Slash mesmo no Apetitie for Destruction usou guitarras e amp handmade tanto que ele nunca mais conseguiu denovo os mesmo equipamentos.

The Man Who Sold The World
Veterano
# fev/16
· votar


cara, depende, quando se fala em timbre dos anos 80, a gente pode falar de bandas de glam metal ou podemos falar de dire straits, então, vou tentar ser "basico"
pra mim, quando falamos das bandas que tem a "cara" dos anos 80 (winger, white lion, steelheart, lynch Mob como citaram, Dokken e etc) pra mim, quem "movimentou" esse movimento nos anos 80 e influenciou os guitarristas dessa época, indiscutivelmente foi o Eddie Van Halen, então a receita é:
-Uma guitarra com floyd rose, de preferencia rosa/verde/roxa hahahahaha pode ser uma jackson, kramer ou charvel, com dimarzios
-flanger, chorus pra timbres limpos e delay
- um amp valvulado ou SS com uma distorção "parruda" Marshall, hughes & kettner ou Randall
caprichar nos medios/ agudos, harmonicos e alavancadas



GabriaTz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: GabriaTz
· votar


Eu também amo o timbre dos hard rocks 80s , gosto de distorção hi gain e adoro o timbre do van halen eu acho que pra chegar no timbre dos caras só com valvulados fervendo as valvulas saturando geral xD.

jprpfera
Veterano
# fev/16
· votar


Na minha opinião, nos anos 80 foi usado muito no estudio a guitarra duplicada, ou o delay com o tempo curto...Estilo Scorpions, ozzy,e tantas outras

Schenker
Veterano
# fev/16
· votar


Basicamente Marshalls . . . muitos. No que se refere a hard rock/metal. porque na linha progressivo/pop os Fender, e principalmente os Roland JC120 eram lei.

Slash - JCM 800 e Plexi (JMP) alugados. não tocou com nenhum handmade no AFD. tentou comprar do cara que o alugou, mas não vendeu de jeito nenhum.

Randy - Major 100 empurrado por um MXR distortion, falantes Fane em 4x12 de traseira aberta.

e aqui no Randy merece uma sidenote . . .sorry quem falou que o Zakk pegou o legado . . pegou nada, Zakk não toca nem 1/100 do que Randy tocava (alíás, não toca nem 1/20 do que o Jake e Lee toca . . .). o cara não fraseia, não tem feeling, TODOS os solos dele são em bloquinhos de rapid fire de pentatônica (escutem com calma e analisem!). não sabe escala diatônica, melódica ou harmônica, NADA. Tenho uma entrevista que ele mesmo fala que o Ozzy, assim que ele entrou na banda, teve que tirar Rock'n'nRoll rebel do setlist porque ele "não estava conseguindo manter a mesma vibração do fraseado do Jake".

tenho certeza que tem caras aqui no próprio fórum que tocam mais que o Zakk, só não tiveram a mesma sorte . . .


Iron - Marshall Plexi JMP (Adrian de 50W e Dave de 100w) - o grande lance da diferença timbrística entre o piece e o powerslave foi estúdio, a maior diferença em termos de equipo talvez tenha sido que o Adrian começou a usar guitas Lando na época. E o Iron só usou guita synth no Somewhere e um pouco no Seventh.

Já o Boston é mais embaixo - no álbum que vc citou amplis eram basicamente Marshalls, mas, o Tom Scholz é formado em eletrônica e ele mesmo fazia os pedais de drive, compressores e outros gears timbrísticos, como mesa de som, filtros etc (tanto que é o inventor do rockman e seu famigerado timbre médio único). o que complica e muito a sua fiel reprodução.

meus 0.02.

Leonardo Braga
Veterano
# fev/16
· votar


Schenker
Eram alugados sim mas os amps eram modificados, nao eram originais de fabrica a própria empresa que alugava fazia as mods

Fábio Santiago
Veterano
# fev/16
· votar


Schenker
Parabéns uma aula e tanto, o rockman é basicamente todo esse timbre dentro de um único pedal Tom Scholz é foda.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Acabou passando batido por mim...

Nos 80, muitas bandas usavam 2 grupos de amps: Clean e Dirty/lead.

Das que escuto, vi muitas usando JC120 para o clean, e Marshall Plexi e JCM para drive/solo.

André Perucci
Veterano
# fev/16
· votar


O som do Guns, aqui explica bem detalhadamente as paradas dos Marshall http://whiplash.net/materias/curiosidades/228565-

Sobre os timbres, o meu definitivo é o Somewhere in Time do Iron Maiden, o Marshall com mod de boost de ganho, bastante chorus com um delay bem curto, e reverb curto tb... O bacana é a definição e peso apesar dos efeitos demasiados

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Assino embaixo de tudo que o Schencker escreveu.

mas para participar do post

Muito Marshall, desde os anos 70, até os dias atuais, mesmo com o mercado enxotado de novas opções com um milhão de botões a mais e courvins mais porpurinados que bunda de passista em escola de samba.

Eu mesmo tenho um JTM45 que é um luxo, quase um Lui Viton (sei lá como se escreve isto), mas reconheço, Marshall é Marshall.

Fora os Marshall´s, teve muita coisa bacana na linha hard e heavy dos anos 80 , como o timbre absurdo que o Sykes tirou no Whitesnake (87), foi de Mesa Boogie, ou os timbres animais do Oz Fox e Michael Sweet no Stryper (bastante Boogie tambem), ou o Soldano de caras como George Lynch ou EVH (no f.u.c.k), ou o Ada MP1 do Paul Gilbert e do Nuno Bettencourt.

E Ismah, pelo que entendi da duvida original, a citação foi de bandas dos 80s voltadas para o som heavy, hard.

Não me lembro de ter visto nenhum, nunca, nada, destes caras com um roland jc120.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Soultunes

Muitos usaram, principalmente do hard mais pop, como as guitarras MIDI, em estúdio. O clean do JC é diferenciado do clean comprimido dos Fenders.
Todavia, é algo que esteve lá.

Mas nem só de Marshall viveu a era. Na Alemanha principalmente, se teve sempre um alto nível tecnológico local.

Ramsay
Veterano
# fev/16
· votar


O fato é que nos anos 80 o Ed Van Halen reinava e não tinha pra mais ninguém, simples assim...
Pena que ele tenha se deixado levar pelas drogas, o que quase acabou com a carreira dele.

Soultunes
Membro
# fev/16 · Editado por: Soultunes
· votar


Ismah
Muitos usaram, principalmente do hard mais pop,

O que você chama de hard mais pop ? Manda uns exemplos de bandas e guitarristas que usaram, talvez tenham passado desapercebido por mim neste cenário de heavy/hard oitentista.

E sobre os alemães, dos que conheço, só Marshall - estou falando de gente como Michael Schencker, do Kai Hansen , do Uli Jon Roth ou do Matthias Jabs, são os que me vem a mente nesse estilo. Essa turma ai foi toda de Marshall na maior parte do tempo, eventualmente já vi coisas como Boogie ou Vox.

Quando você fala de tecnologia alemã nos 80s, de qual amp estamos falando especificamente ?

Soultunes
Membro
# fev/16
· votar


Fiz muitas interrogações, mas entenda-as como uma troca de ideias sobre um assunto que sempre me interessou demais, nada alem disto.

Lelo Mig
Membro
# fev/16
· votar


Sem esquecer um detalhe substancial.

O império quase absoluto de modulações e demais efeitos, sejam racks ou pedais, todos digitais. O som digital é a assinatura dos 80, do Heavy ao Pop.

boblau
Veterano
# fev/16
· votar


Santo Graal? Tinha na realidade os cavaleiros da távola redonda e o Rei Arthur....

Eddie Van Halen no papel de rei Arthur

Cavaleiros:

Ritchie Sambora
Ritchie Blackmore (no Perfect Strangers)
Yngwie Malmsteen (Rising Force)
Gary Moore (Run For Cover)
Steve Vai (Alcatraz e Flex Able)
Brian May (The Game e outros)
Jake E Lee
Randy Rhoads
George Benson
John Sykes
Neal Schon
SRV
BBKing

Bom devo ter esquecido vários. Na década de 80 a gente ligava o rádio e escutava som de guitarra, solos, as pessoas iam em shows escutar som de guitarra, curtiam. Olha a safra que saiu aí em cima e mais todos os outros excelentes que foram citados pelos colegas. A gente escutava BBking na rádio Jovem Pan FM 100,9 em São Paulo às duas da tarde. Queen na rádio Cidade 96,9. Quem viveu aquilo, sabe do que estou falando. E estes músicos rivalizavam no bom sentido com samba, mpb, rock nacional, sertanejo, funk (o americano). etc.

Hoje, a universalização da informação, deixou de lado o talento, o trabalho de criação e a venda real da música. Hoje o business são os "clicks".....

Schenker
Veterano
# fev/16
· votar


Complementando . . .

nos anos 80 também teve a ascensão da Mesa como marca top . . . diversos álbuns apresentaram mega timbres com eles:

Toto - Isolation - Mark IIC

Whitesnake 1987 - Mesa Mark III Coliseum com EQ gráfico (como bem lembrou o amigo Soultunes). este é o típico som de um mk com EQ em "V".

G'n'R - Apettite For Destruction - Mesa Mark III. sim!!! não esqueçamos que era uma banda de duas guitas e Izzy não gostava de Marshalls, ele só usava Mesa, provavelmente por conta do maior ídolo dele, Keith Richards, que usou muitos Mesa ao longo dos anos (escutem o CD em um fone e perceberão claramente a diferença timbrística entre as duas guitas).

Ozzy - Speak of the Devil - Aqui o Brad usou um Mark III sem EQ. quem quiser ter noção de como soa realmente um MKIII nu e cru. este é O som de um mk III.

Metallica - Master of Puppets - Mesa Mark IIC - acho que esse não precisa explicação . . .

Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar


Soultunes
O que você chama de hard mais pop ?

Músicas pesadas que ficaram populares. Iron Maiden e Mettalica são exemplos.

Quando você fala de tecnologia alemã nos 80s, de qual amp estamos falando especificamente ?

Em amps de guitarra Huges&Kettner, King Sound, Solton, Regent, Kitty Hawk, Horugel (algo assim), Schaller, Hofner, Selmer, Echolette (não sei se existia na época já)...
Por motivos lógicos, como a inexistência da União Européia, e o livre trânsito e comércio interno, eles eram mais baratos que os importados Marshall, Vox, Orange, e Fender.

Essa turma ai foi toda de Marshall na maior parte do tempo, eventualmente já vi coisas como Boogie ou Vox.

Talvez, porque eles dominavam o mercado na época, e assim até hoje. Mas não creio que todos começaram com esses amps.

Fiz muitas interrogações, mas entenda-as como uma troca de ideias sobre um assunto que sempre me interessou demais, nada alem disto.

Não sei se já se ofenderam com isso, mas pra mim é essa a lógica do fórum.

Manda uns exemplos de bandas e guitarristas que usaram, talvez tenham passado desapercebido por mim neste cenário de heavy/hard oitentista.

Que usaram guitarras MIDI o próprio Iron, em algumas faixas sei que usou. Não saberei precisar sem pesquisa prévia.

Bandas alemãs que (algumas só creio) que usaram amps locais em algum momento - acho impossível não terem usado, a alemanha até hoje é uma potência com a Siemens entre os melhores fabricantes de componentes do mundo... Vamp, os Scorpions acho que até hoje usam H&K algumas vezes, Grave Digger, Accept, Kreator, a banda da Doro Stein etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbres dos anos 80's qual era o santo graal?