Going Under Releitura/Cover

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah


    Descobri que estou enferrujando, fazia séculos que não gravava nada e realmente estou precisando praticar a execução... Ando tão focado nas soldas e botões que realmente mereço o título de guitar tech :P

    OBS.: O solo tem harmônicos artificiais que nessa LP simplesmente não saem. Na stratograve "Rubi" saem.

    Podem brincar de jogo dos 7 erros nela rsrs

    Setup

    Guitarra Tagima TLP100 6c (original com 7 cordas) "Bianca"
    Cordas D'Addario 009
    Afinação Standart E
    Palheta Dunlop Tortex Pitch Black Jazz III 0.73mm
    Cabos Santo Ângelo Standart

    Tuner Arcato PS-TU50
    Distorção BlackSnake MaxFuzz (BigMuff clone) - in set
    Giannini '76 Duovox 100B (Fender Bassman 100 Silver Face clone)

    Mic Frahm ???
    Interface Guitar Link
    DAW Reaper

    Gravação:

    Em 3 takes.
    Do começo até o solo.
    No solo abri o volume master do amp de 3hs para o máximo.
    Do fim do solo até

    Pós-edição:

    Automação de volumes para equilibrar harmônicos naturais e aumentar o sustain deles (volume vai subindo ao longo que a nota decai) que fazem as passagens, com base dos versos, do refrões e do solo. Fade in e fade out.

    Automação de equalização para a introdução, sem grave e agudo (ficou imperceptível quase), simulando rádio AM.

    Automação de stereo delay no solo e pan porque o delay é desequilibrado, saindo um lado com mais volume que outro.

    https://soundcloud.com/don-ismah/gu-eva-relecture-cover

    Beelzeboss
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah
    Então mano a gravação em geral ficou legal e como você mesmo disse ta meio enferrujado, senti que em algumas partes você deu umas engasgadas de leve, mas nada que comprometa e voltando a forma fica 100%. O solo acho que faltou um pouco mais de fluência, ficou um pouco duro, mas acho que estamos aqui pra melhorar sempre né !! Se puder da uma passada lá no meu tópico :D

    Abração

    boblau
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: boblau
    · votar


    Ismah

    como vc colocou no título que é uma releitura, vou interpretar que vc queria mesmo fazer algumas alterações, tanto na dinâmica da música quanto nos timbres.

    Quanto à dinâmica, achei legal pois ficou diferente da original, claro que tem uns "kakuns" no meio por conta da ferrugem, mas isto não importa.

    Os timbres não achei muito no nível dos equipos que vc descreveu, com exceção do Fuzz que sempre estraga tudo, na minha opinião. Pode ser o mic ou o posicionamento dele. Quando vc abre um pouco o acorde, vem aquele som de motor de geladeira velho.....

    Experimenta sem o Fuzz e coloca o mic apontado para fora do cone (depois da borda do falante, apontado para a madeira a uns 5 cm de distância. Se for um 100b com volume em 3 h, deveria sair um timbrão de escutar ajoelhado....

    Valeu.....

    JJJ
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Distorção rasgadaça, hein? Gostei do som.

    Cara, não conheço a música, então sei lá o que você fez de diferente, mas é isso ai, tem que tocar mesmo, senão enferruja.

    Eu fiquei um tempo de férias em janeiro, sem tocar. Quando fui pegar a guitarra pra fazer uma parada, já senti diferença... foda...

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    boblau
    Experimenta sem o Fuzz

    Aí terei som limpo :x

    Eu uso estrutura de ganho. Isso significa que o ganho é baixo, e o master bem aberto. Não é um volume tão absurdo, mas é como eu gosto. Aqui vamos discutir sem sair do chão, porque é o gosto x não gosto.

    Realmente o timbre tem algo que não me agrada, e ainda não sei o que é...
    Eu gosto desse timbre de fuzz, e como é pra ser uma releitura (até porque eu não tenho uma 7c ou barítona) ficou legal.

    Essa forma de microfonar não tentei, mas acho que não fica legal. Porque capta muita sujeita que vem da parede (é uma 2x12 com um furo atrás), vou testar e ver o que manda. O melhor resultado pra mim é com o A57 deitado em cima do amp apontando pra parede, e o volume descendo o pau. Pega-se todo o ambiente. Só que aí só dá para gravar solito, se não é um vindo perguntar "a hora" a cada 5min.

    Trarei retorno.

    JJJ
    O foda pra mim é tocar... Acabei de chegar do 3º show... tem mais um as 13hs, e tenho um encontro em outro show de rock... Putz... Aí fica enjoado, e quando vou tocar o tesão é zero, sabe?

    O que está diferente... Bem... Timbre, guitarra, amp, solo (sem harmônicos artificiais)... Algumas execuções, a mais notável são os harmônicos naturais entre os versos, na bridge antes do refrão. Também não lembro se a BT tem a segunda guitarra que dá um toque extra.

    https://www.youtube.com/watch?v=CdhqVtpR2ts

    JJJ
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah

    Aí complica! É uma banda só ou tem mais?

    Guitar_L
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah
    O maior problema foi o tempo que você perdeu em alguns momentos, a "paulada" nesse som vem exatamente da guitarra sincronizada com o baixo e batera, e você engasgou em algumas partes. Quanto ao timbre, achei o drive muito magro, sobrando agudos e faltando mais punch e graves.
    Ficar sem tocar é uma $¨@#$ mesmo, a gente enferruja muito rápido.
    Abraços

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    JJJ

    É uma banda só. A Amy Lee, é tipo o Justin Bieber gótico e de saias. kkkk
    Ela compunha, e decidiu contratar toda a banda para criar o Evanescense.

    Guitar_L

    Imagino que achaste magro em relação ao original, onde é usada uma guitarra de 7cordas, não de 6. Mesmo assim, confesso que eu não sou chegado em timbres agudos.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Cara, eu gostei do timbre diferente. Ia ficar mais legal ainda se vc n tivesse errado no tempo algumas várias vezes, he he

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    daimon blackfire

    Obrigado :)

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Finalizei a música. Agora sim está com cara de versão.

    https://soundcloud.com/don-ismah/gu-re-edit-version

    SoundCloud me bloqueou Ç.Ç

    Beelzeboss
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Link ta com problema, upa de novo ai mano !

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    SoundCloud havia me vetado... Podem ouvir pelo link, mas o stream é bem ruinzinho.

    http://www.4shared.com/music/VPpe2TObba/Going_under_-_Re-edit.html?

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Curto muito essas experimentações! Queria ver mais disso por aqui! Parabéns pela iniciativa e pelo resultado.

    Mas fiquei com a mesma impressão que o Guitar_L. Faltou tempo e punch! Em músicas como essas, cê tem que trabalhar dentro do grid! Faz muita diferença! Quando é comigo, raramente tenho saco para gravar de novo. Prefiro arrastar os acordes que ficaram fora para o lugar certo!

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Tempo eu mesmo comentei que faltou tempo, a verdade é que esqueci de acertar o tempo do projeto, e está faltando tempo de gravar tudo de novo. Depois só gravo e jogo na mixagem. Simples e eficiente rs

    Sobre punch... Bem, eu realmente sinto dificuldades em captar graves do amp. Tenho a impressão que além de microfones ruins, o posicionamento muito colado no tecido (como ao vivo), e uma grande dose de teimosia em timbres médios, contra as 7 cordas da gravação original causam essa impressão.

    Talvez, se não fosse uma música conhecida, fosse algo novo, não sentiriam essa falta.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    A passagem antes do segundo refrão me incomodava, não parecia natural. Então refiz, e ficou mais harmonioso. Perdi um pouco do efeito flanger que tinha antes no fade pro refrão final. Segue o resultado. Tem mais coisas que vão Ser mudadas, nada na mixagem apenas para complementar a música.

    http://www.4shared.com/music/AObu7a6Yba/Going_under_-_Re-edit2.html?

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Descobri como puxar as notas do lugar sem estarem presas ao grid, as que estavam MUITO fora eu corrigi.

    Acho que acabei...

    http://www.4shared.com/music/ApLIRt9Ece/Going_under_-_Re-edit3.html?


    E tem a versão "clipe*" também. Só falta equipamento pra gravar o vídeo. Quem descobrir o porque de ser assim, ganha uma jujuba.

    http://www.4shared.com/music/JWHyQTO-ba/Going_under_-_Final__1_.html?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Não pude ouvir as versões corrigidas porque aqui não abre 4shared. Mas pela minha análise da versão original, eu tinha umas ideias diferentes de como fazer (não acho que fuzz combina, queria jogar uns licks no meio do riff, etc.). Bom, estou no escritório em horário de almoço, tenho uma strato da Shelter no armário aqui... gravei rapidão, no standalone do Guitar Rig, sem DAW e sem equalizar. Metal não é minha praia (new metal muito menos), então perdoem a falta de intimidade com o estilo:
    https://soundcloud.com/brothercrow/evian-essence-growing-thunder

    EduJazz
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ismah

    De coração, acho que o maior problema no seu som residiu na captação, e isso é difícil corrigir na mix. Você tem bons equipamentos (amp, guitarra, etc). Mas o meio do caminho entre eles e a DAW precisaria melhorar (mic e posicionamento do mic). E com muito pouco $$ vc melhoraria bem.

    E, de fato, temos concepções diferentes de mix, como discutido em outro tópico. Você corta em 250hz, e eu, quase sempre, dou um boost em frequências próximas (próximo de 270, com Q bastante aberto)...

    BrotherCrow

    Clap, clap, clap.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Em ambos os casos, vamos entrar no campo de gosto e quero assim, que acaba ficando bem particular de cada um. Em analogia a pintura, cada um pinta a vaca da cor que lhe calhar.

    BrotherCrow

    Entendi sua proposta, que é diferente da minha. Para meus ouvidos, ficou bem menos quadrada, bem mais rock, e com uma pitada de dub re-mix (talvez inconsciente). Vai da linguagem, gosto e técnica de cada um. Como eu apenas quis me escutar tocando, acabei tocando a música mudando pequenas coisas.

    Fica difícil uma tréplica de um trabalho incompleto. Sugiro que escute a versão final para conversarmos melhor. Tudo bem?

    De timbres, realmente fuzz é ame-o ou deixe-o. Eu amo, mas tem um motivo maior pra usar ele... Hoje o Fuzz é minha única distorção pesada , já que o Meteoro RTD tá na bancada pra concerto (a dois anos rs). Nunca fez falta, só ultimamente que ando tocando mais metal, principalmente new e power.

    Mesmo assim, ainda acredito que acabaria

    EduJazz

    Sabemos que não tem como tirar algo de onde não tem. Captação é essencial. É meio uma filosofia pessoal de ir improvisando pelo caminho, na base do DIY, e claro pelo desafio, que profissionalmente, cada dia é algo mais bizarro. Sua dica está anotada, mas até metade de 2017(!) não tenho previsão de trocar nada do equipamento. :'(

    de fato, temos concepções diferentes de mix, como discutido em outro tópico

    Cabe aqui a frase do Paulo Anhaia: "Estamos falando de arte, e arte cada um faz com acha que tem que fazer."

    Eequalizo dessa forma, porque me provaram por A+B que isso funciona melhor assim, e vem funcionando a 5 anos. Eu tive um professor que dizia que uma captação só é boa se subir os faders, e já soar musical. Ali estava longe.

    Consigo pensar em diversos motivos para eu precisar cortar, e você precisar aumentar. O Jazz do teu nick, é um bom começo.

    Mas essa discussão não é novidade... Só duas com ótimos argumentos.
    https://www.gearslutz.com/board/so-much-gear-so-little-time/69722-high -pass-electric-guitars.html

    https://www.gearslutz.com/board/so-much-gear-so-little-time/79083-what -frequency-do-you-hpf-guitars-make-room-bass-3.html

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Ismah
    Descobri como puxar as notas do lugar sem estarem presas ao grid, as que estavam MUITO fora eu corrigi.

    Aí sim!! Gostei com fuzz! Dá uma arregaçada, sobretudo, no refrão!

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    entamoeba

    Obrigado!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: BrotherCrow
    · votar


    Ismah
    Ouvi a corrigida. Você mexeu bastante na BT, né? Tem uns pedaços que a BT abaixa e aumenta o volume (no começo isso é bem perceptível, dá pra ouvir claramente o fade in no fim da intro). Também me pareceu que ficou mais lenta que a original, coisa mínima. Deve ter sido quando você foi acertar o tempo das notas que estavam fora. Foi quantizado?

    Mas ficou bem melhor do que estava. Isso tudo foi feito mexendo na gravação que você fez originalmente ou regravou alguma coisa?

    Entendi sua proposta, que é diferente da minha. Para meus ouvidos, ficou bem menos quadrada, bem mais rock, e com uma pitada de dub re-mix (talvez inconsciente).
    É, foi o que eu disse: não sou fã de new metal! Hehe. Mudei bastante coisa no arranjo porque basicamente aprendi a tocar essa música na hora. Peguei o cifrado (que inclusive era com acordes mesmo, tipo segurando Bm nas estrofes) e inventei um jeito de tocar ali mesmo. Botei o preset "Slip Note Wide" do Guitar Rig 5 e saí tocando, nem mexi em nada, gravei direto no tapedeck do standalone. Essa gravação deve ter sido a minha terceira tentativa, em um take só. Por isso o timbre da guitarra é o mesmo na intro, nas estrofes, no refrão e no solo (podia pelo menos ter trocado o captador, né?). A única coisa que eu fiz depois foi dobrar o som da BT na intro, porque achei que a minha guitarra tinha ficado alta demais, e ajustar o volume. Isso no Audacity mesmo.
    https://soundcloud.com/brothercrow/evian-essence-growing-thunder
    Mas é gosto mesmo. Eu achei que a minha versão ficou razoavelmente equilibrada em termos de mix, pra um troço feito tão às pressas.
    Tem coisas que eu mudaria. Os oitavados que eu fiz na bridge ficaram meio desafinados porque eu toquei com uma Shelter de 300 reais que tem problemas na intonação de um ponto do braço em diante. E não curti o solo, mas foi improviso, né, fazer o q.

    De timbres, realmente fuzz é ame-o ou deixe-o.
    Não me entenda mal, cara. Eu adoro fuzz. Tenho 3 versões do Big Muff aqui em casa (a original, a tone wicker e a germanium), mais um Holy Stain, Fender Blender, Fuzz Face... eu coleciono fuzz. Só não acho que combina com essa música especificamente, porque ela tem uma base "focada" e o fuzz borra muito. Talvez só no solo.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    BrotherCrow

    Você mexeu bastante na BT, né? Tem uns pedaços que a BT abaixa e aumenta o volume (no começo isso é bem perceptível, dá pra ouvir claramente o fade in no fim da intro).

    Essa diferença de volume (não sei qual tu ouviu, já me perdi no meio de tanta versão, acho que foi a "final"). Ela começa com um suspiro, e como se alguém colocasse um vinil pra rodar. É por isso que está mais baixo, e com ruídos (bem no fundo, mas tá lá), e com um filtro FFT cortando graves e agudos. O fade fica proposital.

    No fim do solo, só entra um novo filtro de EQ que abaixa o volume, corta graves e um pouco de agudo (AM radio), A saída dele simula um efeito de flanger/doppler. Também foi intencional estar ali.

    Deve ter sido quando você foi acertar o tempo das notas que estavam fora. Foi quantizado?

    Foi manipulado cm efeitos, mas nada de tempo, foi impressão sua, ou erro meu/do software.

    Isso tudo foi feito mexendo na gravação que você fez originalmente ou regravou alguma coisa?
    Não regravei nada, apenas manipulei 2 notas, os harmônicos na segunda ponte.

    É, foi o que eu disse: não sou fã de new metal!

    Óbviamente, todos tocamos improvisos a partir de nossas influências, eu gosto bastante de new metal (não djent), dub metal e esse lance mais "Dj remix", que em geral é mais quadrado.

    Te mandei uma versão por mensagem, que acabei encontrando sem querer no u2b. São todas releituras válidas.

    Mudei bastante coisa no arranjo porque basicamente aprendi a tocar essa música na hora. Peguei o cifrado (que inclusive era com acordes mesmo, tipo segurando Bm nas estrofes) e inventei um jeito de tocar ali mesmo.

    Sua versão curiosamente ficou muito parecida com o que o We are the fallen (primeira formação do Evanescense, que foi demitida, e formou essa banda com outra vocalista), toca ao vivo.

    E essa é a cifra acústica, não está errada. Todavia, tem umas manhas pra tocar ela, que eu tirei olhando shows ao vivo. Acordes cheios/completos (5 e 6 cordas), etc... O cara tem um jeito bem porco de tocar, é quase um hippie tocando trash.

    O solo é em descida e subida na penta. Tirei certo como ele toca, mas é absurdamente difícil voltar horizontalmente, fica mais fácil voltar verticalmente.

    o timbre da guitarra é o mesmo na intro, nas estrofes, no refrão e no solo

    Eu também quase não troquei, tem só aquele gás pra gravar o refrão, o resto manipulei inbox.

    Não me entenda mal, cara. Só não acho que combina com essa música especificamente, porque ela tem uma base "focada" e o fuzz borra muito.

    Acaba sendo gosto, eu achei legal de usar porque fica rasgado, como o entamoeba comentou. Realmente se fosse pra seguir a ideia do new metal, eu usaria o Fire UD1 ou algo nessa onda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Going Under Releitura/Cover